Combustão, Flogístico e oxigenação: História e Mudança Conceitual em Alunos do Ensino Média
Nelson Ávila Simão, Prof. Dr. Francisco Assis de Queiroz
Data da defesa: 03/12/2003
É através da História e suas múltiplas dimensões temporais, bem como através de heranças legadas pelas gerações que se pode compreender a realidade na sua diversidade, destacando-se os compromissos e as atitudes dos indivíduos e de povos em geral, para a construção e reconstrução das sociedades. Sendo assim, verifica-se uma idéia da Química antiga contemplando as questões do fogo, chegando até o flogístico, combustão e oxigenação. A construção deste período significativo é que culminou para muitos autores na pedra angular da Revolução Química. Neste sentido, evidenciam-se as figuras de Stahl (1660-1774) e Lavoiser (1743-1794). Na questão do ensino, através da pesquisa qualitativa, destaca-se a análise da mudança conceitual dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, através de aula prática e leituras de texto histórico que contempla o problema de pesquisa. Foi possível discutir idéias que foram objeto de estudiosos do século XVIII, onde Stahl e Lavoiser propuseram explicações diferentes para o fenômeno da Combustão. Conclui-se que tais conceitos básicos da Química evidenciaram sua relação com a estrutura conceitual da ciência, seu desenvolvimento histórico e as principais dificuldades e alternativas para o ensino, bem como a mudança conceitual dos alunos no que tange à aprendizagem significativa.
Como alunos do Curso de Licenciatura em Matemática que já cursaram uma vez a disciplina Cálculo Diferencial e Integral I lidam com alguns Conceitos Matemáticos Básicos
Luciana Gastaldi Sardinha Souza, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 03/11/2003
A disciplina de Análise Real sempre foi considerada uma disciplina difícil e seletiva. Nela, os alunos apresentam fraco desempenho e isso vem sendo tratado como uma fatalidade. Visto que a disciplina de Cálculo I é considerada como uma base para a de Análise, fiz um estudo avaliativo para verificar como os alunos lidam com alguns conceitos matemáticos considerados básicos para terem um bom desempenho na disciplina Análise Real. Os alunos pesquisados foram os alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina que tinham cursado uma vez o Curso de Cálculo Diferencial e Integral I. O estudo foi feito por meio de um teste, constando de dez questões, as quais foram retiradas dos Provões de 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002 e das avaliações da disciplina de Cálculo I, que ministrei em 2001. Para subsidiar teoricamente o trabalho, foram utilizados os conceitos Imagem e Definição de Tall e Vinner.