Secularização e dessecularização na pós-modernidade : relações entre cultura e identidade
Pedro Vinicius Nery Moreira Figueiredo RossiPedro Vinicius Nery Moreira Figueiredo Rossi, Celso Vianna Bezerra de Menezes
Data da defesa: 20/04/2016
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise que visa compreender a relação entre a pós-modernidade e as teorias da secularização, desenvolvendo um estudo acerca da relação desta a partir da perspectiva da dessecularização e dos possíveis elementos de contrassecularização. Tal perspectiva proposta procurou investigar tanto as principais ideias desenvolvidas sobre a temática da pós-modernidade, quanto aquelas que vinculam os conceitos e as teorias sobre os processos de secularização e dessecularização. Sendo possível verificar a existência de uma relação de retomada, ou permanência desta, a partir de determinados aspectos religiosos presentes na sociedade e/ou em seus sujeitos, compreendendo os elementos que disporiam e objetivariam esse ressurgimento do sentimento religioso, dado [portanto] a partir de um processo cultural e identitário.
Permanências do conservadorismo brasileiro no processo de redemocratização na década de 1980 : estudo d’O São Paulo e da edição falsificada Mea Culpa
Raíssa Regina Brugiato Rodrigues, Fábio Lanza
Data da defesa: 27/07/2018
Esta pesquisa analisa a falsificação de uma edição do jornal católico O São Paulo intitulada Mea Culpa, que data do ano de 1982, e a posterior reação midiática desencadeada pelo ocorrido, em um período que compreende, portanto, o contexto da Ditadura Militar no Brasil e o processo de abertura política do país. Os documentos contemplados pela pesquisa fazem parte de um dossiê que foi disponibilizado pela Arquidiocese de São Paulo ao Laboratório de Estudos das Religiões e Religiosidades vinculado à Universidade Estadual de Londrina, e contém 154 matérias de jornais e revistas nacionais e internacionais que acompanharam as investigações, assim como a própria edição falsificada. Serão empreendidos, a partir de tais arquivos, os processos de análise documental, com contribuições da análise de conteúdo e da análise do discurso, no sentido tanto de identificar os fundamentos que embasaram o ato de falsificação do semanário e seus objetivos, considerando que o conteúdo dessa edição divergia das publicações do semanário no período em que atuavam no sentido de informar acerca das atrocidades cometidas durante o período ditatorial, em um sentido que reavaliava e revogava o conteúdo destas, quanto de analisar a reação midiática que acompanhou o desenvolvimento das investigações acerca da edição apócrifa. Com a leitura e a interpretação das matérias e do jornal falsificado, pode-se perceber que a reação evidenciada pelo ato de falsificação, considerando a conceituação proposta por Karl Mannheim, foi subsidiada por um pensamento de cunho conservador, a fim de atuar para preservar a ordem social instituída na ditadura militar, considerando o período de mudanças que se delineavam com o momento de abertura política no país, mantendo, portanto, diálogos com a conjuntura e com formas de pensamento que convergem para a manutenção do governo ditatorial. Apreendeu-se, também, que, apesar de a falsificação objetivar manipular ou despertar dúvidas em relação ao conteúdo veiculado pelo O São Paulo, teria, ao contrário, acarretado uma reação que acabou proporcionando maior destaque e visibilidade às falas dos membros da Arquidiocese e à tentativa de cercear possibilidades de expressar-se de forma divergente ou contrária ao cenário social e político da ditadura brasileira.
