Teses e Dissertações
Requiem para o ser: produção ontológica a partir do filme “Eu, robô” e a emergência do devir
João Ricardo Amadeu Filho, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 31/05/2015
Há tempos consideram-se possibilidades em direcionar a recepção de mídias para seus espectadores, estudam-se maneiras de guia-lo ao aprendizado esperado, à interpretação esperada. Um espectador, ao ler um livro, ao assistir um filme poderia ser controlado ao ponto de emitir interpretações dotadas de previsões? Ou, ao praticar tal ato, o espectador desintegra-se ao se diluir a obra, ocupando posições instantâneas e fluidas, produzindo e criando pensamentos em uma simbiose singular? Tal conflito torna-se uma batalha de um lado só neste texto que, em nenhum momento busca interpretar o filme “Eu, robô” visando sua identidade enquanto obra. Com inspiração na filosofia de Gilles Deleuze, a produção neste trabalho é integral, a todo o momento o autor está fundido com a bibliografia buscando conexões e “insights”, assim como quando o processo de analisar o filme é exposto. As passagens do filme utilizadas no texto surgem como lampejos, sem obedecer a um padrão de escolha, o que endossa o caráter singular do texto que, só poderia ser produzido naquele momento. Trata-se da exposição de um pensamento produzido em um dado momento, por um dado autor que, escolheu como aporte teórico o filósofo Gilles Deleuze e, como obra a ser analisada o filme “Eu, robô” de 2004. Estaria o espectador querendo o fim da pedagogia? Ou, deslavadamente, afirmando sua inexistência?
Eixos estruturantes da linguagem e as paráfrases para a apropriação de conceitos de matéria e energia nos ecossistemas
Lucas Roberto Perucci, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/04/2015
O trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Biologia que se utiliza das
relações linguísticas associativas e da paráfrase, para promover apropriações dos
conceitos de energia e matéria dos ecossistemas. As relações associativas
(paradigmáticas) derivam da semiologia de Saussure. A paráfrase é defendida como
uma forma de apropriação do discurso pelo sujeito, uma autonomia para modificar o
registro original de um modo singular, desde que guarde correspondência com o
inicial. O trabalho se sustém dentro do programa de pesquisa do multimodos de
representação, extraindo elementos da teoria da semiologia e utilizando na
aprendizagem científica, com foco no registro escrito da língua. Uma Unidade
Didática foi construída e aplicada com estudantes do terceiro ano do ensino médio
na disciplina de Biologia, com os conteúdos de matéria e energia nos ecossistemas,
durante três aulas e seis atividades produzidas por cada um dos cinco avaliados. Os
resultados indicam que a estratégia de ensino pode evidenciar o repertório do
estudante em conceitos-chave em ciências, ao utilizar as associações termo a termo
em conjunto com a reelaboração dos conteúdos pela paráfrase. A atividade
orientada pode favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da
aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitar respostas
estereotipadas.
Formação complementar de professores de Ciências Biológicas: análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de Genética, Evolução e Biotecnologia
Egláia Carvalho, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 13/03/2015
A presente pesquisa buscou analisar curso de formação complementar de atividades
Práticas de Genética, Evolução e Biotecnologia, e investigar suas possíveis
contribuições nas necessidades formativas de professores e também criar um
espaço com intuito de discutir conceitos e propostas para o trabalho docente em sala
de aula. Assim, tanto participantes de formação continuada como participantes de
formação inicial puderam presenciar atividades práticas envolvendo os temas
propostos, motivo pelo qual denominamos o curso de formação complementar. O
curso consistiu em três encontros aos sábados, com duração de oito horas cada. Os
objetivos foram avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas com
atividades práticas em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para
elaboração e condução de atividades práticas com esses temas, que possam
contribuir para o trabalho em aula. Para definir o perfil dos participantes, bem como a
estrutura dos locais onde desenvolvem suas atividades docentes, e suas
compreensões anteriores ao curso sobre atividades práticas, foi utilizado um
questionário semiestruturado. Para constituição dos dados foi realizada a gravação
em áudio e vídeo dos três dias de curso, bem como realizada entrevista com os
participantes ao final de cada dia de curso, para elucidar questões que surgiram
durante as análises dos dados. Os dados foram analisados e categorizados
qualitativamente de acordo com a Análise de Conteúdos baseada em Bardin (1979),
que permitiu desta forma chegarmos a algumas conclusões. Os resultados
apontaram que trabalhos dessa natureza representam grande relevância no
contexto atual de ensino, pois influencia domínio do conteúdo específico relacionado
aos temas recentes da Genética, Evolução e Biotecnologia, envolvendo os
participantes em atualização de conceitos e metodologias, que poderão refletir em
sua prática docente
A Didática das Ciências na formação inicial docente: elaboração de conhecimentos sobre o ensino de Ciências
Tanisse Torres Albertoni, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 22/04/2015
O presente estudo tem como principal propósito compreender a evolução das
concepções de quatro licenciandos em Ciências Biológicas (UEL/Paraná) sobre o
processo de ensino-aprendizagem, o conhecimento em sala de aula e o papel do
professor de Ciências. Essa investigação se baseia na análise de três momentos
distintos com seus respectivos registros de dados desses estudantes, na disciplina
de Didática das Ciências Naturais, a saber: um questionário ao início da disciplina,
produção escrita ao longo da disciplina e uma entrevista ao término da disciplina. De
acordo com os resultados obtidos identificamos um processo de reconceptualização
dos alunos quanto aos conteúdos escolares e procedimentos didáticos na
reelaboração das concepções, sendo que esse processo evoluiu de modo gradual
ou apresentou mudanças com avanços e retrocessos das ideias iniciais. Esses
resultados evidenciaram que as atividades desenvolvidas durante a disciplina podem
ter efeitos moderados ou significativos para os diferentes estudantes pesquisados,
de modo a promover e contribuir para um processo pessoal de elaboração de um
conhecimento sobre como ensinar Ciências.
