Teses e Dissertações
Gamificação e Interpretação Ambiental: uma experiência em trilha ecológica
Diego Marques da Silva Medeiros, Profª. Drª. Verônica Bender Haydu
Data da defesa: 20/05/2016
A importância de uma Educação Ambiental (EA) capaz de estimular a produção
de conhecimentos menos especializados e neutros e mais interdisciplinares e políticos, de
modo a resultar num entendimento mais holístico e integrativo do meio ambiente, leva à
busca de estratégias e métodos eficientes para tal. A Interpretação Ambiental (IA) em
trilhas é uma atividade que vem se mostrando relevante nesse sentido e teoriza-se que ela
pode tornar-se ainda mais eficiente quando gamificada. Alguns trabalhos significativos
na área da gamificação vêm demonstrando a eficácia da prática em contextos
educacionais, no entanto, apresentam limitações teórico-metodológicas que poderiam ser
superadas por pesquisas mais sensíveis à complexidade contextual da situação
investigada e que presassem pela investigação do processo em detrimento dos produtos.
Este trabalho relata uma pesquisa cujo objetivo geral foi o de investigar a influência da
gamificação na IA a partir de uma proposta metodológica que contribuísse para essa
superação. Para tal, tomou-se como objeto de estudo a gamificação da IA do Parque
Estadual Mata dos Godoy (PEMG) (Londrina/PR), cujo produto gerado foi a atividade
denominada Expedição ao Meio Ambiente (EMA). A pesquisa foi de caráter
participativo, pois o pesquisador atuou tanto na elaboração quanto na execução da
atividade em questão. A EMA foi executada junto a uma equipe de estudantes que tiveram
seus comportamentos verbais orais registrados durante a atividade. Os dados passaram
por um processo de Análise de Conteúdo em associação à Análise Textual Discursiva, de
modo que a pesquisa pode ser considerada de caráter qualiquantitativo. Em linhas gerais,
buscou-se por identificar isoladamente as relações entre os elementos da gamificação e o
comportamento dos participantes da EMA. Para isso, a pesquisa teve foco na análise dos
comportamentos de jogar e dos associados aos objetivos da EA em relação à atividade de
IA gamificada e seus elementos de gamificação. Realizou-se, também, análise
semelhante de uma atividade tradicional em trilhas do PEMG como fator de comparação.
Foi possível inferir que a EMA foi capaz de estimular os comportamentos de jogar, que
os participantes responderam à maioria dos aspectos relevantes à manutenção desses
comportamentos e que foram alcançados os objetivos da IA. A análise da atividade
tradicional em trilhas possibilitou, ainda, a identificação de aspectos equivalentes,
superiores e limitantes em relação à atividade gamificada. Por fim, a pesquisa também
pareceu contribuir na superação das limitações teórico-metodológicas apontadas em uma
amostra significativa de trabalhos na área da gamificação.
Os modos de ser PIBID
Angélica Cristina Rivelini-Silva, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 16/12/2016
A presente tese busca compreender o processo de construção do espaço discursivo
do subprojeto PIBID- Química UTFPR-Câmpus Apucarana. Esse processo foi
analisado a partir das práticas discursivas e não discursivas que envolvem e
constituem os bolsistas do subprojeto, afim de entendê-las como produtoras de um
discurso que articula os dispositivos pedagógicos ao regular e autorizar os bolsistas a
se perceberem em um espaço diferente ao da licenciatura. As análises permitiram
uma justaposição entre os discursos colocados em circulação no espaço PIBID/Ap,
como formação de professores, pedagogias, escola básica e avaliação constituintes
do discurso do programa. Para que essa reflexão fosse possível, desviei o olhar de
qualquer naturalidade e analisei os dados registrados durante um período de doze
meses. Ao participar das reuniões semanais e atividades do grupo PIBID/Ap compus
um registro de pesquisa formado por diário de campo (anotações), gravação de áudio
e filmagem. Com esse material fui descrevendo as práticas que envolvem os bolsistas
de iniciação à docência e de coordenação e pude apreender o processo de construção
do espaço PIBID/Ap e a produção de verdades que regulam o seu funcionamento.
