Teses e Dissertações
Palavra-chave: ação docente
Um Estudo sobre as Ações Docentes de Professores e Monitores em um Ambiente Integrado de 1° Ciclo em Portugal
Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/01/2018
Esta tese, de natureza qualitativa, apresenta resultados de um estudo realizado a respeito da
ação docente em um ambiente integrado de 1° ciclo (equivalente ao período do 1° ao 4° ano do
Ensino Fundamental), em Portugal. Por meio de referenciais teóricos fundamentados na
Sociologia e a partir das relações desse campo com a área educacional, tornou-se possível um
delineamento inicial de definições conceituais sobre a ação docente. Duas perguntas de
pesquisa direcionaram esta tese: 1) Quais as categorias de ação docente identificadas nas aulas
de professores e monitores da Escola Ciência Viva e do CIEC em sala de aula e no laboratório?
2) Quais as categorias de objetivos e motivos das ações docentes identificadas nas aulas desses
professores e monitores? Os fundamentos metodológicos que conduzem a coleta e organização
dos dados baseiam-se na Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011) e na
Autoscopia. As aulas dos professores e monitores foram videogravadas utilizando-se de uma
forma de organização dos dados provenientes de uma relação conceitual dialética entre
instrumentos analíticos distintos: a Matriz (3x3), de Arruda, Lima e Passos (2011), e o Quadro
intitulado “os objetivos e motivos da ação”, de Tardif e Lessard (2008). Por meio da observação
direta dos fatos sociais encontrados nas situações observadas e de entrevistas de autoscopia,
buscou-se descrever categorias de ações docentes e de objetivos e motivos da ação de
professores da escola e dos monitores do Centro de Ciências, sendo que foram encontradas 78
categorias de ação docente distintas e 50 categorias de objetivos e motivos da ação docente. Foi
possível uma interpretação comparativa dos dados entre os entrevistados, e a partir dela o
caráter abrangente do termo ação docente foi ressaltado, não somente para professores
institucionalizados, mas também para os monitores, abrindo possibilidades de interpretação de
dados para professores em formação. A partir da análise dos dados, foi possível identificar: a)
as categorias de ação docente realizadas pelos professores e monitores analisados; b) categorias
de objetivos e motivos que direcionaram esses professores e monitores a agir, e; c) a frequência
dessas categorias de ação e de objetivos e motivos das ações. Por fim, esta tese constitui-se
como um movimento inicial para a elaboração de uma teoria da ação docente, pois apresenta
elementos pertencentes ao primeiro nível de uma teoria social, os quais se referem ao estudo
dos atores e das ações docentes.
As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões
Mariana Passos Dias, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 02/02/2018
Esta dissertação apresenta um estudo sobre as ações realizadas por professores e alunos em salas de aula de Matemática. As questões que orientaram nossa pesquisa foram: O que os alunos e os professores fazem, de fato, nas salas de aula de Matemática e quais categorias poderiam descrever suas ações? Que conexões podem ser estabelecidas entre as ações dos professores e dos alunos? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação direta de aulas de professores de Matemática do Ensino Fundamental II em uma escola pública do município de Londrina/Paraná. Ao planejarem as aulas, os professores usaram as tendências/perspectivas da Educação Matemática. Quanto aos resultados, foram encontradas vinte categorias da ação docente (agradecer, ameaçar, argumentar, chamar a atenção, comentar, conferir, deslocar, escrever, esperar, executar, explicar, negociar, organizar, parabenizar, pedir, perguntar, providenciar, reprovar, responder, supervisionar) e dezenove categorias da ação discente (aceitar, brincar, chamar pela professora, colaborar, comemorar, comentar, comunicar, conversar, copiar, deslocar, executar, lamentar, organizar, pedir, perguntar, prestar atenção, reclamar, responder, valorizar). Com relação às possíveis conexões entre as ações docentes e discentes, os resultados que alcançamos indicam que as ações realizadas pelo professor realmente influenciam as ações realizadas pelos alunos. Mas a conexão não é causal: as ações realizadas pelos alunos muitas vezes não são consequências diretas das ações do professor. É o caso das ações conversar e brincar, que são ações dispersivas e não estão relacionadas diretamente com a tarefa que está sendo executada no momento.