Pedagogizados por um mundo steampunk – um olhar para o ensino das ciências por meio de um filme de ficção científica

Dissertação de mestrado

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Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar e problematizar as produções no sentido em que pedagogizam os sujeitos para um mundo steampunk e para isso, como material de análise, foi escolhido o filme As Loucas Aventuras de James West (1999). Com base na vertente dos estudos culturais, considera-se que produtos midiáticos, como filmes, ensinam determinados modos de ser, estar e fazer, na relação aberta entre obra e espectador. No movimento inverso ao da produção cinematográfica, a escolha das cenas se deu identificando os sentidos que o filme produziu na pesquisadora, dentre os quais se destacou o conceito steampunk, que se tornou a ferramenta teórica da análise feita aqui. O steampunk coloca sobrasura diferentes conceitos e preconceitos que fluem por entre os grupos culturais, provocando pensamentos a respeito das informações que nos interceptam, das apropriações que fazemos, do que nos constituímos como participantes de uma geração profundamente afetada pela interrelação com os avanços tecnológicos e científicos. Deste modo, no processo de apropriação, entre lutas e desconfianças, em meio a processos de resistência, construímos/endereçamos de maneira negociada o significado de ciência, de homem, de máquina, conceitos que nos ensinam sobre um mundo steampunk, no qual relações de criação e interação formam um novo espaço. Por tais possibilidades entendemos que o material analisado pedagogiza e estabiliza modos de se viver e aceitar uma nova posição do homem, que já não é natureza em sua totalidade, que hibridizado se tornou ciborgue. Podemos, assim, apreender que o ato de assistir é um modo de apropriação e mediação cultural, de apropriação, pois nessa troca contrariam-se efeitos de homogeneização do cinema com relação ao grupo de espectadores que se pretende atingir. Encontramos neste trabalho subsídios para conjecturar que a educação pode ocorrer em diversos espaços da sociedade contemporânea, sendo a escola apenas um deles. Interpelados por filmes, propagandas, pela televisão, estamos a todo o momento sendo endereçados, particularmente neste caso, ensinados para a vida em uma sociedade tecnicista, uma vida steampunk.