Um Estudo Histórico sobre Quadraturas
Júlio Faria Corrêa , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 17/03/2008
O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática. A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática. Para tanto, buscamos livros, artigos, teses e dissertações que contribuíssem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada. Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e Fermat.
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores
Meiri Alice Rezler, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 04/03/2008
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar dimensões da formação do professor em educação ambiental que precisam ser atendidas para que se possa introduzir a educação ambiental no dia-a-dia do ensino fundamental e médio. Seus objetivos específicos foram: investigar a concepção de professores sobre meio ambiente e educação ambiental e analisar as mudanças nas respostas quanto aos objetivos, temas, estratégias, valores e atitudes e enfoque da educação ambiental, antes e após uma oficina com 40 horas presenciais. Para a coleta de dados foram utilizados questionários aplicados pré e pós-oficina, aplicados junto a treze professores de ensino médio e quinta a oitava séries do ensino fundamental de diferentes áreas de estudo. Foi feita uma análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados. A maioria destes professores mostrou uma representação social de meio ambiente mista, composta especialmente da visão naturalista e antropocêntrica, preocupados com uma educação ambiental na direção dos cuidados com o ambiente com vistas à sua utilização pelo homem. Considerando como tendências atuais da educação ambiental o adestramento ambiental, o desenvolvimento sustentável, o ecologismo radical e o enfoque crítico, os professores contemplaram o adestramento ambiental e o desenvolvimento sustentável com 72% das suas respostas na pré-oficina e 64% na pós-oficina. 100% dos professores consideram importante trabalhar valores e atitudes em educação ambiental, respostas estas dadas no momento pré-oficina e confirmada pós-oficina, sendo a responsabilidade eleita a mais importante dentre 23 outras apresentadas. Além da responsabilidade, estão na lista dos seis considerados mais importantes na pós-oficina no trabalho com educação ambiental: consciência crítica, respeito aos fatores abióticos, cooperação, defesa da qualidade ambiental e defesa da qualidade de vida do ser humano. Os seis valores e atitudes considerados menos importantes no trabalho com educação ambiental pós-oficina foram: paz, liberdade, patriotismo, fraternidade, justiça social e respeito ao patrimônio histórico. Os resultados mostram um aumento estatisticamente significante na quantidade de valores e atitudes apontados como importantes no desenvolvimento da educação ambiental na pós-oficina em relação à pré-oficina, no número de estratégias consideradas adequadas e viáveis no trabalho com educação ambiental, no conhecimento de diferentes estratégias, sugerindo que a oficina teve efeito positivo nos participantes.
O uso da História da Ciência e do Vê de Gowin: uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fundamental
Eliana Guidetti do Nascimento, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 22/02/2008
Esta investigação, de caráter qualitativo, tem como objeto de estudo uma proposta de formação inicial de professores pedagogos, no trabalho com a disciplina de ciências, em séries iniciais do ensino fundamental. A partir dos referenciais utilizados, identificamos uma necessidade da Alfabetização Científica neste nível de ensino; adotamos a Aprendizagem Significativa buscando a utilização de propostas inovadoras para a o disciplina de Ciências, em especial o uso dos facilitadores desta aprendizagem. A proposta produzida origina-se em uma abordagem didático- metodológica que inclui o uso da história da ciência, associado às atividades experimentais e que apresenta como forma de estruturação das atividades (execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. O exemplar conceitual escolhido para este trabalho foi a da germinação das sementes, sobre o qual se elaborou uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários à compreensão deste fenômeno. Com esses elementos teórico-metodológicos articulados, criamos e aplicamos uma sequência de atividades, em turmas de último ano do curso de Pedagogia. O acompanhamento das atividades, bem como os resultados de aprendizagem, deu-se por meio da análise dos Diagramas Vês construídos pelos alunos, ao longo dessa sequência. Os resultados da pesquisa permitem- nos inferir que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada, pode tornar-se mais um importante instrumento na formação dos professores das séries iniciais.
Estudo da produção escrita de estudantes do ensino médio em questões discursivas não rotineiras de Matemática
Edilaine Regina dos Santos , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 22/02/2008
A proposta desta investigação é analisar a produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática com o propósito de compreender como lidam com questões desse tipo apresentadas em situação de avaliação. Nesta análise busca-se a interpretação que fazem do enunciado das questões; as estratégias e procedimentos que utilizam para resolvê-las; as relações estabelecidas do contexto do problema com outros contextos ou outras informações. Para esta investigação, que é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação, utilizam-se orientações presentes na análise de conteúdo. Considerando as semelhanças existentes entre as resoluções dos estudantes nas questões, foram construídos agrupamentos conforme as estratégias adotadas por eles. Dentre outros, foi possível identificar a interpretação que fizeram dos enunciados das questões; que algumas das interpretações e resoluções são diferentes das consideradas corretas; em alguns casos, as estratégias e procedimentos adotados para resolver cada uma. Também foi possível identificar que alguns estudantes relacionaram o contexto em que a questão é apresentada com outros contextos ou com outras informações.
