Teses e Dissertações
Ensino de Biologia e Educação Ambiental: uma leitura peirceana das formas de relação dos animais humanos com os não humanos
Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 24/06/2015
Esta pesquisa discute as formas de relação dos seres humanos com os animais não
humanos a partir da perspectiva da semiótica peirceana, do ensino de Biologia, da
educação científica e da Educação Ambiental. O problema se constituiu em
questionar qual a gama de entendimentos dos alunos e alunas do Ensino Médio
acerca das relações dos seres humanos com os animais como signos produtores de
interpretantes no contexto de um ensino dos conteúdos sobre vertebrados com
abordagem ambiental. E, ainda, se essa abordagem aumentou a complexidade da
compreensão sobre as relações entre humanos e animais. O objetivo traçado
referiu-se a conhecer e identificar os interpretantes dinâmicos emocional, energético
e lógico acerca das relações dos seres humanos com os animais produzidos num
processo de ensino de Biologia com abordagem ambiental em interface com os
fundamentos das Ciências Normativas de Peirce – estética, ética e lógica. A
metodologia qualitativa de pesquisa para a análise dos dados fundamentou-se em
três eixos teórico-metodológicos: a teoria dos interpretantes de Peirce, as Ciências
Normativas e a Educação Ambiental. A análise dos dados construídos a partir de
narrativas, entrevistas e produção de curtas-metragens dos alunos permitiu
identificar os interpretantes e discuti-los em articulação com as Ciências Normativas
e a Educação Ambiental. Constatamos que o processo de ensino e aprendizagem
proposto, que relacionou a Biologia com a abordagem ambiental, promoveu a
atualização dos signos, desencadeando novas semioses como cognição e ainda
alterou os ideais de conduta dos referidos alunos e alunas. Tais achados abrem a
possibilidade de pensar em uma Educação Ambiental que forme não apenas novas
formas de sentir e pensar, mas também de agir.
A Construção de uma Natureza em um Laboratório de Pesquisa Universitário
Marcelo de Carvalho, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 24/04/2015
O trabalho aqui apresentado, filia-se aos Estudos de Laboratório e teve por pilares teóricos
Bruno Latour e o Pós-estruturalismo. Além desses, a Teoria Ator-Rede (TAR) também teve
um papel primordial durante a análise. O principal objetivo da pesquisa foi o de observar e
registrar as práticas de restauração de ambientes, tidos como degradados, desenvolvidas
através de uma série de experimentos por um laboratório de pesquisa universitário da
Universidade Estadual de Londrina, para assim defender que o referido processo de
restauração acabou por construir uma representação da natureza. Para tanto, utilizei-me em
termos metodológicos, das premissas da etnografia pós-moderna. Como consequência de
uma análise não estruturada, obtive como resultados os seguintes aspectos: o laboratório
analisado, para conseguir levar adiante a sua ambição de restauração, precisou
arregimentar humanos e não humanos, o que se deu por meio dos processos de translação
de interesses e também por processos pedagogizadores. Ao longo desse processo, em vez
de os artefatos serem estabilizados, alçando a condição de fatos, portanto livres de
controvérsias, ocorreu, por ação do coletivo, a proliferação dos híbridos. Diante dessa
proliferação, a equipe do laboratório se viu obrigada a arregimentar mais humanos e não
humanos, o que implicou, para efeito de análise, a afirmação de que, durante o tempo em
que todo o trabalho dos pesquisadores foi acompanhado, foi possível descrever não uma
natureza pré-existente em processo de restauração, mas que esta esteve todo o tempo em
processo de construção pela equipe do laboratório.
Interpretação das gesticulações dos estudantes no laboratório de química baseada na semiótica de Peirce
Wanda Naves Cocco Salvadego, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 08/05/2015
Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada com estudantes
do ensino médio Técnico em Química, do segundo e terceiro ciclo do Ensino
Subsequente com o objetivo de interpretar os sentidos das gesticulações dos
estudantes no laboratório de química quando estes realizam um experimento. Pelos
pressupostos baseados na multimodalidade representacional, o laboratório é um
espaço instrucional que fornece condições para a produção da acepção dos
conceitos. O objetivo do uso do laboratório didático na aprendizagem científica
justifica-se segundo uma dimensão cognitivista. Pode-se dizer muito das atividades
dos estudantes em aulas experimentais. As gesticulações dos estudantes auxiliam
na elaboração de significados, permitindo a expansão de sentidos, e, se
consideradas dentro do processo semiótico como signos, podem ser estudadas e
analisadas. Como o foco desta investigação se volta para as atividades empíricas,
as ações para nós têm maior importância do que os gestos. As ações podem ser
pensadas como uma composição temporal de gestos fragmentados que se
interligam e dirigem para um determinado fim. Logo, a gesticulação antes de ser
comunicativa é primeiramente expressiva, o que significa dizer que são signos de
natureza deliberadamente não intencionais na relação emissor e receptor. A
pesquisa foi realizada com base em atividade pedagógica de experimentações em
físico-química e as gesticulações dos estudantes, os signos por nós analisados,
estão baseados numa leitura da Teoria semiótica de Peirce. Do ponto de vista da
importância pedagógica, a gesticulação sintetiza duas dimensões a serem
atendidas: uma cognitiva, tendo em vista seu papel auxiliar na construção do
pensamento e elaboração do significado do aprendiz do que está sendo estudado;
outra dimensão, de interesse deste trabalho, de natureza avaliativa processual, visto
se constituir em uma linguagem que permite ao professor apreciar o significado do
conhecimento do que está sendo construído pelo estudante. Os resultados indicam
a necessidade de se tornar mais conhecidos instrumentos pedagógicos como o que
avaliamos nesta tese para que o ensino-aprendizagem, no nosso caso especial, em
laboratório, possa ser feito de forma mais imediata e efetiva.
