Teses e Dissertações
As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões
Mariana Passos Dias, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 02/02/2018
Esta dissertação apresenta um estudo sobre as ações realizadas por professores e alunos em salas de aula de Matemática. As questões que orientaram nossa pesquisa foram: O que os alunos e os professores fazem, de fato, nas salas de aula de Matemática e quais categorias poderiam descrever suas ações? Que conexões podem ser estabelecidas entre as ações dos professores e dos alunos? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação direta de aulas de professores de Matemática do Ensino Fundamental II em uma escola pública do município de Londrina/Paraná. Ao planejarem as aulas, os professores usaram as tendências/perspectivas da Educação Matemática. Quanto aos resultados, foram encontradas vinte categorias da ação docente (agradecer, ameaçar, argumentar, chamar a atenção, comentar, conferir, deslocar, escrever, esperar, executar, explicar, negociar, organizar, parabenizar, pedir, perguntar, providenciar, reprovar, responder, supervisionar) e dezenove categorias da ação discente (aceitar, brincar, chamar pela professora, colaborar, comemorar, comentar, comunicar, conversar, copiar, deslocar, executar, lamentar, organizar, pedir, perguntar, prestar atenção, reclamar, responder, valorizar). Com relação às possíveis conexões entre as ações docentes e discentes, os resultados que alcançamos indicam que as ações realizadas pelo professor realmente influenciam as ações realizadas pelos alunos. Mas a conexão não é causal: as ações realizadas pelos alunos muitas vezes não são consequências diretas das ações do professor. É o caso das ações conversar e brincar, que são ações dispersivas e não estão relacionadas diretamente com a tarefa que está sendo executada no momento.
A presença de elementos da pós-modernidade na execussão do projeto pedagógico de uma instituição escolar à luz da pedagogia por projetos
Luana Pires Vida Leal, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 30/01/2018
A presente dissertação discute a influência de elementos da pós-modernidade na
observação da execução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de uma instituição
escolar embasada nos preceitos metodológicos da Pedagogia por Projetos. Esses
elementos foram identificados nas interações mediadas pela linguagem, seja a
linguagem verbal, escrita ou por imagens, balizados pela Teoria do Agir
Comunicativo, que estuda os mecanismos de racionalização de um determinado
grupo social, estruturados por Habermas (2012). A fim de evidenciar a influência da
pós-modernidade nessa instituição, foram analisados documentos que dizem
respeito às múltiplas interações que nela se desencadearam entre professores,
servidores e alunos, como o PPC, o diário de campo escrito pela pesquisadora, que
analisou as intervenções dos professores nos projetos durante oito meses (abril a
dezembro de 2016), atas de reuniões e questionários feitos com os alunos e com os
professores. As informações foram estudadas sob a ótica da Análise Textual
Discursiva (ATD), a fim de compreender como os elementos da pós-modernidade e
as ações realizadas pelos indivíduos influenciaram diretamente na execução da
proposta e como esta teve relação com o Ensino de Ciências pelo olhar do
professor. A pesquisa discutiu a presença de elementos como incerteza,
individualidade exacerbada, a influência da globalização, de crises e tensões,
reorganização de tempo e espaço, entre outras, e como esse conjunto de fatores
influenciou na reformulação da proposta pedagógica. Também foi apresentado o
relato de professores que discutiram qual a sua percepção em relação a trabalhar
com a Pedagogia por Projetos da forma como estava sendo executada no período
observado e qual a relação de sua disciplina com o Ensino de Ciências. A partir do
corpus da pesquisa foi possível evidenciar que as múltiplas interações
desenvolvidas neste espaço foram influenciadas pelos elementos da pós-
modernidade, concluindo que a execução da proposta pedagógica não ocorreu
conforme os pressupostos mencionados no PPC. A pesquisa também ressaltou a
importância das decisões relativas ao entorno escolar serem tomadas junto à
comunidade escolar, ambiente este em que está sujeito a emergência de conflitos,
pois é constituído por indivíduos que têm diferentes perspectivas e ideologias
compartilhando o mesmo ambiente
Uma abordagem histórico-epistemológica para aprendizagem potencialmente significativa de termodinâmica química no Ensino Superior
Wanter Aníbal Rammazzina Filho, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/12/2017
Ensinar e aprender Termodinâmica de maneira significativa no Ensino Superior não
é tarefa simples. Existem diferentes obstáculos de aprendizagem decorrentes de
noções alternativas que os estudantes trazem incorporados de sua formação básica.
O objetivo foi de investigar, por meio de uma abordagem de ensino com base na
História e na Epistemologia da Ciência e nas Ilhas Interdisciplinares de
Racionalidade (IIR), as noções de Natureza da Ciência e a construção de conceitos
e de Leis da Termodinâmica Química de futuros engenheiros mecânicos da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio. O
desenvolvimento metodólogico ocorreu com a articulação da Teoria da
Aprendizagem Significativa, da História e Filosofia da Ciência, da Natureza da
Ciência e da interdisciplinaridade. A construção da unidade didática foi baseada nas
etapas das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Utilizou-se da análise
qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções
dos futuros engenheiros a respeito dos conceitos propostos. Os resultados dos
questionários prévios e posterior à abordagem didática desenvolvida, além dos
registros das entrevistas estruturadas realizadas após um período de tempo, foram
analisados à luz da análise de conteúdo para unitarizar o conhecimento dos futuros
engenheiros. Os diagramas Vê de Gowin foram utilizados como instrumentos de
organização do conhecimento (a partir da leitura de textos históricos produzidos) e
de obtenção de dados, sendo investigados indícios de aprendizagem pela análise
qualitativa e interpretativa. A partir da triangulação dos diferentes instrumentos
utilizados (questionários prévio e posterior, diagramas Vê e entrevista estrutrada),
pode-se inferir que houve indícios de adequação de noções alternativas
relacionadas tanto à Natureza da Ciência quanto à Termodinâmica. Além disso, é
possível inferir que houve indícios de aprendizagem significativa, contempladas em
três etapas: a ancoragem seletiva do material às ideias relevantes na estrutura
cognitiva, a interação entre as ideias recém-introduzidas e as ideias ancoradas, e a
ligação dos novos conhecimentos com as ideias ancoradas no intervalo de memória.
Outros indícios de aprendizagem puderam ser inferidos a partir da diferenciação
progressiva e reconciliação integrativa. Com base nos resultados obtidos, é possivel
concluir que a abordagem interdisciplinar construída, com elementos da História e
Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência, é potencial para promover a
aprendizagem significativa de conceitos e de Leis da Termodinâmica.
Análise da produção bibliográfica em episódios brasileiros sobre o corpo na área da Educação Física
Carmem Susana Makhoul, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 01/12/2017
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um estudo acerca das publicações em
periódicos da área de Educação Física a respeito da temática do corpo, identificando o
que os autores vêm discorrendo nos artigos. Para tanto, realizamos um estudo
bibliográfico em cinco periódicos nacionais e classificados pela Capes como Qualis A e
B1, no período de 1979 a 2015, e ainda, procedemos à análise de documentos de
orientação curricular, tais como, Parâmetros Curriculares Nacionais, Cadernos de
Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Goiás e Projeto do Curso de
Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física/Universidade Federal
de Goiás. Como resultado da análise das publicações identificamos que as discussões dos
autores vêm privilegiando cinco áreas temáticas: corpo subjetivo, corpo cultuado, corpo
dominado, corpo disciplinado e corpo biológico. Verificamos, também, que a
problematização a respeito do corpo apresenta certa atualidade, uma vez que há poucos
artigos editados nas primeiras décadas de veiculação dos periódicos e um aumento do
número de publicações a partir do ano de 2001. E os significados de corpo identificados
evidenciam o entendimento dos aspectos da corporeidade como ponto de partida para a
compreensão do corpo humano, reiterando a necessidade de construção da mesma para
viver melhor, de acordo com as próprias opções e decisões. Por meio do inventário
realizado, concluímos que a experiência do corpo é fundamental para que o estudante
perceba, seja percebido e se reconheça mediante a sociedade na qual convive, pois, o
corpo ao mesmo tempo em que se movimenta, também pensa, cria, sente e imagina,
produzindo ideias e emoções.
Perspectiva do ensino exploratório: promovendo aprendizagens de professores de Matemática em um contexto de comunidade de prática
Cristina Cirino de Jesus, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 30/11/2017
A formação de professores é uma temática muito discutida nas pesquisas brasileiras e
internacionais, por isso pensar em espaços de formação voltados aos professores de Matemática
e ainda garantir que estes contextos os considerem como sujeitos “pensantes” e atendam suas
necessidades para a prática de sua profissão têm conduzido a ações de formação nas quais os
professores têm a oportunidade de compartilhar experiências, negociar significados, ser
corresponsável por sua aprendizagem. Este estudo tem como foco de investigação olhar para a
perspectiva do Ensino Exploratório como uma temática promissora para fomentar discussões,
reflexões e aprendizagens profissionais em um contexto de formação continuada. Para isso
constituímos como espaço de formação uma Comunidade de Prática de professores de
Matemática, CoP-ProfMARE, por considerarmos este espaço de formação promissor para o
desenvolvimento de aprendizagens do professor e utilizamos como ferramenta de formação o
caso multimídia Plano de Telefonia. Tendo como ponto de partida a exploração da perspectiva
do Ensino Exploratório no contexto da CoP-ProfMARE, assumimos a seguinte questão geral de
investigação:“Que aprendizagens profissionais, com relação à perspectiva do Ensino
Exploratório, são manifestadas por professores de Matemática em um contexto de Comunidade
de Prática?” Nosso estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, assumindo um paradigma
interpretativo e a modalidade de pesquisa intervenção. A recolha de dados envolveu as
transcrições dos encontros da comunidade (audiogravados), as produções escritas elaboradas
pelas professoras e o diário de campo da pesquisadora, que neste contexto também assumiu o
papel de formadora. Os resultados desta investigação evidenciaram as potencialidades da
perspectiva do Ensino Exploratório para a formação continuada de professores de Matemática, pois permite ao professor no contexto de formação: (i) reconhecer as potencialidades das perspectivas alternativas de ensino; (ii) desenvolver conhecimentos necessários para a sua profissão; (iii) repensar sua prática pedagógica; (iv) desenvolver a sua autoconfiança; (v) refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem; (vi) conhecer o potencial das tarefas cognitivamente desafiadoras para a aprendizagem dos alunos; (vii) mudar sua forma de ensinar e (viii) desenvolver uma postura inquiridora. Consideramos que privilegiar discussões acerca da perspectiva do Ensino Exploratório em contextos de formação continuada permite uma articulação entre a teoria e a prática
Tall e Educação Matemática Realística: algumas aproximações
Marta Burda Schastai, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 25/09/2017
Esta tese foi orientada e elaborada à luz da Educação Matemática Realística. O tema de
pesquisa “cotejar o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático de
David Tall e a abordagem Educação Matemática Realística para buscar identificar a
existência ou não de aproximações” foi delimitado a partir da percepção de que, no processo
de ensino e aprendizagem da matemática escolar na perspectiva da RME, de um lado, há
interferência de “agentes” perceptíveis, tais como a interação entre estudantes, entre professor
e estudante; e, de outro, uma ação cognitiva que é individual do estudante / do professor, no
processo de matematizar, de fazer matemática. É uma investigação de cunho especulativo.
Inicia com a apresentação do contexto em que a pesquisa foi realizada e dos procedimentos de
investigação. Apresenta a Educação Matemática Realística, seus princípios, e a trajetória de
ensino-aprendizagem desenvolvida no projeto TAL: estudo desenvolvido por David Tall,
mais especificamente, a Teoria dos Três Mundos da Matemática e o Quadro Teórico do
Desenvolvimento do Pensamento Matemático, com foco na matemática e nas características
do currículo, da dinâmica de sala de aula, do papel do professor e do papel do aluno em uma
abordagem natural de ensino e aprendizagem. Identifica-se como fio condutor a aprendizagem
com significado e, após essa constatação, traça-se um paralelo entre os princípios da RME e o
Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático. Considera-se que Tall, ao
desenvolver a Teoria dos Três Mundos da Matemática, traça um "mapa" que dá pistas gerais,e
que Freudenthal desenvolve um "guia" que guia o guia para uma viagem significativa. Em
ambos, quem constrói o "roteiro" é o viajante.
Níveis interpretantes alcançados por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas acerca das estações do ano por meio da utilização da estratégia de diversidade representacional: uma leitura Peirceana para sala de aula
Daniel Trevisan Sanzovo, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 21/07/2017
O presente estudo explora a utilização de Multimodos e Múltiplas Representações,
em conjunto com a semiótica peirceana, com a finalidade de aprimorar e avaliar os
significados atribuídos a um conteúdo astronômico na formação de futuros
professores de Ciências. Objetivou identificar e qualificar os níveis interpretantes
gerados acerca das Estações do Ano produzidos por estudantes de licenciatura em
Ciências Biológicas com o uso de Diversidade Representacional. Utilizou-se um
instrumento analítico baseado em uma particular reformulação do conceito peirceano
de interpretantes que permite ao professor qualificar o alcance da formação do
significado construído pelos alunos. Participaram da pesquisa 18 estudantes.
