Teses e Dissertações
Enunciados de Tarefas de Matemática: um estudo sob a perspectiva da Educação Matemática Realística
Pamela Emanueli Alves Ferreira, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 25/02/2013
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de
enunciados de tarefas de matemática. Busca-se elaborar um quadro de
referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que
permita analisar tarefas de matemática. Com uma abordagem
predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise
de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática
de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características,
potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se
classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete,
se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes
estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é
caracterizada como exercício, problema. Uma intenção subjacente é que este
trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na
busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas
potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como
prática de investigação.
Formação Inicial e Perfil Docente: um estudo por meio da perspectiva de um instrumento de análise da ação do professor em sala de aula
Márcio Akio Ohira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 22/02/2013
A tese desenvolvida trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto
de estudo foram acadêmicos do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade pública do estado do Paraná, matriculados na disciplina de estágio supervisionado (sétimo semestre – curso semestral) no ano de 2011. Os dados consistem em entrevistas áudio gravadas, realizadas com duplas de licenciandos no final do semestre letivo e após um ano de formados. Esses dados foram organizados, estruturados e interpretados na Matriz 3x3, fornecida pelo trabalho intitulado “Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula” de Arruda, Lima e Passos (2011), que consideram a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (CHARLOT, 2005) em um sistema didático (CHEVALLARD, 2005). Buscando entender os avanços ocorridos no perfil docente desses indivíduos e os fatores que interferem nesse processo, durante o período de estágio e durante a formação inicial, testamos a Matriz 3x3 sob uma nova perspectiva visando o estudo de seu potencial. Para fornecer uma análise mais aprofundada dos dados realizamos a análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007) utilizando categorias que evidenciaram como esses licenciandos efetuam a gestão de relações com o saber. Os resultados sugerem que o processo de formação inicial fornece muito mais que um conjunto de referenciais teóricos ou metodológicos, esse período de formação pode gerar mudanças que emancipam intelectualmente os indivíduos e ainda fornecem experiências importantes para a formação de um perfil profissional. Ao utilizar a Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011), compreendemos a influência de diversos fatores para o avanço da concepção dos licenciandos sobre a prática docente. Os resultados da Análise Textual Discursiva possibilitaram a criação de perfis comparativos das concepções dos licenciandos em momentos distintos da formação
Um modelo para a interpretação da supervisão no contexto de um subprojeto de Física do PIBID
Marcelo Alves de Carvalho, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 21/02/2013
A literatura sobre formação inicial de professores tem sido fértil em apontar
caminhos e possibilidades para o melhor aproveitamento do momento de inserção
dos licenciandos na escola. Porém, não sabemos sê, dentro das salas de aulas, os
professores que recebem os licenciandos agem de maneira eficiente para auxiliar
essa formação. No intuito de verificar essa questão, acompanhamos uma parte do
processo de supervisão em um subprojeto do PIBID (Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência) da licenciatura em Física, em uma universidade do
norte do Paraná. O supervisor é o próprio professor do ensino médio, e uma de suas
atribuições no PIBID consiste em supervisionar as atividades desenvolvidas,
diretamente na escola, por licenciandos da licenciatura (bolsistas de iniciação à
docência), orientando, em especial, as aulas que eles ministram aos alunos do
ensino médio. Logo, a questão central da tese consiste em investigar o movimento
desses professores supervisores como coformadores. As análises são realizadas
com base nas relações de saber (Charlot) em um sistema didático (Chevallard),
representado por um triângulo constituído por três posições: o professor, o saber e
um grupo de alunos, o qual representa uma sala de aula-padrão. Os resultados
evidenciam que a mobilização e o compartilhamento dos saberes docentes
determinam o estilo e as características de orientação de cada supervisor. Quanto
mais o supervisor diversifica e dosa os saberes docentes mobilizados e
compartilhados, menos prescritivas e direcionadas ficam as orientações, o que
proporciona ao licenciando maiores possibilidades de desenvolvimento de sua
autonomia docente. Um aprofundamento analítico evidenciou que os supervisores
conduzem a supervisão fundamentados em algumas sequências: observação das
ações do licenciando, reflexão sobre a sua experiência anterior e a orientação
propriamente dita. A partir dessas ações elaboramos o modelo da ampulheta para a
supervisão, que pode ser utilizado para entender a atuação dos supervisores e
principalmente verificar a maneira como os saberes são mobilizados e
compartilhados. Percebemos que, durante o processo de supervisão, o supervisor
acompanha e ajuda o licenciando, sendo sua principal tarefa orientar. Assim,
entendemos que orientar é mobilizar, por meio da reflexão sobre a experiência
anterior, os saberes docentes e de orientação necessários para auxiliar o
licenciando a conduzir, de forma mais eficaz, a gestão das relações no seu sistema
didático.