Prova em fases de Matemática: uma experiência no 5º ano do Ensino Fundamental
Diego Barboza Prestes, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 09/03/2015
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do
Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova
em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar
tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as
produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas
intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o
ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino
da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de
protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia,
intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da
produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A
prova em fases mostrou-se um “bom” instrumento de avaliação capaz de
estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma
reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma
oportunidade de aprendizagem.
Uma Abordagem Histórico-didática com Auxílio de Multimídias para o Ensino de Partículas Elementares no Ensino Médio
Marcia da Costa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/03/2015
Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito
de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas
evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física
Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico.
Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o
estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que
levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar
possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da
Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta
de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela
pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como
instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho
interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos
temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas
Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados,
construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos
resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de
conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes
a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem
Significativa.
Competências dos alunos em atividades de Modelagem matemática
Ana Paula Zanim Lorin, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 03/03/2015
Esta pesquisa teve como objetivo investigar “Quais competências são requeridas ou são
desenvolvidas pelos alunos com o desenvolvimento de atividades de modelagem
matemática?” Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem
Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Com o intuito de buscar evidências de
competências requeridas e/ou desenvolvidas no desenvolvimento de atividades de modelagem
desenvolvemos com alunos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática na
disciplina de Modelagem Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
Cornélio Procópio atividades de modelagem. As atividades foram desenvolvidas seguindo os
momentos de familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos
por Almeida, Silva e Vertuan (2012). A análise dos dados coletados é inspirada na proposta
metodológica da Teoria Fundamentada baseada, principalmente, nas indicações de Kathy
Charmaz (2006, 2009). A análise dos dados permitiu reflexões do como os alunos lidam com
as atividades de modelagem, o que foi requerido ou desenvolvido por eles durante a
realização das atividades. Assim identificamos no desenvolvimento das atividades realizadas
pelos alunos as seguintes competências: Competência para identificar um problema em uma
situação, Competência para definir um problema matemático, Competência para realizar a
dedução do modelo matemático, Competência para estabelecer e interpretar relações entre
Matemática e situações reais, Competência de identificação dos procedimentos necessários
no desenvolvimento das atividades e Competência de identificação de possíveis
potencialidades da modelagem. Reconhecemos que refletir sobre o que os alunos “fazem”
quando desenvolvem atividades de modelagem pode auxiliar o professor no monitoramento
de suas atitudes no decorrer das atividades de modo a contribuir para a aprendizagem dos
alunos.
A Educação Ambiental diante da questão Pós-moderna: uma análise arqueológica dos discursos de professores de ciências
Adalberto Ferdnando. Inocêncio, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 26/02/2015
O objeto de estudo nesta dissertação foi a relação Ser-saber no domínio
discursivo de docentes com ênfase na problematização dos saberes que
orientam suas compreensões de ciência e crise ambiental, identificando suas
práticas em Educação Ambiental (EA). Essas práticas são entendidas como
resultado de certos elementos discursivos aos quais os docentes têm acesso –
discursos reverberados – em detrimento do que é apagado – discursos
rarefeitos. O objetivo da investigação foi conhecer as manifestações
discursivas de professores de Ciências a respeito de ciência na
contemporaneidade e de que maneira a composição de enunciados aparentes
repercutem nas abordagens em EA. Metodologicamente, foram entrevistados
nove professores de Ciências do Ensino Fundamental de escolas de distintas
regiões da cidade de Maringá-PR. Para a análise dos discursos desses
docentes foi utilizado o método arqueológico teorizado por Michel Foucault,
apresentando-os em Focos. Como resultado dessa análise pode-se notar a
prevalência de compreensões mais “abertas” de ciência – paradigmas
emergentes. Em relação à crise ambiental os resultados apontam discursos
naturalizados e, portanto, hegemônicos, acompanhados da crença de que sua
solução será orientada por apelos técnico-científicos. Em nosso exame, as
formações discursivas dos docentes entrevistados mostraram uma transição de
enunciados. Entre os docentes há, ainda, a crença em ideais da Modernidade,
ao mesmo tempo em que há discursos que situam a ciência em um campo
ainda incerto, destituído de políticas claramente estabelecidas.
