Teses e Dissertações
Vem Pra Rua e o Movimento Brasil Livre : uma análise marxista dos “movimentos de classe média” sob os governos de Dilma Rousseff (2015-2016) e Michel Temer (2016-2018)
Diego Batista Rodrigues de Oliveira, Eliel Ribeiro Machado
Data da defesa: 03/04/2018
O objetivo deste trabalho é analisar o Vem Pra Rua e o Movimento Brasil Livre, movimentos de cunho liberal e conservador que ganharam expressão no atual contexto brasileiro, ao se destacarem na organização dos protestos que serviram de base social para o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em vista disso, tangenciaremos o debate sobre as classes médias no interior do marxismo, buscando abordar elementos que nos possibilitem pensar suas formas de expressão de classe. Nesse sentido, nos apropriamos do debate sobre os efeitos pertinentes, desenvolvido por Poulantzas, para pensarmos o comportamento político e ideológico das classes médias. Como o marxismo tem privilegiado a análise dos movimentos relacionados ao trabalho e à reprodução da força de trabalho, o surgimento de grupos com bandeiras liberais e conservadoras deixa uma lacuna na análise dos movimentos sociais. Nossa contribuição reside, portanto, em demonstrar, a partir de uma conjuntura específica, a possibilidade de frações das classes médias se organizarem em movimentos-apoio para a defesa de seus interesses particulares e/ou em apoio às frações hegemônicas no interior do bloco no poder.
Os sentidos atribuídos ao corpo e ao cabelo de mulheres negras : relações entre estética e politização
Eduardo Baroni Borghi, Maria Nilza da Silva
Data da defesa: 26/04/2018
Os cabelos crespos e cacheados são constantemente associados a estigmas de inferioridade ou considerados feios pelos padrões estéticos de beleza. Os estereótipos construídos historicamente em relação a eles, ainda se faz presente no imaginário da sociedade brasileira. Essas noções em torno do corpo e do cabelo da população negra foram difundidas pelas correntes eugênicas e racistas e incorporadas por grande parte dos intelectuais brasileiros no século XIX. Contudo, uma parcela da população negra sempre criou estratégias para inverter o significado simbólico atribuído historicamente ao seu cabelo, com o objetivo de lhe ressignificar e exaltar a estética negra manipulando-o. O objetivo deste trabalho é compreender os sentidos atribuídos ao cabelo das mulheres negras, em virtude de da sua manipulação, que nos remete ao processo de construção identitária da população negra brasileira. Para isso, delimitamos como sujeitos de nossa pesquisa, mulheres negras que atualmente não utilizam técnicas de alisamento dos cabelos e realizamos entrevistas com base em sua trajetória de vida visando analisar como se dá a relação dessas mulheres com o seu corpo e cabelo. Devemos considerar não só a tensa relação entre políticas de identidade e mercado para compreendermos os sentidos atribuídos ao cabelo das mulheres negras. Pretendemos entender também como o cabelo continua sendo um ícone identitário, por delimitar o sujeito na classificação racial, mas também a relação conflituosa no campo da identidade, entre o sujeito, o cabelo e as formas de discriminação racial em relação ao cabelo das mulheres negras.