Fundamentada teórica e metodologicamente em Foucault, especialmente nos
conceitos de genealogia para um caminho metodológico e nas ferramentas
conceituais de acontecimento, dispositivo, subjetivação e heterotopia, busquei
entender como o espaço PIBID/Ap tornou-se produtor de verdades e de modos de
subjetivação. O processo de implantação do programa e as atividades desenvolvidas
nas reuniões semanais de orientação, me autorizaram a assumir o pressuposto de
que no espaço PIBID/Ap desenvolvem-se práticas discursivas produtoras de modos
de ser PIBIDiano. Na articulação dos conceitos de subjetividade e heterotopia, foi
possível constatar que há uma relação intrínseca entre a representação do que seria
o ‘professor melhor’ e a subjetividade do sujeito bolsista. Olhar para o PIBID/AP como
construtor de heterotopias o torna um espaço de multiplicidade, de experiência e de
singularidade – heterotopia acontece como possibilidade.
Indicações circunstanciais como signos potencializadores da aprendizagem significativa de conceitos na experimentação animal
Marcela Teixeira Godoy, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 30/09/2016
Este trabalho propõe um aprimoramento dos mecanismos dialógicos de
aprendizagem sob uma perspectiva semiológica construtivista. Toda mensagem
transmitida por um emissor por meio de sinais diretos é sempre incompleta para o
receptor podendo gerar má compreensão ou não compreensão. Identificamos na
teoria das mensagens e sinais do semiólogo Luis Jorge Prieto, um elemento
semiológico denominado indicação circunstancial que tem o potencial de
complementar as mensagens transmitidas por um sinal, potencializando sua
compreensão. A hipótese do trabalho partiu do pressuposto que tais elementos
semiológicos transpostos para o contexto da Educação Científica, além de favorecer
a compreensão de conceitos, podem servir como instrumentos para impelir o
pensamento autônomo do estudante durante o processo de aprendizagem. Diante
disso, o problema de pesquisa colocado foi: quais os efeitos do uso das indicações
circunstanciais na construção dos conceitos trabalhados? O objetivo da pesquisa foi
identificar o papel das indicações circunstanciais na construção dos conceitos
relacionados à experimentação animal de especismo, especismo eletivo, especismo
elitista, utilitarismo e modelo preditivo pelos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram
14 alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade
pública do Estado do Paraná, Brasil. A intervenção didática utilizada para a
realização do trabalho foi baseada em uma Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa no contexto da Aprendizagem Significativa Subversiva. Os dados foram
coletados por meio da transcrição do discurso que ocorreu durante a intervenção e
das produções e entrevistas com os alunos. A análise dos mesmos ocorreu de
maneira descritiva interpretativa. Os resultados obtidos evidenciam principalmente
que o planejamento consciente das indicações circunstanciais emitidas pelo
professor mediadas por um discurso interativo sob a perspectiva da aprendizagem
significativa subversiva serviu como provocação didática para potencializar a
aprendizagem dos conceitos. Sob uma perspectiva construtivista de aprendizagem,
procuramos demonstrar que as indicações circunstanciais podem ser signos
utilizados pelo professor com a finalidade não só de aclarar o discurso e reduzir
ambiguidades, mas provocar fundamentalmente uma forma de pensamento reflexivo
do estudante com objetivo de levá-lo à compreensão dos conceitos tratados.
Caracterização do interesse pela docência em estudantes do PIBID dos cursos de ciências naturais
George Francisco Santiago Martin, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/02/2016
Esta tese apresenta uma proposta para caracterizar o interesse pela docência em
estudantes de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química de uma
Universidade pública do Paraná, que participavam do PIBID nos respectivos
subprojetos. A investigação, de caráter qualitativo, teve como objeto de estudo a
análise de entrevistas audiogravadas com alguns desses estudantes. Os
procedimentos metodológicos foram baseados na análise textual discursiva, a partir
da qual foi possível a organização dos dados, a priori, de acordo com o Modelo de
Quatro Fases do Desenvolvimento do Interesse (MDI) de Hidi e Renninger (2006). Ao
se mergulhar em cada uma dessas Fases, emergiram subcategorias por meio de um
processo indutivo e, com os dados acomodados, a análise articulou o interesse pela
docência – foco 1 dos focos da aprendizagem docente (FAD) de Arruda, Passos e
Fregolente (2012) – com as três dimensões das relações com o saber – epistêmica,
pessoal e social – da Matriz 3x3 de Arruda, Lima e Passos (2011) apresentada pelo
instrumento de análise da ação do professor em sala de aula. Após a análise, foi
possível caracterizar o interesse dos mesmos estudantes pela docência, sugerindo
que tal interesse pode ser desenvolvido durante a sua formação inicial docente. Os
dados mostraram, ainda, que o interesse pela docência tem duas características
principais: a vontade de ser professor e a curiosidade dos estudantes em saber como
é ser um professor. Além disso, verificou-se que os professores da escola
(supervisores participantes do PIBID) e os professores da universidade
(coordenadores dos subprojetos do PIBID) podem influenciar diretamente na
manutenção do interesse dos estudantes em seguir uma carreira docente.
