A coordenação tem tentado avaliar o PPG sob diferentes aspectos, como a qualidade das publicações (índice de impacto das revistas), convênios nacionais e internacionais, participação dos docentes em eventos, orientações, distribuição de docentes pelas linhas de pesquisa, além de outras atividades.

O PPG-GBM sempre manteve, como prática, uma média de 48 meses para defesas de Doutorado e 24 meses para as de Mestrado. Mas, em função das novas regras de bolsas adotadas pelas fontes de fomento e do contexto geral do país, o PPG está adotando um tempo mais curto para a titulação em Doutorado, o qual foi reduzido para 3 anos. No quadriênio 2017-2020, nosso programa formou em média 12 mestres e 9 doutores por ano. Mais da metade dos docentes tem bolsa produtividade do CNPq, o que de certa forma remete a uma boa qualidade do nosso Programa. Vejam os gráficos abaixo:

Titulação média do PPG e defesas no quadriênio

O PPG-GBM apresenta uma proposta de formação abrangente, por meio da oferta de disciplinas e projetos de pesquisas diversificados, de naturezas básica e aplicada. A adequação das dissertações e teses são alinhadas com as linhas linhas de pesquisa, onde: i) a linha de Biologia Molecular e Genômica reúne projetos relacionados às bases moleculares de diversos processos biológicos, com abordagens sobre Genomas, Transcriptomas e Proteomas; ii) a linha de Diversidade Genética envolve projetos mais amplos, voltados à Biodiversidade de microrganismos, animais e plantas e iii) a linha de Genética Toxicológica e Câncer aborda temas sobre mutagênese, câncer e ecotoxicologia, envolvendo principalmente a avaliação de poluentes por meio de bioensaios em laboratório; análises de possíveis efeitos mutagênicos e/ou protetores de produtos naturais e medicamentos e a busca de marcadores moleculares em diferentes tipos de câncer.

Sobe as publicações no programa, os docentes do PPG-GBM, juntamente com seus alunos, têm se esforçado para melhorar a qualidade de suas publicações. Nesse quadriênio, 55% das publicações foi com a participação dos estudantes, concentrando-as nas faixas A1-A4, de acordo com o novo QUALIS.