Constata-se que, antes da utilização da estratégia de ensino, todos os alunos
apresentaram um Nível Interpretante Imediato sobre o conceito, explicando-o ou
através da variação da distância entre a Terra e o Sol, ou com uso de respostas
padronizadas, memorizadas e vazias ou, ainda, através de representações
confusas. Durante a realização das ações propostas, observou-se o Nível
Interpretante Dinâmico Energético demonstrado pelos comportamentos, atitudes,
procedimentos e técnicas utilizadas de dois estudantes, aleatória e previamente
escolhidos. Destes, um apresentou harmonização entre os níveis interpretantes
dinâmicos, atingindo o Nível Interpretante Final acerca do fenômeno. Após a
utilização da Diversidade Representacional, um número significativo dos alunos
demonstrou um Nível Interpretante Lógico acerca do conteúdo estudado,
estruturando rigidamente o significado do fenômeno astronômico, construindo
representações coerentes, consistentes e inter-relacionadas. Foi possível também
identificar a eficácia do instrumento analítico como ferramenta a ser utilizada em sala
de aula, como auxílio no acompanhamento, pelo professor, da produção e
desenvolvimento dos significados adquiridos pelos estudantes, bem como ser
possível utilizá-lo também como apoio pedagógico na preparação de aulas e
escolhas de materiais didáticos.
Fundamentos Teóricos-Metodológicos Para o Ensino do Corpo dos Números Racionais na Formação de Professores de Matemática
Henrique Rizek Elias, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro
Data da defesa: 12/06/2017
Esta tese, de natureza qualitativa, está inserida no contexto da formação inicial de professores
de matemática, mais especificamente na formação matemática desses professores. Pautados em
pesquisas que discutem e evidenciam o distanciamento entre a matemática veiculada na
Licenciatura em Matemática e a matemática da prática docente na Educação Básica, realizamos
uma investigação que procura debater possibilidades de aproximações entre essas matemáticas,
com vistas a favorecer o desenvolvimento do conhecimento profissional docente. Para tanto,
focamos nossa atenção nos números racionais, um conceito primordial para o trabalho do
professor na escola e que, em geral, nos cursos de Licenciatura em Matemática recebe um
tratamento que se mostra pouco conectado com a prática do professor, sendo visto como um
corpo, o corpo dos números racionais. Diante disso, a presente tese tem como objetivo
investigar e propor fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do corpo dos números
racionais em cursos de Licenciatura em Matemática. Tomamos como base teórica para esta
pesquisa a diferenciação entre Matemática Acadêmica e Matemática Escolar, tal como proposta
por Plínio Moreira e Maria Manuela David, a abordagem dos Perfis Conceituais, de Eduardo
Mortimer e colaboradores, e a noção de Conhecimento do Conteúdo no Horizonte, no sentido
de Arne Jakobsen, Mark Thames e Miguel Ribeiro. Em um primeiro momento, por meio de um
exercício teórico que buscou relacionar os referenciais que nos fundamentam, construímos uma
caracterização para a matemática na formação do professor, dando-nos uma sustentação
necessária para prosseguir com nossa investigação. Em um segundo momento, realizamos a
produção e análise de dados oriundos de diferentes fontes: livros didáticos destinados ao Ensino
Fundamental e outros ao Ensino Superior, entrevistas com professores da Educação Básica e
com professores formadores, análises de pesquisas no âmbito da Educação Matemática que
discutissem os números racionais, tanto na perspectiva da Matemática Escolar, como da
Matemática Acadêmica e, por fim, análises de documentos curriculares oficiais que orientam o
ensino de matemática nas escolas e nos cursos de formação de professores. Dessas análises,
produzimos 31 Reflexões, que são produtos de nossas interpretações dos dados e que nos
possibilitaram maior entendimento sobre o objeto de pesquisa. Essas Reflexões, junto a um
estudo conceitual dos números racionais baseado nos subconstrutos de Thomas Kieren e um
estudo sobre o desenvolvimento histórico desses números, baseado em fontes secundárias da
história da matemática, convergiram para o terceiro momento da pesquisa, a organização de
diferentes temas a partir dos quais os números racionais podem ser significados. Tal
organização deu-se por uma ferramenta metodológica da abordagem dos perfis conceituais,
chamada Matriz Epistemológica. Um quarto momento refere-se ao aspecto propositivo da
pesquisa. Após os entendimentos proporcionados pelos três momentos anteriores, construímos
uma sequência de três tarefas que indica possibilidades para o ensino do corpo dos números
racionais na Licenciatura em Matemática. Por fim, apresentamos uma compreensão para os
fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do corpo dos números racionais na formação
de professores, propondo que os números racionais sejam tomados como foco de ensino, não
como um exemplo da estrutura algébrica corpo.