Educação científica e tecnológica para a participação: Paulo Freire e a criatividade
Roberto Gonçalves Barbosa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 23/01/2015
Esta tese alia o pensamento de Paulo Freire, estudos no campo da criatividade e a
abordagem de ensino de ciências CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), para
investigar o problema da participação consciente ou intencional dos estudantes
durante as aulas de Física em uma escola pública. Pesquisas realizadas no âmbito
CTS e com enfoque de Freire reforçam a necessidade de uma educação voltada
para a cidadania e que promova a participação dos sujeitos nos processos de
tomada de decisões. Ao mesmo tempo a criatividade tem sido concebida como um
potencial humano que deve ser cultivado e desenvolvido. Diante disso, nos
propomos investigar por meio da construção de uma sequência didática, baseada
em um abordagem CTS-Freire e na criatividade, a participação intencional dos
estudantes via aprendizagem. Aprendizagem que foi avaliada e discutida à luz da
teoria sociocultural de Vygotsky. De acordo com as ferramentas analíticas
apresentadas por Bardin foi classificado e analisado os dados que levaram às
inferências que apresentamos a seguir: a) a aprendizagem de conceitos pelos
estudantes leva-os a uma progressiva tomada de consciência dos seus próprios
processos mentais, b) somente a aprendizagem de conceitos não leva à
participação consciente ou intencional dos estudantes, c) é necessário pensar a
prática pedagógica juntamente com os estudantes e dar-lhes alternativas para que
esses possam escolher e participar d) os alunos estão condicionados a reproduzir
conhecimento e seguir prescrições, o que dificulta a sua participação e inibe a sua
expressão criativa
Requiem para o ser: produção ontológica a partir do filme “Eu, robô” e a emergência do devir
João Ricardo Amadeu Filho, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 31/05/2015
Há tempos consideram-se possibilidades em direcionar a recepção de mídias para seus espectadores, estudam-se maneiras de guia-lo ao aprendizado esperado, à interpretação esperada. Um espectador, ao ler um livro, ao assistir um filme poderia ser controlado ao ponto de emitir interpretações dotadas de previsões? Ou, ao praticar tal ato, o espectador desintegra-se ao se diluir a obra, ocupando posições instantâneas e fluidas, produzindo e criando pensamentos em uma simbiose singular? Tal conflito torna-se uma batalha de um lado só neste texto que, em nenhum momento busca interpretar o filme “Eu, robô” visando sua identidade enquanto obra. Com inspiração na filosofia de Gilles Deleuze, a produção neste trabalho é integral, a todo o momento o autor está fundido com a bibliografia buscando conexões e “insights”, assim como quando o processo de analisar o filme é exposto. As passagens do filme utilizadas no texto surgem como lampejos, sem obedecer a um padrão de escolha, o que endossa o caráter singular do texto que, só poderia ser produzido naquele momento. Trata-se da exposição de um pensamento produzido em um dado momento, por um dado autor que, escolheu como aporte teórico o filósofo Gilles Deleuze e, como obra a ser analisada o filme “Eu, robô” de 2004. Estaria o espectador querendo o fim da pedagogia? Ou, deslavadamente, afirmando sua inexistência?
Eixos estruturantes da linguagem e as paráfrases para a apropriação de conceitos de matéria e energia nos ecossistemas
Lucas Roberto Perucci, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 22/04/2015
O trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Biologia que se utiliza das
relações linguísticas associativas e da paráfrase, para promover apropriações dos
conceitos de energia e matéria dos ecossistemas. As relações associativas
(paradigmáticas) derivam da semiologia de Saussure. A paráfrase é defendida como
uma forma de apropriação do discurso pelo sujeito, uma autonomia para modificar o
registro original de um modo singular, desde que guarde correspondência com o
inicial. O trabalho se sustém dentro do programa de pesquisa do multimodos de
representação, extraindo elementos da teoria da semiologia e utilizando na
aprendizagem científica, com foco no registro escrito da língua. Uma Unidade
Didática foi construída e aplicada com estudantes do terceiro ano do ensino médio
na disciplina de Biologia, com os conteúdos de matéria e energia nos ecossistemas,
durante três aulas e seis atividades produzidas por cada um dos cinco avaliados. Os
resultados indicam que a estratégia de ensino pode evidenciar o repertório do
estudante em conceitos-chave em ciências, ao utilizar as associações termo a termo
em conjunto com a reelaboração dos conteúdos pela paráfrase. A atividade
orientada pode favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da
aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitar respostas
estereotipadas.
