Sites de redes sociais como ambiente informal de aprendizagem científica

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel do Facebook na aprendizagem. Para o estudo foram analisados grupos de alunos no Facebook, tanto do Ensino Médio como do Ensino Superior, de instituições localizadas no norte do estado do Paraná. O trabalho tem como metodologia de pesquisa a investigação qualitativa, na qual por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (2004), realiza-se a interpretação dos dados coletados. Os dados foram analisados tendo como instrumento os Focos do Aprendizado Científico (FAC), definidos como categorias que representam diferentes dimensões da aprendizagem de ciência (ARRUDA et al., 2013). Desta forma os FAC são definidos como: foco 1 – Interesse pela ciência; foco 2 – Compreensão do conhecimento científico; foco 3 – Envolvimento com o raciocínio científico; foco 4 – Reflexão sobre a natureza da ciência; foco 5 – Envolvimento com a prática científica; foco 6 – Identificação com o empreendimento científico. Com os FAC podemos encontrar indícios de aprendizagem e assim compreendermos como os alunos estão aprendendo no ambiente virtual. Os dados foram coletados a partir de grupos de alunos, formados espontaneamente no site de rede social Facebook. Seis grupos foram selecionados, sendo três grupos do Ensino Médio e três do Ensino Superior das áreas de Geografia e Biologia. As publicações que os alunos criaram no grupo durante dez meses no ano letivo de 2012 foram coletadas para análise. Tais publicações são denominadas neste trabalho como diálogo de ensino-aprendizagem informal (DIAI) (ARRUDA et al., 2013). Além das análises desses DIAI, alunos representando cada grupo foram entrevistados, para melhor compreensão do funcionamento dos grupos virtuais. Desta forma foi identificado quais focos aparecem nos DIAI selecionados e assim perceber, a partir dessas evidências, o processo de aprendizagem que os alunos estão envolvidos no grupo virtual. Conclui-se que o Facebook tem um papel importante no processo de aprendizagem, em que pode ser utilizado como recurso pedagógico que promove uma maior participação e interação no processo de aprendizagem informal, além de contribuir com a construção e partilha de informações e de conhecimentos científicos.