A história do PPGA antecede em mais de uma década da data de sua criação.
Nos anos de 1990, ideais de docentes do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para a criação de um mestrado, uniram-se aos seus semelhantes do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e geraram um programa stricto sensu que antecedeu ao PPGA.
Entre 1998 e 1999 foi elaborado um projeto técnico com a proposta de atuação das duas instituições “consorciadas”, e que depois aprovado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES/MEC. Para esse programa de mestrado em Administração, instalado em 14/09/1999, se denominou Programa de Pós-Graduação em Administração, com a sigla “PPA”.
Por nove anos ao longo da década de 2000 atuou o programa consorciado entre a UEL e UEM (PPA), com a oferta turmas que intercalavam entre semestres nas duas instituições, e desenvolveu capacidades excepcionais que se irradiaram no interior do Paraná.
Aquele programa foi, até o seu término, importante propulsor para que emergissem pesquisadores, estudos, pesquisas e experiência acadêmica de stricto sensu na UEL, ligados ao futuro PPGA.
Além disso, docentes do Departamento de Administração da UEL reuniram suas capacidades e estudos em áreas de conhecimento tradicionais e inovadoras da Administração, a respeito das diferentes abordagens de institucionalidades, organizações e gestão para a questão social, ambiental, além de outras dimensões da sustentabilidade. Isso contribuiu na elaboração o projeto de mestrado contemporâneo com área de concentração em Gestão e Sustentabilidade.
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi criado em 19 de março de 2009 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL, com a resolução CEPE Nº 0024/2009, aprovado pelo Conselho Técnico Científico da CAPES/MEC.
De natureza stricto sensu, em nível Mestrado Acadêmico, o programa passou a vigorar com estrutura curricular com orientações epistemológicas e metodológicas de diversos campos de conhecimento que permitam discussões, investigações e pesquisas sobre organizações, gestão e sustentabilidade.
O colegiado pleno do PPGA-UEL acreditou que os 10 anos de história completados no ano de 2020 justificavam a realização de uma revisão e atualização estratégica, processo este que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2021 e que resultou na proposição de uma nova área de concentração, de novas linhas de pesquisa, de novas disciplinas e de um novo regimento. A área de concentração passou a priorizar e analisar as inter-relações estabelecidas entre as Organizações, a Gestão e a Sociedade. Entende-se que a evolução dos estudos dos docentes e discentes incentivaram este aprimoramento que não deixa de considerar a sustentabilidade de maneira transversal em disciplinas, projetos de pesquisa e demais atividades, mas volta-se para uma ampliação de horizontes em termos de atenção aos inúmeros fenômenos manifestados na sociedade por uma relação direta ou indireta com as organizações e com a gestão. Por consequência foram definidas as linhas de pesquisa Gestão de Organizações e Organizações, Poder e Sociedade para sustentar a integração entre a área de concentração do PPGA-UEL e os projetos de pesquisa coordenados pelo corpo docente nestes assuntos e em outros temas afins.