A Formação da Identidade Docente no Contexto do PIBID: Um Estudo à Luz das Relações com o Saber
Roberta Negrão de Araújo, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 21/03/2017
A temática identidade docente passou a ser objeto de estudo no momento em que
foi intensificada a discussão em torno da formação inicial do professor, sobretudo na
década de 1990. Ao considerar tal discussão diante da formação docente, a
presente pesquisa teve como norte o problema: Quais aspectos influenciam a
formação da identidade do futuro professor no contexto do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)? Compreender a formação da identidade
docente (ID) constituiu-se, portanto, o objetivo geral dessa. Inicialmente, é abordado
o contexto da pesquisa: o PIBID. O programa é apresentado no âmbito federal, além
dos estudos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática
(EDUCIM) – vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e
Educação Matemática (PECEM), ofertado pela Universidade Estadual de Londrina
(UEL) – que o têm como objeto de estudo desde 2012, bem como a proposta de três
subprojetos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Na sequência,
tendo como referência as teses produzidas acerca dessa temática desde a década
de 1990, bem como seu fundamento teórico – Dubar (1997), Tardif (2002), Baumam
(2005), Nóvoa (2007), Pimenta (1996, 1997) e Libâneo (2005), dentre outros –
investigou-se a formação da identidade do licenciando. No que diz respeito ao
referencial teórico-metodológico, são apresentadas a Matriz do Professor (ARRUDA;
LIMA; PASSOS, 2001) e a Matriz do Estudante (ARRUDA; BENÍCIO; PASSOS,
2016) que subsidiaram a elaboração da Matriz Mista (MM)-Matriz 3x4. A partir
desses fundamentos foram coletados dados, por meio de entrevistas
semiestruturadas, junto aos licenciandos que atuaram como bolsistas, mais
especificamente em três cursos que compõem o Centro de Ciência Humanas e da
Educação (CCHE) do campus Cornélio Procópio: Ciências Biológicas, Geografia e
Matemática. Foram selecionados quatro estudantes de cada uma das licenciaturas.
Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva, tendo os setores da
Matriz Mista – um instrumento teórico-metodológico que investiga as relações com o
saber a partir dos pressupostos de Charlot (2000) e do Triângulo Didático
Pedagógico (ARRUDA; PASSOS, 2015) – como categorias a priori. Pode-se
evidenciar que é em relação ao outro que o sujeito se constitui e se reconhece como
sujeito, e é nesse contínuo que se constrói a identidade profissional, neste caso, a
docente. Assim, considerando que o PIBID oportuniza inúmeras relações que
possibilitam a aquisição dos saberes docentes, o referido programa tem contribuído,
no caso dos subprojetos investigados, para a formação da identidade do futuro
professor.
A aprendizagem de astronomia em redes sociais
Ferdinando Vinicius Domenes Zapparoli, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/08/2017
O objetivo dessa tese foi demonstrar como ocorre a aprendizagem científica
em redes sociais, para isso, escolhemos de três comunidades dedicadas à
Astronomia no Facebook e analisamos algumas das postagens realizadas
pelos seus membros, além de entrevistar um moderador de cada uma dessas
comunidades. As postagens devido às suas características foram enquadradas
como Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) e cada uma delas são
compostas por pequenos textos chamados de posts que foram organizados e
divididos em Unidades de Análise (UA) resultando em 255 ações virtuais que
foram acomodadas em 22 categorias de ação separadas em dois tipos:
pessoal e técnica. Tendo como referência os Focos de Aprendizagem
Científica para analisar as postagens e as entrevistas, foi possível se constatar
elementos como envolvimento, prática e reflexão, nas postagens dos membros
das comunidades possibilitando a verificação de que durante os DIAI
selecionados acontece aprendizado científico, concluindo que os mesmos são
um exemplo de aprendizagem informal. Considerando as evidências
apresentadas, concluímos que as comunidades do Facebook estudadas
constituem uma comunidade de prática, sendo desse modo um setting
apropriado para que seus membros discutam conceitos científicos associados
à Astronomia possibilitando um aprendizado de acordo com o desejo pessoal
dos participantes da comunidade, característica inerente à aprendizagem por
livre escolha, um conceito importante da aprendizagem informal, o que nos
permite considerar que mesmo nos ambientes virtuais pode-se aprender
Astronomia.