Teses e Dissertações
Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1º Ciclo em Portugal
Lilian Aparecida Teixeira, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 21/02/2018
Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como principal objetivo investigar a
aprendizagem científica de alunos do quarto ano do 1º ciclo da Escola Ciência Viva
localizada em Vila Nova da Barquinha, Portugal. Deste modo, a questão de pesquisa
norteadora do estudo foi: o que é possível afirmar sobre a aprendizagem científica em
uma turma do quarto ano de uma escola de 1º ciclo em Portugal? Para tanto,
gravamos em vídeo, aulas da disciplina de estudo do meio (ciências naturais) e
entrevistas semiestruturadas com os alunos. Para realizar a análise, selecionamos um
corpus de cinco aulas e dez entrevistas, utilizamos o software webQDA para a
categorização, nos pautamos nos procedimentos metodológicos da Análise Textual
Discursiva e tomamos os Focos da Aprendizagem Científica como categorias a priori.
Verificamos que durante as aulas os principais focos manifestados foram o 2
(desenvolvimento do conhecimento científico) e o 3 (engajamento com a prática
científica), enquanto que nas entrevistas, embora com variações de quantidade, todos
eles evidenciaram-se. Desta forma compreendemos que a escola cumpriu os
objetivos presentes no projeto educativo nesta turma de quarto ano, pois encontramos
indícios, nos dados analisados, de aprendizagem em ciências em todos os focos,
principalmente com relação aos focos 2 e 3, que são os mais ressaltados nos objetivos
do projeto educativo da escola. Ademais, as entrevistas foram importantes para
identificar os focos 1 (interesse pela ciência), 4 (reflexão sobre o próprio aprendizado),
5 (envolvimento em uma comunidade científica) e 6 (identificação com a ciência) que
se evidenciaram pouco, ou não se evidenciaram nas aulas. Como resultado,
concluímos que os alunos analisados manifestaram a aprendizagem de ciências, o
que significa que apresentaram mudanças na relação com o saber, ao expressar
evidenciações dos focos da aprendizagem científica nas aulas e nas entrevistas.
A Avaliação Formativa como oportunidade de aprendizagem: fio condutor na prática pedagógica escolar
Osmar Pedrochi Junior, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 13/03/2018
Na pesquisa de dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada
como oportunidade de aprendizagem. Nesta tese, dando continuidade ao
trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la
como fio condutor da prática pedagógica. Optou-se por uma pesquisa de
caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da
produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos. Todas as
ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o
processo da avaliação formativa visam à aprendizagem. A avaliação formativa
é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se
inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última
ação de regulação. Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a
aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas
em sala de aula.
Aprender Geometria em práticas de Modelagem Matemática: uma compreensão fenomenológica
Dirceu dos Santos Brito, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 06/03/2018
Este trabalho apresenta uma investigação, segundo a perspectiva fenomenológica, da
questão: como os estudantes aprendem geometria em práticas de Modelagem
Matemática? Para responder a esta questão, foram desenvolvidas três práticas de
Modelagem Matemática com estudantes do 7º do Ensino Fundamental de uma escola
pública de Londrina. Essas práticas foram filmadas e relatos escritos, dizendo como
perceberam sua aprendizagem, também foram produzidos pelos estudantes. Esses dois
tipos de registros, filmagens e relatos, foram organizados, respectivamente, em Cenas
Significativas e em Unidades de Discurso, os quais, mediante reduções sucessivas,
convergiram para 12 invariantes: Momentos Significativos, Percepções do Início da
Aprendizagem, Aspectos Contextuais da Prática de MM, Razões que Sustentam a
Aprendizagem, Obstáculos e Dificuldades, Investigação e Aprendizagem, Percepções
do Eu, Participação do Outro, O Professor e o Ensino, Modos de Expressar
Compreensões, Percepções da Geometria na Prática de MM, Percepções Acerca do
Tema Investigado. Em mais uma redução, esses 12 invariantes convergiram para 4
Núcleos de Ideias que respondem à interrogação de pesquisa. Esses Núcleos, que dizem
dos modos como a aprendizagem da geometria se dá em práticas de Modelagem
Matemática, são: Temporalidade e Constituição da Aprendizagem; Modos de Proceder
e Abertura à Aprendizagem; Vivência da Relação Eu/Outro/Nós na Aprendizagem e
Vivência da Relação Geometria/Tema na Aprendizagem.