Formação complementar de professores de Ciências Biológicas: análise de um curso de atividades práticas envolvendo os conteúdos de Genética, Evolução e Biotecnologia
Egláia Carvalho, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 13/03/2015
A presente pesquisa buscou analisar curso de formação complementar de atividades
Práticas de Genética, Evolução e Biotecnologia, e investigar suas possíveis
contribuições nas necessidades formativas de professores e também criar um
espaço com intuito de discutir conceitos e propostas para o trabalho docente em sala
de aula. Assim, tanto participantes de formação continuada como participantes de
formação inicial puderam presenciar atividades práticas envolvendo os temas
propostos, motivo pelo qual denominamos o curso de formação complementar. O
curso consistiu em três encontros aos sábados, com duração de oito horas cada. Os
objetivos foram avaliar, qualitativamente, a importância de abordar temas com
atividades práticas em sala de aula e os pressupostos e perspectivas para
elaboração e condução de atividades práticas com esses temas, que possam
contribuir para o trabalho em aula. Para definir o perfil dos participantes, bem como a
estrutura dos locais onde desenvolvem suas atividades docentes, e suas
compreensões anteriores ao curso sobre atividades práticas, foi utilizado um
questionário semiestruturado. Para constituição dos dados foi realizada a gravação
em áudio e vídeo dos três dias de curso, bem como realizada entrevista com os
participantes ao final de cada dia de curso, para elucidar questões que surgiram
durante as análises dos dados. Os dados foram analisados e categorizados
qualitativamente de acordo com a Análise de Conteúdos baseada em Bardin (1979),
que permitiu desta forma chegarmos a algumas conclusões. Os resultados
apontaram que trabalhos dessa natureza representam grande relevância no
contexto atual de ensino, pois influencia domínio do conteúdo específico relacionado
aos temas recentes da Genética, Evolução e Biotecnologia, envolvendo os
participantes em atualização de conceitos e metodologias, que poderão refletir em
sua prática docente
A Didática das Ciências na formação inicial docente: elaboração de conhecimentos sobre o ensino de Ciências
Tanisse Torres Albertoni, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 22/04/2015
O presente estudo tem como principal propósito compreender a evolução das
concepções de quatro licenciandos em Ciências Biológicas (UEL/Paraná) sobre o
processo de ensino-aprendizagem, o conhecimento em sala de aula e o papel do
professor de Ciências. Essa investigação se baseia na análise de três momentos
distintos com seus respectivos registros de dados desses estudantes, na disciplina
de Didática das Ciências Naturais, a saber: um questionário ao início da disciplina,
produção escrita ao longo da disciplina e uma entrevista ao término da disciplina. De
acordo com os resultados obtidos identificamos um processo de reconceptualização
dos alunos quanto aos conteúdos escolares e procedimentos didáticos na
reelaboração das concepções, sendo que esse processo evoluiu de modo gradual
ou apresentou mudanças com avanços e retrocessos das ideias iniciais. Esses
resultados evidenciaram que as atividades desenvolvidas durante a disciplina podem
ter efeitos moderados ou significativos para os diferentes estudantes pesquisados,
de modo a promover e contribuir para um processo pessoal de elaboração de um
conhecimento sobre como ensinar Ciências.
Prova em fases de Matemática: uma experiência no 5º ano do Ensino Fundamental
Diego Barboza Prestes, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 09/03/2015
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com uma turma do 5o ano do
Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná na qual se utilizou uma prova
em fases como instrumento de avaliação. A avaliação da aprendizagem escolar
tomada como prática de investigação, possibilitou ao pesquisador analisar as
produções escritas dos alunos em diferentes momentos, para realizar suas
intervenções. As resoluções das tarefas propostas na primeira fase da prova foram o
ponto de partida para intervenções. Assim como proposto na abordagem de ensino
da Educação Matemática Realística, os alunos desempenharam o papel de
protagonistas de sua aprendizagem, e o pesquisador por sua vez, um tipo de guia,
intervindo no processo por meio de perguntas e/ou considerações a respeito da
produção de cada aluno em suas respectivas provas no decorrer de cada fase. A
prova em fases mostrou-se um “bom” instrumento de avaliação capaz de
estabelecer um diálogo entre professor e alunos, com potencial para possibilitar uma
reflexão tanto de alunos quanto de professores, além de proporcionar mais uma
oportunidade de aprendizagem.
Uma Abordagem Histórico-didática com Auxílio de Multimídias para o Ensino de Partículas Elementares no Ensino Médio
Marcia da Costa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/03/2015
Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito
de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas
evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física
Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico.
Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o
estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que
levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar
possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da
Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta
de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela
pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como
instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho
interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos
temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas
Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados,
construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos
resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de
conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes
a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem
Significativa.