As facetas do empreendedorismo e o trabalho como princípio educativo na educação profissional : articulação possível
Samuel Moreira Pavan, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 29/03/2018
A presente dissertação se propôs a analisar nos documentos, nos programas federais e estaduais sobre a Educação Profissional, destinados aos estudantes trabalhadores na Modalidade Subsequente, conteúdos e princípios, de forma direta ou indiretamente relacionados com a noção de empreendedorismo, a partir de uma metodologia de análise bibliográfica e documental. Isso porque o empreendedorismo se mostra bastante amplo ao lançar teias sobre vários setores da vida social e econômica, mas é no campo educacional, especialmente nos currículos, programas e políticas voltadas à formação do trabalhador que consegue sua objetivação. Por consequência, sua inserção nos currículos dos Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio, seja como conteúdo ou como princípio, geralmente busca a formação e a qualificação de um tipo de mão de obra “empregável”, “polivalente”, mais adaptada aos ditames da modernização, da terceirização e da flexibilidade do mercado de trabalho. Neste sentido, escolhemos como recorte dezenove Planos de Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio, vigentes na Modalidade Subsequente, no Estado do Paraná, buscando conhecer melhor o que hipotetizamos ser concebido como um processo de hibridismo de orientações teórico-pedagógicas presente nesses planejamentos, fruto de diferentes orientações nacionais e estaduais, ora baseadas em “habilidades e competências”, tendo o empreendedorismo como um dos pressupostos, ora fundamentada na concepção de escola unitária, de formação politécnica, com base no trabalho como princípio educativo, mirando a formação crítica de um sujeito histórico integral. Se estas orientações híbridas chegam até o planejamento do professor que atua nos cursos profissionais nas escolas públicas da rede estadual e estes, em sua grande maioria, sofrem os efeitos da desregulamentação e da precarização do trabalho, se faz relevante percorrer nestes estudos, por mais que tenham no Paraná suas Diretrizes da Educação Profissional com fundamentos políticos e pedagógicos bastante avançados.
A controvérsia sobre a inclusão de gênero e sexualidade nos planos de educação do Paraná
Thiago José da Rocha, Martha Celia Ramírez-Gálvez
Data da defesa: 28/07/2018
A partir da aprovação do Plano Nacional de Educação, em 2014, iniciou-se a discussão dos correspondentes planos de educação dos Estados, Distrito Federal e Municípios para os próximos dez anos. Em tal discussão houve uma participação contundente de setores religiosos que advogavam pela retirada do termo “gênero”, mencionado como ideologia. Nesse processo ganhou grande notoriedade, em nível nacional, o debate acerca da dimensão de gênero e sexualidade pela sociedade civil. A partir das discussões sobre a pauta de gênero e sexualidade no curriculo escolar houve reações de diferentes instituições acadêmicas e movimentos sociais, que observam a retirada dessa tematica como uma ameaça à garantia de direitos constitucionais, caracterizando a controvérsia. A proposta desta pesquisa se volta de maneira específica sobre a análise da controvérsia acerca desse assunto na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná. Objetiva-se com este estudo entender as relações de poder e a influência da bancada religiosa na construção de políticas públicas para educação. A metodologia utilizada contempla a análise das controvérsias sobre a exclusão da pauta de gênero e sexualidade dos Planos Estaduais de Educação do Estado do Paraná, realizada por meio de uma análise documental. Assim, é importante documentar e compreender este debate que se tornou expressivo do momento atual do país em termos da ingerência de moralidades religiosas na vida pública brasileira.
