Teses e Dissertações
A Compreensão em Atividades de Modelagem Matemática: Uma Análise à Luz dos Registros de Representação Semiótica
Leandro Meneses Costa, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 15/08/2016
Este trabalho apresenta uma investigação sobre como se dá a compreensão, articulando
os aspectos teóricos da modelagem matemática, enquanto alternativa pedagógica e os
aspectos metodológicos dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. A
pesquisa tem como objetivo investigar como se dá a compreensão da matemática e do
problema no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, analisando os
registros de representação semiótica produzidos pelos alunos, sob dois pontos de vistas,
o matemático e o cognitivo. Para Duval (2012b), a compreensão sob o ponto de vista
matemático deve ter como prioridade a análise do conteúdo e dos procedimentos dos
alunos em seu uso. Para isso realizamos uma análise matemática das atividades
desenvolvidas pelos alunos. Essa análise segundo Duval (2011a) deve ser feita em termos
da validade do encaminhamento e do sucesso no desenvolvimento da atividade. Do ponto
de vista cognitivo a compreensão reside na capacidade de reconhecer os objetos
matemáticos, no que diz respeito à correspondência das unidades de sentidos nas
conversões. Na análise cognitiva buscamos inferir sobre a incidência do fenômeno de
congruência nas conversões e seus níveis, conforme caracteriza Rosa (2008) e a
coordenação dos registros mobilizados pelos alunos. Para buscar evidências sobre nosso
objetivo de pesquisa, realizamos a coleta de dados com alunos do segundo ano do Ensino
Médio. A partir das análises dos registros produzidos pelos alunos podemos perceber que
a compreensão da matemática se dá em conformidade com a compreensão do objeto
matemático e suas especificidades representacionais desencadeiam propriedades
específicas que precisam ser conceitualizadas pelos alunos. Assim, a compreensão do
problema acontece na medida em que os alunos confrontam as informações contidas na
situação-problema com a linguagem matemática, seja na fase de inteiração e
matematização ou na fase final de interpretação dos resultados.
Obstáculos epistemológicos e pedagógicos em relação à adaptação biológica: conceitos e propostas pedagógicas
Paola Sussai Luz Cezare, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 08/03/2016
Este trabalho apresenta um estudo a respeito do conceito de Adaptação dos Seres Vivos.
O trabalho foi construído no formato de multipaper. No primeiro artigo intitulado A
Epistemologia de Bachelard e a Construção do Conceito de Adaptação das Espécies,
apresentamos uma retomada histórica da construção do conceito de adaptação, no qual
utilizamos o referencial de Gaston Bachelard para evidenciar a origem de certos
obstáculos epistemológicos. No segundo artigo intitulado A transição do Habitat
Aquático Para o Terrestre Pelos Vertebrados Sarcopterígios: Uma Proposta de Seleção
de Conteúdos Baseada em Conceitos Estruturantes partimos da noção de Adaptação
como conceito estruturante, para identificar como esse conceito estruturante se articula
com os conceitos auxiliares, contemplando tanto a biologia evolutiva como a funcional.
O terceiro artigo possui o formato capítulo, este foi intitulado Superando Obstáculos
Epistemológicos e Pedagógicos: Sequência Didática da Construção Histórica do
Conceito de Adaptação e a Narrativa Histórica da Transição do Ambiente Aquático
Para o Terrestre Por um Grupo de Vertebrados, aqui propomos uma sequência didática
baseada nos dois artigos anteriores, como meio de superar obstáculos pedagógicos que
surgem na dinâmica da construção do conhecimento em sala de aula.
