Teses e Dissertações
A aprendizagem para a pesquisa em um grupo PIBID/Química
Jeferson Ferreti Ribas, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 20/02/2018
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) propõe o
aprimoramento da formação docente em nível superior e a valorização do magistério
para a elevação do padrão da qualidade da Educação Básica pública. Desde o ano
de 2010, o curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Londrina
(UEL) participa das ações formativas do PIBID e, ao longo destes anos, muitas
pesquisas relacionadas à docência foram desenvolvidas. Acreditamos que a
integração da docência e da pesquisa pode favorecer o aumento da qualidade dos
processos de ensino e de aprendizagem em diversos âmbitos da educação. Nesse
sentido, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem o objetivo de identificar e
analisar de que forma ocorre o aprendizado para a pesquisa no contexto do grupo
PIBID do curso de Licenciatura em Química da UEL (PIBID/Química/UEL) e
caracterizar este aprendizado. Para tanto, analisamos os registros das falas dos
membros do grupo PIBID/Química/UEL presentes em um acervo de 31 Memórias –
metodologia de coleta de dados – produzidas durante as reuniões do grupo nos
anos de 2014 e 2015. Para análise e interpretação dos registros das falas nos
pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva e
caracterizamos a aprendizagem para a pesquisa neste grupo por meio dos Focos da
Aprendizagem para a Pesquisa (FAP). Os FAP constituem-se de 6 categorias que
apontam evidências necessárias à formação de um pesquisador: Foco 1 – Interesse
(envolvimento com a pesquisa); Foco 2 – Conhecimento (aprendizado dos principais
referenciais teóricos da área); Foco 3 – Metodologia (aprendizado dos métodos e
técnicas de coleta e organização dos dados); Foco 4 – Criatividade (articulação dos
referenciais teóricos e dados); Foco 5 – Comunidade (participação em comunidade
de pesquisa); e, Foco 6 – Identidade (visão de si mesmo como pesquisador).
Mediante a análise realizada, percebemos que a aprendizagem para a pesquisa no
grupo PIBID/Química/UEL se deu principalmente por meio da aprendizagem de
referenciais teóricos das áreas de Educação e Ensino de Química/Ciências e na
interação dos membros do grupo em comunidades de pesquisa, com destaque para
elaboração e disseminação de trabalhos científicos em congressos e periódicos das
áreas de Educação e Ensino de Química/Ciências, o que correspondem aos Focos 2
e 5, respectivamente. Em nossa investigação, destacamos a contribuição dos
professores universitários proporcionando aos membros do grupo o contato com a
pesquisa, despertando o interesse, apresentando e discutindo referenciais teóricos e
metodológicos das áreas de Educação e Ensino de Química/Ciências, auxiliando na
tomada de decisões frente a diversos questionamentos que têm relação com a
pesquisa e na expressiva participação em diferentes atividades a ela relacionadas.
Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA: um olhar para dentro
Ana Cláudia Barretto, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 16/02/2022
Este estudo teve como objetivo investigar os procedimentos metodológicos empregados
pelos participantes do GEPEMA que utilizaram a análise da produção escrita como prática de
investigação. Para isso, utilizaram-se os modelos emergentes como heurística, em que cada
conjunto de procedimentos metodológicos, dos dezenove trabalhos estudados, foi tomado
como um “modelo de”, específico àquele contexto de pesquisa e, por meio de um processo
de refinamento, obtiveram-se elementos mais gerais, para um provável “modelo para”. No
estudo, foram inventariadas cento e uma etapas diferentes, identificadas nos capítulos
referentes aos procedimentos metodológicos dos dezenove trabalhos. As etapas que
possuíam aspectos em comum foram agrupadas, e cada agrupamento analisado. Também
foram analisadas, separadamente, as etapas não agrupadas. Nesse processo, obtiveram-se
sete agrupamentos (obtenção dos protocolos de pesquisa; aplicação de questionários;
leitura das produções escritas; correção de provas; descrição das resoluções, dos
procedimentos ou das respostas; elaboração de agrupamentos e análise e interpretação) e
duas etapas (elaboração da prova, com escolha das questões e, codificação das provas), que
foram utilizados em, no mínimo, onze trabalhos, e fornecem indícios de um possível
“modelo para”.
