Teses e Dissertações
Cartografia da Educação Ambiental nas Pós-Graduações Stricto sensu Brasileiras (2003-2007): ênfase na pesquisa das áreas de Educação e Ensino de Ciências sobre formação de professores
Daniele Cristina Souza, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 05/02/2010
Estudos do tipo estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental (EA) estão sendo
desenvolvidos para analisar as temáticas e qualidade das pesquisas das pós-
graduações com intuito de contribuir com a consolidação do campo e indicar suas
tendências e lacunas. Neste sentido, objetiva-se levantar as dissertações e teses
produzidas nas Pós-graduações stricto sensu reconhecidas e recomendadas pela
Capes no período de 2003-2007, visando um aprofundamento sobre os objetivos e
temáticas dos trabalhos das áreas de Educação e de Ensino de Ciências e
Matemática que abordam a formação de professores/educadores. Como fonte de
dados utilizou-se o Banco de Teses da Capes que forneceu os resumos das
dissertações e teses em EA. Foram feitas duas seleções, uma para identificar os
trabalhos que diziam respeito à EA e a segunda naqueles que abordavam a formação
de professores/educadores. Para a primeira seleção os critérios foram estabelecidos
mediante compreensão sobre a EA a partir literatura da área que constitui o Capitulo I
e II. A segunda seleção se deu mediante estabelecimento de termos relacionados a
formação de professores que deveriam ser encontrados no resumo. Os trabalhos
foram organizados em quadros e tabelas a partir dos descritores: área do
conhecimento, região do Brasil, Instituição do Ensino Superior (IES) por ano, visando
uma caracterização geral da pesquisa, assim como possibilitar a delimitação do
corpus de análise qualitativa. Após essa organização optou-se por analisar os
resumos das áreas de Educação e de Ensino de Ciências pela sua
representatividade. Dos 1418 resumos levantados no Banco de Teses da Capes, 847
são de EA com distribuição nas quatro regiões do Brasil, em cursos de 38 áreas do
conhecimento e em diversas IES. Destes, 439 são das áreas de Educação e de
Ensino, dos quais 130 abordam a temática de formação de professores/educadores.
Identificou-se o perfil de atuação do professor/educador participante da pesquisa,
caracterizando-se por todos os níveis de ensino, principalmente as séries iniciais, com
atuação em diferentes disciplinas, especialmente no ensino de Biologia, Geografia e
Ciências. Com relação ao período de formação investigado abrangeram-se diversos e
o mais relevante foi a Formação no exercício (42,30%), analisando saberes e prática
educativa de professores no espaço escolar. Seguido pela Formação Continuada em
Serviço (30%) com diversas abordagens. A formação inicial também foi representativa
(15,38%). Os demais períodos de formação tiveram menos de 1,54% cada. Foram
identificados três eixos temáticos os quais possuem categorias e subcategorias e são
contextualizados a partir da literatura: 1) Identidade e profissionalização docente em
EA (53,49%); (2) Análise da natureza e/ou o impacto de uma intervenção formativa
(44,18%) e (3)Estudos teóricos sobre formação de professores em EA (2,32%). Os
dados denotam a capilaridade da EA no espaço acadêmico brasileiro em que a
formação de professores é investigada principalmente qualitativamente, valorizando-
se a subjetividade dos sujeitos, mas também avaliando a estrutura de cursos e de
estratégias formativas. Pela limitação do presente estudo aponta-se a necessidade de
maiores aprofundamentos a partir dos trabalhos na íntegra.
Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática
Angela Meneghello Passos, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 08/10/2009
Este trabalho apresenta um estudo sobre formação de professores tendo como base
artigos publicados em revistas nacionais da área de Ensino de Ciências no período de
1979 a 2007. As principais questões que nortearam esta pesquisa foram: O que significa
formação de professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos nacionais da
área de Ensino de Ciências? Quais os significados associados à formação inicial de
professores em artigos de periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências? O
referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir do qual foi
possível constituir uma base de dados, ou seja, um corpus, e desenvolver uma análise de
cunho qualitativo. Alguns resultados encontrados foram: os significados da formação de
professores podem ser descritos por seis categorias, isto é, a formação de professores
está relacionada à ação, aos atributos, à constituição, à identidade, à profissão e ao saber
docente; a formação de professores é foco de investigação de um número significativo de
pesquisadores brasileiros e a maior parte das publicações a respeito desse tema
encontra-se nos últimos dez anos delimitada por esta pesquisa; o ponto central nas
investigações sobre formação inicial de professores gira em torno das três categorias
construídas – reflexões referentes a concepções, conflitos, relações, práticas, saberes,
discursos; descrições relativas a experiências, resultados, processos, necessidades; e de
interpretações relacionadas a sugestões, comparações e metodologias. Essas três
categorias estão distribuídas nas três décadas analisadas, permanecendo a maior parte
das ações investigativas entre as categorias reflexiva e descritiva. Esses resultados
cooperam com uma delimitação do campo formação de professores e contribuem para a
estruturação de um quadro analítico relacionado à temática formação inicial de
professores na perspectiva de artigos publicados em periódicos da área de Ensino de
Ciências no Brasil. Nesta investigação também foram realizados alguns estudos
comparativos a respeito da formação de professores entre as áreas de Ensino de
Ciências e de Educação Matemática e as considerações desse empreendimento foram:
nessas áreas as tendências em pesquisar ou refletir sobre formação de professores,
apresenta-se em movimento aproximados no que diz respeito ao período de início e
continuidade dessas pesquisas e à percentagem crescente; as pesquisas evidenciadas
nos periódicos analisados, nas duas áreas, podem ser assumidas como um documento
que apresenta possibilidades para a formação inicial e contínua de professores de
Matemática e de Ciências, pois traz informações que permitem a aquisição de novos
saberes e a ação relativa a novas experiências docentes, possibilitando o renovar e um
novo significado para a prática e os saberes do professor. Este trabalho produziu um
conjunto de novos sentidos para a formação de professores em Ciências e Matemática,
derivados de pesquisas realizadas nas últimas décadas, com resultados expressivos para
orientar novas pesquisas na área, ou seja, produziu um mapa orientador de futuros
movimentos de investigação envolvendo formação de professores
Investigação da proposta de implementação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná: aspectos positivos e negativos
Renato Fiorin, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 06/10/2009
O presente trabalho teve o intuito de pesquisar o programa de formação de professores
denominado Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Para tanto foram
entrevistados, por meio de questionário, 10 professores participantes do programa,
pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Destes respondentes,
3 foram entrevistados utilizando-se de dispositivo de áudio. As questões tiveram a
intencionalidade de desvendar os aspectos negativos e positivos do programa segundo os
sujeitos da pesquisa. A pesquisa constituiu-se de uma abordagem qualitativa, na qual se
valorizou a descrição e os detalhes relatados pelos sujeitos pesquisados. Os resultados
obtidos mostraram que a participação no programa contribuiu de forma positiva nos
seguintes aspectos: a) retorno à Academia, b) ascensão na carreira, c) pesquisa, d)
aperfeiçoamento profissional, e) valorização da produção do conhecimento pelo
professor, f) afastamento das atividades para cumprir as tarefas do PDE, g) interações
entre os participantes e em rede, h) bolsa-auxílio para os deslocamentos. No entanto,
foram relatados alguns aspectos negativos, tais como: a) sobrevalorização do Programa
(na carreira docente possui valor superior ao Mestrado Acadêmico), b) cursos
desinteressantes nas Academias, c) falta de contato com a sala de aula, d) acesso para
poucos (apenas possuidores de histórico profissional longo), e) falta de esclarecimento na
inserção tecnológica do programa e da educação a distância, f) desorganização quanto
ao cumprimento de calendário e acompanhamento em rede. Desse modo, apesar de o
programa ser uma iniciativa positiva, com boas expectativas quanto ao aperfeiçoamento
docente, ainda é necessário melhorar sua operacionalização
Os sentidos da observação astronômica: Uma análise a partir da relação com o saber
Alberto Eduardo Klein, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 31/08/2009
Esta pesquisa tem como principal finalidade refletir sobre os sentidos que as pessoas
atribuem à observação astronômica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os
dados foram constituídos por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e
alguns apontamentos feitos pelo pesquisador. A partir da análise dos dados emergiram
doze categorias: vontade de ver no instrumento; vontade de mostrar para alguém; a
rotação da Terra; a questão da realidade; o sentido do instrumento; astro rodando; astro
pequeno; astrologia; religiosidade; sentir-se pequeno; repetição; e, emocionante.