Um Estudo sobre as Ações Docentes de Professores e Monitores em um Ambiente Integrado de 1° Ciclo em Portugal
Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 23/01/2018
Esta tese, de natureza qualitativa, apresenta resultados de um estudo realizado a respeito da
ação docente em um ambiente integrado de 1° ciclo (equivalente ao período do 1° ao 4° ano do
Ensino Fundamental), em Portugal. Por meio de referenciais teóricos fundamentados na
Sociologia e a partir das relações desse campo com a área educacional, tornou-se possível um
delineamento inicial de definições conceituais sobre a ação docente. Duas perguntas de
pesquisa direcionaram esta tese: 1) Quais as categorias de ação docente identificadas nas aulas
de professores e monitores da Escola Ciência Viva e do CIEC em sala de aula e no laboratório?
2) Quais as categorias de objetivos e motivos das ações docentes identificadas nas aulas desses
professores e monitores? Os fundamentos metodológicos que conduzem a coleta e organização
dos dados baseiam-se na Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011) e na
Autoscopia. As aulas dos professores e monitores foram videogravadas utilizando-se de uma
forma de organização dos dados provenientes de uma relação conceitual dialética entre
instrumentos analíticos distintos: a Matriz (3x3), de Arruda, Lima e Passos (2011), e o Quadro
intitulado “os objetivos e motivos da ação”, de Tardif e Lessard (2008). Por meio da observação
direta dos fatos sociais encontrados nas situações observadas e de entrevistas de autoscopia,
buscou-se descrever categorias de ações docentes e de objetivos e motivos da ação de
professores da escola e dos monitores do Centro de Ciências, sendo que foram encontradas 78
categorias de ação docente distintas e 50 categorias de objetivos e motivos da ação docente. Foi
possível uma interpretação comparativa dos dados entre os entrevistados, e a partir dela o
caráter abrangente do termo ação docente foi ressaltado, não somente para professores
institucionalizados, mas também para os monitores, abrindo possibilidades de interpretação de
dados para professores em formação. A partir da análise dos dados, foi possível identificar: a)
as categorias de ação docente realizadas pelos professores e monitores analisados; b) categorias
de objetivos e motivos que direcionaram esses professores e monitores a agir, e; c) a frequência
dessas categorias de ação e de objetivos e motivos das ações. Por fim, esta tese constitui-se
como um movimento inicial para a elaboração de uma teoria da ação docente, pois apresenta
elementos pertencentes ao primeiro nível de uma teoria social, os quais se referem ao estudo
dos atores e das ações docentes.
Sequência pedagógica para formação de Ciências de Biologia
Fernanda Zandonadi Ramos, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 27/02/2018
Este estudo objetivou investigar como um modelo de como ensinar, propiciado pela ação
docente de uma professora formadora no desenvolvimento de uma sequência pedagógica para
a formação inicial docente, pode promover o processo de elaboração, reelaboração e evolução
conceitual do saber (conhecimento sistematizado) e, particularmente, do saber fazer
pedagógico de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública
localizada no Estado de Mato Grosso do Sul. Tal sequência apresenta fundamentação teórica
pautada em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir das
ideias de Vigotski. Assim, a tese defendida neste estudo é a de que a mediação daquele
modelo de como ensinar é um instrumento para promover nos licenciandos a compreensão de
processos de elaboração de conhecimentos sistematizados/científicos e de saberes necessários
ao fazer docente. Para a construção e análise dos dados da investigação proposta foram
realizados registros por escrito, audiogravações e videogravações para evidenciar as
concepções dos licenciandos em relação à Ciência e por que ensinar Ciências, aos conceitos e
processos de ensino e aprendizagem, aos saberes necessários à docência e aos conteúdos
científicos a serem ensinados, bem como seus processos de elaboração/reelaboração e
evolução conceituais. Após as transcrições e releituras dos registros obtidos, alguns dados
foram avaliados pela análise do seu conteúdo e outros mediante análise microgenética. Os
resultados demonstraram a insuficiência de preparação dos licenciandos em relação aos
conteúdos científicos a serem ensinados no contexto da Educação Básica como, por exemplo,
os botânicos e aos saberes necessários à docência, assim como concepções simplistas desses
licenciandos relacionadas à Ciência e por que ensinar Ciências, e aos conceitos e processos de
ensino e aprendizagem. Demonstraram, também, que as atividades propostas e desenvolvidas
na sequência pedagógica promoveram nos licenciandos a percepção da inadequação de seus
planejamentos de ensino, suas limitações conceituais, tanto em relação aos conteúdos
científicos quanto aos saberes necessários à docência. Nesse sentido, consideramos que a
sequência pedagógica para formação inicial docente propiciou um referencial teórico-
-metodológico que permite ao licenciando a compreensão de como elaborar e/ou readequar
sua ação pedagógica. Consideramos, ainda, que tal sequência traz contribuições significativas
para formação e constituição inicial docente de licenciandos, em aspectos relacionados à
formação, elaboração e evolução conceitual do saber e do saber fazer docente/pedagógico.