Aprendizagem Significativa Conceitual, Procedimental e Atitudinal na Educação Alimentar e Nutricional, no Ensino Fundamental, por meio de Multiplicidade Representacional
Fernanda Frasson, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 15/07/2016
Reflexões acerca da Educação têm indicado a necessidade de criar uma escola voltada para a
formação de cidadãos críticos e conscientes, atuantes na sociedade. Ao analisar os Parâmetros
Currículares Nacionas (PCN) para o ensino fundamental, concluímos que um dos temas
relevantes para essa formação é a educação alimentar e nutricional, de forma que o
conhecimento sobre nutrição e a conscientização da importância de uma alimentação mais
saudável deve ter lugar na escola. Para que alcance sucesso, a educação alimentar e nutricional
deve se apoiar em teorias de aprendizagem. Neste sentido, o objetivo de nossa pesquisa foi
identificar a significação conceitual, procedimental e atitudinal sobre a temática alimentação e
nutrição, construída simultaneamente por aprendizes, quando expostos a um ensino planejado
sob o viés da multiplicidade representacional. À vista deste objetivo, optamos pelo uso dos
referenciais da Educação Alimentar e Nutricional, da Teoria da Aprendizagem Significativa,
dos Conteúdos de Aprendizagem e da Multiplicidade Representacional, para a construção de
uma metodologia de ensino e de avaliação que permita favorecer e reconhecer, respectivamente,
tal aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental. O estudo é
qualitativo, do tipo análise de caso. Os resultados do trabalho mostram que o ensino planejado
com base na congregação dos referenciais teóricos permite que aprendizes alcancem
aprendizado significativo integrado de conceitos, procedimentos e atitudes em educação
alimentar e nutricional. Perante o exposto, almejamos que este trabalho seja contribuinte para
o ensino de Ciências, mesmo reconhecendo que possui condições de aperfeiçoamento por meio
da continuidade da pesquisa
Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química
Cássia Emi Obara, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 28/06/2016
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) passou a desempenhar
um papel incentivador para a formação de professores, pois, além de contribuir com a
integração universidade-escola, promove o contato dos licenciandos com a prática docente e a
valorização do magistério. Entretanto, há poucos relatos que demonstram sua contribuição a
partir da perspectiva de um professor que participou do programa. Para compor os dados desta
pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com ex-bolsistas do PIBID, egressos
do curso de Química e atuantes na carreira docente, com o objetivo de investigar a
contribuição do programa para a construção da identidade docente. Fez-se uso dos Focos da
Aprendizagem Docente (FAD), um instrumento de análise que apresenta propostas
categóricas com a finalidade de identificar evidências de: Interesse pela Docência (Foco 1);
Conhecimento Prático da Docência (Foco 2); Reflexão sobre a Docência (Foco 3);
Comunidade Docente (Foco 4); Identidade Docente (Foco 5). As unidades de significado
acomodadas no Foco 5 foram novamente analisadas, utilizando as relações com o saber nas
dimensões epistêmicas, pessoais e sociais, encontradas na terceira coluna da Matriz 3x3, um
instrumento metodológico desenvolvido no grupo de estudos EDUCIM. Nela, estão
envolvidas a gestão dos saberes e conteúdos, com o objetivo de aprofundar conhecimentos
acerca da constituição da identidade docente. A pesquisa está ancorada nos pressupostos da
abordagem qualitativa, sendo utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como
procedimento metodológico. Com as primeiras análises realizadas com os cinco sujeitos,
identificou-se que aqueles que mais expressaram Reflexão sobre a Docência são os que
possuem maior experiência na docência. Quatro sujeitos tiveram baixa manifestação em
Conhecimento Prático, considerando o curto período da carreira após a participação no PIBID
e, apesar disso, o Interesse pela Docência e a Identidade Docente estão presentes nas falas de
todos os sujeitos, o que mostra estarem em processo de construção de sua identidade
profissional. Em seguida, os dados foram submetidos a mais um processo analítico: foram
selecionados os fragmentos categorizados no Foco 5, a Identidade Docente e acondicionados
na terceira coluna da Matriz 3x3. Três sujeitos tiveram as maiores proporções das falas
categorizadas na relação pessoal, enquanto os demais, ou seja, dois deles, na social. Estes
mesmos obtiveram a menor proporção de depoimentos na Identidade Docente. Também foi
possível destacar que as relações epistêmicas, embora em menores porcentagens nas falas dos
envolvidos, formaram um arcabouço que os direcionou para o ser professor. Dessa forma,
evidenciou-se que os sujeitos apresentaram suas primeiras impressões da carreira docente
como profissionais relacionando a atuação no PIBID como um período de aprendizagem de
estratégias didático-pedagógicas diferenciadas e de apreciação à docência. As condutas
efetuadas pelo programa foram norteadoras à permanência desse grupo na profissão docente.
O manejo destes dois instrumentos, os FAD e a terceira coluna da Matriz 3x3, trouxe
aprofundamentos expressivos para esta investigação sobre a formação do professor.