Uma intervenção pedagógica na educação básica com potencial de ampliar a visibilidade da produção científica feminina
Maria Lúcia Corrêa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 29/03/2016
Uma das metas do Plano Nacional de Educação (2014) a ser atingida até o ano
de 2024 é estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação
stricto sensu, em particular aqueles ligados às áreas de Engenharia,
Matemática, Física, Química, Informática e outros no Campo das Ciências. No
entanto, tendo em vista que o conhecimento científico proporcionado na
Educação Básica traz em sua essência um potencial produtivo quase que
exclusivamente masculino, ocorre que poucas mulheres cientistas e suas
contribuições criativas são apresentadas às alunas e aos alunos nessa etapa
de estudos. Esse fato pode levar as meninas a pensarem que a Ciência não é
um campo propício para as mulheres, causando desestímulos quanto a
seguirem a carreira científica e mesmo dar a entender que a Ciência pode ser
um campo hostil para elas. Sendo assim, buscamos em dissertações, artigos e
livros da área, discussões a respeito do tema Ciência e gênero e elencamos
alguns elementos que consideramos relevantes para problematizar uma
Ciência androcêntrica, não com o intuito de apresentar às alunas e aos alunos
uma Ciência mais feminina, mas sim uma Ciência mais abrangente às
mulheres. Encontrados esses elementos, construímos uma Sequência Didática
cuja aplicação pode nos fornecer subsídios para analisarmos se tais elementos
possibilitariam a visibilidade da produção científica feminina em uma atividade
escolar aplicada ao nono ano do Ensino Fundamental. Essa intervenção
didática foi fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa. O
instrumento heurístico “V” Epistemológico de Gowin foi utilizado durante o
processo na condição de facilitador da aprendizagem e na coleta de dados.
Com a articulação metodológica desses referenciais, este trabalho encontrou
evidências de que a apropriação desses aspectos citados em uma Sequência
Didática aplicada à Educação Básica pode possibilitar a visibilidade da
produção científica feminina. As análises qualitativas dos dados coletados
apresentaram indícios de aprendizagem significativa, considerando que
observamos uma ampliação da visibilidade da produção científica feminina em
atividades escolares.
O PIBID e as relações com o saber, aprendizagem da docência e pesquisa: caracterização de uma intervenção na formação inicial de professores de matemática
Diego Fogaça Carvalho, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 15/02/2016
Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar uma intervenção realizada no
âmbito do PIBID e compreender seu reflexo nas relações estabelecidas por um dos bolsistas
com o saber, o aprender e o ensinar matemática. Os dados foram coletados a partir de:
registros de observações no caderno de campo, entrevistas semiestruturadas e transcrição de
reuniões e aulas. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos, foram utilizados: o
instrumento para análise da relação docente em sala de aula, a Matriz 3x3, e a Análise Textual
Discursiva. Decorrente de um período de observações das aulas, foi possível compreender que
o supervisor deteve em suas mãos toda a gestão da sala de aula enquanto os bolsistas do
PIBID ocuparam a posição de seus auxiliares. Por meio da pesquisa, procurou-se intervir no
PIBID investigado e possibilitar que os bolsistas conduzissem algumas aulas tendo o
supervisor como orientador de modo que eles participassem ativamente do processo de
aprendizagem da docência. Optou-se por valer, durante toda a intervenção, de suposições e
simulações relativas à relação do aluno com o conteúdo matemático. Nesse sentido, a ação do
pesquisador referia-se a fomentar a reflexão a respeito da aprendizagem dos alunos durante os
momentos de planejamento e de orientação compartilhada. Limitando-se à análise de uma
bolsista, interpretou-se que o planejamento das aulas se configurou como um ambiente de
aprendizagem da docência em fase inicial, pois percebeu-se um alinhamento entre os
discursos da bolsista e do pesquisador. As orientações compartilhadas também se
configuraram em ambientes com essas características, pois o pesquisador, junto ao supervisor,
refletiu sobre a atuação da bolsista, apresentando suas considerações por meio de e-mails.
Pela maneira como as unidades de análise foram dispostas nas matrizes associadas às aulas
que a bolsista conduziu, observa-se adequações às sugestões presentes nos e-mails por meio
da maneira como a gestão da sala de aula foi realizada. Em suma, pode-se compreender que o
ambiente formativo promovido pela intervenção propiciou modificações na relação com o
saber, tomando a aprendizagem do aluno como referência e, consequentemente, ampliou as
potencialidades formativas em relação à docência em matemática.