Assim, entendemos que o modelo de como ensinar abordado nessa tese pode ser readequado
para outros contextos e conteúdos de ensino.
Os processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de Ciências e Biologia
Joseana Stecca Farezim Knapp, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 26/02/2018
Esta tese trata da formação inicial de professores e como os estágios
supervisionados constituem os professores de Ciências e Biologia. A pesquisa
foi realizada em uma universidade pública do estado do Mato Grosso do Sul,
com quatro acadêmicos de um curso de graduação em Ciências Biológicas nos
cinco Estágios Supervisionados, sendo um estágio de Gestão Educacional,
dois estágios no Ensino Fundamental e dois estágios no Ensino Médio. Ao final
da pesquisa foi apresentado o perfil dos quatro professores em formação a
partir dos dados analisados, bem como uma proposta de mudança para este
curso de licenciatura. Para tanto foi feita uma análise nos documentos oficiais
do curso de Ciências Biológicas, como o Projeto Pedagógico do Curso – PPC e
os Planos de Ensino dos professores, bem como as legislações e resoluções
que os legitimaram, para caracterizar a proposta curricular de formação deste
curso específico. Outra parte da pesquisa foi realizada no locus do processo de
constituição de professores, a sala de aula de estágio supervisionado, através
de videofilmagens das aulas presenciais na universidade, que após serem
revisitadas e selecionadas foram transcritas e passaram por uma Análise
Microgenética apoiada no referencial histórico-cultural. Os professores em
formação, ao longo dos estágios desenvolveram características críticas e
reflexivas, rompendo com concepções iniciais ligadas ao senso comum no que
se refere à docência. Os estágios possibilitaram identificar nas narrativas
faladas e escritas dos licenciandos processos de internalização de conceitos
ligados à docência apontados pela bibliografia como necessários ao bom
professor. Foi possível identificar no PPC que a proposta de estágio do curso
de Ciências Biológicas busca romper com o modelo tecnicista (“3+1”) diluindo
os estágios a partir da metade do curso. Embora ocorra essa fissura no modelo
ainda há uma discrepância entre as disciplinas de conhecimentos didático-
-pedagógicos de ensino, educação e estágios frente às de conhecimentos
científico-
-biológicos, prevalecendo a maioria da carga horária para esse último grupo de
disciplinas.
