Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da Aprendizagem Significativa
Samuel de Oliveira Fajardo Saviski, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 30/06/2014
O estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular de Londrina, com intenção de encontrar possíveis relações de uma síntese histórica da Física do Plasma com a Aprendizagem Significativa Crítica, por meio das Unidades Potencialmente Significativas e dos Mapas Conceituais. Foi elaborado uma sequência didática, com pressupostos nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), para a ser implementada em horário extra curricular e sem atribuição de notas. Foram feitas duas implementações, na primeira implementação compareceram seis alunos que construíram um mapa durante a implementação da sequência e outro seis meses depois. Na segunda implementação foram convidados alunos de dois colégios e compareceram 14 alunos, que construíram somente mapas durante a implementação. Após a elaboração dos mapas foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin para analisar os mapas, depois do estudo de cada implementação foram feitas comparações por meio das unidades mais frequentes para estabeler as relações. A partir dessas relações, busca-se entender se uma síntese histórica aliada a conteúdos de física moderna poderia ser utilizada como facilitadora da Aprendizagem Significativa Crítica.
“Oh! Eu sou químico!’: um olhar Latouriano de performance em um laboratório de Química do Ensino Médio
Marlon Hernandes Cantarin, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 28/04/2014
Este trabalho de pesquisa foi realizado no Colégio Estadual Itacelina Bittencourt – EFM, na cidade de Cianorte, noroeste do Paraná. Buscamos, pelas lentes dos Estudos Culturais da Ciência, em uma perspectiva latouriana, realizar um estudo etnográfico acerca do fluxo das diferenças no laboratório de Ciências desse colégio. Nosso interesse central é acompanhar e descrever como, no caso específico de uma atividade prática de Química para alunos do 3º ano do Ensino Médio, os actantes estabelecem conexões evocando constantemente o par humano e não humano. O laboratório escolar e seus instrumentos, durante a realização da atividade prática, são instituídos como um lócus, ou seja, um espaço de significação, saindo de um arsenal de recursos teóricos e materiais para uma visão panorâmica, rumo à concretização do efeito pedagógico pretendido pela professora de Química. Os não humanos ensinam tanto como o humano na captura e sedimentação de informações, atuam no processo de (re) produção do laboratório como local não apenas do saber químico, mas também na inclusão de comportamentos e valores próprios da suposta comunidade científica. Portanto, as atitudes dos alunos em relação à prática demonstraram uma performance, quando, por exemplo, um desses, ao entrar no laboratório, afirma: “sou químico, professora”. Uma das possibilidades de leitura dessa prática oportuniza observar o princípio da simetria na performance desse par. Naquele contexto, no laboratório, observamos um processo de mobilização de elementos humanos e não humanos, os quais, na relação, foram alistados em nome da retórica da ciência e que, ao mesmo tempo, tornam o laboratório um local, um espaço de translação, em que emerge um tipo específico de performance: a de químico.
História da Ciência e Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Relatividade na Formação de Professores de Física
Adriano José Ortiz, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 28/03/2014
Inúmeros são os trabalhos que defendem a necessidade de um Ensino de Física contextualizado, o qual envolva conceitos que os alunos vivenciem no cotidiano e que também os estimulem a pensar em Ciência de uma forma crítica. Nesse contexto, o ensino de conceitos referentes à Física Moderna e Contemporânea se mostra relevante. Entretanto, apenas inserir tais conteúdos no Ensino Médio não é suficiente, é necessário que os professores desenvolvam abordagens conceituais e metodológicas adequadas para ao tema. Considerando isso, voltamos a nossa atenção para a formação inicial de professores de Física, observando que entre as dificuldades indicadas está uma formação centrada na racionalidade técnica, que acaba refletindo uma formação de bacharelado com complementos pedagógicos, ignorando que as duas profissões possuem características profissionais diferentes. Dessa forma, esta pesquisa investiga a construção de uma Sequência Didática adaptada que visa a elaboração de abordagens metodológicas para o ensino de Relatividade com um enfoque histórico por professores em formação inicial, bem como noções de docentes que atuam no Ensino Superior a respeito da sua pertinência e adequação teórico metodológica. Assim, construímos uma sequência propondo um envolvimento entre teoria e prática, potencialmente possibilitando ao futuro professor uma abordagem crítica, que considere os diferentes contextos em que ele poderá atuar. Os aportes teóricos