Para além da “fala do crime” : interações sociais e disputas de legitimidade vivenciadas por jovens “envolvidos” no “mundo do crime”, em Londrina-PR
Franceline Priscila Gusmã, Cleber da Silva Lopes
Data da defesa: 22/01/2018
Esta pesquisa tem como objeto de análise os significados construídos pelos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas sobre o “mundo do crime”, tendo como pano de fundo as interações sociais deles. O objetivo geral é investigar o processo por meio do qual os jovens “envolvidos” no “mundo do crime” atribuem confiança, reconhecimento e aceitam as regras do que é considerado o “certo” por essa instância normativa. Para isso, definiu-se o seguinte problema sociológico: como as interações sociais estabelecidas com a polícia, a família, a escola, a vizinhança e as relações de trabalho podem influenciar os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas na definição de legitimidade em torno do “mundo do crime”, tendo como cenário a cidade de Londrina? Sustenta-se a hipótese de que as experiências cotidianas dos jovens nos campos indicados no problema de pesquisa são centrais para que se delineie legitimidade em torno do “mundo do crime”, ou seja, contribuem para que os jovens construam sentidos de confiança, proteção e reconhecimento em relação a essa instância normativa. A pesquisa de campo se concentrou no CENSE I (Centro de Socioeducação de Londrina), com jovens de 15-17 anos de idade, do sexo masculino e moradores das periferias da cidade. Fundamentou-se no interacionismo simbólico, no intuito de investigar as interações sociais vivenciadas pelos sujeitos nos campos em questão. As narrativas dos jovens, coletadas na pesquisa de campo, foram organizadas em categorias analíticas, amparando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979). As categorias analíticas foram organizadas em três momentos, na tentativa de discutir e analisar 1) a organização das atividades do roubo e tráfico de drogas; e o processo de formação que percorrem no “mundo do crime”, sendo que a inserção nesse espaço é dada por um processo de internalização de normas e regras desta instância; 2) as sociabilidades e os ambientes de tensões, conflitos e disputas nos quais os jovens se inserem, no que diz respeito à disputa de áreas contornadas pelo tráfico de drogas; às relações estabelecidas com a polícia; e às relações estabelecidas com a vizinhança; 3) os espaços de interações que os jovens vivenciam com a família, a escola e o trabalho, discutindo a perspectiva de que o “mundo do crime” faz fronteira com esses espaços, contribuindo para que os jovens criem sentidos e significados sobre a realidade na qual se inserem. Vivenciam, assim, momentos de tensões e disputas nesses espaços de interações, uma vez que o “mundo do crime” também passa a ocupar, na percepção do jovem, os papeis sociais da família, escola e mundo do trabalho.
“Uma geração que vai impactar Londrina” : (re)vivendo juventudes na modernidade religiosa
Kaique Matheus Cardoso, Fábio Lanza
Data da defesa: 11/07/2018
Este trabalho analisou implicações da modernidade e do trânsito religioso dentro do Geração Fusion, culto para jovens realizado na Reviver Church, instituição (neo)pentecostal da cidade de Londrina-PR. A Reviver Church consiste numa denominação religiosa independente, oriunda de uma cisão da Igreja do Evangelho Quadrangular. Fundada a partir de um trânsito religioso do líder Ricardo Batarse. Esta pesquisa compreende o trânsito religioso das diferentes juventudes em meio a modernidade, recorrendo a uma instrumentalização metodológica das Ciências Sociais, por meio de inserções semanais em campo para obtenção de dados, ao longo dos anos de 2016 e 2017. Os jovens e seus percursos foram compreendidos enquanto trânsito intra (neo)pentecostal, a partir de eixos analítico e interpretativo que evidenciaram grande autonomia em relação a construção de suas práticas e pertenças religiosas. Os sujeitos conquistaram a liberdade dos familiares para transitarem nas diferentes denominações da matriz (neo)pentecostal, em que a filiação denominacional torna-se uma escolha individual. A partir da pesquisa de campo diferentes percursos juvenis foram analisados e interpretados, possibilitando assim uma contribuição aos estudos das religiões e das juventudes que estão inseridas no contexto moderno. Como resultado, identificou-se que os jovens buscam por práticas religiosas que os incluam nos processos modernizantes, possibilitando um sentimento de pertença ao mundo secular. Sendo assim, compreende-se os grupos religiosos, tal como o Geração Fusion, enquanto um meio de fortalecer uma identidade religiosa, coletiva e juvenil na modernidade londrinense.
