​O processo de autoavaliação do PPG-GBM é realizado com base em formulários de autoavaliação para três níveis (egresso, discente e docente) enviados por e-mail. A ideia é abordar aspectos sobre a formação de pessoal e os impactos do programa na sociedade, norteados por 50 pontos capazes de identificar deficiências e elaborar ações para melhorar a qualidade do programa. Todo o processo é checado por membros de diferentes instâncias, como segue: 

Comissão de autoavaliação

Coordenação do programa:

Dr. André Luis Laforga Vanzela

Dra. Fernanda Simões de Almeida

Dra. Gislayne F. L. T. Vilas Boas

Membros das linhas de pesquisa

1) Biologia Molecular e Genômica: Dr. Luiz Filipe Protasio Pereira

2) Diversidade Genética: Dra. Renata da Rosa

3) Genética Toxicológica e Câncer: Dra. Roberta Losi Guembarovski

Membro do corpo discente

Letícia Maria Parteka (doutoranda)

Membro externo (egresso)

Dra. Renata Castro Nunes (renatacastronunes@gmail.com)

AgroCrop-AgroLaudos Pesquisa – Rua Édson Gonçalves, 840/104

Segismundo Pereira, CEP: 38408-322, Uberlândia/MG

​Membro externo (docente de outro programa)

50 pontos que foram avaliados em 2020

​SOBRE AS DISCIPLINAS DO PROGRAMA

1) conjunto de disciplinas em relação à disponibilidade, pertinência com a grande área de concentração, obrigatoriedade e compatibilidade com os créditos exigidos

2) o conjunto de disciplinas em relação à quantidade e qualidade das aulas teóricas e práticas 

3) o conjunto de disciplinas em relação à infraestrutura disponível

SOBRE O QUADRO DE DOCENTES/ORIENTADORES

4) a distribuição de vagas de mestrado e/ou doutorado em relação ao quadro de orientadores disponíveis

5) a qualidade da orientação de mestrado e/ou doutorado em relação à inovação e qualidade científica do projeto proposto e a citação do grupo

6) a participação dos discentes na escolha do tema do projeto e sua motivação na execução do mesmo 

7) multidisciplinaridade do tema, uso das estruturas multiusuárias, colaboração interna e externa à

SOBRE A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO – PROPPG

8) o funcionamento da PROPPG sobre a qualidade do atendimento e disponibilidade de informações na gestão acadêmica e financeira

SOBRE A SECRETARIA DE PG E COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

10) o funcionamento da Secretaria do programa em relação ao horário e qualidade de atendimento, e sobre disponibilidade de informações

11) a gestão financeira dos recursos recebidos pelo Programa

12) ao atendimento das normas estabelecidas pelo Regimento do Programa

13) quanto ao processo de autoavaliação e ações para melhoria do conceito do programa

14) quanto à gestão do acompanhamento de egressos

SOBRE O SITE DO PROGRAMA

15) às informações sobre quadro docente, produção, áreas e linhas de pesquisa, regimento, disponibilidade geral das informações

16) às informações sobre disciplinas, créditos, qualificação e defese, e atividades a serem cumpridos pelos discentes

17) as informações sobre os processos de seleção de M, D e Pós-doc

18) a visibilidade das publicações, artigos, produtos e processos desenvolvidos pelos discentes e docentes

19) as informações sobre a autoavaliação, situação dos egressos e estatísticas do programa

SOBRE A BIBLIOTECA

20) os serviços da biblioteca considerando a qualidade do atendimento, o acesso remoto e aos portais de pesquisa

21) as informações recebidas para acesso às informações, materiais e serviços da biblioteca

SOBRE A INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS

22) o funcionamento dos laboratórios de pesquisa em relação aos horários, disponibilidade e condição dos equipamentos e de materiais de consumo

23) ao apoio técnico especializado, segurança, espaço físico disponível e abertura para laboratórios parceiros na instituição

SOBRE O SERVIÇO DE WI-FI, REDE DE INTERNET E ACESSO À INFORMAÇÃO

24) os serviços de wi-fi/rede na Instituição considerando a   disponibilidade, qualidade e velocidade do sinal

25) o acesso à informação na Universidade em relação aos Projetos de Pesquisa em andamento, aos Programas de Pós-Graduação e suas disciplinas e laboratórios

26) o funcionamento dos portais dos docentes e discentes, pauta eletrônica e demais serviços online no site da Instituição

27) a realização de bancas presenciais e não presenciais

SOBRE A FORMAÇÃO DE REDES DE PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

28) a interação com grupos de pesquisa nacionais e internacionais

29) publicações com parceiros nacionais e internacionais, com a participação dos  estudantes

30) a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) no estabelecimento, manutenção e viabilização das redes de pesquisa internacionais

31) a interação com grupos de pesquisa da UEL, dentro e fora do programa

SOBRE O INCENTIVO DA INSTITUIÇÃO À PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

32) o papel da Universidade na disponibilidade de espaço físico (salas de aula, laboratórios coletivos e LABESC)

33) o papel da Universidade no apoio financeiro à capacitação e atualização na sua área de atuação

34)  o papel da Universidade no apoio à formulação de projetos para atender aos editais de captação de recursos

35)  o papel da Universidade no apoio financeiro à tradução e a publicação de artigos e capítulos de livros.

36)  o papel da Universidade no apoio técnico para a manutenção, compra de equipamentos, insumos e materiais de consumo e  e desenvolvimento de produtos educacionais e tecnológicos.

37) o papel da Universidade no apoio para pesquisas vinculadas à empresas e o estabelecimento de acordos formais, com apoio da AJ.

SOBRE O INCENTIVO DA INSTITUIÇÃO À INTERNACIONALIZAÇÃO

38) a oferta de cursos gratuitos de idiomas, em especial o inglês, aos docentes e discentes

39) a oferta de exames de proficiência em inglês aos docentes e discentes

40) o apoio institucional para viabilização documental e para a realização de eventos e atividades para incrementar parcerias internacionais

41) as ações de acolhimento e suporte fornecidos pela Instituição e pelo Programa para os alunos e docentes estrangeiros

SOBRE A QUALIDADE E QUANTIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA

42) se a quantidade e qualidade dos artigos publicados com discentes e egressos se adequa ao exigido à área do PPG 

43) se a proporção das suas publicações com discentes enquadram-se nos estratos A1-A4 do Qualis  

SOBRE O POTENCIAL DE INOVAÇÃO, INSERÇÃO SOCIAL E EXTENSÃO

44) o potencial de inovação das teses e/ou dissertações defendidas pelos seus alunos, seja para a área e sub-área do conhecimento ou para da geração de produtos e processos com patentes ou registros

45) se a produção dos discentes têm aplicabilidade no contexto das áreas tecnológicas prioritárias do MCTI

46) se há a participação de docentes e discentes na inserção e impacto social e atividades extensão

47) se há estímulo para que os pós-graduandos participem como palestrantes en eventos dentro e fora da UEL

SOBRE A ARTICULAÇÃO COM A GRADUAÇÃO E COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

48) a participação dos pós-graduandos nas atividades orientação de estagiários voluntários, IC, IT, TCC, etc..

49) a participação dos pós-graduandos nas atividades de estágio em docência

50) a interação dos discentes e docentes da pós-graduação com a educação básica (considere palestras, oficinas temáticas e/ou laboratórios itinerantes para escolas públicas, e outros)