investigados para a construção dessa sequência foram o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) e a Base de Conhecimentos, a Aprendizagem Significativa Crítica e a História da Ciência. Para a obtenção das noções docentes, foi elaborado um questionário com nove questões, embasadas em nossos referenciais teórico-metodológicos e decodificadas intersubjetivamente pelos integrantes do grupo de pesquisas Investigações em Filosofia e História da Ciência, e Educação em Ciências e Matemática (IFHIECEM). A análise dessas respostas se deu por meio de uma análise de conteúdo, sendo que desenvolvemos Unidades de Contexto e Unidades de Registros, também decodificadas intersubjetivamente pelo grupo IFHIECEM, que possibilitaram a unitarização e inferências com relação as respostas
Metáforas para subsidiar o processo discursivo dialógico e de autoridade no Ensino de Ciências – uma aplicação no tema Preservação da Água
Mariana Fernandes da Silva, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 27/03/2014
Esta pesquisa tem como objetivo utilizar metáforas para provocar e sustentar o processo discursivo dialógico e de autoridade no conteúdo de Ciências. O estudo está relacionado à preservação da água, à investigação da construção de significados na interação discursiva e ao avanço desses significados após a estratégia utilizada. A coleta de dados começa dividida em três etapas convencionadas: Diagnóstica I, Mediadora e Diagnóstica II. Na Diagnóstica I, antes da estratégia, ocorre a aplicação de um questionário de quatro questões. Na etapa Mediadora, ocorre o uso das imagens metafóricas a fim de provocar o discurso dialógico e de autoridade. Esta etapa aparece subdividida em três fases, sendo que na primeira prevalece o discurso dialógico, na segunda o discurso de autoridade, e a terceira fase está caracterizada pela alternância dos gêneros. Na Diagnóstica II, após a estratégia utilizada, é aplicado o questionário de quatro perguntas. Os resultados obtidos são apresentados a partir de transcrições das interações discursivas, analisadas a partir da ferramenta analítica criada por Mortimer e Scott. Ainda são avaliadas perante as transcrições das respostas do questionário e da análise textual qualitativa de Moraes. Contudo, diante dos resultados, esta pesquisa propicia constatações positivas a respeito da construção de significados por meio da interação discursiva e do avanço desses. Isto proporcionará aos alunos maior relação e compreensão do conteúdo de Ciências, especificamente quanto aos temas que envolvem a preservação da água.
As autorreflexões de uma professora de Ciências ao adotar a Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de Formulação de Perguntas
Thaise Francielle de Sousa Roth, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 13/03/2014
As perspectivas de formação permanente para professores caracterizam-se por trazer a reflexão como uma maneira de expor a realidade da prática do professor para si mesmo, visto que as informações reveladas podem ser utilizadas para o seu desenvolvimento profissional. Ao considerar que a mudança de metodologia de ensino promove reflexões sobre a prática e consequentemente reconceptualizações sobre ela, investigou-se o processo de autorreflexão de uma professora-pesquisadora de Ciências, durante o processo de adoção da Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de Formulação de Perguntas. Foram utilizadas duas formas de registro das informações investigadas: em áudio, das autorreflexões durante o planejamento, aplicação e avaliação da sequência didática em função da realização de aulas; e o registro em vídeo, das interações dos alunos durante a aplicação das demonstrações práticas para a análise por autoscopia. Ao utilizar esses registros como objeto de estudo, a professora- pesquisadora pode compreender os movimentos reflexivos realizados por si em cada fase de adoção dos modelos de ensino diferenciados, as adequações particulares de aplicação e a reconceptualização sobre a sua prática. Dessa forma, algumas características resultantes da aplicação dos modelos de ensino diferenciados revelaram como foi possível organizar aulas, em que os alunos expusessem suas ideias sobre as demonstrações práticas, e como o professor percebe a influencia de sua reflexão – na - ação nesse processo. Houve, também, a utilização da investigação a favor da compreensão dos alunos sobre o fenômeno científico estudado. Ademais, o modelo didático de ensino pessoal da professora-pesquisadora foi revelado decorrente da experimentação e reconhecimento de mecanismos de registros e análises de suas próprias reflexões. Ao investigar e avaliar a própria prática, observou-se a característica do trabalho docente solitário, em que o próprio professor vivencia o seu estilo de ensino e decide quais mudanças poderá ter. Ao expor, organizar, sistematizar e aprofundar as suas reflexões, a professora-pesquisadora contribui para a legitimação dos professores como pesquisadores de sua própria prática.