Tornando-se pesquisadores: um estudo a partir da análise de memórias de um grupo de pesquisa em educação em ciências e matemática
Lilian Aparecida Teixeira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 12/12/2013
A presente pesquisa, qualitativa em sua natureza, tem o objetivo de investigar
a formação de pesquisadores em Ensino de Ciências e Educação Matemática,
no contexto de um grupo de pesquisa denominado Educação em Ciências e
Matemática (EDUCIM). Para tanto, utilizamos como acervo 116 Memórias –
metodologia de coleta de dados desenvolvida pelos membros do grupo e
elaboradas entre os anos de 2007 e 2012. Em analogia com os Focos da
Aprendizagem Científica de Ciências, construímos os Focos da Aprendizagem
para a Pesquisa (FAP) e neles articulamos esta aprendizagem mediante seis
eixos: 1. Interesse [envolvimento com a pesquisa]; 2. Conhecimento
[aprendizado dos principais referenciais teóricos da área]; 3. Metodologia
[aprendizado dos métodos e técnicas de coleta e organização dos dados]; 4.
Criatividade [articulação dos referenciais teóricos e dados]; 5. Comunidade
[participação em uma comunidade de pesquisa]; 6. Identidade [visão de si
mesmo como pesquisador]. Para levantamento bibliográfico das Memórias e
também para análise das falas de três sujeitos de pesquisa nos pautamos nos
procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Realizou-se
ainda, uma entrevista semiestruturada com cada sujeito, com a finalidade de
coletar dados complementares que identificassem fatores considerados pelos
mesmos, como importantes na formação para a pesquisa. Mediante toda a
análise realizada percebemos que as discussões das reuniões têm tratado,
principalmente, de questões de ordem metodológica, articulações entre
referenciais teóricos e dados e divulgação dos resultados das investigações em
diferentes comunidades de pesquisa. Além disso, os sujeitos de pesquisa
apontam a aprendizagem da pesquisa na participação nas disciplinas do
mestrado e do doutorado, no estágio de docência na graduação e,
principalmente, nas reuniões do grupo que, segundo os mesmos, constituem
um momento de avaliação e aprimoramento das análises realizadas, bem
como fornecem apoio e segurança para se tornarem pesquisadores
emancipados, o que condiz com a evidenciação, nas Memórias, do discurso da
pesquisa orientada e da pesquisa autônoma.
Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia: uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente
Nayara Moryama, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 03/12/2013
Nesta investigação buscou-se caracterizar o aprendizado da docência no PIBID-
Biologia, por meio dos focos da aprendizagem docente (FAD). Apesar da formação de
professores ser um campo de pesquisas muito investigado, estudos têm mostrado que,
em certos casos, os professores não estão sendo formados adequadamente para enfrentar
a atual realidade da escola pública. É nesse contexto, no qual mudanças e reflexões são
bem-vindas, que se insere o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID), cujo subprojeto do curso de Ciências Biológicas é alvo desta pesquisa. Os
FAD foram propostos por Arruda, Passos e Fregolente (2012), a partir de uma analogia
com os focos da aprendizagem científica. Esses focos consideram que a aprendizagem
da docencia reúne características como interesse pela docência, conhecimento prático da
docência, reflexão sobre a docência, participação em uma comunidade docente e
identidade docente. A partir deste movimento de pesquisa podemos dizer que, segundo
os FAD, esses licenciandos estão aprendendo a ser professor por meio da participação
no PIBID. Com relação às supervisoras, verificamos que, apesar de o programa não ter
foco na formação continuada das professoras supervisoras, o PIBID está
proporcionando a elas uma situação de formação continuada. Inseridas neste contexto,
as supervisoras aprenderam a orientar futuros professores. Considerando as três
comunidades de prática nas quais participam os sujeitos entrevistados, podemos dizer
que para elas o PIBID contribuiu, com maior destaque, estimulando o desenvolvimento
do interesse pela docência e proporcionando a construção do conhecimento de casos
relacionados à prática docente
Análise da historiografia de Galileu e o movimento da queda dos corpos nos livros didáticos de Física do Ensino Médio
Ana Aline de Medeiros, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 18/02/2022
Partimos do pressuposto, neste trabalho, de que a História e Filosofia da
Ciência (HFC) deve ser um instrumento de análise conceitual bastante útil para
o ensino de física. Portanto, nos propomos a investigar se há correspondência
na relação entre o Galileu reconstruído historiograficamente a partir dos
escritos de Alexandre Koyré e o Galileu apresentado em alguns livros didáticos
de física. O nosso objetivo foi interpretar essa relação nos livros didáticos do
Ensino Médio aprovados no PNLD/2012. Para isso, elaboramos quatro
categorias que nos possibilitaram verificar de modo pontual os aspectos nos
quais há e nos quais não há correspondência da referida relação, sendo elas:
experiência; experimento mental; uso da matemática; e método científico.
