VISIBILIDADE FEMININA NA CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM EQUITATIVA EM GÊNERO PARA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Tese de doutorado
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No contexto brasileiro, as questões de gênero estão em evidência em debates dentro e fora do ambiente educacional. Compreensões equivocadas acerca da temática podem impactar a sua inserção nos contextos escolares e de formação docente. Pesquisas apontam que reflexão em torno do tema é relevante para um desenvolvimento social mais equânime e que visibilize a Ciência realizada por mulheres. Ressaltamos a necessidade de inserir momentos de inserção de estudos de gênero ao Ensino, seja na formação inicial ou na formação em serviço de docentes. Tomamos como pressuposto que as questões de gênero precisam ser explicitadas e aprofundadas para que possam auxiliar professoras/es em sua prática, para que saberes componham o repertório de conhecimento de docentes e auxiliem na construção do desenvolvimento de uma prática de ensino de Ciências equitativa em gênero. Nosso objetivo foi investigar o processo de elaboração de uma abordagem de formação em serviço de docentes de Ciências Biológicas, acerca de uma Educação Científica equitativa em gênero, buscando promover a visibilidade de mulheres nas Ciências. Esperávamos que as/os docentes não apresentassem momentos de formação a respeito de gênero, visto a literatura da área indica uma falta ou pouca discussão da temática na formação docente inicial e em serviço. Como consequência, e com a pouca identificação de mulheres na Ciência, inferimos que as/os docentes reconhecessem apenas algumas cientistas que são destaque na Ciência, pelo fato de não ter formação a acerca de gênero. Com esse intuito, realizamos um estudo para a identificação de elementos teórico-metodológicos que pudessem compor uma estratégia didática potencialmente significativa para se abordar a temática de gênero e invisibilidade da mulher em Ciências Biológicas. Elaboramos, desse modo, uma unidade didática a partir dos elementos identificados pelo estudo teórico e aplicamos a abordagem didática construída a docentes de Ciências Biológicas para identificar evidências de que a abordagem produzida é potencialmente significativa. Buscamos alcançar resultados aplicáveis na realidade escolar (Educação Básica e Superior: formação docente e aprendizagem científica) e contribuir para o desenvolvimento investigações no âmbito do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática/UEL. Por meio das respostas ao questionário inicial, nossas hipóteses corroboram com os dados empíricos, nos quais há poucos registros de discussões a respeito de gênero durante a formação docente. Após a abordagem as/os docentes deram indicios de desenvolvimento de saberes disciplinares, passaram a reconhecer mais mulheres cientistas na Ciência, mais temáticas envolvendo gênero e Ciência e se monstrando mais sensíveis a perspectiva após o momento de formação. Percebemos, após a intervenção pedagógica, houve indícios de desenvolvimento de saberes disciplinares que porão orientar e dar aporte para que o saber da práxis docente futuras, já que ocorreram discussões e transposição nos planos de aula, inferimos que noções adequadas auxiliaram nesse processo