Organizações, Gestão e Sociedade
Delimitação do Campo de Conhecimento Específico. Considera e prioriza as diferentes inter-relações estabelecidas entre as organizações, a gestão e a sociedade nas dimensões humanas e não-humanas e suas implicações sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais.
Descritivo da Delimitação do Campo de Conhecimento Específico. O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina respeita a pluralidade de interpretações sobre os conceitos de organizações, de gestão e de sociedade. No que se refere às organizações, coexistem suas concepções como agentes estruturais coletivos que desempenham atividades orientadas ao desenvolvimento e à criação de soluções de gestão voltadas para o mercado e a sociedade, bem como expressão da vida organizada e um lócus de reprodução, dominação, poder, ordem, controle e resistência socioecológica. Em relação à gestão, concorrem o seu entendimento como fenômeno administrativo cotidiano sempre passível de melhorias e aprimoramentos, como prática estratégica e contextualizada possível de ser investigada a partir de diferentes teorias organizacionais, como objeto de crítica para a construção de novas relações, e como manifestação de uma forma particular e histórica de dominação e poder. A sociedade, por sua vez, é reconhecida como um conceito plurissignificativo que normativamente se pauta pela busca de objetivos comuns e que em termos críticos assume-se como vida organizada e território de relações de poder marcado por desigualdade, diferenças, dominação e hierarquias sociais. As possibilidades de discussões e reflexões que congreguem as organizações, a gestão e a sociedade, com suas respectivas inter-relações e influências recíprocas são inúmeras, uma vez que, a partir de diferentes posicionamentos epistemológicos, abordagens teóricas e perspectivas metodológicas, torna-se possível acessar considerações reveladoras sobre as repercussões desses temas, estejam eles isolados ou conectados.
Justificativa da Seleção do Campo de Conhecimento Específico. Ao delimitar o campo específico em que atuará, o PPGA-UEL, a partir de disciplinas, atividades de formação, iniciativas de pesquisa, práticas de extensão e rotina de orientações, disseminará a relevância das inter-relações entre Organizações, Gestão e Sociedade em uma formação orientada por uma perspectiva transdisciplinar, multiparadigmática, reflexiva e crítica que repercutirá em avanços e reflexões potencialmente capazes de consolidar o programa como um centro de referência na divulgação de alternativas e na conscientização crítica pertinentes aos problemas teóricos e empíricos dos debates vinculados a este tema, estando eles nas mais plurais conjunturas sociais, econômicas, políticas, culturais e ecológicas. A especificidade do campo de conhecimento delimitado revela o interesse de investigar as diferentes materializações das inter-relações entre as Organizações, a Gestão e a Sociedade, de maneira que a coexistência desses temas em inúmeros contextos de pesquisa denunciará tensões nas mais variadas formas de organizações, hierarquias, iniquidades, contradições e crises socioecológicas, bem como alinhamentos entre políticas de gestão e práticas estratégicas voltados para a conquista de melhores soluções e maiores resultados, tanto para as organizações como para a sociedade.
Foco e Escopo da Área de Concentração. As mais plurais conjunturas sociais, econômicas, políticas e ecológicas constituem o escopo das pesquisas sobre as inter-relações estabelecidas entre as organizações, a gestão e a sociedade, por meio das quais são desenvolvidos estudos alicerçados nas diversas perspectivas e nos diferentes campos da Administração e investigações crítico-reflexivas sobre as múltiplas relações de poder na produção e reprodução da vida organizada que geram desigualdades, diferenças, dominação e contradições socioecológicas.