Aprendizagens no Empreendimento Estudo do Raciocínio Proporcional
Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 04/04/2014
Nesta investigação, teve-se por objetivo identificar e analisar que empreendimentos articulados desenvolvidos na/pela Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática – CoP-PAEM evidenciaram aprendizagens de seus participantes, no que concerne a seu conhecimento profissional, especificamente aspectos do Raciocínio Proporcional, parte do conhecimento matemático constituído por esses professores. Ademais foram analisados que conhecimentos da Matemática os participantes dessa Comunidade de Prática mobilizavam nas ações de resolver, discutir e refletir a respeito de problemas envolvendo proporção/proporcionalidade. Ao listar esses objetivos como diretrizes da investigação, buscou-se responder a seguinte questão de investigação: “Que elementos da prática de uma CoP oportunizaram aprendizagens relacionadas ao conhecimento matemático de professores de Matemática nas ações de resolver, discutir e refletir a respeito de problemas envolvendo proporção/proporcionalidade do empreendimento Estudo do Raciocínio Proporcional?”. Optou-se por tratar as aprendizagens dos professores em formação continuada na perspectiva teórica da Teoria Social da Aprendizagem (Wenger, 1998), que concebe o processo de aprender como inerente à participação ou pertença a Comunidades de Prática. Para tanto, desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, de cunho interpretativo. Pela análise das Ações Resolução e discussão de problemas matemáticos envolvendo proporção/proporcionalidade e Reflexão a respeito de algumas dessas resoluções e justificações, tendo em conta o apoio da literatura (LAMON, 2012) sobre o tema do referido empreendimento articulado, foram identificados os seguintes elementos da prática da CoP-PAEM que oportunizaram aprendizagens de seus participantes: a resolução e discussão de problemas, o compartilhamento e a justificação de suas produções, o estudo de textos teóricos que tratam do Raciocínio Proporcional, a oportunidade de ser questionado, a reflexão a respeito da produção (escrita/oral) desencadeada a partir de alguns problemas resolvidos. Os resultados da investigação sugerem que um processo de formação continuada, estruturado na perspectiva de promover o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática, especialmente a (res)significação do conhecimento do conteúdo que ensina, em que sejam oportunizadas aprendizagens por meio de interações sociais baseadas no respeito, confiança e compromisso dos participantes uns com os outros, como vistos na CoP-PAEM, é uma alternativa às propostas de formação de professores, comumente estruturadas em cursos ou treinamentos.
Estudos dos registros de representação semiótica mediados por um objeto de aprendizagem
Anágela Cristina Morete Felix, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 27/03/2014
A presente pesquisa teve como finalidade investigar possíveis contribuições da utilização do recurso tecnológico Objetos de Aprendizagem para o estudo das representações semióticas. Para alcançar tal objetivo trabalhou-se o Objeto de Aprendizagem “Balança Interativa” com estudantes que participavam do programa Sala de Apoio à Aprendizagem de Matemática, em uma escola pública do munícipio de Abatiá/Pr. O recorte investigativo busca identificar os dois tipos de transformação das representações semióticas, os tratamentos e as conversões, em tarefas realizadas por esses estudantes. A revisão de literatura reporta-se a Valente (1999), Kenski (2007), Castro-Filho (2007), Borba e Penteado (2012), entre outros, focando o uso das tecnologias no âmbito da educação e da educação matemática e Raymond Duval (2009) contemplando a teoria dos registros de representação semiótica. A investigação, de caráter qualitativo, fundamenta-se nos procedimentos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) para subsidiar a organização e a interpretação dos dados. A análise foi efetuada a partir dos registros escritos dos estudantes. Os resultados apontam que, após a intervenção com o Objeto de Aprendizagem, a conversão e o tratamento foram manifestados nos registros efetuados por esses estudantes para ordenar e resolver o problema proposto pela questão. Embora tenha sido utilizada mais de uma representação para uma mesma questão, alguns estudantes apresentaram dificuldades em relação ao pensamento algébrico, bem como às operações aritméticas. Observou-se que a utilização de estratégias diferenciadas com estes estudantes, tais como computador, internet e Objetos de Aprendizagem, pode contribuir com a aprendizagem deles. Além disso, a utilização de tais recursos poderá colaborar com estudos a respeito dos registros de representação semiótica.
