Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática na Exploração do Caso Multimídia Plano de Telefonia
Júlio Cézar Rodrigues de Oliveira, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 18/12/2017
A questão que norteou a presente investigação foi: Que elementos de um contexto de formação continuada possibilitam o desenvolvimento profissional de professores de Matemática a partir da exploração de um caso multimídia, com foco na fase de discussão coletiva de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório? Para responder a essa pergunta estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do empreendimento exploração do caso multimídia “Plano de Telefonia” em uma Comunidade de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso multimídia “Plano de Telefonia”. Para as análises tomamos como perspectiva teórica os objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos por Sowder (2007) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala de aula (VAN ES; SHERIN, 2002; 2008) e classificamos os dados de acordo com essas perspectivas. A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE, nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões. A liberdade que as professoras tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formação.
Formação de professores de Química: publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola
Any Caroline Ferreira, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 01/08/2017
Esta pesquisa teve como objetivo investigar, nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNESC), como a temática formação de professores de Química tem sido entendida pelos pesquisadores da área, com o intuito de caracterizar este tema em questão, em termos de ano de publicação e foco de pesquisa. Para isto, foi feito um levantamento dos artigos publicados na QNESC, no período de (1995-2016) que abordavam a formação de professores de Química. Como metodologia de análise e coleta de dados, utilizou-se a análise textual discursiva. Para a organização dos dados, foram selecionadas palavras representativas presentes nas propostas dos artigos que auxiliaram na categorização. Por meio da análise identificou-se que a maioria dos artigos que abordam o tema formação de professores de Química foram publicados nos últimos oito anos. Sendo que 25,34% dos artigos selecionados, descreve e discute questões da formação inicial, 5,47% faz análise de aspectos da formação continuada, 7,53% relaciona a formação de professores com a profissionalização docente, 10,27% discute a prática pedagógica de professores em formação, 10,95% investigou dois ou mais dos aspectos anteriores em um único artigo e 40,41% abordou a formação de professores como consequência da pesquisa. A partir dos dados, destacou-se algumas tendências de pesquisa e possíveis lacunas ainda a serem investigadas, no que diz respeito à área de formação de professores de Química.
Integração Multimodal e Coordenação de Representações Semióticas em Atividades de Função do 1º Grau
Renata Aparecida de Faria, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 24/03/2023
Este estudo investiga a coordenação de representações semióticas , isto é , o reconhecimento do mesmo objeto matemático - Função do 1°Grau - em 6 (seis) atividades. A investigação apresenta os referenciais dos Multimodos e Múltiplas Representações, com destaque às Funções Pedagógicas ao utilizar uma nova representação, proposta por Shaaron Ainsworth (1999,2006) e aspectos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2004,2011) quanto as transformações semióticas de tratamento, conversão e coordenação e a natureza e forma dos diferentes registros de representação semiótica . O trabalho foi realizado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Norte do Paraná no ano letivo de 2016, em que a coleta de dados ocorreu durante 9 (nove) aulas , com anotações de observações da pesquisadora, gravação em áudio e fotografias. No desenvolvimento das atividades propostas, as interações dialógicas, caracterizadas como um modo representacional ,ocorridas entre estudante/pesquisadora e estudante/estudante possibilitaram a análise quanto às Funções Pedagógicas nas diferentes representações mobilizadas. Além de evidenciar as vantagens da multiplicidade representacional no ensino, as resoluções apresentadas pelos estudantes permitiu verificar a integração de referenciais, pois a partir da mobilização de dois ou mais registros de representação, ocorre uma ou mais Função Pedagógica das Múltiplas Representações ao complementar, restringir uma interpretação errônea e/ ou o aprofundar um novo conhecimento .
As Trilhas Interpretativas Como Atividades de Educação Ambiental: O que Pensam os Professores de Ciências?
Diego Armando Lopes Colman, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 24/05/2017
O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do indivíduo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca. Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo desenvolvida em espaços não formais. Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como as trilhas de caráter interpretativo. Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu comportamento. Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e amplitude distintas. Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura ao longo de toda a vida do indivíduo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento onde a formação será construída.