As “guerreiras” de Salvador-BA : um estudo sobre estratégias para a saída da pobreza
Lina Penati Ferreira, Silvana Aparecida Mariano
Data da defesa: 12/11/2018
Este trabalho soma-se à extensa literatura das ciências sociais que tem como temática central a pobreza e como foco específico as tentativas de enfrentamento a esse fenômeno social. Desse modo, o objeto desta pesquisa são as estratégias mobilizadas pelas mulheres beneficiárias da assistência social para a possível saída da situação de pobreza na cidade de Salvador-BA. Isso significa que tratamos da pobreza e de sua superação a partir de uma perspectiva em particular, da visão daquelas que vivem nessa condição. Nosso foco em mulheres se justifica pelo fato de serem majoritariamente elas as interlocutoras entre a família e o Estado nas políticas de combate à pobreza, bem como pela grande presença de famílias chefiadas por elas entre a população pobre. Salvador-BA destaca-se por ser a maior capital da região mais pobre do país e por isso torna-se um caso particular quando falamos em pobreza urbana. Orientamos este trabalho partindo de três perguntas: 1) De que maneira as mulheres em situação de pobreza atuam nos contextos de vulnerabilidade, a fim de buscar a saída da situação de pobreza? 2) Em que circunstâncias os diversos pertencimentos, como os de gênero, raça e classe, se interseccionam e geram diferentes possibilidades e obstáculos para a saída da situação de pobreza? 3) Qual seria a relação dessas mulheres com a escolarização e com o mercado de trabalho como possíveis caminhos para a superação da pobreza? Para responder essas indagações, selecionamos oito entrevistas com mulheres pobres da periferia de Salvador. Apesar de não ser um critério, todas as entrevistadas são negras. A partir da técnica de entrevista narrativa, buscamos captar as trajetórias e as estratégias de superação da pobreza mobilizadas por essas mulheres. Assim, pudemos compreender uma combinação de diferentes dimensões da vida dessas mulheres que resultam nas estratégias de saída da pobreza, mas também da própria sobrevivência delas e de suas famílias. A conciliação entre trabalho e família, as atividades informais, as redes de apoio, as políticas sociais e a representação de mulher autônoma que elas têm de si mesmas são combinadas de forma a enfrentar os obstáculos e oportunizar caminhos para a sobrevivência e a melhora de vida. Nessa empreitada, o trabalho passa por discussões que envolvem as noções de agência e capacidades nos contextos de pobreza e destaca as possibilidades que essas mulheres constroem, mesmo em situações de extrema vulnerabilidade.
Teoria social dominante e marxismo : análise crítica de Louis Althusser
Lucas Silveira Andrade Martins, Simone Wolff
Data da defesa: 19/03/2018
Louis Althusser desenvolveu um marxismo heterodoxo, sofrendo profunda influência do estruturalismo francês de sua época. O programa estruturalista iniciado por Saussure e aprofundado por Lévi-Strauss e por inúmeros autores franceses hegemoneizou a academia francesa, apresentando inúmeras categorias basilares do edifício estruturalista. Gaston Bachelard e Jacques Lacan, por exemplo, notórios autores do estruturalismo francês propiciaram um desenvolvimento metodológico largamente utilizado por Althusser. As categorias fundamentais do althusserianismo, leitura sintomal, problemática e corte epistemológico podem ser facilmente percebidos nos autores de sua época, destoando largamente do marxismo de sua época. Althusser, portanto, ao intentar reformar o marxismo, acaba por cair nas formulações hegemônicas de sua época, trazendo o marxismo, assim, para o campo estruturalista.
Antropólogo e insider : contribuições da antropologia pós-moderna para a reflexão e escrita de etnografias “de dentro”
Luiz Fernando Pereira, Flavio Braune Wiik
Data da defesa: 27/03/2018
O presente trabalho visa discutir as contribuições da crítica pós-moderna da Antropologia para a escrita de etnografias "de dentro", como são chamadas as etnografias onde o pesquisador é também um membro do grupo estudado e faz uso retórico de seu status de insider em sua escrita. Para tanto, promovo uma análise meta-etnográfica sobre minha "Etnografia da Venda", promovendo uma desconstrução da mesma e ligando-a com os debates postos pelos pós-modernos na Antropologia sobre escrita etnográfica.