Significados de solubilidade manifestados por meio das representações verbal e gestual de estudantes no Ensino Médio
Maysa de Fátima Moraes Frauzino, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 16/02/2018
A utilização de estratégias de ensino embasadas na Diversidade Representacional,
além de conferir benefícios motivacionais, conduz o estudante a um melhor
entendimento do conteúdo científico a ser trabalhado. Com isso, podemos inferir que
este referencial pode ser didaticamente explorado na educação científica, com o
intuito de promover a aprendizagem com um maior significado pois, como bem se
sabe, a aprendizagem é caracterizada por um processo contínuo e organizado. Dentre
as modalidades representacionais pretendidas e investigadas nesta pesquisa,
destacam-se os modos verbais (oral e escrita), gestual (gestos e gesticulação) e a
experimentação. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo, foi
realizada com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de um Instituto Federal do
Paraná. Dentre os objetivos centrais que abarcaram a pesquisa tem-se: descrever e
analisar quais as divergências de aprendizagem de estudantes em relação ao
conteúdo Solubilidade, mediante os modos representacionais verbal e gestual; buscar
indícios de quais as maiores dificuldades encontradas pelos estudantes, quando estes
saem da sala de aula e adentram o laboratório de química; entender qual a dinâmica
estabelecida nesta pesquisa, quando da integração dos gestos e verbalização no
laboratório; utilizar as categorias propostas por Kendon (2004) para identificar os
gestos manifestados pelos estudantes no decorrer das atividades experimentais. O
problema de pesquisa pretendido por nós, foi investigar quais os equívocos (falhas) e
acertos manifestados por estudantes do Ensino Médio acerca dos conceitos de
solubilidade, à luz de suas interações verbais e gestuais. Para a coleta de informações
e análise dos resultados, a pesquisadora videogravou um total de seis aulas, sendo
duas delas em sala e quatro no laboratório de química. A pesquisa compreendeu duas
etapas distintas, categorizadas por: momento sala de aula e momento laboratório
didático I e II. Os estudantes pertencentes ao estudo, fazem referência somente aos
que participaram de ambas etapas. No momento laboratório didático I, tivemos a
realização de quatro atividades experimentais em grupos e no momento II, os mesmos
quatro experimentos, contudo, os estudantes foram analisados individualmente, isto
é, um representante de cada grupo. O cerne deste estudo se concentrou nas
interações discursivas entre professora e estudantes, entre os próprios estudantes e,
em uma segunda instância, nas gesticulações, gestos instantâneos e interações
discursivas de estudantes no ambiente empírico. Dentre os resultados encontrados
têm-se que na sala de aula, os estudantes deram indícios de boa compreensão do
conteúdo. Em relação ao trabalho realizado no laboratório pelos estudantes em grupo
e individualmente, tivemos praticamente a manifestação dos mesmos equívocos e
acertos, além de fortes tendências a generalizações. Ao correlacionarmos o momento
sala de aula com os experimentos realizados nos momentos laboratório didático I e II,
depreendemos que os estudantes que denotaram maior interatividade em sala de
aula, também se sobressaíram verbal e gestualmente no decorrer das atividades
experimentais. Uma outra observação oriunda de nossas análises foi que os
estudantes pareceram interiorizar o conteúdo, porém, sem muito significado.
Podemos atribuir tais inconsistências a fatores como: ao conhecimento assistemático
dos estudantes muito arraigado em sua estrutura cognitiva; generalizações em
demasia no tocante ao conteúdo; falta de atenção; não articulação entre os momentos
sala de aula e laboratório; trocas e/ou integrações representacionais indevidas. Em
outras palavras, a grande maioria dos estudantes não foram ensinados e
consequentemente, inseridos em uma cultura de diversidade representacional. Esta
dissertação procurou mostrar que as componentes verbal e gestual foram descritas e
analisadas, no sentido de propiciar informações pertinentes que contribuam com a
área educacional.
As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões
Mariana Passos Dias, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 02/02/2018
Esta dissertação apresenta um estudo sobre as ações realizadas por professores e alunos em salas de aula de Matemática. As questões que orientaram nossa pesquisa foram: O que os alunos e os professores fazem, de fato, nas salas de aula de Matemática e quais categorias poderiam descrever suas ações? Que conexões podem ser estabelecidas entre as ações dos professores e dos alunos? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da observação direta de aulas de professores de Matemática do Ensino Fundamental II em uma escola pública do município de Londrina/Paraná. Ao planejarem as aulas, os professores usaram as tendências/perspectivas da Educação Matemática. Quanto aos resultados, foram encontradas vinte categorias da ação docente (agradecer, ameaçar, argumentar, chamar a atenção, comentar, conferir, deslocar, escrever, esperar, executar, explicar, negociar, organizar, parabenizar, pedir, perguntar, providenciar, reprovar, responder, supervisionar) e dezenove categorias da ação discente (aceitar, brincar, chamar pela professora, colaborar, comemorar, comentar, comunicar, conversar, copiar, deslocar, executar, lamentar, organizar, pedir, perguntar, prestar atenção, reclamar, responder, valorizar). Com relação às possíveis conexões entre as ações docentes e discentes, os resultados que alcançamos indicam que as ações realizadas pelo professor realmente influenciam as ações realizadas pelos alunos. Mas a conexão não é causal: as ações realizadas pelos alunos muitas vezes não são consequências diretas das ações do professor. É o caso das ações conversar e brincar, que são ações dispersivas e não estão relacionadas diretamente com a tarefa que está sendo executada no momento.
A presença de elementos da pós-modernidade na execussão do projeto pedagógico de uma instituição escolar à luz da pedagogia por projetos
Luana Pires Vida Leal, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 30/01/2018
A presente dissertação discute a influência de elementos da pós-modernidade na
observação da execução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de uma instituição
escolar embasada nos preceitos metodológicos da Pedagogia por Projetos. Esses
elementos foram identificados nas interações mediadas pela linguagem, seja a
linguagem verbal, escrita ou por imagens, balizados pela Teoria do Agir
Comunicativo, que estuda os mecanismos de racionalização de um determinado
grupo social, estruturados por Habermas (2012). A fim de evidenciar a influência da
pós-modernidade nessa instituição, foram analisados documentos que dizem
respeito às múltiplas interações que nela se desencadearam entre professores,
servidores e alunos, como o PPC, o diário de campo escrito pela pesquisadora, que
analisou as intervenções dos professores nos projetos durante oito meses (abril a
dezembro de 2016), atas de reuniões e questionários feitos com os alunos e com os
professores. As informações foram estudadas sob a ótica da Análise Textual
Discursiva (ATD), a fim de compreender como os elementos da pós-modernidade e
as ações realizadas pelos indivíduos influenciaram diretamente na execução da
proposta e como esta teve relação com o Ensino de Ciências pelo olhar do
professor. A pesquisa discutiu a presença de elementos como incerteza,
individualidade exacerbada, a influência da globalização, de crises e tensões,
reorganização de tempo e espaço, entre outras, e como esse conjunto de fatores
influenciou na reformulação da proposta pedagógica. Também foi apresentado o
relato de professores que discutiram qual a sua percepção em relação a trabalhar
com a Pedagogia por Projetos da forma como estava sendo executada no período
observado e qual a relação de sua disciplina com o Ensino de Ciências. A partir do
corpus da pesquisa foi possível evidenciar que as múltiplas interações
desenvolvidas neste espaço foram influenciadas pelos elementos da pós-
modernidade, concluindo que a execução da proposta pedagógica não ocorreu
conforme os pressupostos mencionados no PPC. A pesquisa também ressaltou a
importância das decisões relativas ao entorno escolar serem tomadas junto à
comunidade escolar, ambiente este em que está sujeito a emergência de conflitos,
pois é constituído por indivíduos que têm diferentes perspectivas e ideologias
compartilhando o mesmo ambiente
Uma abordagem histórico-epistemológica para aprendizagem potencialmente significativa de termodinâmica química no Ensino Superior
Wanter Aníbal Rammazzina Filho, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/12/2017
Ensinar e aprender Termodinâmica de maneira significativa no Ensino Superior não
é tarefa simples. Existem diferentes obstáculos de aprendizagem decorrentes de
noções alternativas que os estudantes trazem incorporados de sua formação básica.
O objetivo foi de investigar, por meio de uma abordagem de ensino com base na
História e na Epistemologia da Ciência e nas Ilhas Interdisciplinares de
Racionalidade (IIR), as noções de Natureza da Ciência e a construção de conceitos
e de Leis da Termodinâmica Química de futuros engenheiros mecânicos da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio. O
desenvolvimento metodólogico ocorreu com a articulação da Teoria da
Aprendizagem Significativa, da História e Filosofia da Ciência, da Natureza da
Ciência e da interdisciplinaridade. A construção da unidade didática foi baseada nas
etapas das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Utilizou-se da análise
qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções
dos futuros engenheiros a respeito dos conceitos propostos. Os resultados dos
questionários prévios e posterior à abordagem didática desenvolvida, além dos
registros das entrevistas estruturadas realizadas após um período de tempo, foram
analisados à luz da análise de conteúdo para unitarizar o conhecimento dos futuros
engenheiros. Os diagramas Vê de Gowin foram utilizados como instrumentos de
organização do conhecimento (a partir da leitura de textos históricos produzidos) e
de obtenção de dados, sendo investigados indícios de aprendizagem pela análise
qualitativa e interpretativa. A partir da triangulação dos diferentes instrumentos
utilizados (questionários prévio e posterior, diagramas Vê e entrevista estrutrada),
pode-se inferir que houve indícios de adequação de noções alternativas
relacionadas tanto à Natureza da Ciência quanto à Termodinâmica. Além disso, é
possível inferir que houve indícios de aprendizagem significativa, contempladas em
três etapas: a ancoragem seletiva do material às ideias relevantes na estrutura
cognitiva, a interação entre as ideias recém-introduzidas e as ideias ancoradas, e a
ligação dos novos conhecimentos com as ideias ancoradas no intervalo de memória.