Verificamos que pelo menos uma obra didática corresponde à narrativa
historiográfica do nosso referencial. No entanto, pressupomos que um dos
fatores que faz com que não haja correspondência seja a inexistência de fontes
historiográficas como referências nos textos das obras; outro fator que pode ser
evidenciado é a elaboração de conceitos e teorias inventadas pelos próprios
autores. Verificamos que estes podem ser fatores pelos quais ainda existe
dificuldade de programar a proposta de HFC. Acreditamos, portanto, que o
estudo de fontes historiográficas aliada aos conteúdos científicos pode
contribuir de forma positiva e significativa para a implementação da proposta de
HFC no ensino de física.
Representações Modernas de Natureza nas Histórias em Quadrinhos do Papa-Capim
Bruna Jamila de Castro, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 11/12/2013
Pela perspectiva dos Estudos Culturais, toma-se Educação Ambiental como uma
atividade discursiva que se propõe capaz de modificar atitudes, reformular conceitos
e principalmente formar uma consciência ecológica. Corriqueiramente nos
depararmos com inúmeras instâncias com intencionalidades conscientizadoras que
almejam produzir e fazer-se representantes de um tipo particular de natureza: o
mundo da ordem biológica, algo autônomo e independente do mundo cultural
humano, que deve ser protegido. E com isso cada um de nós é interpelado a
promover o “ecologicamente correto”, sendo convocados a transformar nossa
maneira de ser. Partindo da ideia, advinda das teorias culturais, de que nos
constituímos como sujeitos na e sobre a cultura, por meio da interação
estabelecemos com as produções, as instituições e as práticas culturais, pareceu-
me relevante e provocativo analisar um produto cultural que faz parte da vida de
inúmeras crianças, adolescentes e adultos, algo que geralmente é visto como
inocente e despretensioso: as Histórias em Quadrinhos (HQs) do Papa-Capim – da
Mauricio de Sousa Produções. A presente investigação objetiva analisar as
representações modernas de natureza presentes nas HQs do Papa-Capim, a fim de
descrever e problematizar os significados, que a partir do meu olhar e de meus
referenciais, estão sendo colocados em prática neste contexto de produção cultural
de natureza. Do ponto de vista teórico-metodológico, a descrição apresentada tem
fortes influências das perspectivas críticas das vertentes pós-estruturalistas, em
especial as críticas à modernidade do filósofo Bruno Latour. O argumento central
dessa dissertação é que amalgamado à aparência de entretenimento das HQs, há
explícita tentativa de manter, de pôr em funcionamento, uma pedagogia ambiental,
que ensina valores modernos, mantendo a ideia de uma transcendência da
natureza-objeto, um tipo de discurso ambiental também amplamente conservador e
colonialista. Por fim, alego que o discurso ambiental das HQs não simplesmente fala
sobre a natureza, mas, antes, a constitui como uma forma específica e interessada
de natureza. Defendo, portanto, que as HQs do Papa-Capim são uma das formas
contemporâneas de produzir, de ensinar culturalmente, o que se entende por
natureza.