Observamos em quase todas as categorias, aspectos da relação com o saber como
definida por Charlot, ou seja, como uma relação consigo mesmo, com o outro e com o
mundo. Na relação com o outro, percebem-se interações entre os observadores e os
mediadores, o próprio astro observado e referências a um outro “divino” criador de tudo.
Na relação consigo mesmo, aparece a vontade de se completar, de conhecer o
desconhecido, o desejo de aprender. Na relação com o mundo é possível mencionar a
questão da realidade e o sentido do instrumento. Quase todas as categorias poderiam ser
vistas como aspectos da relação com o mundo, pois a origem delas está na sensação de
surpresa resultante da observação com instrumento. Nota-se que o sentido da
observação astronômica está no conjunto formado por todas estas categorias. No
entanto, podemos afirmar que os sentidos das falas agrupadas na categoria emocionante
resumem toda a sensação causada pela observação astronômica.
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de Matemática sobre o conceito de grupo
Christian James de Castro Bussmann, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 27/08/2009
Nesta pesquisa investigamos quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são
mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébricos, na
resolução de um conjunto de problemas. Para tanto, aplicamos a um grupo de estudantes
da terceira e quarta séries do curso de Matemática Licenciatura da UEL um conjunto de
problemas envolvendo o conteúdo grupos e empregamos o trabalho de Sfard (1991) para
a análise dos registros escritos. Utilizamos noções abstratas de conceitos matemáticos
que podem ser concebidas como estruturais (objeto) e operacionais (processo), bem
como, fases (interiorização, condensação ou reificação) que se manifestam no
desenvolvimento de conceitos matemáticos, em particular, de estruturas algébricas.
Pudemos concluir que os conhecimentos mobilizados pelos estudantes foram, em sua
grande maioria, de caráter operacional e a concepção estrutural apareceu timidamente
em algumas questões. As fases ocorreram em todas as questões, contudo houve
destaque para a interiorização e a condensação.
As Dificuldades da Contextualização pela História da Ciência no Ensino de Biologia: o episódio da dupla-hélice do DNA
Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 11/08/2009
O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da
utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro
ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do trabalho é apontar se
existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História
e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta
contextualização. Contextualização esta, proposta por Machado (2005), no sentido que
contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições
para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a
satisfação de construir seu conhecimento com autonomia. Para o desenvolvimento desta
proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da
dupla-hélice do DNA. Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da
Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos. Porém
os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados
quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem.
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica
Henrique Cesar Estevan Ballestero, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 06/08/2009
Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco
alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico,
para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações
com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais
relativos à avaliação formativa. Como resultados, apontamos a formação de uma rede de
relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma
exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem
como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma
significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode
ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema
avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos.
Um estudo do fenômeno de congruência em conversões que emergem em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Médio
Cláudia Carreira da Rosa, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 14/07/2009
Este trabalho apresenta uma investigação que articula a Teoria dos Registros de
Representação Semiótica de Raymond Duval com a Modelagem Matemática,
considerada como uma alternativa pedagógica. A pesquisa tem como objetivo investigar
os Registros de Representação Semiótica, em particular, o fenômeno de congruência em
conversões realizadas por estudantes entre registros associados aos objetos matemáticos
que emergem em atividades de Modelagem Matemática no âmbito das aulas de
Matemática no Ensino Médio. Nesse sentido a pesquisa consiste na observação,
descrição e análise dos registros produzidos pelos estudantes nessas atividades e na
análise das conversões realizadas entre esses registros. Para tanto desenvolvemos uma
proposta de ensino em duas fases. A primeira foi desenvolvida com uma turma de
estudantes do primeiro ano do Ensino Médio durante as aulas de matemática no segundo
e terceiro bimestre letivo de 2008, enquanto a segunda foi desenvolvida com o mesmo
grupo de estudantes, mas cursando o segundo ano do Ensino Médio durante quatro horas
consecutivas em maio de 2009. A proposta consiste no uso de atividades de Modelagem
Matemática em sala de aula com o propósito de estudar o objeto matemático “função”. A
partir da análise dos registros usados pelos alunos, verificamos que atividades de
Modelagem Matemática possibilitam a realização de conversões congruentes e
nãocongruentes. A análise revela em que medida as dificuldades para realização das
conversões são decorrentes da congruência ou não-congruência das mesmas.
