Teses e Dissertações
A Educação Sexual na Escola e as Tendências da Prática Pedagógica dos Professores
Mateus Luiz Biancon , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 30/03/2005
O presente estudo é o resultado das investigações acerca das tendências e
dificuldades pedagógicas dos professores do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental,
enfatizando os professores de Ciências, em desenvolverem em sala de aula a
temática da sexualidade. Através de entrevistas semi-estruturadas audiogravadas,
os dados foram obtidos em quatro escolas da rede pública de Ensino Fundamental
do município de Londrina-PR. As falas dos professores foram analisadas
qualitativamente e categorizadas quanto à natureza das dificuldades. Estas tendem
em práticas educativas desenvolvidas com os alunos, nas quais a sexualidade é
tratada sob o enfoque de uma ‘biologização’ da sexualidade. Para os professores, os
aspectos biológicos da sexualidade são suficientes para a construção da
sexualidade dos alunos. Admitem que as informações de cunho biológico dão conta
da conscientização sobre eventuais problemas que os adolescentes enfrentam
acerca da sexualidade. Portanto, consideramos que a Formação Inicial e Continuada
de professores de Ciências e de outras áreas possui uma lacuna quando se trata do
desenvolvimento da referida temática. As tendências e dificuldades identificadas
neste estudo servem para balizar os conteúdos de um programa de formação de
Educadores Sexuais, em que os assuntos não estejam restritos à biologia do
aparelho reprodutor, mas sejam ampliados pelos aspectos sociais, culturais, éticos,
filosóficos e outros. Deste modo, são os aspectos socioculturais e psicológicos, em
conjunto com a biologia, que dão sentido à sexualidade e capacitam os professores
para desenvolverem esta temática em sala de aula.
Contribuições de um software de geometria dinâmica na exploração de problemas de máximos e mínimos
Leonor Farcic Fic Menk, Profª. Drª. Marie Claire Ribeiro Póla
Data da defesa: 04/03/2005
A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito da Educação Matemática, tem
por objetivo investigar as possíveis contribuições de um software de
Geometria Dinâmica na exploração de problemas de Máximos e Mínimos,
principalmente aqueles que de alguma forma estão relacionados a conceitos e
propriedades geométricas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa que
envolveu alunos do 2º Ano da Licenciatura Plena em Matemática, da Fundação
Educacional do Município de Assis (FEMA), optou-se por utilizar o Software
Cabri-Géomètre II e uma metodologia qualitativa baseada na “Metodologia
dos Experimentos de Ensino”. Essas escolhas permitiram vivenciar momentos
nos quais os alunos participantes puderam construir, experimentar, formular,
testar, validar ou refutar hipóteses, relacionadas às condições do problema de
uma forma dinâmica e diferente da habitualmente utilizada por eles nas aulas
de Cálculo Diferencial e Integral. Com base nos resultados observados
acredita-se que esse procedimento possa criar condições que permitam
facilitar a interpretação, a observação, a análise e a resolução dos problemas
considerados.
Uma experiência com Modelagem Matemática na formação continuada de professores
Michele Regiane Dias , Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 25/02/2005
Nesta pesquisa investigamos as impressões de professores de Matemática acerca desta
disciplina e de seu ensino e suas impressões de Modelagem Matemática enquanto
alternativa pedagógica e procuramos estabelecer relações entre esta alternativa e o
desenvolvimento profissional dos professores. Para tanto organizamos um “programa de
formação em modelagem”, no qual os professores se envolveram com um conjunto de
atividades de modelagem e foram incentivados a também envolverem seus alunos neste
ambiente de ensino. Sete professores participaram da pesquisa e todos lecionam no Ensino
Fundamental e/ou Médio. A observação direta da atuação dos professores durante os
encontros do “programa de formação”, a aplicação de questionários e entrevista foram os
meios empregados na coleta de informações. Essas informações possibilitaram analisar as
relações dos professores com a Modelagem Matemática, com a Matemática e seu ensino e
com o seu desenvolvimento profissional. A pesquisa usa uma abordagem qualitativa e
sustentamos nossas justificativas na possibilidade de gerar subsídios para discutir os
processos de formação de professores em Modelagem e as contribuições que esta
alternativa de ensino pode proporcionar para o desenvolvimento profissional dos
professores e às suas práticas docentes.