O Ensino da Física do Plasma e a Formação de Professores
Ligia Ayumi Kikuchi, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 30/03/2016
Esta pesquisa faz uma discussão a respeito do ensino da temática Física de
Plasmas e a formação de professores. Um dos objetivos foi investigar a situação do
ensino da Física do Plasma nos currículos dos cursos de Licenciatura em Física, sua
ocorrência ou ausência. Para tanto, foi realizada uma Análise Documental dos
Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Física brasileiros. Além disso,
para aprofundar esta investigação, foi elaborado um questionário para professores
das Licenciaturas em Física. Um segundo objetivo desta pesquisa foi elaborar uma
proposta de Unidade Temática para a formação de professores a respeito da Física
do Plasma, com base na Aprendizagem Significativa e na História da Ciência, para
depois, discutir como professores atuantes em cursos de Licenciatura em Física
avaliam tal proposta. A partir de nossos resultados, evidenciou-se uma pouca
atenção dada a essa temática na formação de professores, apesar de, segundo a
literatura, ser um tema relevante por estar presente no cotidiano dos alunos e
também por ser um assunto de Física Moderna e Contemporânea. Com base nos
resultados obtidos, a Unidade Temática elaborada mostrou ser uma boa proposta
para trabalhar o conteúdo de Física de Plasma nas Licenciaturas em Física, levando
em consideração algumas ressalvas citadas pelos professores avaliadores.
Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de Química: implicações para o desenvolvimento profissional docente
Géssica Mayara Otto Macheski, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 08/04/2016
Este estudo tem como objetivo principal compreender o processo de formação
docente de dois estudantes do curso de licenciatura em Química de uma Universidade
Estadual Paranaense durante os estágios supervisionados e as suas reflexões no
decorrer do planejamento, da execução e da avaliação das atividades, que compõem
uma Sequência Didática sob o enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Para
isso, utilizamos a autoscopia trifásica, a qual é um procedimento de coleta de dados
que proporciona momentos de reflexão fazendo uso de vídeos, acompanhando os
futuros professores durante as fases pré-ativa (planejamento), ativa (execução) e pós-
ativa (avaliação da Sequência Didática). Os dados foram transcritos e analisados
utilizando como metodologia de análise qualitativa a Análise Textual Discursiva, com
o intuito de identificar os momentos de Alerta, Estruturação, Questionamento,
Reestruturação e Planejamento (esquema da prática reflexiva proposta por Schön e
adaptada por Clarke) e identificando as categorias que emergiram do texto e os
conteúdos que compõem essas reflexões sobre o enfoque CTS e sobre outras
concepções dos processos de ensino e de aprendizagem. Na fase pré-ativa,
identificamos concepções dos licenciandos que nos permitiram elaborar sete
categorias, a saber: papel do professor nos processos de ensino e de aprendizagem;
organização da Sequência Didática; relação entre o enfoque CTS e as estratégias de
ensino; o aluno crítico e o juízo de valor; concepções sobre a abordagem CTS;
conhecimento prévio x conhecimento científico; e avaliação. Já na fase pós-ativa,
identificamos momentos reflexivos por parte dos estudantes que indicam possíveis
mudanças da prática educativa em ações futuras. Consideramos que a perspectiva
reflexiva de formação docente ajuda no planejamento de atividades sob o enfoque
CTS e que um currículo formador baseado nas proposições CTS auxilia nas escolhas
dos conteúdos, dos objetivos e da metodologia a serem utilizados nas atividades das
aulas de Química da Educação Básica.
UMA PROVA EM FASES DE MATEMÁTICA: da análise da produção escrita ao princípio de orientação
Anie Caroline Gonçalves Paixão, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 29/02/2016
Para conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidaram com uma prova em fases, buscou-se descrever e analisar a produção escrita realizada durante o desenvolvimento de uma Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, parte do Projeto Universal 483266/2012-4. A investigação de natureza qualitativa pautou-se pela avaliação didática, defendida por autores da RME, e pela avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem proposta pelo GEPEMA. Os professores, em lugar de apenas resolverem uma prova, foram orientados a utilizar sua própria produção como mote para protagonizar uma ação formativa sob a ótica do Princípio da Orientação da RME. Desse modo tiveram a oportunidade de tomar outros pontos de vista uma vez que diferentes estratégias, por vezes refletindo diferentes níveis, puderam ser provocadas e utilizadas de forma produtiva no processo de aprendizagem.