Concepções de Estudantes do Ensino Fundamental Acerca da Investigação Científica e da Natureza da Ciência
Francisco Brenzam Filho, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 12/06/2017
A alfabetização científica está diretamente relacionada à compreensão dos conceitos científicos, dos processos de Investigação Científica (IC) e da Natureza da Ciência (NdC). Refere-se à Investigação Científica (IC) como as características dos processos pelos quais o conhecimento científico é desenvolvido e aceito e a Natureza da Ciência (NdC) como as características do conhecimento científico. O presente trabalho teve por objetivo investigar as compreensões dos estudantes a respeito dos processos de Investigação Científica (IC) e também analisar se eles apresentam concepções acerca dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC). Trata-se de um estudo de caso, em que selecionamos 29 estudantes que cursavam o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular. Esses estudantes, durante o ano letivo, participaram de uma disciplina obrigatória de pesquisa intitulada “Iniciação à Pesquisa”, cujo principal objetivo era desenvolver projetos científicos para serem divulgados em uma feira científica. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário inicial relacionado aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e um questionário final relacionado à Investigação Científica (IC). O segundo instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada com 5 representantes de cada grupo. O questionário inicial e a entrevista foram analisados segundo Bardin (2004), e o questionário final foi analisado segundo a proposta dos autores do questionário (LEDERMAN et al., 2014). Conforme a análise dos 29 estudantes, 18 foram categorizados como “ingênuos” por apresentarem concepções equivocadas ou superficiais em relação à Investigação Científica (IC). O restante (11) dos estudantes foi classificado com concepções “mistas” por apresentarem uma visão parcialmente explicativa a respeito da Investigação Científica (IC). Em relação aos aspectos da Natureza da Ciência (NdC), notamos que 15 alunos possuem compreensões das diferenças entre leis científicas e teorias científicas, entretanto consideram que leis são fixas e teorias são provisórias. Encontramos também nas respostas de 16 estudantes que os cientistas fazem uso da criatividade para solucionar problemas ou para novas descobertas. Por fim, identificamos em 19 respostas dos estudantes uma visão empirista da ciência, na qual esta está ligada à comprovação. A partir dos dados, consideramos que este trabalho possibilita as discussões acerca da inserção de disciplinas científicas no Ensino Fundamental e Médio como parte do processo de formar cidadãos cientificamente alfabetizados.
Teoria de Conjuntos: Processos Manifestados do Pensamento Matemático Avançado
Jair Lucas Jorge, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 04/04/2017
O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos. Utilizamos Dreyfus (2002) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos. Foram participantes da pesquisa 20 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas. Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização. Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos. Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMA.
As Dimensões da Aprendizagem Científica em Questões do Pisa que Abordam Conteúdos Químicos
Paulo dos Santos Nora, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 04/05/2017
Esta pesquisa consiste em um estudo das Dimensões da Aprendizagem Científica (DAC) contempladas em questões do PISA que abordam conteúdos químicos. Com base nas análises dos enunciados e das respostas esperadas das questões de Ciências do PISA, por meio dos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo, esta investigação de cunho predominantemente qualitativo, teve a intenção de identificar e analisar as Dimensões da Aprendizagem Científica presentes nas questões, a saber: as práticas científicas; os conceitos transversais e as ideias centrais disciplinares. Considerando estas dimensões como categorias a priori, como resultados evidenciamos que houve concordância entre as Dimensões da Aprendizagem Científica identificadas nas questões e as competências exigidas pelo PISA, além de que estas podem fornecer indícios de letramento científico.Sendo assim, as Práticas Científicas demonstram ser ações importantes para a compreensão e resolução das questões em diferentes contextos, contribuindo para o envolvimento dos estudantes com a investigação científica. Os Conceitos Transversais possibilitam ideias norteadoras que ajudam os estudantes em sua prática, para melhor investigar, compreender e explicar os fenômenos científicos, e para isso, são necessários conteúdos científicos contemplados, ou seja, as Ideias Centrais Disciplinares. Logo, por meio das DAC, a ciência pode ser compreendida como um processo, no qual o estudante é o sujeito ativo, que reflete e a utiliza em seu contexto.
