O processo de autoavaliação do PPG-GBM é realizado com base em formulários de autoavaliação para três níveis (egresso, discente e docente) enviados por e-mail. A ideia é abordar aspectos sobre a formação de pessoal e os impactos do programa na sociedade, norteados por 50 pontos capazes de identificar deficiências e elaborar ações para melhorar a qualidade do programa. Todo o processo é checado por membros de diferentes instâncias, como segue:
Comissão de autoavaliação
Coordenação do programa:
Dr. André Luis Laforga Vanzela
Dra. Fernanda Simões de Almeida
Dra. Gislayne F. L. T. Vilas Boas
Membros das linhas de pesquisa
1) Biologia Molecular e Genômica: Dr. Luiz Filipe Protasio Pereira
2) Diversidade Genética: Dra. Renata da Rosa
3) Genética Toxicológica e Câncer: Dra. Roberta Losi Guembarovski
Membro do corpo discente
Letícia Maria Parteka (doutoranda)
Membro externo (egresso)
Dra. Renata Castro Nunes (renatacastronunes@gmail.com)
AgroCrop-AgroLaudos Pesquisa – Rua Édson Gonçalves, 840/104
Segismundo Pereira, CEP: 38408-322, Uberlândia/MG
Membro externo (docente de outro programa)
50 pontos que foram avaliados em 2020
SOBRE AS DISCIPLINAS DO PROGRAMA
1) conjunto de disciplinas em relação à disponibilidade, pertinência com a grande área de concentração, obrigatoriedade e compatibilidade com os créditos exigidos
2) o conjunto de disciplinas em relação à quantidade e qualidade das aulas teóricas e práticas
3) o conjunto de disciplinas em relação à infraestrutura disponível
SOBRE O QUADRO DE DOCENTES/ORIENTADORES
4) a distribuição de vagas de mestrado e/ou doutorado em relação ao quadro de orientadores disponíveis
5) a qualidade da orientação de mestrado e/ou doutorado em relação à inovação e qualidade científica do projeto proposto e a citação do grupo
6) a participação dos discentes na escolha do tema do projeto e sua motivação na execução do mesmo
7) multidisciplinaridade do tema, uso das estruturas multiusuárias, colaboração interna e externa à
SOBRE A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO – PROPPG
8) o funcionamento da PROPPG sobre a qualidade do atendimento e disponibilidade de informações na gestão acadêmica e financeira
SOBRE A SECRETARIA DE PG E COORDENAÇÃO DO PROGRAMA
10) o funcionamento da Secretaria do programa em relação ao horário e qualidade de atendimento, e sobre disponibilidade de informações
11) a gestão financeira dos recursos recebidos pelo Programa
12) ao atendimento das normas estabelecidas pelo Regimento do Programa
13) quanto ao processo de autoavaliação e ações para melhoria do conceito do programa
14) quanto à gestão do acompanhamento de egressos
SOBRE O SITE DO PROGRAMA
15) às informações sobre quadro docente, produção, áreas e linhas de pesquisa, regimento, disponibilidade geral das informações
16) às informações sobre disciplinas, créditos, qualificação e defese, e atividades a serem cumpridos pelos discentes
17) as informações sobre os processos de seleção de M, D e Pós-doc
18) a visibilidade das publicações, artigos, produtos e processos desenvolvidos pelos discentes e docentes
19) as informações sobre a autoavaliação, situação dos egressos e estatísticas do programa
SOBRE A BIBLIOTECA
20) os serviços da biblioteca considerando a qualidade do atendimento, o acesso remoto e aos portais de pesquisa
21) as informações recebidas para acesso às informações, materiais e serviços da biblioteca
SOBRE A INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS
22) o funcionamento dos laboratórios de pesquisa em relação aos horários, disponibilidade e condição dos equipamentos e de materiais de consumo
23) ao apoio técnico especializado, segurança, espaço físico disponível e abertura para laboratórios parceiros na instituição
SOBRE O SERVIÇO DE WI-FI, REDE DE INTERNET E ACESSO À INFORMAÇÃO
24) os serviços de wi-fi/rede na Instituição considerando a disponibilidade, qualidade e velocidade do sinal
25) o acesso à informação na Universidade em relação aos Projetos de Pesquisa em andamento, aos Programas de Pós-Graduação e suas disciplinas e laboratórios
26) o funcionamento dos portais dos docentes e discentes, pauta eletrônica e demais serviços online no site da Instituição
27) a realização de bancas presenciais e não presenciais
SOBRE A FORMAÇÃO DE REDES DE PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
28) a interação com grupos de pesquisa nacionais e internacionais
29) publicações com parceiros nacionais e internacionais, com a participação dos estudantes
30) a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) no estabelecimento, manutenção e viabilização das redes de pesquisa internacionais
31) a interação com grupos de pesquisa da UEL, dentro e fora do programa
SOBRE O INCENTIVO DA INSTITUIÇÃO À PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
32) o papel da Universidade na disponibilidade de espaço físico (salas de aula, laboratórios coletivos e LABESC)
33) o papel da Universidade no apoio financeiro à capacitação e atualização na sua área de atuação
34) o papel da Universidade no apoio à formulação de projetos para atender aos editais de captação de recursos
35) o papel da Universidade no apoio financeiro à tradução e a publicação de artigos e capítulos de livros.
36) o papel da Universidade no apoio técnico para a manutenção, compra de equipamentos, insumos e materiais de consumo e e desenvolvimento de produtos educacionais e tecnológicos.
37) o papel da Universidade no apoio para pesquisas vinculadas à empresas e o estabelecimento de acordos formais, com apoio da AJ.
SOBRE O INCENTIVO DA INSTITUIÇÃO À INTERNACIONALIZAÇÃO
38) a oferta de cursos gratuitos de idiomas, em especial o inglês, aos docentes e discentes
39) a oferta de exames de proficiência em inglês aos docentes e discentes
40) o apoio institucional para viabilização documental e para a realização de eventos e atividades para incrementar parcerias internacionais
41) as ações de acolhimento e suporte fornecidos pela Instituição e pelo Programa para os alunos e docentes estrangeiros
SOBRE A QUALIDADE E QUANTIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA
42) se a quantidade e qualidade dos artigos publicados com discentes e egressos se adequa ao exigido à área do PPG
43) se a proporção das suas publicações com discentes enquadram-se nos estratos A1-A4 do Qualis
SOBRE O POTENCIAL DE INOVAÇÃO, INSERÇÃO SOCIAL E EXTENSÃO
44) o potencial de inovação das teses e/ou dissertações defendidas pelos seus alunos, seja para a área e sub-área do conhecimento ou para da geração de produtos e processos com patentes ou registros
45) se a produção dos discentes têm aplicabilidade no contexto das áreas tecnológicas prioritárias do MCTI
46) se há a participação de docentes e discentes na inserção e impacto social e atividades extensão
47) se há estímulo para que os pós-graduandos participem como palestrantes en eventos dentro e fora da UEL
SOBRE A ARTICULAÇÃO COM A GRADUAÇÃO E COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
48) a participação dos pós-graduandos nas atividades orientação de estagiários voluntários, IC, IT, TCC, etc..
49) a participação dos pós-graduandos nas atividades de estágio em docência
50) a interação dos discentes e docentes da pós-graduação com a educação básica (considere palestras, oficinas temáticas e/ou laboratórios itinerantes para escolas públicas, e outros)