Um estudo sobre a relação com o saber e o gostar de matemática, química e biologia
Alessandra Guizelini, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 21/02/2005
Este trabalho tem por objetivo compreender a relação de alguns estudantes com o saber em
Ciências e Matemática, focalizando uma situação particular dessa relação, marcada pelo
gostar de Matemática, de Química ou de Biologia. Em busca de informações relevantes para a
pesquisa, foram entrevistados 15 estudantes, sendo 5 de cada área considerada. Foram
utilizadas entrevistas semi estruturadas através das quais se questionava o estudante sobre as
razões de sua opção pelo curso universitário que frequenta. Entre os motivos apontados pelos
estudantes, invariavelmente, aparecia o gostar como motivo forte para a escolha. Todas as
informações consideradas relevantes para a pesquisa foram organizadas em 186 unidades de
análise que, agrupadas em torno de temas mais gerais, deram origem a cinco categorias
representativas do gostar de Matemática, de Química e de Biologia. São elas: Auto-imagem
dos Estudantes; Imagens sobre a Matemática, a Química ou a Biologia; Procedimentos
Matemáticos; Curiosidade; e Aprendizagem Ativa. A fundamentação teórica da pesquisa é
apresentada em duas partes. Primeiro, procurou-se relacionar as cinco categorias
representativas do gostar de Matemática, Química e Biologia à definição de relação com o
saber conforme é proposta por Charlot: toda relação com o saber é, ao mesmo tempo, uma
relação com o mundo, consigo mesmo e com os outros. Nesta fase da análise, são explorados
alguns elementos que se destacaram nas categorias, como: ter facilidade com o conteúdo,
gostar de calcular, ser curioso, bem como as diversas imagens que os estudantes
demonstraram ter sobre si mesmos e sobre o conhecimento. Com o intuito de avançar um
pouco mais na compreensão de alguns desses elementos, introduziu-se a psicanálise como um
segundo referencial. Foram considerados dois dos elementos presentes na relação dos
estudantes com o saber: a relação consigo mesmo, como um processo de idealização do eu; e
a relação com o conteúdo, com destaque para a curiosidade que se vincula à ideia
psicanalítica de sublimação e para o gosto em resolver problemas, ligado ao conceito de
repetição e de gozo.
Questões abertas de matemática: um estudo de registros escritos
Sibéle Cristina Perego, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 18/02/2005
Este trabalho estuda a produção escrita de alunos da Licenciatura em Matemática
da Universidade Estadual de Londrina-UEL numa prova de questões abertas de
Matemática, sem alternativas de respostas a serem assinaladas. Verifica como
esses alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à escolha da
estratégia para resolução, a interpretação e uso das informações contidas nos
enunciados, a natureza dos erros cometidos, aos conhecimentos matemáticos que
mostram saber quando resolvem as questões propostas. Faz um levantamento das
estratégias mais utilizadas e dos erros mais freqüentes na busca de identificar a
natureza desses erros. Para a coleta dos registros escritos dos vinte e quatro (24)
alunos envolvidos na pesquisa utiliza uma prova escrita contendo seis questões
abertas de Matemática e para auxilio da interpretação dos registros utiliza
entrevistas. Aponta como pontos mais relevantes que: a maioria dos alunos utiliza-se
de estratégias tipo escolares nas resoluções das questões; os alunos lidam bem
com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; os erros encontrados nos
algoritmos são provindos da falta de atenção dos alunos; a maior dificuldade está
relacionada à interpretação dos enunciados e isso aparece fortemente no trabalho; é
possível descobrir muito sobre o conhecimento matemático dos alunos por meio do
registro escrito. Conclui que os alunos aprendem o que seus professores ensinam
na escola e mostram isso nos seus registros e que é preciso trabalhar a
interpretação de enunciados com os alunos, pois essa pareceu ser a maior
dificuldade sentida por eles.
Do observável para o oculto: um estudo da produção escrita de alunos da 4ª série em questões abertas de matemática
Márcia Cristina Nagy Silva, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 18/02/2005
Para que a avaliação contribua com o desenvolvimento dos alunos é preciso que ela
seja uma oportunidade para que possam demonstrar o que sabem fazer, bem como
um momento para que possam aprender. Nesse cenário, tanto erros quanto acertos
constituem-se como informações relevantes sobre o processo de ensino-
aprendizagem, uma vez que podem ser considerados fonte significativa de
conhecimento na busca da compreensão de hipóteses e de caminhos percorridos.