Um estudo das ações de professore de Matemática em sala de aula
Edelaine Cristina de Andrade, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 16/02/2016
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar as ações de professores de Matemática em sala de aula por meio de um instrumento teórico e metodológico – a Matriz 3x3 – que permite e auxilia o estudo de ações que podem ser constituídas em sala de aula entre o professor, o aluno e o saber a ser ensinado. A questão que norteou a investigação foi: quais são as ações de professores de Matemática em sala de aula e o que a Matriz 3x3 pode revelar a respeito delas? Os dados consistem em aulas vídeo-gravadas no período de um bimestre letivo e em uma entrevista com os sujeitos de pesquisa. Todas as informações coletadas foram analisadas e classificadas, tendo como referencial Arruda, Lima e Passos (2011) e a análise textual discursiva. Considerando a multiplicidade de ações do professor em sala de aula, fez-se necessário alocá-las em diversos setores da Matriz 3x3, assim como nas muitas subcategorias que emergiram das quatro categorias de ação: Burocrático-administrativa, Espera, Explica e Escreve. Os resultados desta pesquisa, que tem um papel mais descritivo, mostraram que a sucessão de ações dos professores aqui investigados resumem-se a: realizar atividades burocráticas; esperar o aluno copiar, ficar quieto ou resolver exercício, explicar e resolver conteúdo e exercício; e escrever no quadro, seja conteúdo seja exercício. Os sujeitos revelaram-se preocupados, principalmente, com o ensinar e com a manutenção da ordem em sala de aula, o que justifica a concentração na coluna 2 da Matriz 3x3 (relação epistêmica, pessoal e social com o ensino). Assim, evidenciamos que, embora diferentes em alguns aspectos, com diferentes características e perfis, os sujeitos da pesquisa mostraram-se centrados na relação pessoal e social com o ensino – setores 2B e 2C.
Pedagogizados por um mundo steampunk – um olhar para o ensino das ciências por meio de um filme de ficção científica
ANA CAROLINA ARENHARDT TOMAZ BIALETZKI, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 13/05/2016
Esta dissertação tem como objetivo analisar e problematizar as produções no
sentido em que pedagogizam os sujeitos para um mundo steampunk e para isso,
como material de análise, foi escolhido o filme As Loucas Aventuras de James West
(1999). Com base na vertente dos estudos culturais, considera-se que produtos
midiáticos, como filmes, ensinam determinados modos de ser, estar e fazer, na
relação aberta entre obra e espectador. No movimento inverso ao da produção
cinematográfica, a escolha das cenas se deu identificando os sentidos que o filme
produziu na pesquisadora, dentre os quais se destacou o conceito steampunk, que
se tornou a ferramenta teórica da análise feita aqui. O steampunk coloca sobrasura
diferentes conceitos e preconceitos que fluem por entre os grupos culturais,
provocando pensamentos a respeito das informações que nos interceptam, das
apropriações que fazemos, do que nos constituímos como participantes de uma
geração profundamente afetada pela interrelação com os avanços tecnológicos e
científicos. Deste modo, no processo de apropriação, entre lutas e desconfianças,
em meio a processos de resistência, construímos/endereçamos de maneira
negociada o significado de ciência, de homem, de máquina, conceitos que nos
ensinam sobre um mundo steampunk, no qual relações de criação e interação
formam um novo espaço. Por tais possibilidades entendemos que o material
analisado pedagogiza e estabiliza modos de se viver e aceitar uma nova posição do
homem, que já não é natureza em sua totalidade, que hibridizado se tornou
ciborgue. Podemos, assim, apreender que o ato de assistir é um modo de
apropriação e mediação cultural, de apropriação, pois nessa troca contrariam-se
efeitos de homogeneização do cinema com relação ao grupo de espectadores que
se pretende atingir. Encontramos neste trabalho subsídios para conjecturar que a
educação pode ocorrer em diversos espaços da sociedade contemporânea, sendo a
escola apenas um deles. Interpelados por filmes, propagandas, pela televisão,
estamos a todo o momento sendo endereçados, particularmente neste caso,
ensinados para a vida em uma sociedade tecnicista, uma vida steampunk.
Aprendizagem da Conservação da Energia Mecânica à luz da Leitura Conotativa de um Signo Artístico
Cristiane Aparecida Corrêa, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 12/08/2016
A presente pesquisa tem por objetivo identificar os níveis de leitura semiológica
denotativa e conotativa realizados pelos estudantes durante uma aula de Física.