As Interações em Sala de Aula: Uma Nova Perspectiva a partir dos Focos da Aprendizagem Científica
João Marcos Machuca Lima, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 06/02/2018
Compreender o contexto de uma sala de aula tem se tornado um desafio para
pesquisadores na área de ensino, em especial no Ensino de Ciências. Nesse sentido,
analisar as relações existentes entre os estudantes, o professor e o conhecimento são
importantes para encaminhamentos do processo de Ensino e Aprendizagem. Com o
objetivo de identificar as interações em sala de aula, esta pesquisa de cunho
qualitativo propõe uma intervenção com uso dos Focos da Aprendizagem Científica,
como uma ferramenta para elaboração de planejamentos de aula, produzindo dois
momentos de investigação. O primeiro deles voltado ao processo de elaboração do
planejamento de duas sequências didáticas, por uma professora da Educação Básica
– Ensino Fundamental – Séries Finais, na disciplina de Ciências, sendo analisadas as
reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem, observados a partir da
ferramenta de análise Matriz do Professor (Arruda e Passos, 2015). O segundo
momento consistiu no acompanhamento da aplicação desses planejamentos em sala
de aula, sendo a primeira sequência didática construída sem intervenções, e a
segunda com o aporte teórico dos Focos da Aprendizagem Científica como referencial
metodológico para a elaboração do planejamento. As aulas foram analisadas
utilizando uma nova ferramenta de análise, denominada Matriz de Interações,
proposta a partir desse trabalho investigativo, como instrumento para se analisar as
interações em sala de aula provenientes das relações estabelecidas entre o professor,
o estudante e o conhecimento. Os resultados identificam as diferentes interações em
sala de aula, compreendendo as implicações disso para o processo de ensino e
aprendizagem e apontam diferentes possibilidades de condução de aula e seleção de
atividades por parte do professor. Assim, são discutidas quais as implicações de cada
uma dessas interações para a efetivação da aprendizagem, e como podem ser
compreendidas a partir da participação dos estudantes e do professor de acordo com
cada atividade proposta. Por isso, são propostos os Focos da Aprendizagem Científica
como ferramenta para elaboração de planejamentos e atividades para o contexto
escolar e apresentada a Matriz de Interações como instrumento de análise e
compreensão das interações existentes em sala de aula.
Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar
Diogo da Silva, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 20/12/2018
A perspectiva de interdisciplinaridade educativa promove a contextualização e o
envolvimento das partes, constituindo ligações de complementaridade e correlação,
interconexões e passagens entre os conhecimentos e especialidades, reconhecendo a
complexidade que envolve as situações humanas. Tem como objetivo promover, por
intermédio de uma abordagem, a integração de variados conhecimentos, estimulando e
desenvolvendo habilidades cognitivas e relacionais, para que ocorra aprendizagem
significativa, complexa e então interdisciplinar, assim como preparar o aluno para a
interpretação e mudança de sua condição e atitude social frente à sua realidade.
Proporcionando e capacitando o sujeito de modo que o mesmo reconheça a legitimidade e
faça uso dos saberes científicos na prática cotidiana. Ocorrendo por meio de estratégias de
ensino que abordaram questionamentos, reflexões e a participação em decisões. Propusemos a
elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), para um
grupo de vinte e oito alunos em uma turma interseriada do ensino médio, ora divididos em
cinco equipes e ora participando de atividades individuais, assim proporcionando uma
situação de aprendizagem em que aconteça a interdisciplinaridade para o ensino de Ciências.
Nesta prática foram incluídos e entrelaçado aspectos da abordagem investigativa, da
aprendizagem significativa e assim a consideração ao contexto do aluno, bem como princípios
da complexidade, o conteúdo disciplinar de Microbiologia e por fim toda intervenção
alicerçada nos saberes docentes. Além disso, organizamos e planejamos as etapas de modo
que pudéssemos analisar a aprendizagem dos estudantes, por meio do V epistemológico,
frente aos conceitos de Microbiologia. Nossa abordagem garantiu a promoção de situações
coerentes a fim de manter o desenvolvimento de avanços que integram os conhecimentos
cognitivos e sócio-relacional por parte dos estudantes e do professor pesquisador.
Reconhecemos que nas propostas em equipe ficou mais evidente que essas relações
aconteceram na qual os integrantes, apoiados por outros docentes da instituição, indicados ao
longo da abordagem, contribuíram para as demonstrações e para as investigações.
Percebemos, também, que a maior noção dos alunos gira ao torno do quesito que reconhecem
e caracterizam os microrganismos como agentes benéficos ou prejudiciais à manutenção da
vida na Terra. Acreditamos que o uso de uma metodologia investigativa de ensino poderia ser
um fator que contribuiu para que as noções alternativas, elaboradas pelos alunos também em
seu cotidiano, fossem reformuladas para a adoção de uma aprendizagem mais coerente com
os conhecimentos científicos.