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global: uma estratégia didática
Giselle Midori Simizu Salviato, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 23/04/2009
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem
significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o
aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos
de representações. Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze
estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram apresentados a partir de
transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados
antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora. Os
dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual
qualitativa. Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de
conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente.
Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra
apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a
inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual. As relações estruturais,
organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na
comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações
cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos
estudantes. Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori
apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo
sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito
central a posteriori. Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as
imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a
posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir
dos multimodos de representação. Mediante os relatos anteriores, considera-se que a
estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de
estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de
ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui
condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisa.
Aproximações entre o Arco de Maguerez e as Atividades de Educação Ambiental na Escola: Limites e Possibilidades
Matheus Fabrício Verona, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 24/03/2009
A gravidade da atual situação ambiental fornece indícios de que o processo educativo
nessa área é condição necessária para revermos o quadro de desequilíbrios de nosso
planeta. Mas, para isso, é essencial que se priorize os fundamentos de uma Educação
Problematizadora – centrada no diálogo, na criatividade, na reflexão e, portanto, no aluno.
Nesse sentido, com o presente trabalho, ao avaliar a aplicabilidade da Metodologia da
Problematização como um procedimento que permite contemplar os pressupostos e
objetivos da Educação Ambiental para o contexto escolar, busca-se fornecer uma
contribuição ao ensino dessa temática em Ciências Naturais. Sendo assim, a Metodologia
da Problematização com o Arco de Maguerez foi adotada como estratégia de ensino junto
a duas turmas (5ª e 6ª séries) do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola
localizada nas proximidades do Rio Mogi-Guaçu, no município de Pirassununga / SP,
para desenvolver atividades de Educação Ambiental. Os dados coletados, a partir de
notas de campo e entrevistas semiestruturadas com os alunos e o professor das turmas,
foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativa fundamentada
na literatura. Pôde-se constatar que, apesar das particularidades de cada uma de suas
cinco etapas – observação da realidade e definição de um problema de estudo; pontos-
chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade – percorrer o Arco de
Maguerez possibilita: explorar situações-problemas definidas em um cenário próximo ao
cotidiano dos alunos; ter acesso aos seus conhecimentos prévios acerca do problema
investigado; concretizar momentos interdisciplinares ou de abordagem transversal do
tema em discussão; trabalhar com atividades experimentais; criar um espaço para a
discussão, exposição e confronto de ideias; exercitar a tomada de decisão a partir da
utilização de critérios previamente definidos e, também, interagir, diretamente, como a
comunidade que convive com o problema identificado ‘in loco’. Ressalta-se, entretanto,
que configuram obstáculos à concretização dessa estratégia metodológica quando
utilizada no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no Ensino
Fundamental: o excessivo número de alunos por turma; a falta de assiduidade dos
educandos; a insegurança para defender suas próprias concepções e tomar decisões
coletivas; o longo tempo necessário para o desenvolvimento desse tipo de atividade, o
que se soma aos escassos recursos financeiros das escolas e à sua estrutura física que
não privilegia trabalhos que extrapolam a sala de aula. Portanto, apesar de alguns limites,
existem aproximações dos princípios teóricos e práticos entre a Metodologia da
Problematização com o Arco de Maguerez e os documentos que sustentam os objetivos
da Educação Ambiental, o que permite afirmar que esse é um possível procedimento
organizador de atividades ambientais no contexto escolar.