O Uso da linguagem por alunos do Ensino Fundamental em atividades de modelagem matemática (publicação em 31/07/2022)
Ademir Pereira Junior, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 30/06/2020
Nesta pesquisa, investigamos a constituição de jogos de linguagem em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental. O quadro teórico da pesquisa leva em consideração a caracterização da Modelagem Matemática na Educação Matemática, bem como elementos da filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein, particularmente no que se refere à segunda fase de suas argumentações filosóficas. A análise qualitativa e interpretativa dos dados nos permite inferir que os jogos de linguagem constituídos podem ser agrupados em jogos de linguagem no contexto das relações entre realidade e matemática e jogos de linguagem relativamente ao conteúdo matemático que emerge nas atividades de modelagem matemática
Produção de múltiplos registros de representação semióticos para apropriação de conteúdos de Biologia celular.
Lucas Roberto Perucci, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 15/06/2020
Os conteúdos de Biologia Celular têm por natureza um conjunto de representações microscópicas e submicroscópicas, sendo que sua compreensão é essencial para a aprendizagem. Para uma apropriação de conceitos mais efetiva, a abordagem da multimodalidade versa que devemos variar e interpretar as distintas formas de exposição, com um enfoque em promover desafios representacionais que estimulem a expressão de representações próprias dos estudantes. Com o intuito de investigar a alternância de múltiplas representações próprias e canônicas em uma turma de Ensino Médio Técnico, foram elaboradas unidades didáticas que propiciassem a intensa produção dessas representações, que perpassam a filmagem e narração de experimentos, a construção de analogias visuais e desenhos dos fenômenos moleculares. Referenciais da semiótica foram utilizados para analisar o conjunto de significados, e assim, desvelar os conceitos que foram compartilhados pelo docente e aprendizes. Como resultados tem-se que um ambiente de maior liberdade para a produção de registros beneficia a obtenção de expressões mais idiossincráticas e revela ao docente informações importantes sobre a apropriação de conceitos.
Um olhar para a Agroecologia e a Educação Ambiental no Ensino de Ciências na Escola Itinerante do MST
Dahiane Inocência Silveira, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 15/04/2020
Este trabalho foi desenvolvido na Escola Itinerante Valmir Mota de Oliveira, na cidade de Jacarezinho, estado do Paraná, onde buscamos responder a seguinte indagação: as práticas agroecológicas na Escola Itinerante podem apontar as possibilidades para uma Educação Ambiental crítica e emancipatória, que contribua para a formação de novos cidadãos conscientes de que a sociedade atual é insustentável e que mudanças profundas em nosso modelo de sociedade dependem de novas atitudes? O objetivo principal foi analisar como a introdução às práticas agroecológicas na Escola Itinerante pode contribuir para a Educação Ambiental e como tais questões estão inseridas na proposta da referida Escola, no contexto do movimento nacional por uma Educação do Campo. Para compreender esse processo da integração entre práticas agroecológicas e Educação Ambiental, utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa participante. As atividades envolveram alunos do 6o ano do ensino fundamental, que foram submetidos a observação participante durante as práticas em atividades de grupo, roda de conversa e entrevistas estruturadas. Nos pautamos em autores que discutem a temática ambiental sob um viés crítico, tais como Carvalho (1998), Layrargues (2014); Lima (2009) e Loureiro (2004, 2007). A partir das análises e discussões foi possível constatar que as atividades promovem a construção de valores e atitudes que foram evidenciadas em um ciclo continuo concebido a partir de observações intuitivas das experiências docentes. É como se reconstruíssemos como cada educando se relaciona com o mundo a partir de si mesmo em um processo em que pouco a pouco, dia a dia, deixa de ser passivo frente ao conhecimento. A Agroecologia está para a Educação Ambiental, assim como a Educação Ambiental está para a Educação de modo geral. A Agroecologia e a EA compartilham a busca pela diminuição das desigualdades a partir da educação, emancipação do cidadão e cuidados com o ambiente na busca de equilíbrio na relação homem natureza. Como resultado, foi possível identificar as potencialidades de desenvolvimento de diversas atividades e podemos afirmar que a Agroecologia é uma ferramenta importante para a Educação do Campo, no direcionamento de suas ações na luta contra o modelo de sociedade insustentável e na luta pela soberania alimentar. Além disso, identificamos diversas possibilidades para a abordagem da EA crítica, junto às necessidades de engajamento e motivação que direcionam as ações, ampliando a consciência ambiental dos estudantes. Ao firmar posição pelas práticas agroecológicas, a escola protagoniza a mudança de atitudes e sua própria comunidade frente ao modelo dominante e predatório do agronegócio e toda a sua lógica de acumulação e exploração socioambiental.
Poesias para promoção de atividades discursivas em sala de aula: Um estudo de caso com licenciandos em Química (divulgação 08/04/2022)
Elaine da Silva Ramos, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 12/03/2020
Este trabalho fundamenta-se numa proposta de intervenção pedagógica para o Ensino de Química que utiliza princípios da multimodalidade representacional por meio do signo artístico poesia para promover atividades discursivas e aprendizagem de conceitos em licenciandos em Química. A pesquisa teve como objetivo identificar os limites e possibilidades do uso de poesias como estratégia didática para a promoção de atividades discursivas, bem como a aprendizagem de conceitos científicos com licenciandos em Química. Os sujeitos participantes da pesquisa foram oito estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFGD. A coleta de dados se deu por meio da videogravação das aulas para posterior transcrição. O trabalho parte do pressuposto que o signo artístico atrai os estudantes para realizar interpretações, sendo, portanto, um modo representacional para promover e sustentar atividades discursivas e de aprendizagem. Para tanto, elaborou-se um instrumento analítico a partir dos aspectos das interações e produção de significados proposto por Mortimer e Scott, integrando a ele os pressupostos teóricos sobre denotação e conotação sígnica, somado ao sucesso ou fracasso do ato sêmico de Prieto. Para traçar os limites e possibilidades da estratégia didática, foi necessário analisar as poesias em episódios. Os limites da estratégia estão na própria poesia, pois os estudantes não tinham trabalhado com esse tipo de atividade; na professora que muitas vezes não oportunizou falas aos estudantes; nos conceitos científicos que deveriam ter sido estudados anteriormente pelos estudantes e em algumas palavras ou representações expressas nas poesias que não eram de conhecimento deles. Como possibilidade, a estratégia didática oportunizou a apresentação de diferentes níveis de conotação a partir da leitura semiológica da poesia. Para isso foram utilizadas duas poesias. Para a poesia 1, apenas um estudante conseguiu atingir todos os níveis conotativos e na poesia 2, nenhum estudante atingiu o nível maior de conotação. Percebeu-se que há uma correlação nos aspectos do instrumento analítico não previsto anteriormente. Quando há diferentes ações do professor em sala, com a abordagem comunicativa dialógica/interativa, os padrões de interação são altos, os tipos de iniciação são de processo e/ou metaprocesso, os níveis conotativos são maiores e levam à “compreensão” dos conceitos. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir no ensino dos conceitos científicos, por meio da proposta da inserção de poesias como signo artístico potencializador de atividades discursivas, assim como promoção da aprendizagem.
Uma proposta de Unidade Didática para o Ensino da Física de Plasmas na Formação Inicial de Professores (divulgação em 26/08/2022)
Ligia Ayumi Kikuchi, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 28/02/2020
Esta pesquisa realizou uma investigação teórico-metodológica para elaboração e aplicação de uma Unidade Didática de Física de Plasmas com base na História da Ciência, na Aprendizagem Significativa, nos Momentos Pedagógicos e na Didática das Ciências, para estudantes de Licenciatura em Física. Assim, apresentamos um exemplar de uma abordagem didática deste conteúdo, de modo que esta possa contribuir para o repertório de saberes de professores de Física. Os resultados dessa aplicação foram obtidos por meio de questionários, prévio e posterior, e mapas conceituais, na busca de compreender as noções dos estudantes a respeito do tema. Além disso, a Unidade Didática foi enviada a professores atuantes nas Licenciaturas em Física para que esses realizassem uma validação. A partir dos resultados, foi possível inferir que, em função da abordagem com base na História da Ciência, a Unidade Didática possibilitou aos estudantes uma ampliação em suas visões de Natureza da Ciência. Por meio dos resultados obtidos da aplicação da Unidade Didática, observamos indícios de Aprendizagem Significativa. Dessa maneira, podemos afirmar que a Unidade Didática permitiu um enriquecimento dos conceitos por meio da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa realizadas pelos estudantes, portanto, houve uma assimilação dos novos conceitos. Além disso, de acordo com a validação realizada pelos professores participantes, a Unidade Didática construída apresenta uma estrutura com potencial de oferecer aos estudantes em formação inicial uma situação de aprendizagem que aciona, articula e integra os saberes disciplinares relacionados com a Física de Plasmas com seus saberes da formação profissional, saberes experienciais e saberes curriculares. A partir da análise realizada, pudemos inferir que a Unidade Didática de Física de Plasmas elaborada pode contribuir para a construção do repertório de saberes de futuros professores.
Um Estudo Da Mobilização De Processos Mentais Entre O Pensamento Matemático Elementar E O Pensamento Matemático Avançado.
Debora Cristinano Barbosa Kirnev, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 23/08/2019
Nesta tese, tem-se o objetivo de investigar a mobilização de processos mentais entre o Pensamento Matemático Elementar e o Pensamento Matemático Avançado. A pesquisa tem um caráter qualitativo de natureza descritiva e interpretativa. Para isso, realizou-se uma análise descritiva e comparativa em tarefas de uma prova em fases aplicada a graduandos em Matemática, a fim de diagnosticar que processos mentais são mobilizadas na realização das tarefas e que índicios de Pensamento Matemático Elementar e Pensamento Matemático Avançado podem ser identificados. Na primeira fase, os estudantes resolveram a parte I, cujas questões foram direcionadas a conhecer as concepções sobre a Matemática, que possibilitou identificar suas percepções a respeito disso e a parte II com tarefas envolvendo estruturas algébricas; na segunda fase foram retomadas as tarefas da parte II que poderiam ou não ser complementadas pelos alunos. Na análise descritiva da primeira fase, foi possível estabelecer a metodologia de análise por estudante adotada nessa tese, realizada após a aplicação da segunda fase. Podemos destacar que os quatro estudantes analisados transitaram entre os mundos corporificado e simbólico, mas apenas um deles transitou para o mundo formal. Ainda, em todos ficou evidenciado um processo reflexivo na resolução de tarefas. Em relação ao gerenciamento de processos mentais complexos e flexíveis, indicando a mobilização de processos mentais relativos ao PMA, foram obtidas três evidências nas análises das tarefas. Como resultado, identificou-se mobilização de processos mentais associados ao Pensamento Matemático Elementar, derivados de pensamentos intrumentais, e outros decorrentes de pensamentos relacionais que indicam evidências do Pensamento Matemático Avançado.
Um estudo sobre as ações de estagiários de uma licenciatura em Física nas atividades docentes do estágio supervisionado
Felippe Guimarães Maciel, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 01/07/2019
Esta tese se insere na perspectiva da formação inicial de professores de Física por meio da análise das ações docentes de três licenciandos em Física durante a realização de aulas de regência no escopo do Estágio Supervisionado obrigatório. As questões que orientaram esta investigação são: Quais são as ações docentes de estagiários de uma licenciatura em Física desenvolvidas durantes as práticas de regência em escolas campo? Que categorias analíticas descrevem as ações docentes desses estagiários? O presente estudo, de natureza qualitativa, possui como dados principais as degravações das filmagens de seis aulas realizadas pelos três estagiários que focavam nas suas ações desenvolvidas. Além das trasncrições, compuseram o acervo de dados desta pesquisa documentos produzidos pelos estudantes, como planejamentos e diários de campo, registros em vídeo de aulas presenciais, sessões de planejamento para as aulas de regência e as autoscopias. Compõe o corpus deste estudo a degravação integral de duas aulas de cada estagiário, em que se procurou assinalar as ações docentes dos estagiários por meio de verbos. Os verbos utilizados nessa descrição das ações docentes dos estagiários durante suas práticas de regência são vinte e cinco, quais sejam: advertir, agradecer, apagar, autorizar, comentar, conferir, confirmar, contraditar, conversar, deslocar, esclarecer, escrever, esperar, estimular, explicar, informar, ler, manipular, negar, negociar, organizar, perguntar, preparar, responder e solicitar. Novos movimentos de análise desses dados, inspirados pela técnica da Análise Textual Discursiva, conduziram ao delineamento de oito categorias descritivas das ações docentes desses estagiários, a saber: Arguição, Exposição, Socializar, Disciplinar, Esperar, Movimentar, Manejo de materiais e Manejo da lousa. De posse dessas categorias constituiu-se uma representação gráfica denotada por perfil das ações docentes dos estagiários que permitiu a descrição das ações desses estudantes. Como resultados principais observamos que a maior parte das ações docentes dos estagiários distribuem-se entre as categorias Exposição, conduzida principalemnte pela ação de escrever o conteúdo a ser ensinado na lousa, Arguição, conduzida principalmente pela ação de perguntar, Manejo da lousa, em que escrever assume como ação primordial, e Disciplinares, caracterizadas principalmente pela ação advertir. Outras inferências, tais como o efeito da presença do professor
Avaliação em práticas de modelagem matemática na sala de aula (divulgação em 15/06/2022)
Gustavo Granado Magalhães, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 15/06/2021
Esta pesquisa apresenta uma investigação acerca da avaliação em modelagem matemática mediante dois objetivos. Primeiramente, tivemos a intenção de compreender como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década, buscando identificar os diferentes procedimentos e ferramentas utilizados nessas avaliações. Posteriormente, utilizamos os resultados desse primeiro momento com a intenção de desenvolver uma ferramenta para avaliação em modelagem matemática. Os dados dessa pesquisa foram coletados mediante a definição de critérios para a seleção de textos. As análises realizadas seguiram os encaminhamentos de uma revisão sistemática e da análise documental. Optamos por organizar o relatório da pesquisa segundo o formato multipaper, envolvendo a realização de dois artigos. No primeiro artigo, realizamos uma pesquisa de caráter inventariante visando buscar na literatura indicativos de como as práticas avaliativas em modelagem matemática vêm se caracterizando e quais os focos dessa avaliação. Os resultados desse artigo evidenciam cinco possibilidade para a avaliação em modelagem matemática e sugerem que os encaminhamentos, propósitos e focos de avaliação em modelagem matemática vêm sendo esclarecidos. No segundo artigo, objetivamos avançar os resultados identificados no artigo 1 a partir da proposta de uma ferramenta para avaliação em práticas de modelagem na sala de aula. Os resultados desse artigo sugerem que a ferramenta de avaliação proposta está bem dimensionada e é capaz de subsidiar a avaliação em modelagem matemática considerando diferentes perspectivas de modelagem na sala de aula. Por fim, concluímos que a investigação realizada no artigo 1 e 2 subsidia e complementa os objetivos dessa pesquisa, visto que identificamos, na amostra considerada no primeiro artigo, como a avaliação em modelagem matemática vem sendo realizada na última década e, para além de identificar ferramentas e procedimentos utilizados, evidênciamos três focos de avaliação em modelagem matemática e, também, a ferramenta de avaliação proposta se mostrou relevante e eficaz para os professores que a utilizaram para corrigir atividades de modelagem matemática desenvolvidas em diferentes níveis de escolaridade e segundo diferentes perspectivas de modelagem matemática.