Pensamento Matemático avançado em tarefas envolvendo transformações lineares
Alessandra Senes Marins, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 24/02/2014
Esta pesquisa tem por objetivo Identificar e discutir que indícios/características de processos do Pensamento Matemático Avançado estudantes do curso de Matemática manifestam ao lidarem com tarefas referentes ao conteúdo de transformações lineares. Para isso, realizou-se um estudo a respeito do Pensamento Matemático Avançado (PMA) segundo Dreyfus (2002), Tall (1995) e Resnick (1987), a fim de obter características comuns aos autores, o qual serviu de base para análise dos registros escritos dos estudantes. Além disso, foi aplicado um instrumento contendo nove tarefas relacionadas ao conceito de transformações lineares a treze estudantes do segundo ano do curso de Bacharelado em Matemática da Universidade Estadual de Londrina. A metodologia escolhida para a análise das informações foi a de Análise de conteúdo segundo Bardin (2004), a qual possibilitou a inferência de indícios/características dos processos do PMA nas resoluções dos estudantes. Da utilização dessa metodologia, emergiram agrupamentos (unidades de registro) e subagrupamentos que descrevem elementos comuns aos conceitos de transformações lineares juntamente com indícios dos processos de representação e abstração do PMA. Em um processo de desconstrução e (re)construção desses agrupamentos emergiram quatro categorias em relação aos processos de representação: simbólica, mental, visualização, mudança de representações e alternância entre elas, e modelação; e de abstração: generalização e a sintetização, manifestados nos registros escritos dos estudantes referente ao conceito de transformações lineares. Seis dos treze estudantes manifestaram os processos de representação desse tipo de pensamento, e desses, três manifestaram os processos de abstração. Dos sete processos presentes do PMA, sendo cinco de representação e dois de abstração, dois estudantes manifestaram indícios de apenas um processo, o de representação simbólica, e somente dois manifestaram características de todos os processos. As categorias confirmam que estudantes do curso de graduação podem manifestar características dos processos do PMA durante a graduação, porém, a maioria dos estudantes não evidenciaram indícios desses processos. Para os autores, esses processos não ocorrem por si mesmos e, se acontecem, não são conscientes por parte do estudante. Desse modo, é preciso que o professor propicie o desenvolvimento de atividades as quais possibilitem a sua manifestação.
A Educação Ambiental nos cursos de formação inicial de professores: investigações à luz de um novo instrumento de análise
Regina Paula de Conti, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 20/02/2014
Considerando que a Política Nacional de Educação Ambiental determina que a Educação Ambiental deve ser implementada nos currículos de formação de professores, esta pesquisa tem como objeto de estudo as ementas de disciplinas que contemplam a referida temática nos cursos de formação inicial de professores: as licenciaturas. As ementas foram submetidas à análise qualitativa, mais especificamente à luz da Matriz 3x3, um instrumento proposto por Arruda, Lima e Passos (2011). Tal instrumento foi utilizado, inicialmente, para a análise das reflexões do professor diante de suas experiências em sala de aula. O propósito de pesquisar as ementas determinou dois objetivos a serem alcançados: (i) levantar indicativos de quais relações epistêmicas com o saber no contexto do conteúdo, ensino e aprendizagem, a ementa apresentaria, e (ii) evidenciar o potencial de flexibilidade da Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011) para a análise de documentos. Para construir o acervo de ementários, foram selecionados os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Química das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná. Para a constituição do corpus da pesquisa foram adotados os procedimentos e conceitos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) e da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Como resultado das investigações, observou-se que as ementas apresentam grande tendência às relações com o conteúdo, com algumas demonstrações referentes à relação com o ensino; no entanto, para a relação com a aprendizagem os resultados foram bastante vagos. No que tange à flexibilidade da Matriz 3x3, esta pesquisa comprova seu potencial, haja vista que o novo instrumento foi aplicado na análise de documentos, considerando ser possível sua aplicação em configurações diferentes da qual foi idealizado.
Apropriações de Conceitos de Ecologia por meio da Transcodificação entre Representações 3D e Verbal feitas por Estudantes do Ensino Fundamental
Camila Regina Basso, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 20/02/2014
Os estudos acerca do ensino de Ciências vêm aumentando de forma constante, muitos deles preocupados em atender às necessidades e às dificuldades individuais dos alunos. Sob essa perspectiva, a presente pesquisa elaborou uma sequência de atividades multimodais, sustentada pelo Modelo de Formulação de Perguntas, para acompanhar as apropriações do conceito de Ecologia que levam a compreensão do equilíbrio ecológico ao realizarem transcodificações entre representações 3D e verbal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com aprendizes do Ensino Fundamental. As atividades multimodais foram favoráveis a apropriação dos conceitos pelos alunos, pois motivaram a participação, a curiosidade, a reflexão e o seus interesses dos estudantes. A transcodificação foi uma ferramenta funcional e possibilitou acompanhar e identificar que os alunos mostraram a apropriação de vários conceitos de ecologia, proporcionando um melhor desempenho na compreensão e em suas produções. As atividades possibilitaram a alguns estudantes a apropriação dos conceitos de equilíbrio ecológico e a outros iniciaram o processo de aprendizagem desses conteúdos.