Para tal, estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio foram
instigados, em um momento instrucional a estabelecer relações inventivas de modo
a associar elementos de uma obra artística com o conteúdo de Conservação da
Energia Mecânica. A metodologia instrucional tomou por base a alternância
discursiva dialógica e de autoridade. Valemo-nos da função estética do signo
artístico para atrair o estudante e fazer com que o mesmo refletisse, imaginasse e
expusesse suas ideias e interpretações. O trabalho parte do pressuposto que o
signo artístico é uma modo representacional profícuo para provocar e sustentar
interações discursivas com reflexos para o entendimento conceitual. Dois pontos
encaminharam a pesquisa: o primeiro refere-se à aplicação da prática conotativa de
um signo artístico, via alternância entre discurso dialógico e de autoridade, a qual
nos rendeu os dados para a pesquisa e propiciou maiores oportunidades de
aprendizagem, visto que, em razão da função estética presente na obra artística,
diferentes interpretações foram feitas pelos estudantes na tentativa de relacioná-las
com o conhecimento científico; o segundo, do lado do professor e fundamental para
condução da aprendizagem de conceitos científicos, consistiu na identificação do
nível de leitura realizada pelos estudantes durante aplicação da aula com signo
artístico, pois este funcionou como um indicativo da aprendizagem possibilitando a
identificação de quais questões precisavam ser retomadas, fornecendo um feedback
do ensino para professor. Os resultados apontaram que as associações conotativas
derivadas da estratégia aplicada transformaram a sala de aula em um ambiente
descontraído para o debate de ideias, favoreceu o engajamento dos estudantes ao
mesmo tempo em que funcionou como fio condutor para aprendizagem do conteúdo
ensinado
Desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática na exploração de um caso multimídia na perspectiva do Ensino Exploratório
Helen Dabiani Frioli Mota, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 06/06/2016
Neste trabalho buscamos responder a seguinte questão de investigação: “Que indícios de
desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática podem ser identificados
na exploração de um caso multimídia desenvolvido na perspectiva do Ensino Exploratório?”
Para isso, foram analisados produções escritas e registro em áudio das discussões da turma do
4º ano do curso de Matemática (habilitação: licenciatura), da Universidade Estadual de
Londrina, na exploração de um caso multimídia denominado “Os colares”. A exploração do
caso multimídia investigado nesse trabalho ocorreu no contexto da disciplina “Prática e
Metodologia do Ensino de Matemática II: Estágio Supervisionado”, no 1º semestre de 2015.
A partir da descrição da trajetória de exploração do multimídia, identificamos e analisamos
dois pontos de enfoque assumidos pelos futuros professores, nomeadamente: a tarefa “Os
colares” e suas características; as principais ações do professor nas fases: Proposição e
apresentação da tarefa, Desenvolvimento da tarefa, Discussão coletiva da tarefa e
Sistematização. Os resultados evidenciam que no decorrer da exploração do caso multimídia
os futuros professores mobilizaram/construíram: uma visão compartilhada para o ensino e a
aprendizagem da Matemática; conhecimentos sobre conteúdos matemáticos; compreensão de
como os alunos aprendem Matemática; conhecimento pedagógicos do conteúdo compreensão
sobre o papel da “equidade” na matemática escolar; e compreensão de si como um professor
que ensina matemática. Além disso, identificamos elementos relacionados as três dimensões
do que consiste reconhecer e interpretar interações em sala de aula (VAN ES; SHERIN, 2002;
ALSAWAIE; ALGHAZO, 2010), a saber: identificar o que é importante ou digno de nota em
uma situação de sala de aula; interpretar a situação de ensino com base no conhecimento do
contexto; estabelecer conexões entre os aspectos observados e princípios mais amplos dos
processos de ensino e aprendizagem. Esses aspectos revelam indícios de desenvolvimento
profissional por parte dos futuros professores. As ações da professora ganharam destaque ao
longo da exploração do caso multimídia, nomeadamente as ações de questionar; de cuidar da
manutenção do nível de demanda cognitiva da tarefa; de solicitar justificações dos alunos
quanto às suas resoluções; de confrontar diferentes resoluções para uma mesma tarefa; e de
gerir a participação dos alunos durante a fase de discussão coletiva da tarefa. A análise do
caso multimídia permitiu que os futuros professores identificassem as principais ações de um
professor na perspectiva do Ensino Exploratório e refletissem a respeito da importância dessas
ações para a aprendizagem dos alunos, tendo a oportunidade de modificar seus
conhecimentos, bem como suas compreensões e crenças sobre o ensino e a aprendizagem,
aspectos essenciais para o desenvolvimento profissional do professor.