Entre cientificidades e CUIAS: hibridizações no Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Londrina (divulgação em 12/05/2023)
Felipe Tsuzuki, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 05/03/2021
Nesta pesquisa objetivou-se a investigação dos processos de negociação de significantes emergentes nas aulas da disciplina de Ciências da Natureza do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas. As ações do Ciclo visam a qualificação acadêmica dos estudantes indígenas ingressantes na Universidade Estadual de Londrina via Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, objetivando o fortalecimento de sua presença e permanência na universidade por meio da iniciação ao cotidiano acadêmico. Neste processo, os estudantes indígenas cursam as disciplinas de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática. A pesquisa foi conduzida com inspiração na prática etnográfica, visou-se a produção de uma descrição das aulas da disciplina de Ciências da Natureza do Ciclo, no período de um Eixo Temático, com ênfase nos processos de negociação e produção das diferenças culturais. No processo de descrição das aulas percebi uma suspensão das noções de ciências compartilhadas entre os estudantes, que se mostravam mais como sistemas complexos de fragmentos, tornando central as contingências emergentes de processos de hibridização, no sentido atribuído por Homi Bhabha, de identificações negociadas: identificações indígenas tradicionais e identificações indígenas traduzidas. No contexto do Ciclo, a identificação indígena traduzida se assemelha aos objetivos do curso, pois nessa identificação os estudantes indígenas mantêm relações com sua tradição e cultura, ao mesmo tempo que negocia com a universidade e, assim, produz com ela. Enquanto a identificação indígena tradicional pareceu se resguardar há uma identidade indígena fixada historicamente. Para além dos estudantes indígenas, a pesquisa evidenciou que a própria ciência, representada nas aulas analisadas pela química, sofreu torções resultantes da hibridização no espaço de diferença cultural. Esta química, antes tida como conteúdo da disciplina de Ciências da Natureza, se produziu ciência dotada de personalidades e desejos os quais os aproximaram da relação cultural dos indígenas com a natureza. Nesse sentido, a química se produziria de uma outra forma, torcida, modificada e personificada. Por fim, os estudantes indígenas e o educador agiram ativamente nesse processo de hibridização que produziu a torção da química, o que implica na influência destes estudantes indígenas sobre o espaço universitário e as modificações provocadas nas relações inerentes a ele.
Investigações acerca da História e Filosofia da Ciência com licenciandos em Química.
Drielle Caroline Castilho, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 30/03/2021
No contexto atual, estudos acerca da prática docente elencando aspectos históricos e filosóficos na construção do conhecimento científico para o Ensino de Ciências têm sido amplamente discutidos, uma vez que os docentes tendem a reproduzir visões reducionistas acerca da ciência devido à escassez metodológica e epistemológica em sua Formação Inicial, impedindo um ensino contextualista. Considerando uma abordagem que incorpore esses aspectos para a compreensão da ciência de modo humanizado, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar a abordagem da História e Filosofia da Ciência (HFC) com licenciandos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Química da UEL. Para isso, realizamos um levantamento teórico que permitiu a delimitação do tema, construção das questões de pesquisa, planejamento metodológico, coleta e análise dos dados, proposta de unidade didática e, por fim, análises e inferências. Por meio de uma análise curricular, constatamos que o curso oferece a possibilidade de exploração da HFC em algumas disciplinas. A partir de um questionário prévio semiestruturado, buscamos analisar como a abordagem tem sido contemplada no curso. A fim de enriquecermos esta investigação, realizamos a aplicação de uma unidade didática para os licenciandos com o propósito de potencializar as discussões a respeito da natureza do conhecimento científico. A análise de dados obtidos durante todo o processo evidenciou relações estabelecidas entre o desenvolvimento da ciência com valores culturais, sociais, históricos nos permitindo observar indícios de aprendizagem acerca da HFC atreladas ao contexto escolar. A importância da incorporação da HFC na Formação Inicial reflete em uma prática docente mais ampla, promovendo um ensino de Química mais humanizado capaz de possibilitar a compreensão do desenvolvimento científico em um caráter processual e crítico.