Um estudo da superação conceitual de estudantes do ensino médio sobre procedimentos de medição a partir de um encaminhamento didático baseado em provocações

Dissertação de mestrado

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Resumo

Em práticas investigativas que tratam das mensurações, pesquisas assinalam que os alunos sem uma instrução formal apresentam representações problemáticas caracterizadas pelo denominado Paradigma Pontual, ao depararem-se na realização de medidas acarretando em problemas às instruções pedagógicas no ensino de Física. Além de se diferenciar de outras investigações pela amostra e metodologia empregada, o presente estudo tem o objetivo de investigar os avanços dos estudantes nos procedimentos de medição em uma atividade experimental a partir de perguntas provocativas. Tais perguntas, pertencentes a uma entrevista semi-estruturada, foram aplicadas em doze estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública da cidade de Londrina-PR. Os participantes foram escolhidos por conveniência e a realização da atividade ocorreu em uma sala isolada na escola. Os resultados da pesquisa indicam que as perguntas provocativas e o experimento selecionado proporcionaram avanços interessantes no trato dos procedimentos de medição em alunos. Na coleta, os estudantes, frente às contradições que ocorrem entre a teoria e a evidência, abandonam suas ideias de senso comum e adotam o critério de levar em consideração o conjunto de dados e alguns dados que são caracterizados por não apresentar valores discrepantes em relação aos dados próximos. No processamento, os estudantes mostram um entendimento da aleatoriedade do resultado ao levar em consideração o intervalo de flutuação de valores, escolhendo como um bom resultado de medida uma média das medições, ao invés de selecionar um único valor. Na comparação, os participantes realizam a comparação de dados entre duas ou mais amostras levando em conta a média aritmética e a qualitativa e não ponto a ponto. Desse modo, alguns estudantes comentam que os resultados de suas medidas são iguais, justificando que sua média é pertencente ao intervalo de valores da amostra colocada em comparação.