Nome social como política pública nas universidades estaduais do Paraná : coalizões, permanências e persistências
Aline Oliveira Gomes da Silva, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 12/12/2017
Este trabalho, em seara das ciências sociais, converge sua atenção para as universidades estaduais do Paraná, centralizando seu objetivo em analisar o processo de regulamentação do uso do Nome Social para identificação de gênero envolvendo estudantes de graduação, professores, professoras, servidores e servidoras, com enfoque especial à forma de regulamentação da política em referência na Universidade Estadual de Londrina (UEL), entidade eleita em razão de essa universidade encontrar-se em processo de regulamentação do uso do Nome Social de seu pessoal quando a presente pesquisa foi realizada. Diante dessas questões, três perguntas-chave norteiam a dissertação: como ocorrem as discussões sobre as regulamentações do uso do Nome Social nos diversos espaços das universidades estaduais do Paraná? O que há de especificidades no caso da UEL? Que relações existem entre a política pública do uso do Nome Social com as políticas de permanência estudantil no Ensino Superior do Paraná? Como metodologia, optou-se pelo aporte teórico-metodológico do modelo de Coalizões de Defesa (MCD ou Advocacy Coalition Framework - ACF), buscando analisar como os grupos de atores e de atrizes, constituído por políticos, comunidade científica, militantes, movimentos sociais, docentes, estudantes, servidores técnicos, entre outros, têm se organizado diante da política pública envolvendo o Nome Social no estado do Paraná Como procedimentos de investigação, nesta pesquisa qualitativa, utiliza-se a análise documental, a revisão bibliográfica, os questionários abertos com as atrizes e os atores sociais que já utilizam o Nome Social. O estudo parte do pressuposto de que a universidade pública tem papel de destaque na difusão de teorias/práticas legitimadoras de direitos, num constante combate a toda forma de desigualdade, violência e discriminação. Estuda-se se a forma como a universidade assume seu papel sociocultural e político pode facilitar ou dificultar o acesso e a permanência de estudantes transgêneros, travestis e transexuais.
Desafios da permanência estudantil para a população alvo da educação especial nas universidades estaduais do Paraná : foco na UEL
Thayara Rocha Silva, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 28/09/2017
Nesse trabalho, nos propusemos a analisar sociologicamente como vem sendo desenvolvidos os serviços institucionais voltados às políticas de acesso e de permanência das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas sete universidades estaduais do Paraná, com foco maior na UEL, sendo elas: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Do mesmo modo, nos preocupamos em compreender como essas mesmas instituições públicas de Ensino Superior têm se articulado coletivamente para responder as demandas político-pedagógicas e os desafios estruturais enfrentados atualmente, sobretudo através de fóruns permanentes. De caráter qualitativo, este estudo foi composto por levantamentos bibliográficos; pela análise de documentos nacionais, estaduais e cada universidade escolhida; por levantamento de informações solicitadas por mensagens eletrônicas; pela análise de jornais acessados online; por observações na UEL, sobretudo no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e nos eventos promovidos pelo Fórum Estadual de Educação Especial das IES do Paraná, inclusive com aplicação de questionário impresso. Enfim, inúmeras se mostram as tentativas coletivas e as persistências na busca pela democratização de acesso e de permanência dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação nas sete universidades estaduais do Paraná, mas, no mesmo patamar de grandeza estão as inúmeras dificuldades e barreiras enfrentadas por técnicos, docentes e especialmente pelos estudantes na luta pelas políticas de acessibilidade nessas instituições públicas. Por isso, a relevância da ampliação de estudos nesta área, neste caso sob o olhar das Ciências Sociais. Os resultados da investigação revelaram que já se pode enumerar alguns avanços na área da inclusão e de acessibilidade, sobretudo no que tange às políticas curriculares nacionais e estaduais. Mas, é igualmente relevante apontar os desafios, as lacunas, as barreiras e as distâncias neste vasto caminho que ainda separa as necessidades das populações alvo da Educação Especial das políticas educacionais de ensino superior.
Encontros com a escola e o mundo do trabalho : uma caracterização sociológica das juventudes do ensino médio integrado de Cornélio Procópio/PR
Tainan Rotter Begara Gomes, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 25/09/2017
A presente dissertação tem como objetivo principal discutir a relação que os jovens estudantes dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado do município de Cornélio Procópio, Paraná, estabelecem entre educação e trabalho. Num primeiro momento problematizamos os diferentes conceitos de juventudes e sua presença ativa no ensino médio profissional público no Brasil, perpassando pelo debate de alguns desafios históricos e recentes como o contexto atual provocado pela proposta de reforma do Ensino Médio advinda de Medida Provisória. Num segundo momento analisamos as relações entre juventudes e ensino médio integrado no Paraná, destacando os percursos dessa proposta integrada em dois cursos de duas escolas públicas do município de Cornélio Procópio (Colégio Estadual Castro Alves; Colégio Estadual Cristo Rei). Numa terceira etapa, com dados quantitativos e qualitativos, colhidos na pesquisa empírica, analisamos as interfaces entre trabalho e a educação na percepção das próprias juventudes do ensino médio integrado desses colégios, fazendo sua caracterização sociocultural. Através dos retornos da pesquisa qualitativa, estabelecemos algumas variáveis para problematizar as vozes das juventudes do Ensino Médio integrado, focando, sobretudo nos seus pontos de vista a respeito de vários fenômenos sociais interligados com a dualidade trabalho e educação. Para fundamentar a discussão nos apoiamos na perspectiva sociocultural, que percebe a escola como espaço de reprodução das relações de poder e de exclusão, mas antes de tudo, a dinamicidade da interferência dos sujeitos históricos e socioculturais no espaço escolar, entendido como lócus da valorização das diversidades/diferenças com foco na superação das desigualdades sociais, políticas, culturais e econômicas que podem ser alteradas por uma proposta de educação pública de qualidade, de cunho emancipador. Nossos encontros com essas reflexões, que também se caracterizam como encontros com a escola e o mundo do trabalho, nos permitem compreender o Ensino Médio Integrado desenvolvido nessas duas instituições públicas de Cornélio Procópio/PR como uma "travessia", mas também como um germe a caminho da construção processual e coletiva de uma concepção politécnica e unitária para essa etapa da escolarização no Brasil, projeto este que deve envolver o diálogo com todos os profissionais da educação.
Percursos da educação profissional técnica de nível médio integrado no IFPR de Telêmaco Borba/PR : uma análise sociológica
Helaine Christina Oliveira de Souza, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 28/07/2017
Esse estudo teve como principal objetivo compreender os percursos da educação profissional integrada ao Ensino Médio ofertada pelo IFPR, campus de Telêmaco Borba-PR, por meio da pesquisa bibliográfica, da análise de documentos oficiais e dos resultados do survey realizado com 24 egressos de 2015, do Ensino Médio Integrado do IFPR, campus Telêmaco Borba, assim como da entrevista semiestruturada com a Prof. Drª Sandra Regina de Oliveira Garcia, além do uso de dados secundários a respeito do tema. Nesse contexto, buscou-se delinear quem são as juventudes no Brasil e como relacionam-se com o mundo do trabalho, pois configuram-se como o principal público da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Em seguida, foi realizado um levantamento histórico-documental sobre a educação profissional no país, com destaque ao contexto em que as políticas para EPT foram norteadas até a Lei n° 13.415, de 2017. Após essas discussões, nos detivemos em aprofundar três problematizações no âmbito do ensino profissional no Brasil, sob o olhar das Ciências Sociais, em especial da área da Sociologia da Educação. Primeiro, uma análise histórico-documental dos principais caminhos trilhados com a Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Segundo, uma reflexão, com legislações e autores clássicos/contemporâneos, acerca da perspectiva de formação integral a partir da integração entre trabalho, tecnologia, ciência e cultura. Terceiro, compreender a relação entre juventudes, educação e trabalho no IFPR de Telêmaco Borba, Paraná, com o estudo de decretos, relatórios institucionais, avaliações internas, Projeto Político Pedagógico e as concepções dos egressos de 2015. Considerou-se nessa dissertação que a oferta de educação profissional pública, de nível médio, deve-se configurar não apenas como formação técnica para o mundo do trabalho, mas ir além, de modo a garantir a formação de qualidade pautada na concepção de politecnia, superando a estrutura histórica dual do ensino profissional no país. A partir de preocupações elucidadas pela prática sociológica enquanto docente do IFPR, inquietou-nos ao vislumbrar também, na contramão desse contexto de desigualdades socioeducacionais, as experiências dessa proposta de formação profissional, que embora não desenvolva a formação politécnica no campus de Telêmaco Borba, está conseguindo traçar interfaces mais avançadas entre a formação para o mundo do trabalho, a formação para a vida social e para a continuidade dos estudos nesse Instituto Federal.