Um Estudo do Caráter de Continuidade na Avaliação Didática
José Emídio Gomes Benedito, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 17/12/2018
Esta dissertação apresenta um estudo do caráter de continuidade na avaliação didática,
desenvolvido sob a perspectiva metodológica da pesquisa de natureza teórica e especulativa
em educação (VAN DER MAREN, 1996; MARTINEAU, SIMARD, GAUTHIER, 2001),
uma vez que a intenção é constituir uma produção de enunciados teóricos sobre outros
enunciados teóricos (VAN DER MAREN, 1996). Para isso, fez-se um inventário das palavras
“contínua”, “feedback” e “continuidade” nos autores estudados. Durante a realização desse
inventário, para uma exploração mais ampla, o pesquisador sentiu a necessidade de expandir o
rol das palavras inventariadas e, com isso, foram incluídas “finalidade”, “propósito”,
“processo”, “objetivo”, “característica”, “função”, “formativa”, “regulação”, “autoavaliação”,
“autorregulação” e “tarefa”, objetivando entender o processo de continuidade presente na
avaliação didática. Após realizar os inventários, o próximo passo foi cotejar os aspectos
julgados relevantes que pudessem identificar o que é tomado como continuidade no processo
de avaliação da aprendizagem e, também, identificar o que pode caracterizar uma avaliação da
aprendizagem escolar como contínua na perspectiva da Educação Matemática Realística.
Pode-se observar que a avaliação, para ser contínua, atende aos princípios de avaliação
adotados na RME, possui como propósito buscar evidências, em todos os momentos,
considerando toda informação possível que possa permitir ao professor uma ampla visão das
ações, formais ou não, subsidiando-o na tomada de decisões e fornecendo suporte para
acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Relações sintagmáticas e paradigmáticas para auxiliar a apropriação de conceitos de termoquímica no Ensino Médio
Josiane Letícia Hernandes, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 06/04/2018
O presente trabalho apresenta uma proposta de estratégia de ensino de Química
que emprega as relações linguísticas paradigmáticas e sintagmáticas, de modo a
estimular e explorar narrativas textuais em formas diversificadas, com o objetivo de
auxiliar os aprendizes na apropriação de conceitos de Termoquímica. As relações
paradigmáticas e sintagmáticas são originárias da Ciência Semiótica, sendo
derivadas da Semiologia de Saussure. O trabalho está inserido na linha de pesquisa
de multimodos de representação, com foco na modalidade verbal escrita. A
metodologia da pesquisa consistiu na realização de um pré-teste, com o intuito de
identificar os conceitos que os estudantes já possuíam, seguido da realização da
estratégia de ensino, em que foram trabalhadas quatro atividades envolvendo as
relações linguísticas citadas. Por fim, realizou-se um pós-teste intencionando a
constatação das apropriações realizadas pelos aprendizes ao final da estratégia. A
passagem dos estudantes pela estratégia das relações linguísticas induz à
efetivação de autênticas paráfrases, competência que, ao ser atingida, permite
garantir a aprendizagem. Desta forma, é por meio de paráfrases que a conceituação
trazida pelos estudantes é identificada nos testes. A pesquisa tem caráter qualitativo,
na interpretação das produções dos estudantes e, caráter quantitativo na avaliação
da metodologia, sendo este o principal objetivo do trabalho. Resultados indicam que
as atividades com as relações linguísticas podem evidenciar o repertório do
estudante em conceitos-chave de Ciências, ao utilizar as associações termo a termo
em conjunto com as combinações permitidas pela estrutura da língua. Por sua vez,
por meio do uso das paráfrases, ficou evidenciado que a estratégia didática gerou
apropriações dos conceitos de Termoquímica. O estudo constatou que o uso das
relações linguísticas, bem como da paráfrase, pode favorecer apropriações de
enunciados-chave dentro da aprendizagem científica e definir critérios para que os
docentes evitem respostas estereotipadas.