O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012
Viviane Loiola da Visitação, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 12/09/2013
Este estudo tem como objetivo investigar quais concepções de natureza da
ciência (NdC) os livros didáticos de biologia veiculam. Assim, para o
desenvolvimento desta proposta optamos por investigar alguns momentos da
construção do modelo da dupla hélice do DNA, de autoria de Watson e Crick,
presentes nos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional
do Livro Didático (PNLD) de 2012. É comum a afirmação de que muitas vezes
as narrativas históricas dos livros didáticos não contribuem para uma
compreensão histórica dos conceitos científicos (tais como o de dupla hélice).
Desse modo, optamos por seguir a orientação dos artigos de Rosa e Silva
(2010) e Zamberlan e Silva (2011), os quais apontam para a exploração das
potencialidades das narrativas históricas abertas pelos livros didáticos. Com
isso, neste trabalho, buscamos reconstruir, a partir de fontes secundárias,
alguns episódios da história da dupla hélice e, com base em algumas
perguntas sobre a forma de ocorrência desta história, analisamos a história da ciência apresentada nos livros didáticos de biologia do Ensino Médio, assim
como mostramos as potencialidades e os problemas dessas narrativas. Com a
análise das narrativas históricas observamos que, apesar de os livros didáticos
de biologia PNLD/2012 apresentarem informações importantes acerca desse
episódio da história da biologia, eles veicularam algumas concepções
inapropriadas de NdC.
Correção de uma prova escrita de matemática: algumas considerações
Marco Antonio Gonzalez Moraes, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 15/06/2013
Este estudo apresenta um episódio de múltiplas correções de uma prova escrita de matemática. A prova, composta de quatro questões, abrange parte do conteúdo de matemática da Educação Básica. Alunos do 1o ano de um curso de Engenharia de uma faculdade particular em Londrina, estado do Paraná, resolveram a prova, e um grupo de professores que atuam no Ensino Médio e Superior corrigiram-na. É um estudo predominantemente qualitativo de cunho interpretativo, com base na abordagem da Educação Matemática Realística, na perspectiva da avaliação escolar como oportunidade de aprendizagem. Os resultados mostram que ainda se valorizam mais as respostas do que os processos; que não se consideram significativamente as diferentes estratégias e os respectivos procedimentos utilizados; que não há claro estabelecimento de critérios para a correção; que itens presumidamente mais difíceis recebem pontuação mais alta do que os mais fáceis; que se corrige de forma distinta um mesmo item resolvido de maneira muito semelhante. Ao final, apresenta-se uma condução para a correção dessa prova como mote para provocar reflexão a respeito do papel do professor tanto nas suas aulas quanto na correção das provas que aplica.
Quem Calculava? Representações de gênero na relação mulher-matemática na obra O Homem que Calculava de Malba Tahan
Luíza Gabriela Razêra de Souza, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 12/08/2013
O presente trabalho tem como propósito estudar e mostrar como algumas
representações de gênero vão se instituindo como verdade na relação
mulher-matemática na obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan. A
pesquisa foi fundamentada em sendas foucaultianas como ferramentas
analíticas para realizar a análise do discurso do autor Malba Tahan (em uma
entrevista concedida ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro em
1973) e a análise do discurso da obra tahanica (O Homem que Calculava).
Tendo em vista as três fases de Foucault – arqueológica, genealógica e ética –,
tentamos esboçar elementos de cada uma dessas fases, não assumindo um
caráter univocamente arqueológico, genealógico ou ético, mas articulando as
ideias foucaultianas pertinentes a este trabalho. Como a abordagem principal
desta pesquisa é a relação mulher-matemática, aprofundamos nos estudos
feministas adotando as ideias pós-estruturalistas da estadunidense Judith
Butler e da brasileira Guacira Lopes Louro, pronunciando o que entendemos
por sexualidade, gênero e sexo. Na análise do discurso da entrevista
concedida pelo autor Malba Tahan, buscamos enunciados referentes à
experiência-de-si do autor, sobretudo quando trata de mulheres em face da
matemática. Na análise do discurso no livro O Homem que Calculava
buscamos enunciados que apresentassem a relação da mulher com a
matemática. Nessa busca por relações entre a mulher e a matemática
encontramos representações construídas e atribuídas ao gênero feminino. Mais
que isso, encontramos mecanismos de poder que produzem mulheres
enquanto uma pedagogia delimitadora de seus gestos e comportamentos que,
a nosso ver, cabe aos movimentos populares, feministas e culturais a
possibilidade de problematizá-los e gerar uma desconfiança para aquilo que
outrora era visto como algo “natural”.