Outros indícios de aprendizagem puderam ser inferidos a partir da diferenciação
progressiva e reconciliação integrativa. Com base nos resultados obtidos, é possivel
concluir que a abordagem interdisciplinar construída, com elementos da História e
Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência, é potencial para promover a
aprendizagem significativa de conceitos e de Leis da Termodinâmica.
Análise da produção bibliográfica em episódios brasileiros sobre o corpo na área da Educação Física
Carmem Susana Makhoul, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 01/12/2017
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um estudo acerca das publicações em
periódicos da área de Educação Física a respeito da temática do corpo, identificando o
que os autores vêm discorrendo nos artigos. Para tanto, realizamos um estudo
bibliográfico em cinco periódicos nacionais e classificados pela Capes como Qualis A e
B1, no período de 1979 a 2015, e ainda, procedemos à análise de documentos de
orientação curricular, tais como, Parâmetros Curriculares Nacionais, Cadernos de
Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Goiás e Projeto do Curso de
Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física/Universidade Federal
de Goiás. Como resultado da análise das publicações identificamos que as discussões dos
autores vêm privilegiando cinco áreas temáticas: corpo subjetivo, corpo cultuado, corpo
dominado, corpo disciplinado e corpo biológico. Verificamos, também, que a
problematização a respeito do corpo apresenta certa atualidade, uma vez que há poucos
artigos editados nas primeiras décadas de veiculação dos periódicos e um aumento do
número de publicações a partir do ano de 2001. E os significados de corpo identificados
evidenciam o entendimento dos aspectos da corporeidade como ponto de partida para a
compreensão do corpo humano, reiterando a necessidade de construção da mesma para
viver melhor, de acordo com as próprias opções e decisões. Por meio do inventário
realizado, concluímos que a experiência do corpo é fundamental para que o estudante
perceba, seja percebido e se reconheça mediante a sociedade na qual convive, pois, o
corpo ao mesmo tempo em que se movimenta, também pensa, cria, sente e imagina,
produzindo ideias e emoções.
Perspectiva do ensino exploratório: promovendo aprendizagens de professores de Matemática em um contexto de comunidade de prática
Cristina Cirino de Jesus, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 30/11/2017
A formação de professores é uma temática muito discutida nas pesquisas brasileiras e
internacionais, por isso pensar em espaços de formação voltados aos professores de Matemática
e ainda garantir que estes contextos os considerem como sujeitos “pensantes” e atendam suas
necessidades para a prática de sua profissão têm conduzido a ações de formação nas quais os
professores têm a oportunidade de compartilhar experiências, negociar significados, ser
corresponsável por sua aprendizagem. Este estudo tem como foco de investigação olhar para a
perspectiva do Ensino Exploratório como uma temática promissora para fomentar discussões,
reflexões e aprendizagens profissionais em um contexto de formação continuada. Para isso
constituímos como espaço de formação uma Comunidade de Prática de professores de
Matemática, CoP-ProfMARE, por considerarmos este espaço de formação promissor para o
desenvolvimento de aprendizagens do professor e utilizamos como ferramenta de formação o
caso multimídia Plano de Telefonia. Tendo como ponto de partida a exploração da perspectiva
do Ensino Exploratório no contexto da CoP-ProfMARE, assumimos a seguinte questão geral de
investigação:“Que aprendizagens profissionais, com relação à perspectiva do Ensino
Exploratório, são manifestadas por professores de Matemática em um contexto de Comunidade
de Prática?” Nosso estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, assumindo um paradigma
interpretativo e a modalidade de pesquisa intervenção. A recolha de dados envolveu as
transcrições dos encontros da comunidade (audiogravados), as produções escritas elaboradas
pelas professoras e o diário de campo da pesquisadora, que neste contexto também assumiu o
papel de formadora. Os resultados desta investigação evidenciaram as potencialidades da
perspectiva do Ensino Exploratório para a formação continuada de professores de Matemática, pois permite ao professor no contexto de formação: (i) reconhecer as potencialidades das perspectivas alternativas de ensino; (ii) desenvolver conhecimentos necessários para a sua profissão; (iii) repensar sua prática pedagógica; (iv) desenvolver a sua autoconfiança; (v) refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem; (vi) conhecer o potencial das tarefas cognitivamente desafiadoras para a aprendizagem dos alunos; (vii) mudar sua forma de ensinar e (viii) desenvolver uma postura inquiridora. Consideramos que privilegiar discussões acerca da perspectiva do Ensino Exploratório em contextos de formação continuada permite uma articulação entre a teoria e a prática
Tall e Educação Matemática Realística: algumas aproximações
Marta Burda Schastai, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 25/09/2017
Esta tese foi orientada e elaborada à luz da Educação Matemática Realística. O tema de
pesquisa “cotejar o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático de
David Tall e a abordagem Educação Matemática Realística para buscar identificar a
existência ou não de aproximações” foi delimitado a partir da percepção de que, no processo
de ensino e aprendizagem da matemática escolar na perspectiva da RME, de um lado, há
interferência de “agentes” perceptíveis, tais como a interação entre estudantes, entre professor
e estudante; e, de outro, uma ação cognitiva que é individual do estudante / do professor, no
processo de matematizar, de fazer matemática. É uma investigação de cunho especulativo.