População negra em Londrina : processos migratórios, deslocamentos espaciais intra-urbanos e segregação
Mariana Aparecida dos Santos Panta, Maria Nilza da Silva
Data da defesa: 18/12/2013
Este estudo analisa os processos migratórios e os deslocamentos espaciais intra-urbanos de famílias negras até a ocupação territorial do Jardim São Marcos, assentamento urbano localizado na região Sul da cidade de Londrina-PR. O Objetivo central da análise é discutir como se dá o processo de segregação espacial urbana da população negra em territórios marginalizados. Para compreender esta realidade, além das discussões teórico-concentuais, utilizou-se o método qualitativo com a realização de nove entrevistas em profundidade, semi-estruturadas, baseadas em depoimentos orais de chefes de família negros e negras presentes em Londrina a mais de 15 anos e residentes no Jardim São Marcos. Os resultados deste estudo sugerem que os deslocamentos intra-urbanos que desembocam na segregação territorial e no reagrupamento espacial de famílias negras a territórios circunscritos, tendo como limite o assentamento urbano São Marcos, têm como principais determinantes os seguintes fatores: pobreza estrutural da população negra; baixa qualificação educacional e ocupacional; racismo; presença de padrões tradicionalistas segregadores; ausência de políticas públicas específicas e reparatórias.
Gênero nos currículos e nas percepções das/dos estudantes do ensino médio : uma caracterização sociológica
Andréia Cristina da Cruz, Angela Maria de Sousa Lima
Data da defesa: 03/05/2017
A presente dissertação de Mestrado propõe uma reflexão acerca da discussão das questões de gênero e de seus desdobramentos no currículo do Ensino Médio, com enfoque na disciplina de Sociologia. Os estudos enveredaram sobre os elementos deste processo no âmbito escolar, pensando a sala de aula como um espaço relevante para problematização dos papéis de gênero, ao entender, sob a ótica de Juarez Dayrell (1990), que a escola é um lócus sociocultural relevante de produção de conhecimentos, mesmo sendo ela também um ambiente onde se reproduzem diferentes formas de desigualdades. Tem-se como hipotese que o currículo de Sociologia do Ensino Médio é reprodutor das desigualdades de gênero, porém, traz consigo a potencialidade de produzir novos conhecimentos e práticas; e que a Sociologia pode oferecer uma formação crítica capaz de proporcionar às/aos estudantes diferentes olhares sobre os fenômenos sociais, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, democrática e igualitária no que tange ao respeito às diversidades de gênero e sexualidade. Neste contexto, foi realizada pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, análise de documentos oficiais na área de educação e a problematização sociológica dos dados qualitativos e quantitativos colhidos pelo LENPES/UEL em uma pesquisa de campo de aplicação de questionário junto a 1546 estudantes em oito escolas públicas de Ensino Médio dos municípios de Londrina/PR e de Rolândia/PR. O trabalho foi dividido em três núcleos: Currículo sob a ótica da diversidade, da inclusão e dos direitos Humanos; Relevância dos Estudos de Gênero no Ensino Médio; Questões de Gênero e Sexualidade sob a ótica das/dos Estudantes das Escolas Públicas de Londrina e de Rolândia. Entre outras considerações, buscou-se demonstrar a relevância de se compreender tanto a caracterização sociocultural das/os estudantes, como o que estas/es estão interpretando a partir dos diferentes fenômenos sociais que fazem interfaces com a escola atual. As respostas das/os estudantes nos propiciaram pistas pedagógicas que evidenciam a necessidade de aprofundarmos os conhecimentos sobre as questões de gênero na formação inicial e continuada de professoras/es da Educação Básica e do Ensino Superior, mesmo em um contexto em que poucos espaços curriculares estão destinados à tais conteúdos e abordagens nos materiais didáticos de Sociologia e nos documentos oficiais (no Brasil e no Estado do Paraná).