História da Ciência no ensino de Biologia: virtudes e dificuldades da contextualização histórica do episódio da dupla hélice do DNA
Etiane Ortiz, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 04/02/2015
Neste estudo, investigamos as virtudes e dificuldades encontradas no processo de
contextualização de episódios históricos da História da Ciência no ensino de Biologia. Para
isso, buscamos por respostas a respeito das percepções de acadêmicos de um curso de
Ciências Biológicas de uma universidade do norte do Paraná referente à contextualização
histórica do episódio da descoberta da dupla hélice do DNA. Apresentamos uma proposta de
ensino que visou trabalhar a contextualização do episódio da descoberta da dupla hélice do
DNA, dando ênfase às controvérsias existentes na história a respeito da participação da
cientista Rosalind Franklin na descoberta do modelo, segundo uma abordagem tradicional e
alternativa em História da Ciência. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa de
cunho interpretativo, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de questionários
abertos, e os registros foram analisados de acordo com os procedimentos da análise de
conteúdo. Os resultados encontrados nessa investigação apontam para alguns aspectos
positivos quanto à utilização da temática História da Ciência nas aulas de Biologia, visto que,
a partir da análise categorial dos dados, foi possível observar que os estudantes, apesar dos
percalços encontrados pelo caminho, conseguiram compreender o controverso episódio
histórico da construção do modelo do DNA ao final da intervenção didática e souberam, de
modo geral, como diferenciar os dois tipos de abordagem em História da Ciência que foram
utilizados para tratar o episódio. Dessa forma, o uso de uma abordagem em História da
Ciência se mostrou eficaz na contextualização do episódio histórico apresentado neste estudo
evidenciando que os acadêmicos puderam alcançar um nível de reflexão maior acerca das
discussões propostas, conseguindo (a maioria deles) se desvencilhar das armadilhas históricas
que foram apresentadas, além de assinalar evidências de que essa temática pode facilitar a
educação científica, como apontado por outros estudos. Contudo, essa pesquisa também
evidenciou que o uso desse tipo de abordagem não é tarefa fácil, visto que dificuldades foram
encontradas ao longo da investigação, como a limitação do tempo didático, a falta de leitura e
de pré-requisitos conceituais básicos dos acadêmicos acerca da Ciência, além de algumas
visões distorcidas apresentadas por esses estudantes a respeito do episódio histórico que foi
apresentado.
Práticas de um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática
Paulo Henrique Rodrigues, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 26/01/2015
Neste trabalho buscou-se responder a seguinte questão de investigação “Que elementos da
prática pedagógica foram considerados por membros do GEPEFOPEM na elaboração do caso
multimídia ‘Os colares?”. Para isso, foram utilizados registros em áudio de encontros do
GEPEFOPEM, o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam
Matemática, nos anos de 2013 e 2014, período de elaboração deste caso. Além disso, foram
consideradas notas do caderno de campo do investigador, gravações do hangout e registro da
memória do grupo. A partir das informações recolhidas foi possível descrever a trajetória do
GEPEFOPEM neste processo de elaboração e identificar empreendimentos negociados pelos
membros deste grupo durante este período, nomeadamente: discussão de artigo e elaboração
de um framework; discussão de casos multimídias portugueses e estruturação do caso
multimídia “Os colares”. Visando responder a questão da investigação, foram analisadas
negociações de significados, que se relacionam a ações do professor na perspectiva do Ensino
Exploratório, em cada um dos empreendimentos. As análises das negociações de significados
foram orientadas pelas perspectivas de autores que discutem a utilização da mídia vídeo em
contextos de formação de professores. Alguns dos elementos considerados pelos membros do
GEPEFOPEM no processo de elaboração do caso multimídia “Os colares” foram: Escolha e
análise de tarefas matemáticas; Inventário de possíveis resoluções dos alunos e
estabelecimento de conexões entre elas; Reconhecimento dos alunos enquanto “sujeitos
cognitivos”; Estabelecimento de relações entre as produções dos alunos e representações
matemáticas formalizadas; Reflexão de práticas pedagógicas; Constituição de
conhecimentos sobre o Ensino Exploratório; Proposição de estratégias de ensino
alternativas. A partir dos elementos identificados, três temáticas que os agrupam foram
reconhecidas: Planejamento de aulas na perspectiva do Ensino Exploratório; Prática do
professor em sala de aula na perspectiva do Ensino Exploratório e Análise de práticas
pedagógicas. Foi possível observar que a exploração de casos multimídias em contextos de
formação de professores tem sido assumida pelos membros como uma oportunidade de
desenvolvimento profissional, refletindo assim a principal intencionalidade formativa que o
GEPEFOPEM adotou nos últimos anos.