Inicia com a apresentação do contexto em que a pesquisa foi realizada e dos procedimentos de
investigação. Apresenta a Educação Matemática Realística, seus princípios, e a trajetória de
ensino-aprendizagem desenvolvida no projeto TAL: estudo desenvolvido por David Tall,
mais especificamente, a Teoria dos Três Mundos da Matemática e o Quadro Teórico do
Desenvolvimento do Pensamento Matemático, com foco na matemática e nas características
do currículo, da dinâmica de sala de aula, do papel do professor e do papel do aluno em uma
abordagem natural de ensino e aprendizagem. Identifica-se como fio condutor a aprendizagem
com significado e, após essa constatação, traça-se um paralelo entre os princípios da RME e o
Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático. Considera-se que Tall, ao
desenvolver a Teoria dos Três Mundos da Matemática, traça um "mapa" que dá pistas gerais,e
que Freudenthal desenvolve um "guia" que guia o guia para uma viagem significativa. Em
ambos, quem constrói o "roteiro" é o viajante.
Níveis interpretantes alcançados por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas acerca das estações do ano por meio da utilização da estratégia de diversidade representacional: uma leitura Peirceana para sala de aula
Daniel Trevisan Sanzovo, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 21/07/2017
O presente estudo explora a utilização de Multimodos e Múltiplas Representações,
em conjunto com a semiótica peirceana, com a finalidade de aprimorar e avaliar os
significados atribuídos a um conteúdo astronômico na formação de futuros
professores de Ciências. Objetivou identificar e qualificar os níveis interpretantes
gerados acerca das Estações do Ano produzidos por estudantes de licenciatura em
Ciências Biológicas com o uso de Diversidade Representacional. Utilizou-se um
instrumento analítico baseado em uma particular reformulação do conceito peirceano
de interpretantes que permite ao professor qualificar o alcance da formação do
significado construído pelos alunos. Participaram da pesquisa 18 estudantes.
Constata-se que, antes da utilização da estratégia de ensino, todos os alunos
apresentaram um Nível Interpretante Imediato sobre o conceito, explicando-o ou
através da variação da distância entre a Terra e o Sol, ou com uso de respostas
padronizadas, memorizadas e vazias ou, ainda, através de representações
confusas. Durante a realização das ações propostas, observou-se o Nível
Interpretante Dinâmico Energético demonstrado pelos comportamentos, atitudes,
procedimentos e técnicas utilizadas de dois estudantes, aleatória e previamente
escolhidos. Destes, um apresentou harmonização entre os níveis interpretantes
dinâmicos, atingindo o Nível Interpretante Final acerca do fenômeno. Após a
utilização da Diversidade Representacional, um número significativo dos alunos
demonstrou um Nível Interpretante Lógico acerca do conteúdo estudado,
estruturando rigidamente o significado do fenômeno astronômico, construindo
representações coerentes, consistentes e inter-relacionadas. Foi possível também
identificar a eficácia do instrumento analítico como ferramenta a ser utilizada em sala
de aula, como auxílio no acompanhamento, pelo professor, da produção e
desenvolvimento dos significados adquiridos pelos estudantes, bem como ser
possível utilizá-lo também como apoio pedagógico na preparação de aulas e
escolhas de materiais didáticos.