A profissão de sociólogo : uma abordagem sobre a atual realidade dos profissionais em ciências sociais egressos da Universidade Estadual de Londrina – Paraná (turmas 2009-2010)
Márcio Roberto Vieira Ramos, Ronaldo Baltar
Data da defesa: 26/01/2018
O trabalho da dissertação de Mestrado pretende analisar a “Profissão de Sociólogo” em relação aos estudantes egressos do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O intuito da pesquisa esta relacionada com a atual conjuntura do mercado de trabalho nacional e as práticas políticas governamentais que dificultam a inserção e atuação profissional dos Sociólogos, que frente à escassez de vagas para a sua categoria precisa exercer seu ofício em outras áreas que não sejam de sua formação. A questão central é examinar quais as funções exercidas profissionalmente pelos estudantes de Ciências Sociais da UEL depois que se formaram. Compreender suas dificuldades de colocação no mercado de trabalho. Diante dessa expectativa, examinar também as dificuldades e perspectivas desses profissionais enquanto estudantes perante a nova profissão, assim como, os dilemas desse ofício. Para desenvolvimento da dissertação, foram abordados temas como a formação da Sociologia no Brasil e no mundo, os precursores dessa ciência, as principais características do trabalho do Sociólogo e também sobre a legislação que regulamenta a profissão. Além da referida bibliografia sobre a temática, foram levantados dados sociológicos com estudantes egressos que atuam em diversos setores e profissionais da área, através de questionários contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa.
Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã – PR
Marcos Maia da Silva, Claudia Siqueira Baltar
Data da defesa: 14/12/2018
Nas últimas décadas no contexto brasileiro vem se destacando a necessidade de refletir sobre as questões educacionais. E tendo como premissa essa temática e para melhor compreensão dessa dinâmica, tem levado diversos pesquisadores refletir como o ensino se insere nas mais variadas realidades sociais. Em seu percurso educacional, as Juventudes buscaram seu espaço dentro das escolas e são vistas atualmente como integrantes dos processos decisórios e importantes do país. Para atingir essa finalidade, o estudo está embasado em referenciais bibliográficos que tratam primeiramente a institucionalização da Sociologia como ciência e posteriormente, sua representação no ambiente escolar. A pesquisa fará uma discussão entre as Juventudes e o protagonismo juvenil nas escolas do Ensino Médio, buscando refletir sobre a presença da Sociologia como disciplina norteadora dos assuntos pertinentes ao jovem. Assim, o estudo buscou ouvir os jovens de ensino médio dos colégios Idália Rocha e Nilo Peçanha, ambos situados na cidade de Ivaiporã, no ano de 2017, através de aplicação de questionário relacionado ao tema Juventudes e o protagonismo juvenil, procurando entender como a Sociologia se relaciona e se insere nesta dinâmica. A problemática investigada se dá principalmente, em buscar responder como os estudantes de Ensino Médio percebem a representatividade e importância da disciplina de Sociologia, levando-os refletir na construção de suas atitudes protagonistas.
“Quem está com Cristo não fica em crise” : um estudo sobre o empreendedorismo religioso na Bola de Neve Church (2015-2017)
Maryana Marcondes, Fábio Lanza
Data da defesa: 24/11/2017
A presente pesquisa constitui uma análise das atividades da Bola de Neve Church (BNC) visando identificar as orientações políticas e econômicas frente ao cenário neoliberal brasileiro. Inicialmente, a pesquisa, realizada entre 2015 e 2017, partiu da observação de campo em cultos, reuniões e cursos ministrados no ambiente da BNC aos seus fiéis e frequentadores. Posteriormente, foi identificado o recorte em profundidade que subsidiou o acompanhamento do trabalho do ministério Recrie no meio virtual, setor voltado para empresários e fiés interessados em orientações para suas atividades profissionais. As análises iniciaram-se com um debate teórico sobre as temáticas neopentecostalismo e empreendedorismo. Como resultado, identificou-se a iniciativa de formar redes de contatos de fiéis, consumo de produtos e serviços comercializados por membros da igreja, proporcionando uma materialização da Teologia da Prosperidade e a integração das instituições família, igreja e trabalho por meio do desenvolvimento do conceito de liderança sob o prisma da leitura religiosa. Essa prática da BNC torna possível visualizar a disseminação da meritocracia liberal e a negação de movimentos sociais associados às ideias progressitas que questionam ou visam romper as hierarquias sociais vinculadas ao status quo.