O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) está sediado no Departamento de Biologia Geral, Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Londrina. Esse foi fundado em 1989 em uma parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA-soja). Em 2020, o PPG-GBM completou 31 anos de existência, consolidando-se como um dos mais importantes Programas de Genética e Biologia Molecular do Estado do Paraná, com um forte potencial de regionalização na formação de recursos humanos. Desde a sua fundação, o PPG-GBM já formou mais de 300 mestres e 50 doutores e, desses egressos, cerca de metade atua como professores em instituições públicas de ensino de base, universidades e institutos de pesquisa, e a outra metade na iniciativa privada. Até 2009, nosso PPG formou apenas mestres e, com a abertura do Doutorado nesse ano, o programa ampliou sua regionalização e seu potencial para a formação de recursos humanos.

O PPG-GBM é muito importante para Londrina e sua Região Metropolitana, que é formada por 25 municípios. Londrina está entre as 20 microrregiões mais populosas do Brasil (dados demográficos de 2017), com uma estimativa de 1,2 milhão de habitantes em 2019, IDH elevado (0,813), associado a um PIB de aproximadamente 20 bilhões/ano. Isso se deve a uma economia diversificada, baseada em indústrias, comércio, construção civil, turismo, ensino superior, serviços e agronegócio. Essas três últimas áreas da economia são atendidas pelo nosso PPG. Temos na região dezenas de faculdades e universidades privadas, propriedades rurais de médio e grande porte, e um elevado número de empresas prestadoras de serviços ligadas à saúde e ao agronegócio. Projeções indicam que esse último setor deverá crescer de duas a três vezes nos próximos 10 anos, e Londrina aparece como um dos principais polos tecnológicos do agronegócio do País.

Nesse sentido, a manutenção de um curso de excelência em Genética e Biologia Molecular é de fundamental importância para o atendimento da demanda de pessoal, geração de conhecimento e tecnologia, prestação de serviços e estabelecimento de parcerias da universidade com vários setores da sociedade. Por isso, a relevância desse programa de pós-graduação no cenário regional e nacional. A boa formação de nossos estudantes tem facilitado a admissão desses no mercado de trabalho, assim como a continuidade da formação na UEL e em outras IES.  A abertura do Doutorado em 2009 deu um salto de qualidade em diferentes aspectos. Em primeiro lugar, a formação de recursos humanos tanto em Mestrado quanto em Doutorado lançou no mercado regional e nacional (escolas, faculdades, universidades e empresas) pessoal melhor qualificado. Em segundo lugar, permitiu a absorção de nossos mestres no próprio programa, possibilitando a continuidade dos projetos desenvolvidos durante a formação. Por fim, atraiu estudantes formados em outros programas diante do potencial da UEL (está entre as 30 melhores universidades do Brasil e entre as 1.400 melhores do mundo, segundo o ranking 2020 do Center for World University) e da qualidade de vida na Região Norte do Paraná. Neste contexto histórico, pode-se dizer que a abertura do Doutorado foi determinante para o fortalecimento do Programa e de suas linhas de pesquisa e, assim, para melhoria na qualidade de vida em termos regionais.

​O PPG-GBM tem despertado o interesse de biólogos, agrônomos e biomédicos, dentre outros, com uma procura maior a cada ano de estudantes e profissionais de todo o Brasil. Os objetivos são i) a formação de recursos humanos na área de Genética e Biologia Molecular, com vista à sua atuação em ensino e pesquisa em instituições públicas e privadas de todo o Brasil e formação de pessoal para a iniciativa privada, especialmente nas áreas do agronegócio e saúde. Embora o PPG esteja organizado em uma única área de concentração, denominada Genética e Biologia Molecular, está dividido em três amplas linhas de pesquisa: 1) Biologia Molecular e Genômica; 2)  Diversidade Genética e  3)  Genética Toxicológica e Câncer.