Uma situação de ensino para uma discussão de questões de Gênero na Licenciatura em Ciência Biológicas
Nathaly Desirrê Andreoli Chiari, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 31/03/2016
A segregação social e política a que mulheres foram historicamente submetidas
inclui o empreendimento científico e é objeto de estudo de diversas pesquisas,
inclusive no campo da Educação em Ciências. Estes trabalhos consideram a
construção social desenvolvida em torno da Ciência como uma atividade masculina
e sua tendência patriarcal e androcêntrica como possíveis fatores de desestímulo ao
ingresso e à permanência de mulheres em estudos das áreas Científicas e
Tecnológicas. Nesse panorama, emergem estudos a respeito de discussões de
Gênero no Ensino de Ciências, o que inclui a formação docente. Considera-se que,
no âmbito escolar, contribuições de mulheres cientistas podem ser visibilizadas e
meninas podem ser estimuladas ao ingresso em carreiras científicas. Destarte, o
objetivo desta pesquisa foi identificar elementos teórico-metodológicos pertinentes e
necessários para o desenvolvimento de uma abordagem didática para uma
discussão de questões de Gênero na Licenciatura de Ciências Biológicas. Para tal,
buscou-se elementos teórico-metodológicos na literatura que possibilitaram o êxito
de abordagens que contemplam o tema Gênero. Também se buscou entender como
questões de Gênero são abordadas em cursos de Ciências Biológicas no Brasil.
Uma abordagem didática foi construída com base em referenciais teórico-
metodológicos, aplicada e avaliada em estudantes do curso de Licenciatura em
Ciências Biológicas Universidade Estadual de Londrina (UEL). A partir dos dados
obtidos, os quais foram analisados segundo a Análise de Conteúdo, foi possível
inferir que houve predomínio de noções prévias nas quais as/os participantes
expressaram entendimentos polissêmicos a respeito de identidade de Gênero e
desconhecimento de pesquisadoras e suas contribuições com as Ciências.
Posteriormente à aplicação da abordagem didática, as/os participantes expressaram,
em maior número, noções a respeito de identidade de Gênero que vão ao encontro
do que é consenso entre estudiosos/sas do assunto. Também demonstraram
conhecer mulheres cientistas e suas contribuições com as Ciências Naturais,
incluindo entre elas pesquisadoras da UEL. Por meio destes resultados, foi possível
inferir que os objetivos do momento de formação construído foram alcançados,
avaliando-o positivamente.
A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem
Cristiano Forster, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 29/02/2016
O objetivo geral deste trabalho é apresentar um estudo da utilização de uma prova-
escrita-com-cola como recurso à aprendizagem na avaliação como oportunidade de
aprendizagem. Por meio de uma investigação de natureza qualitativa, carregada de
subjetividade e que envolve uma interação entre o pesquisador e a situação
estudada, buscou-se apresentar diferentes modos que os alunos participantes do
estudo lidaram com uma prova-escrita-com-cola. Para a realização do estudo,
acompanhou-se a aplicação e correção de uma prova-escrita-com-cola em uma
disciplina de um curso de pós-graduação. O embasamento teórico utilizado nessa
investigação pautou-se na avaliação didática, defendida por autores da RME, e na
compreensão que o GEPEMA adota de avaliação como prática de investigação e
oportunidade de aprendizagem. Nesse trabalho a utilização da prova-escrita-com-
cola traz consigo as características tanto de uma avaliação didática quanto de uma
avaliação tomada como prática de investigação e que oportuniza a aprendizagem.
Pode-se dizer que, na utilização da prova-escrita-com-cola a oportunidade de
aprendizagem é oferecida em pelo menos dois momentos: uma quando aluno
prepara a sua cola e outra quando constrói e valida o gabarito da referida prova.
Dependência e independência linear: um estudo a respeito das dificuldades e concepções de licenciandos em Matemática
Mariany Layne de Souza, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 24/02/2016
Esta pesquisa tem por objetivo investigar dificuldades e concepções referentes aos
conceitos de dependência e independência linear de licenciandos em Matemática.
Para tanto, elaborou-se um instrumento com cinco questões e aplicou-o em uma
turma do segundo ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma
universidade do norte do Paraná. Para análise dos registros escritos dos licenciandos
recorreu-se à análise textual discursiva para identificar e discutir as dificuldades, e à
Teoria APOS (ação-processo-objeto-esquema) para identificar e discutir as
concepções. Na análise das dificuldades elencou-se quatro subcategorias: linguagem,
entendimento dos conceitos de Dependência e Independência Linear, identificação de
conjuntos linearmente independentes e linearmente dependentes e reconhecimento
da representação gráfica. Com essas subcategorias percebeu-se que grande parte
dos participantes da pesquisa apresentou alguma dificuldade, sendo que essa pode
estar atrelada tanto à natureza da Álgebra Linear quanto a um caráter subjetivo. Em
relação às concepções, segundo a Teoria APOS, ao analisar os registros escritos,
obteve-se as concepções ação e processo para os conceitos de dependência e
independência linear, sendo que a concepção ação foi a concepção mais manifestada
pelos licenciandos, revelando que os mesmos ainda possuem uma noção elementar
dos conceitos investigados nessa pesquisa.