Teses e Dissertações
Um estudo da superação conceitual de estudantes do ensino médio sobre procedimentos de medição a partir de um encaminhamento didático baseado em provocações
Dirceu Reis Sales, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 20/03/2009
Em práticas investigativas que tratam das mensurações, pesquisas assinalam que os
alunos sem uma instrução formal apresentam representações problemáticas
caracterizadas pelo denominado Paradigma Pontual, ao depararem-se na realização de
medidas acarretando em problemas às instruções pedagógicas no ensino de Física. Além
de se diferenciar de outras investigações pela amostra e metodologia empregada, o
presente estudo tem o objetivo de investigar os avanços dos estudantes nos
procedimentos de medição em uma atividade experimental a partir de perguntas
provocativas. Tais perguntas, pertencentes a uma entrevista semi-estruturada, foram
aplicadas em doze estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede
pública da cidade de Londrina-PR. Os participantes foram escolhidos por conveniência e
a realização da atividade ocorreu em uma sala isolada na escola. Os resultados da
pesquisa indicam que as perguntas provocativas e o experimento selecionado
proporcionaram avanços interessantes no trato dos procedimentos de medição em
alunos. Na coleta, os estudantes, frente às contradições que ocorrem entre a teoria e a
evidência, abandonam suas ideias de senso comum e adotam o critério de levar em
consideração o conjunto de dados e alguns dados que são caracterizados por não
apresentar valores discrepantes em relação aos dados próximos. No processamento, os
estudantes mostram um entendimento da aleatoriedade do resultado ao levar em
consideração o intervalo de flutuação de valores, escolhendo como um bom resultado de
medida uma média das medições, ao invés de selecionar um único valor. Na comparação,
os participantes realizam a comparação de dados entre duas ou mais amostras levando
em conta a média aritmética e a qualitativa e não ponto a ponto. Desse modo, alguns
estudantes comentam que os resultados de suas medidas são iguais, justificando que sua
média é pertencente ao intervalo de valores da amostra colocada em comparação.
Propostas de formação inicial de professores de Matemática: um estudo de projetos político-pedagógicos de cursos no estado do Paraná
Jeferson Gomes Moriel Junior, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 11/03/2009
Com esse trabalho investigamos propostas de formação de professores presentes em atuais
Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cursos de licenciatura em Matemática no estado do
Paraná. Dos 29 PPPs existentes neste estado em 2007 e 2008, tivemos acesso a 15 destes
e nos propomos a analisar seis. Trata-se de um estudo documental, caracterizado como
pesquisa qualitativa segundo Bogdan e Biklen (1991), em que realizamos uma análise
interpretativa relacionando as informações presentes nos PPPs, a legislação em vigor e a
literatura revisada, utilizando citações de trechos destes documentos para validar nossas
inferências. Deste modo, descrevemos o Perfil profissional dos egressos, a Organização
curricular e Recomendações metodológicas e analisamos Propostas nas quais encontramos
indícios de articulação teoria-prática. Da análise dos PPPs ficou evidente: (i) a existência de
cinco Características profissionais que se espera que o licenciado em Matemática tenha
desenvolvido ao final do curso (Conhecimento matemático, Conhecimento sobre o ensino de
matemática, Visão holística do conhecimento, Compromisso profissional e Compromisso
social) e 30 Atributos profissionais relacionados; (ii) que em termos de Carga horária, todos
os cursos estão em conformidade com a legislação e que as Matrizes curriculares diferem do
modelo de formação “3+1”; (iii) que metade dos PPPs possuem indícios de articulação teoria-
prática em “todas” as disciplinas destinadas à efetivação da Prática como componente
curricular, e na outra metade há evidências em apenas algumas disciplinas; (iv) que o
Estágio é planejado para ser realizado nos dois últimos anos dos cursos, sendo que em
metade dos PPPs há a possibilidade de um diálogo entre a realidade vivenciada ou
observada pelo licenciando na escola da Educação Básica e fundamentos teóricos das
ciências; (v) que na maioria dos PPPs as Atividades Acadêmicas Complementares estão
associadas à participação dos licenciandos em estágios não obrigatórios, eventos, monitorias
acadêmicas, projetos de ensino, pesquisa ou extensão e cursos realizados na área de sua
formação; (vi) que de modo geral as Recomendações Metodológicas em relação ao trabalho
formativo com os licenciandos vão ao encontro de indicações apresentadas no documento
da SBEM (2003); (vii) a existência de quatro Propostas de formação com indícios de
articulação teoria-prática (Pesquisa empírica do futuro professor, Trabalho de pesquisa de
final de curso, Tratamento da matemática escolar dado pelo curso e Reflexão didático-
pedagógica no contexto do ensino de Matemática). Além disso, elaboramos um quadro-
síntese de propostas que consideramos capazes de articular teoria-prática em cursos de
licenciatura em Matemática, fruto de um processo de reflexão e diálogo entre resultados
desta investigação, nossas experiências e leituras.
Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em Matemática
Thiago Nagafuchi, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 05/03/2009
A pergunta geradora desta pesquisa é “(como) seria possível um ensino mais explícito das
demonstrações a partir de um debate histórico-filosófico?”. E mais especificamente, “qual seria
a importância desta pergunta no contexto de formação do bacharel em Matemática?”. A
pesquisa é de cunho qualitativo, em que os passos principais foram o levantamento
bibliográfico, a reconstrução histórica das demonstrações, a busca por aspectos filosóficos
acerca das demonstrações e a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com
professores envolvidos com a coordenação e o com o curso de Bacharelado em Matemática,
buscando uma epistemologia subjacente que caracteriza sua prática real com relação à
demonstração. A partir de outras pesquisas da área de Educação Matemática e do diagnóstico
obtido por meio da análise e da síntese dos depoimentos, apresentamos elementos que
possibilitem propostas de abordagens histórico-filosóficas acerca das demonstrações em
cursos de Bacharelado em Matemática, de forma que o bacharel tenha capacidade de
compreender de uma maneira mais aprofundada a Ciência que se estuda, possivelmente
tornando-se capaz de realizar um exame crítico e analítico desta.
Registros de representação semiótica e uso didático da história da matemática: um estudo sobre parábola
Cristina Aparecida de Melo Piza, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 07/05/2009
A presente pesquisa fundamenta-se na Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau, e na
Teoria dos registros de Representação Semiótica, de Duval, propondo uma interlocução com a
História da Matemática. Tem por objetivo investigar se o desenvolvimento de uma seqüência
didática que considera o tratamento, a conversão e a coordenação de diferentes registros de
representação semiótica da parábola, com o uso didático da História da Matemática,
possibilita ao estudante compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou
como lugar geométrico representa o mesmo objeto matemático. A metodologia empregada
baseia-se nos princípios da Engenharia Didática, envolvendo estudantes da terceira série do
curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, estado do
Paraná. O confronto entre a análise a priori e a análise a posteriori mostrou que o
desenvolvimento da seqüência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos dessa
pesquisa, compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar
geométrico, representa o mesmo objeto matemático.
Registros escritos na formação inicial de professores de Matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado
Bruno Rodrigo Teixeira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 27/02/2009
No presente estudo, investigamos a participação da elaboração do Relatório de Estágio
Supervisionado na formação inicial de Professores de Matemática, na ótica de estudantes
do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na
busca de identificar as impressões destes futuros professores com relação à elaboração
do Relatório, mediante as seguintes questões norteadoras: Que argumentos favoráveis
podem ser apresentados com relação à elaboração do Relatório de Estágio
Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática? Que informações
presentes no Relatório podem contribuir para o desenvolvimento profissional de futuros
professores de Matemática em formação inicial? Quais as principais dificuldades
apresentadas pelos graduandos durante a elaboração do Relatório? A investigação
evidenciou que, para os participantes da pesquisa, o Relatório de Estágio Supervisionado
pode se constituir em um importante instrumento para auxiliar no desenvolvimento
profissional de futuros professores de Matemática, na medida em que sua elaboração
lhes propicia reflexões sobre a própria prática, sobre incidentes críticos e sobre as ações
dos alunos, e auto-avaliações acerca das experiências de docência vividas durante o
Estágio; oportuniza o registro de informações que evidenciam contribuição para a
formação inicial de futuros professores quanto aos conteúdos matemáticos, modo de lidar
com situações didáticas em sala de aula, planejamento e dinâmica das aulas; e permite
que exercitem a escrita discursiva acerca da Matemática e de situações que envolvam os
processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.
Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de Matemática
Pamela Emanueli Alves Ferreira, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 04/02/2009
O objetivo geral desta investigação é estudar de que modo professores que ensinam
matemática na Educação Básica lidam com questões não-rotineiras em situação de
avaliação, bem como oferecer subsídios para uma avaliação como prática de
investigação. Com uma abordagem, predominantemente, qualitativa, de cunho
interpretativo, com base na Análise de Conteúdo e em uma análise textual
discursiva, busca-se por meio da análise da produção escrita dos professores
participantes da pesquisa: identificar, inventariar e analisar as estratégias e
procedimentos utilizados nas resoluções; estabelecer relações entre as resoluções
apresentadas e as informações do enunciado; inferir sobre as possíveis
interpretações feitas dos enunciados das questões; apresentar breve discussão
sobre aspectos dos contextos nas questões analisadas e sobre aspectos da
matematização nas suas componentes vertical e horizontal. De modo geral, os
professores apresentam estratégias e procedimentos baseados na matemática
escolar, a qual é comumente trabalhada na Educação Básica, mostram dominar
procedimentos e conceitos úteis para a resolução das questões, apresentam indícios
de terem interpretado o problema proposto na questão. Nas questões analisadas, foi
possível inferir que aspectos da matematização horizontal são mais freqüentes do
que aspectos da matematização vertical.
A construção de uma tabela periódica interativa: uma análise pela perspectiva cultural do modo de endereçamento
Ivo Aparecido Goulart, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 03/12/2009
Esta dissertação tem por objetivo fazer uma narrativa dos modos de endereçamento em
ação para produzir uma tabela periódica interativa, em construção no Laboratório
Desenvolvimento de Instrumentação e Analítica (DIA) do Departamento de Química, da
Universidade Estadual de Londrina. A perspectiva teórica e metodológica articulase com
os Estudos Culturais das Ciências, na vertente que busca uma compreensão dos
processos educacionais atuais, marcadamente influenciados pelas “novas” mídias,
incluídas aqui a televisão, as revistas e, sobretudo, a internet e os mecanismos de
publicidade a ela relacionados. Esses meios entram na teia social e vêm transformando a
cultura, assumindo um lugar privilegiado na rede educacional, pois, por intermédio deles,
jovens interagem “naturalmente”, ao mesmo tempo em que aprendem sobre si mesmos,
sobre sua relação com os outros e com o mundo. A inspiração analítica provém dos
textos de Elizabeth Ellsworth, no que tange aos modos de endereçamento. Nesta
dissertação, pretende-se adotar desse conceito os aspectos que auxiliam na
compreensão das supostas orientações assumidas pelos construtores da tabela (alunos e
pesquisadores do DIA), para dar conta de um programa de arranjos notadamente
pedagógicos, destinados a um tipo particular de receptor e de um modo de dizer
específico; da relação de interdependência entre emissores e receptores na construção
da tabela e do seu estilo. Nessa perspectiva, podemos dizer que o conceito de modo de
endereçamento refere-se à maneira como os estagiários se relacionam com um suposto
público a partir da construção de uma tabela, que os identifica e os diferencia dos demais.
O procedimento metodológico constituiu-se do acompanhamento da produção da tabela
por pesquisadores e estagiários no laboratório DIA. Os dados de observação foram
registrados por meio de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo
procedimentos de coleta e narrativa, oriundos de uma pesquisa qualitativa. A narrativa do
material aponta que os possíveis públicos que os construtores estão propondo para a
tabela buscam atingir um tipo particular de “crianças” dinâmicas e curiosas, alunos do
ensino fundamental I e II das escolas públicas e particulares que possuam, ao menos,
noções básicas de informáticas.