Por conseguinte, a avaliação é entendida como um processo de investigação da
produção escrita dos alunos, que por meio da sua descrição, análise e discussão
das estratégias e recursos utilizados pode favorecer tomadas de decisão em relação
ao planejamento didático-pedagógico do professor e a tomada de consciência dos
alunos. Buscando, evidenciar a relevância de uma prática avaliativa que se
configure, não só, pela identificação de dificuldades, mas prioritariamente pelo
reconhecimento da existência de conhecimento, tanto nos erros quanto nos acertos
dos alunos, é que nos propomos a investigar a produção escrita de 25 alunos da 4ª
série do Ensino Fundamental. Como fonte de informações utilizamos o registro
escrito desses alunos encontrado na Prova de Questões Abertas de Matemática –
AVA/2002 e entrevistas semi-estruturadas. Com esse estudo, buscamos investigar:
i) que caminhos os alunos escolhem para resolver problemas; ii) que conhecimentos
matemáticos utilizam; iii) quais os erros que cometem e qual a natureza deles; vi)
como utilizam as informações contidas nos enunciados de questões abertas de
matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque interpretativo, na
qual a análise de conteúdo contribuiu para a compreensão das informações obtidas.
Considerando os procedimentos adotados e os erros cometidos pelos alunos,
agrupamos suas resoluções em casos. Com isso foi possível identificar algumas das
características existentes nessas produções, bem como conhecer um pouco do que
esses alunos sabem e são capazes de realizar em matemática.
As concepções prévias de alunos sobre microorganismos: implicações para o ensino e aprendizagem das ciências
Andréia de Freitas Zômpero , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 15/09/2004
Este trabalho é resultado de uma investigação sobre as concepções prévias de uma turma de
alunos de 6ª série do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino da
cidade de Londrina – PR. Inicialmente, realizou-se um estudo comparativo preliminar sobre
as referidas concepções entre alunos de três escolas de diferentes níveis socioculturais,
sendo duas da rede pública e uma da rede privada. Os resultados desse estudo
fundamentaram nossa justificativa para a realização da investigação proposta. A pesquisa
teve como objetivo identificar as concepções prévias dos alunos e as implicações das
mesmas para o ensino de ciências relativo ao conteúdo Microrganismos. As concepções
foram analisadas sob diversos aspectos, como suas características e provável origem, e
quanto ao possível modelo de mudança conceitual envolvido, de acordo com a visão de
diversos autores que deram fundamentação teórica para este estudo. O tratamento
metodológico constituiu-se de uma pesquisa quantitativa, em determinados aspectos, porém
com análise qualitativa dos dados, os quais foram obtidos por meio da realização de
entrevistas semi-estruturadas em grupo e questionários contendo questões abertas. A turma
foi dividida em dois grupos, A e B, sendo que somente o grupo A participou das
entrevistas. Uma semana depois da entrevista, os dois grupos responderam o questionário.
Para melhor compreensão e análise das concepções, o tema microrganismos foi dividido e
estudado em três eixos: saúde, biotecnologia e ecologia, correspondendo aos três segmentos
em que a ciência microbiologia se desenvolveu. Os resultados mostram que os alunos da 6ª
série, mesmo sem a instrução formal da referida série, trazem concepções sobre
microrganismos, sendo a maior parte delas compatíveis com o conhecimento científico. No
entanto, eles também apresentam concepções incompatíveis e distantes, tornando
necessária a mudança conceitual, para que o conhecimento científico se estabeleça. Quanto
às implicações para o ensino, o estudo mostra uma heterogeneidade nas ideias trazidas
pelos alunos, sendo conveniente ao professor conhecê-las antes de abordar este conteúdo e
utilizar estratégias de ensino de forma a possibilitar a aprendizagem significativa. Neste
sentido, com base nas ideias de “aura conceitual”, proposta por Giordan, e na sequência do
conteúdo e aprendizagem por recepção significativa, elaboramos uma proposta de
apresentação do conteúdo direcionada a alunos da 6ª série do Ensino Fundamental.
A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média
Vanderlei Lavaqui , Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/08/2004
Essa dissertação é resultado de um estudo que visa fundamentar e sugerir a implementação
de práticas de ensino interdisciplinares no Ensino de Ciências e de Matemática no Ensino
Médio, que possam ser inseridas no planejamento pedagógico das escolas, objetivando uma
Educação Científica que considere aspectos complexos e relacionais presentes no
conhecimento científico e no cotidiano escolar, bem como uma formação educacional
integralizante – uma vez que inter-relaciona, articula e integra conhecimentos
especializados – e inclusiva, pois reconhece as diferenças epistêmicas, sociais e
psicológicas, mas busca a coesão no ambiente educacional. Inicialmente, estabelecemos
uma compreensão a respeito da interdisciplinaridade como prática educativa e analisamos
algumas formas de entendimento dessa temática no âmbito escolar, visando identificar e
explicar os seus fundamentos, suas justificativas, como também os objetivos que buscam
atingir. Posteriormente, apresentamos uma análise em relação aos fundamentos e
perspectivas metodológicas presentes no trabalho com relação aos fundamentos e
perspectivas metodológicas presentes no trabalho com projetos, objetivando mostrar que
eles possuem características que permitem e adequam a sua utilização como uma
alternativa para o desenvolvimento de uma prática de ensino interdisciplinar.
Fundamentados em estudos e pesquisas em torno da interdisciplinaridade escolar e do
trabalho com projetos, elaboramos uma sugestão de trabalho interdisciplinar por meio de
projetos para a área de Ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média. Tal sugestão
considera a necessidade de um planejamento das ações educativas interdisciplinares de
forma cooperativa e articulada por parte dos professores e o desenvolvimento dos projetos
em fases que procuram assegurar o desvelamento das inter-relações e da complexidade
presentes nas disciplinas escolares na direção de sua integração. Por fim, levamos a
sugestão de trabalho interdisciplinar a uma escola da rede estadual de educação do Estado
do Paraná para que os professores e a equipe pedagógica da escola fizessem um estudo e
uma análise quanto às suas possibilidades de implementação.
Um estudo comparativo entre avaliação tradicional e alternativa no ensino de Ciências
Luiz Carlos Vidotto, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 20/05/2004
Partindo da hipótese de que ao se inserir avaliações alternativas que incentivem atitudes,
procedimentos e a análise conceitual são uma forma de promover também uma melhor
avaliação em provas convencionais, este trabalho mostra um estudo em que se observa uma
correlação estatística no desempenho de alunos em avaliações convencionais e alternativas,
corroborando a hipótese de partida. Também foram feitos testes de análise de variância dos
dados e de análise de clusters. Os resultados do estudo mostram que os métodos
alternativos de avaliação são mais homogêneos e estáveis, quando comparados com
métodos tradicionais.
Representações Gráficas: investigando apreensões perceptivas e operatórias em alunos do curso de Licenciatura em Matemática
Denise Trindade Moreira , Profª. Drª. Marie Claire Ribeiro Póla
Data da defesa: 30/03/2004
A presente pesquisa tem por objetivo investigar como são feitos os registros de
representação dos objetos tridimensionais, focalizando as apreensões perceptivas e
operatórias em um ambiente de geometria dinâmica. Fundamenta-se em elementos da
escola francesa de didática da Matemática, como a teoria das Situações Didáticas, a noção
de Obstáculo Epistemológico e a teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval.
A metodologia empregada baseia-se nos princípios da Engenharia Didática para a
concepção, a realização, a observação e a análise de situações didáticas, envolvendo alunos
do segundo ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de
Londrina, estado do Paraná. Aborda aspectos históricos e matemáticos relativos à teoria das
representações gráficas a fim de identificar obstáculos didáticos e epistemológicos
enfrentados em sua aprendizagem. Também faz um estudo de livros didáticos para o Ensino
Fundamental e Médio investigando a presença daquelas representações. Um teste
diagnóstico é aplicado aos alunos e o estudo do seu desempenho também subsidia a
elaboração da seqüência didática. As situações vivenciadas pelos alunos no ambiente de
geometria dinâmica Cabri-Géomètre II envolvem tratamento e conversão de registro de
representação. A análise a posteriori das produções dos alunos confirma as expectativas
feitas na análise a priori apresentada na fase da concepção da seqüência didática. O
progresso evidenciado pelos alunos no pós-teste e os resultados obtidos permitem concluir
que tal ambiente contribui para as apreensões perceptiva e operatória dos objetos
considerados, por meio de tratamentos. As conversões entre registros gráficos, como a
construção das vistas ortográficas de um objeto tridimensional a partir de sua perspectiva,
também são favorecidas naquele ambiente.