Trigonometria na Formação Inicial de Professores de Matemática
Juliana Çar Stal, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 20/05/2017
Esta pesquisa traz uma discussão a respeito da inserção da trigonometria na formação inicial de professores de Matemática e das propostas de ensino da mesma na Educação Básica no estado do Paraná. O principal objetivo foi investigar como está a formação dos (as) futuros (as) professores (as) de Matemática para ensinar a trigonometria na Educação Básica nesse estado. Para a realização desse estudo foram utilizados dois tipos de metodologia: Análise Documental e Análise de Conteúdo. A primeira foi utilizada para analisar os Projetos Políticos Pedagógicos e ementas das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática de instituições públicas de Ensino Superior do estado do Paraná que obtiveram notas 4 e/ou 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) nos anos de 2011 e 2014. A segunda foi utilizada para analisar questionários aplicados para estudantes das instituições selecionadas que estão em fase de conclusão, ou seja, que já cursaram setenta e cinco por cento (75%) ou mais das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática. Por meio desta pesquisa observou-se que a trigonometria está inserida nos cursos de Licenciatura em Matemática de modo específico e relacionada a outros conteúdos matemáticos. Com a aplicação dos questionários e sua respectiva análise observou-se que a trigonometria está apresentada explicitamente e implicitamente nas ementas de cada disciplina. Também inferiu-se que o ensino da trigonometria está inserido na formação inicial de professores, porém não há a formação para o ensino de tal conteúdo na Educação Básica de modo contextualizado como está proposto nos documentos oficiais da educação no estado. A maioria dos(as) estudantes de Licenciatura em Matemática que participaram desta pesquisa afirmaram ter dificuldades ao aprender o referente conteúdo durante os seus estudos.
Educação Sexual e Valores Para a Cidadania: Reflexões Sobre a Prática de uma Professora de Ciências
Paula da Costa Vandal, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2017
O presente trabalho tem como principal objetivo a investigação da construção da prática docente de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental II dentro do tema de Reprodução Humana e Educação Sexual e como as aulas desta professora proporcionam uma construção de valores. Utilizamos como procedimento de coleta de informações a autoscopia trifásica, a qual é constituída pelas seguintes fases: pré-ativa, a qual aborda o planejamento da prática docente; a fase interativa, na qual gravamos as aulas sobre o tema em questão; e a fase pós-ativa, na qual, com o auxílio dos vídeos gerados na fase anterior proporcionamos um momento de reflexão sobre a ação e para a ação. Sendo assim, analisamos as reflexões feitas pela professora com base nos referenciais teóricos de Schön (2000) e de Araújo (2000;2014) com os seguintes objetivos: a) Compreender como o professor de Ciências seleciona, organiza, sequencia e ordena os conteúdos que serão trabalhados em sala de aula; b) analisar os tipos de conteúdos que estão presentes no momento do planejamento da aula e qual interferência de valores sociais, éticomorais inseridos nos conteúdos planejados; c) relacionar os conteúdos – reprodução humana/educação sexual – a serem ensinados (planejados) com os ensinados durante as aulas; d) identificar os momentos do processo de ensino em que a construção de valores é possibilitada. As informações foram sistematizadas e organizadas para que os resultados fossem analisados de acordo com a correlação entre o referencial teórico e as transcrições das entrevistas. Observamos então que há uma ruptura entre a aula preparada e a aula ministrada e que podem existir diversos fatores que ocasionam tal reação, sendo que um deles são valores da própria docente. Além disso, a metodologia da aula e a abordagem que a professora faz do conteúdo, a qual ocorre de maneira mais transmissiva, não possibilita a construção de valores relacionados com a formação cidadã, como, por exemplo, a autonomia, o autoconhecimento. Com este trabalho a professora pode refletir, reestruturar e visualizar a sua prática de uma maneira diferente, podendo então ter uma maior pluralidade metodológica e que proporcione maior construção de valores relacionados a atitudes na sociedade.
Devir da química e vertigens da diferença: série Breaking Bad
Bruna Adriane Fary, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 14/03/2017
Nesta dissertação são tratadas as tensões, devires e agenciamentos que emergem como acontecimentos nas alianças química-arte no seriado televisivo Breaking Bad. Para desenvolver essas tensões, nos encontramos com a Filosofia da Diferença, conforme ideias exploradas por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desses autores nos detivemos principalmente nos pensamentos de diferença, repetição, ciência maior, ciência menor e linhas de fuga. Pois constituem poderosas ferramentas analíticas para a compreensão das articulações entre essas ideias e a química que surgiram na série televisiva. Estes conceitos permitiram a emergência da noção de acontecimento, entendido neste trabalho como um crivo no infinito, um instante de ordem no caos e um cuidado ao escolher palavras, autores e pensamentos. As experimentações realizadas produziram sentido de uma química construída nas relações ambíguas que são, ao mesmo tempo, produzidas por desejos individuais e coletivos. O que vimos foi uma química sempre em vias de se fazer, o que abre possibilidades para pensar em um devir química.