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de Matemática do Pisa
Letícia Barcaro Celeste , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 21/02/2008
Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental em questões de Matemática do PISA. Com base na interpretação da produção dos alunos, por meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de: conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado; evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo. A partir das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas; que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase sempre se utilizam destes para resolverem as questões.
Análise das crenças de eficácia dos professores de Física do Ensino Médio.
Fabio Ramos Silva, Prof. Dr. Marcelo Alves Barros
Data da defesa: 15/12/2007
Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio. Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert. A nossa amostra consistiu num numero de cento e trinta e seis sujeitos. Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica. Os dados coletados foram submetidos a aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal-Wallis e analise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes. Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de Física
Implementação ou não de atividades experimentais em Biologia no ensino médio: as relações com o saber profissional baseadas numa leitura de Charlot
Maria Imaculada de Lourdes Lagrotta Mamprin, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/12/2007
O objetivo deste trabalho volta-se para a necessidade de analisar as razões pelas quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais em sua prática docente. Para isso, apresenta-se uma leitura dos principais pontos do referencial teórico de Charlot, que considera a relação com o saber uma resultante de um circuito de relações com o Eu, com o Outro e com o Mundo. A metodologia adotada consistiu na aplicação de instrumentos de pesquisa a oito professores que atuam na docência de Ciências e Biologia, por meio de entrevistas gravadas em áudio. Analisamos os resultados sob o viés do referencial de Charlot, como substrato para a discussão que se pretendeu desenvolver sobre a relação com o saber profissional dos mesmos e o uso ou não de atividades experimentais. Os resultados da pesquisa demonstram que as relações estabelecidas nas três dimensões propostas por Charlot determinam, em grande parte, o uso ou não de atividades experimentais pelos professores.
A atividade experimental no ensino de Química: uma relação com o saber profissional do professor da escola média.
Wanda Naves Cocco Salvadego , Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 14/01/2008
Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Química são importantes para o ensino desta disciplina, do ponto de vista dos autores pesquisados, dos professores entrevistados e da pesquisadora, busca-se compreender, essencialmente, as razões para “o uso ou não de atividade experimental”. Mesmo sendo considerada importante, essa prática de ensino é pouco usada, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas no ensino de Química nos colégios. Propomo-nos a refletir acerca do discurso do professor de Química do Ensino Médio, com referência às atividades experimentais, com respeito ao uso ou não destas atividades como mecanismo instrucional. Tomamos como referencial para essa discussão, a teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o enfoque de uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da relação do professor com o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu, com o Outro e com o Mundo que possibilita ou não o uso dessas atividades como prática de sala de aula.
O estágio supervisionado na formação do professor de Matemática na ótica de estudantes do curso de Matemática da UEL
Gislaine Alexandre Passerini , Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 18/12/2007
Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo é a Formação Inicial de Professores de Matemática, contextualizado pelo Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado pode promover reflexões importantes para o estagiário e como os Cursos de Licenciatura estão em fase de implementação dos Projetos Pedagógicos que sofreram alterações devido à instituição das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, acreditamos ser interessante realizar análises e discussões que promovam conhecimento e aprimoramento desta etapa formativa do estagiário. Procuramos, com a colaboração de estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL, investigar o papel do Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL, considerando as questões norteadoras: Quais ações desenvolvidas no Estágio Supervisionado podem contribuir na Formação Inicial de Professores de Matemática? Que contribuições estas ações podem proporcionar à formação do futuro professor de Matemática? Como estas ações foram relacionadas no Estágio Supervisionado investigado de modo a contribuir para a formação docente? Apresentamos nas descrições e análises do Estágio Supervisionado investigado quatro etapas e as ações desenvolvidas em cada uma delas. Em seguida, apresentamos uma discussão sobre as relações entre as ações desenvolvidas em cada etapa do Estágio Supervisionado, destacando algumas categorias de análise que nos conduziram a uma compreensão mais ampla do papel do Estágio Supervisionado investigado para a formação inicial do professor de Matemática. A investigação evidenciou que o Estágio Supervisionado pode se constituir como um espaço que oportuniza ao futuro professor apropriar-se de conhecimentos da docência. Por meio de observações, análises e reflexões da realidade escolar e da regência, o futuro professor pode vivenciar uma experiência profissional durante o Curso de Licenciatura.
Um perfil da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil a partir da Análise de periódios de ensino de Ciências
Jayme Marrone Júnior, Profª. Drª. Rute Helena Trevisan Latari
Data da defesa: 06/12/2007
O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 20 anos. O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e ainda o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada. Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático.