Teses e Dissertações
ESTUDOS SOBRE A REALIDADE DAS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO
LEONARDO WILEZELEK SOARES DE MELO, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 07/04/2023
As teorias da conspiração são marcadas pelas polêmicas e o conceito que inscreve esse
fenômeno pode ser considerado polissêmico. Além disso, os usos sociais angariados por essa
expressão ultrapassaram suas dimensões lógicas, angariando condição de estigma. Visando
explorar as incertezas desse cenário, meu objetivo nesta tese foi mapear os atores envolvidos
em discussões a respeito das teorias da conspiração, refletindo sobre a realidade desse conceito
a partir das ações evidenciadas em dois âmbitos digitais. Para isso, me embasei em
metodologias de Mapeamento de Controvérsias (MC), tendo em suporte contribuições da
Teoria Ator-Rede (TAR), além de outras contribuições oriundas do Pragmatismo,
Epistemologia e Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia. Com esse ferramental filosófico,
pude evidenciar os processos de fabricação conceitual das teorias da conspiração, que me
permitiram descrevê-las sob o signo de um evento no qual são mobilizadas distintas formas de
ação, englobando desde os atores engajados em alegações suspeitando de conspirações até
aqueles que experenciaram essas produções controversas, criando, partir delas, significados
socialmente compartilhados em um terreno propício para sua disseminação. Nesse âmbito,
argumentei sobre a aparência quase universal de uma teoria da conspiração ser fruto de sua
transformação em um hábito, denotando a essa expressão um caráter depreciativo profundo.
Espero que as seguintes discussões possam influenciar pesquisadores e pesquisadoras da área
de Educação em Ciências a se interessar pela perspectiva pragmática apresentada nesta tese,
contribuindo para a promoção de discussões e debates sobre o negacionismo científico e do
conspiracionismo.
O desenvolvimento do pensamento geométrico na formação inicial de professores de matemática: ações de uma disciplina de ensino de geometria
ANNA FLÁVIA MAGNONI VIEIRA, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 17/02/2023
O estudo do pensamento geométrico na formação inicial de professores de matemática é um tema emergente que pode reverberar no ensino de geometria na Educação Básica. Nesta pesquisa, buscou-se responder à seguinte questão: que elementos formativos, no contexto de uma disciplina de Ensino de Geometria, oferecem oportunidades para o desenvolvimento do pensamento geométrico de futuros professores de matemática? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter interpretativo, que contou com a participação de 24 futuros professores de matemática (FPM) integrantes de uma disciplina de Ensino de Geometria em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná - Brasil. Os dados dessa investigação referem-se às ações de formação registradas em vídeo, à produção escrita dos FPM promovidas por tarefas propostas no decorrer dessas ações e aos registros da pesquisadora em diário de campo. Os resultados evidenciaram que as ações de formação promoveram elementos formativos que oferecem oportunidades para o desenvolvimento do pensamento geométrico de FPM associados a conhecimentos teóricos e a conhecimentos inerentes à prática profissional desses futuros professores. No que se refere aos conhecimentos teóricos, os FPM tiveram oportunidade de refletir a respeito: dos níveis de pensamento proposto no modelo de van Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico; das apreensões em geometria discutidas por Duval; da capacidade de o professor reconhecer, interpretar e decidir sobre aspectos geométricos a serem considerados para o desenvolvimento do pensamento geométrico; e dos conceitos e propriedades geométricas de figuras planas. No que concerne a conhecimentos inerentes à prática profissional, os FPM refletiram a respeito: do papel do professor na prática em sala de aula para o desenvolvimento do pensamento geométrico; da busca de conexões entre as apreensões envolvidas no processo de resolução de tarefas de geometria; das potencialidades e das limitações de tarefas para o desenvolvimento do pensamento geométrico; da capacidade de o professor reconhecer, interpretar e decidir sobre implicações do desenvolvimento do pensamento geométrico para o processo de ensino e de aprendizagem de geometria. Assim, concluiu-se que as ações, como resolução, elaboração e discussão de tarefas de geometria, estudo e discussão de textos teóricos sobre o ensino de geometria e o pensamento geométrico, devem ser consideradas na formação inicial de professores de matemática, uma vez que apresentam potencial para suscitar elementos formativos que oportunizam ao FPM desenvolver o seu pensamento geométrico.
Leitura semiológica de analogias pictóricas utilizadas no ensino de química
JOSIANE LETÍCIA HERNANDES, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 10/02/2023
Esta tese problematiza o processo de significação realizado a partir de analogias pictóricas utilizadas no ensino de química. A pesquisa articula aspectos da Teoria Semiológica de Ferdinand de Saussure e Roland Barthes com fundamentos da Multimodalidade Representacional e propõe um instrumento analítico com o objetivo de compreender as possibilidades e limitações de quatro analogias pictóricas. O estudo realizado corresponde a uma investigação qualitativa de caráter descritivo e interpretativo. Em uma primeira etapa, realizaram-se leituras semiológicas de quatro analogias pictóricas retiradas de diferentes livros didáticos de química destinados ao Ensino Médio. Na perspectiva comunicacional da semiologia, os conhecimentos, subjacentes às analogias pictóricas, foram diferenciados em níveis de significação, denotativo e conotativo, enquanto as relações necessárias para a compreensão do conceito científico pretendido foram identificadas segundo a ótica dos eixos estruturantes da linguagem, sintagmático e paradigmático. Em uma segunda etapa, buscou-se realizar uma validação comunicativa com o objetivo de perscrutar a construção de significados a partir das analogias pictóricas investigadas. Como os referenciais que discutem o emprego de analogias no ensino defendem que é papel do professor guiar o raciocínio analógico, a pesquisa foi realizada com estudantes de licenciatura em química, tendo em vista que os conceitos científicos aludidos são conhecimentos acessíveis a eles e que futuramente atuarão como professores. Os resultados da primeira etapa permitiram depreender as possibilidades analógicas das representações imagéticas investigadas, definir as correspondências essenciais para a compreensão da analogia e presumir associações indesejadas, mas possíveis, que levariam a divergências do conceito científico. Já a segunda etapa evidenciou como os licenciandos construíram os significados a partir das analogias pictóricas anteriormente analisadas. Com isso, foi possível reconhecer os equívocos conceituais provocados por atributos das analogias. Por meio do mapeamento das características da analogia que possibilitaram associações indesejadas e levaram a significados diferentes do pretendido, inferiu-se as limitações analógicas. A partir de reflexões em torno do papel desse recurso didático no ensino de ciências e dos processos envolvidos na produção de sentido a partir das diferentes representações, o instrumento analítico proposto mostrou-se eficiente para compreender, de maneira mais aprofundada, como os conhecimentos científicos são construídos por meio de analogias. Por essa razão, conclui-se que a leitura semiológica é capaz de auxiliar professores no planejamento do ensino por analogias pictóricas, além de fornecer informações para intervir no processo de aprendizagem afim de que interpretações divergentes da pretendida sejam evitadas e não sejam reforçadas concepções incompatíveis com o
Movimento de constituição da identidade profissional de professores de matemática no início da docência
ANA CLÁUDIA BARRETTO , Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 16/12/2022
Professores no início da docência (ID) se deparam com diversos desafios que podem ser determinantes para a sua permanência na profissão. No gerenciamento desses desafios, a Identidade Profissional (IP) dos professores é constantemente formada/transformada. Este estudo tem como objetivo investigar o papel de elementos contextuais no movimento de constituição da IP de professores de matemática no ID, na busca de responder à seguinte questão: que ações podem ser promovidas com professores de matemática no ID a fim de apoiá-los no movimento de constituição de sua Identidade Profissional? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter interpretativo, com quatro professores de matemática no ID, compreendido como os cinco primeiros anos de atuação profissional. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e narrativas individuais, do uso do instrumento de formação vaivém e de gravações das reuniões do grupo de estudos constituído com os professores investigados. Os resultados evidenciaram que estabelecer interações com diferentes interlocutores da comunidade escolar, envolver-se em processos de formação e problematizar a própria prática profissional possibilitaram com que os professores de matemática no ID mobilizassem domínios da sua IP, nomeadamente crenças/concepções; conhecimentos referentes à profissão; autoconhecimento profissional; autonomia (vulnerabilidade e sentido de agência); e compromisso político. Com isso, propõe-se que sejam fomentadas políticas públicas que possibilitem aos professores de matemática no ID dialogar com a comunidade escolar e participar de espaços formativos que oportunizem interações significativas e reflexivas, a fim de apoiá-los no movimento de constituição de sua Identidade Profissiona
A Monografia Científica do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática na UniLicungo-Moçambique: razões de uma escolha
António Pinto Azevedo Muanaoba, Prof.ª Dr.ª Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 18/10/2023
O objetivo desta pesquisa foi compreender razões para a escolha da forma de
culminação do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da UniLicungo em
Moçambique e o que faz com que os estudantes escolham a Monografia Científica
ao invés do Exame de Conclusão ou vice-versa. A pesquisa de cunho qualitativo foi
desenvolvida por meio de entrevistas estruturadas a dois grupos de participantes, sendo dezoito graduandos e cinco graduados, que se disponibilizaram a fazer parte
do estudo. Da entrevista a estes dois grupos de participantes, percebeu-se que as
escolhas do tipo de culminação de curso estão aliadas ao desconhecimento das
normas por alguns estudantes, motivos financeiros, falta de incentivos por parte dos
docentes, e, sobretudo, por razões afetivas. Estes participantes estão divididos em
duas alas, ou seja, os que escolheram terminar o curso por uma Monografia, alegando o sonho de ser pesquisador, além do enriquecimento de conhecimentos
em matéria de pesquisa, garantia de uma nota mínima, gosto pela pesquisa, participação em jornadas científicas durante o curso; busca pelos conhecimentos
científicos, anseio de trabalhar em uma universidade, ingressar para a pós- graduação, contribuir e inovar na área de Matemática, experiências colhidas de
egressos, resolver problemas no sector para o qual está se formando e valorizar as
oportunidades (vantagens) que esta oferece. E os que escolheram terminar o curso
por um Exame de Conclusão justificaram sua opção pelas dificuldades em continuar
com pagamento de taxas, facilidade na conceção do Exame de Conclusão e gestão
de tempo.
Um estudo acerca da intencionalidade da ação docente em aulas de ciências do ensino fundamental
HEMILYN DA SILVA MENEGUETE, Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 09/02/2023
Esta dissertação apresenta um estudo acerca da intencionalidade da ação docente em aulas de Ciências do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi compreender: Quais as intenções do professor quando desenvolve suas ações em sala de aula. Os dados são provenientes das gravações de aulas de duas professoras, que ocorreram no ano de 2019 na modalidade do ensino presencial e que foram retomadas como objeto de pesquisa em 2021 para a realização de entrevistas, em procedimento denominado autoscopia. A organização, categorização e análise dos dados foram pautadas nos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Nesta pesquisa, assumimos que a intenção tem duas componentes, que se referem ao plano de ação e objetivo. E por meio destes fundamentos analisamos em forma de episódios duas aulas de cada professora. Os resultados apontaram no Plano de Ação para as ações das docentes executadas durante a gravação, e os Objetivos foram identificados a partir dos discursos proferidos no dia da entrevista, que dizem respeito às motivações que deram origem às mobilizações visualizadas. Além disso, para cada episódio foram identificadas aproximações entre os dois componentes da intenção, e, desta forma, compreendemos que uma intenção fundamenta as ações do sujeito professor. Em síntese, no que tange aos resultados de P1 acerca das duas aulas analisadas no que diz respeito aos Objetivos Centrais, foram encontrados elementos próximos as percepções de explicação do conteúdo, valorização da autonomia, utilização de material de apoio, fundamentação na afetividade, e aprendizagem autônoma e significativa. Já no que tange aos resultados de P2 acerca das duas aulas analisadas no que diz respeito aos Objetivos Centrais, foram encontrados elementos próximos as percepções de valorização dos conhecimentos prévios, explicação do conteúdo, utilização de diversas metodologias, acolhimento dos alunos, fazer relações interdisciplinares, atender as especificidades dos alunos no que tange às suas necessidades para alcançarem a aprendizagem.
UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EXPERIENTES
JULIO CEZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA , Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 25/11/2022
A Identidade Profissional (IP) é uma temática emergente na área de formação de (futuros)
professores e, particularmente, nos interessa investigar a IP de professores de matemática
experientes. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão: que ações da trajetória
profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de
constituição de sua IP? Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho
interpretativo cujo objetivo geral é analisar aspectos presentes na trajetória de professores
experientes que promoveram o movimento de constituição de sua IP. Os quatro professores
investigados foram selecionados para essa investigação por serem considerados professores
experientes e por terem sido protagonistas dos casos multimídia. Os dados coletados
consistiram em entrevistas semiestruturadas com cada um dos professores investigados a
respeito de suas trajetórias profissionais, relatos de experiência que foram publicados e
narrativas produzidas pelos quatro professores, especificando as suas participações como
protagonistas nos casos multimídia e como eles lidaram com essa experiência. Os resultados
evidenciaram que refletir sobre sua prática profissional e sobre a prática de outros professores,
comprometer-se com a formação dos alunos, com a profissionalização e com a educação,
atuar como protagonistas nos casos multimídia, defender e fundamentar suas
crenças/concepções a respeito da prática do professor, receber o apoio e apoiar outros
professores em processos formativos, e compreender conteúdos matemáticos e como ensinálos representam ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes
promoveram o movimento de constituição de sua IP. Assim, concluímos que as ações
apontadas nesta investigação podem ser consideradas na formulação de políticas públicas para
a formação de (futuros) professores, uma vez que apresentam potencial para mobilizar a sua
IP.
Educação Científica para o Entendimento da Sexualidade: Análise Bibliográfica e Documental de Aspectos de Ensino Destinados aos Estudantes Surdos de Escolas Bilíngues do Ensino Fundamental
DANLEY GREG BEZERRA DA SILVA, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 19/08/2022
No ensino de Ciências, a sexualidade é um tema que deve ser amplamente
abordado, principalmente entre adolescentes que, com a puberdade, passam por
mudanças físicas e emocionais geradoras de diversos questionamentos. No/a
adolescente surdo/a, isto não é diferente, haja vista que a puberdade também aflora
o seu desenvolvimento emocional e sexual. Conforme evidencia a literatura, é baixa
a quantidade de pesquisas que buscam articular as temáticas da sexualidade e da
surdez. É nesse sentido que buscamos contribuir, analisando e sistematizando
elementos relativos ao ensino da sexualidade destinados aos estudantes surdos do
Ensino Fundamental. Por meio desse movimento, torna-se possível, por exemplo,
elaborar futuras abordagens voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de
estudantes surdos/as, bem como para a formação inicial e em serviço de docentes.
Logo, o principal objetivo que guiou essa pesquisa foi identificar, problematizar e
analisar aspectos de ensino interligados à sexualidade do estudante surdo presentes
na literatura e contrastá-los com os documentos norteadores de escolas de
Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue para surdos. As
características da presente investigação coadunam-se às particularidades da
pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Como abordagem
metodológica, adotou-se um levantamento bibliográfico e uma análise documental,
em função de sua pertinência e adequação às intencionalidades estabelecidas na
pesquisa. A obtenção e análise dos dados subsidiou-se no referencial teórico
metodológico da análise de conteúdo. Dentre as inferências é possível destacar a
carência de investigações que interligam as temáticas sexualidade e surdez,
contribuindo para entraves epistemológicos. Ademais, constatamos que a
sexualidade não é abordada de forma significativa nos documentos específicos da
Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue de Surdos/as, uma vez que
foi baixo o número escolas que trataram dessa temática de forma aprofundada e
levando em consideração as múltiplas dimensões da sexualidade. Desta forma, é
preciso que os documentos escolares, sejam eles de escolas de surdos ou não,
estejam em conexão com estudos científicos para que a sexualidade seja tratada de
forma significativa nos espaços escolares
NOÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL A RESPEITO DE QUESTÕES DE GÊNE
LUCILENE DOS SANTOS SEBASTIÃO, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 25/10/2022
Diante das desigualdades de gênero construídas em nossa sociedade, as mulheres
nem sempre tiveram e têm o mesmo direito ao acesso à educação dos homens,
devido à uma crença de um papel feminino predeterminado para cuidado do lar,
esposo e filhos. Além disso, há uma naturalização que as estudantes são
consideradas inaptas a fazerem Ciência e Matemática, sendo o raciocínio lógico
matemático considerado masculino. Tais ideias, mesmo que de forma não explícita,
trazem ainda consequências atualmente em que muitas meninas/mulheres não são
tão incentivadas quanto os meninos/homens a estudarem/seguirem carreira na
Matemática. A partir dessas constatações e pesquisas relacionadas à docência em
Matemática e se ações de professoras e professores contribuem para a desigualdade
de gênero na área da Matemática, este trabalho teve como objetivo conhecer as
noções de estudantes de Licenciatura em Matemática a respeito de questões de
gênero e desigualdade de gênero na Matemática em uma Universidade Estadual do
Paraná. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico na busca de
artigos em revistas de Qualis (2016) A1 e A2, em Anais de eventos de
Educação/Ensino de Matemática (e/ou Ciências), além de Teses e Dissertações no
catálogo da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD),
a fim de encontrar trabalhos relevantes para esta dissertação que relacionassem os
assuntos: gênero, Matemática e docência. Para coletar informações a respeito de
noções de futuros professores de Matemática acerca das questões de gênero e
Matemática, foi elaborado um questionário no Google Forms e disponibilizado aos
respondentes que aceitaram participar desta pesquisa. Buscamos, para responder ao
questionário, estudantes dos últimos dois anos de Licenciatura em Matemática da
Universidade pública do Paraná. Ao todo obtivemos 11 questionários efetivamente
respondidos. Para análise das informações obtidas foi utilizado o método de Análise
de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). Com base na análise realizada, percebe-se,
pelas respostas dos estudantes no questionário, que o que eles
sabem/conhecem/entendem a respeito das desigualdades de gênero na Matemática
não é aprofundado e que não há, a partir das respostas, uma ideia clara do que seria
o conceito de gênero, e as/os estudantes apresentam a ideia binária de feminino e
masculino. Em relação às influências que docentes de Matemática podem ter nas
desigualdades de gênero, as/os estudantes ficam divididos em “se as ações, crenças,
falas de docentes influenciam” ou “se não influenciam” na perpetuação dessas
desigualdades, além de ficarem divididos, também, em relação se é importante ou não
para docentes de Matemática conhecerem a respeito de questões de gênero. Por fim,
considera-se que as questões de gênero na Matemática ainda são pouco trabalhadas
por não serem autoevidentes. Considera-se a evidência da realização de mais
estudos que abordem essa temática, além da relevância em levar tais debates para a
formação da/do docente de Matemática.
Um estudo sobre o movimento de constituição da identidade profissional de professores de matemática experientes
JULIO CEZAR RODRIGUES DE OLIVEIRA, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 25/11/2022
A Identidade Profissional (IP) é uma temática emergente na área de formação de (futuros) professores e, particularmente, nos interessa investigar a IP de professores de matemática experientes. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte questão: que ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP? Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativo cujo objetivo geral é analisar aspectos presentes na trajetória de professores experientes que promoveram o movimento de constituição de sua IP. Os quatro professores investigados foram selecionados para essa investigação por serem considerados professores experientes e por terem sido protagonistas dos casos multimídia. Os dados coletados consistiram em entrevistas semiestruturadas com cada um dos professores investigados a respeito de suas trajetórias profissionais, relatos de experiência que foram publicados e narrativas produzidas pelos quatro professores, especificando as suas participações como protagonistas nos casos multimídia e como eles lidaram com essa experiência. Os resultados evidenciaram que refletir sobre sua prática profissional e sobre a prática de outros professores, comprometer-se com a formação dos alunos, com a profissionalização e com a educação, atuar como protagonistas nos casos multimídia, defender e fundamentar suas crenças/concepções a respeito da prática do professor, receber o apoio e apoiar outros professores em processos formativos, e compreender conteúdos matemáticos e como ensiná-los representam ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes promoveram o movimento de constituição de sua IP. Assim, concluímos que as ações apontadas nesta investigação podem ser consideradas na formulação de políticas públicas para a formação de (futuros) professores, uma vez que apresentam potencial para mobilizar a sua IP.