Questões não-rotineiras: a produção escrita de alunos da graduação em Matemática
Vanessa Lucena Camargo Almeida, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 02/02/2009
Tomando a avaliação como prática de investigação, este estudo analisa a produção
escrita de alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Matemática de uma universidade
pública, em questões discursivas consideradas não-rotineiras nas aulas de Matemática. A
abordagem é predominantemente qualitativa de cunho interpretativo, tendo por base as
orientações presentes na Análise de Conteúdo, o que permitiu verificar como esses
alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à interpretação e uso que
fazem das informações contidas nos enunciados, às estratégias mais utilizadas e ao
conhecimento de conteúdos matemáticos que apresentam ao resolverem as questões.
Para tanto, considerou-se um processo de matematização envolvendo quatro fases:
compreensão, estratégia, procedimento e resolução da questão. A investigação aponta
como pontos relevantes que: a maioria dos alunos utiliza-se de estratégias tipo escolares
nas resoluções das questões; os alunos lidam bem com os algoritmos envolvidos nas
estratégias escolhidas; tanto os alunos de Licenciatura quanto os de Bacharelado
apresentam registros escritos que indicam um processo de matematização semelhante.
Modelagem Matemática e Semiótica: algumas relações
Karina Alessandra Pessôa da Silva, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 16/12/2008
Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa fundamentada nos pressupostos teóricos da
Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e procuramos
estabelecer relações entre esta perspectiva e a Semiótica de Peirce e a Teoria dos
Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para tanto, analisamos três
atividades de Modelagem Matemática existentes na literatura: uma no âmbito do grupo de
estudos no qual a pesquisa se insere, uma de âmbito nacional retirada dos anais da V
Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática e uma de âmbito
internacional retirada dos anais da XIII International Conference on the Teaching of
Mathematical Modelling and Applications. A pesquisa consiste em uma análise
documental dos registros apresentados pelo(s) autor(es)/modelador(es) de cada atividade
de Modelagem selecionada. A partir da análise que realizamos, estabelecemos algumas
relações entre Modelagem Matemática e Semiótica, no que diz respeito à categorização
dos signos estabelecida por Peirce, aos modos de inferência dos signos classificados por
Kehle & Cunningham (2000), aos registros de representação semiótica abordados por
Duval com relação ao fenômeno de congruência e não-congruência das conversões entre
os registros e às tarefas de produção e compreensão.
Livros didáticos e modelagem Matemática: uma caracterização da transposição didática do conteúdo de integral nestes ambientes
Kassiana Schmidt Surjus Cirilo, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 26/08/2008
Este trabalho apresenta uma investigação sobre a Transposição Didática de conteúdos do
Cálculo Diferencial e Integral em livros didáticos e em atividades de Modelagem
Matemática. O estudo está fundamentado na teoria da Transposição Didática de Yves
Chevallard e na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica. Estabelecemos
previamente três atributos fundamentados nos requisitos e características da
Transposição Didática do saber sábio para o saber a ensinar definidos por Yves
Chevallard e em regras elaboradas por Jean-Pierre Astolfi. A investigação tem como
objetivo inferir se estes atributos são observados na transposição do conteúdo de integral
em livros didáticos e em atividades de Modelagem Matemática. Analisamos os livros
Cálculo I de George Thomas Jr. e Um Curso de Cálculo vol I de Hamilton Guidorizzi e
quatro atividades de Modelagem Matemática. A análise revela que a Transposição
Didática do saber sábio para o saber a ensinar é parcialmente contemplada nos livros
didáticos. Também inferimos que a Transposição Didática do saber sábio para o saber a
ensinar é parcialmente contemplada nas atividades de Modelagem Matemática, porém
sobre diferentes aspectos. Essas informações permitiram perceber as vantagens e
desvantagens de se trabalhar conceitos matemáticos por meio de atividades de
Modelagem Matemática e de livros didáticos e a potencialidade da associação do livro e
das atividades para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral.