Um estudo sobre as articulações no processo de produção da avaliação escolar de química

Dissertação de mestrado

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Resumo

A dissertação em pauta enfoca como tema central de estudo as articulações no processo avaliativo. Tem como campo de estudos um colégio situado na cidade de Londrina, norte do Paraná. O procedimento metodológico constituiu-se do acompanhamento das atividades escolares e do conselho de classe. Os dados de observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em diário de campo seguindo procedimentos de coleta e análise, oriundos de uma pesquisa etnográfica, adotando como marca e recorte perspectivas dos Estudos Culturais. Inspirada em textos de Michel Foucault sobre poder, resistência e em textos de Stuart Hall sobre articulação, o presente estudo se propôs a acompanhar de perto os trabalhos de produção da avaliação escolar como prova de presença, construção, desenvolvimento e afirmação de um outro tempo e espaço educacional, buscando prestar mais atenção no processo avaliativo como algo articulado e móvel a todo o momento, rico em estratégias produtivas e imerso em jogos de poder e de resistência. Notando também o quanto aluno se faz presente nestas articulações que compõem a prática avaliativa. Compreendendo-se o processo avaliativo, como articulação, altera-se a perspectiva da aquisição ou aplicação de uma análise ao processo criativo de articular, de pensar as relações e conexões da forma como passamos a conhecer e de como criar o que conhecemos acerca da avaliação escolar.