Teses e Dissertações
Aulas de Ciências no Ensino Fundamental: Considerações Epistemológicas e Políticas Provocativas a partir de um Contra Proposta Inspirada pela Teoria Autor-rede
Diego Machado Ozelame, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 27/03/2019
Por meio do acompanhamento das aulas de Ciências de uma turma do ensino
fundamental, sugestionado pela Teoria ator-rede, esta tese parte do objetivo geral de
produzir considerações epistemológicas e políticas provocativas a partir de uma contra
proposta. Esta teorização permitiu condições para observar algumas articulações e
desarticulações das cenas trazidas; (re) pensar alguns termos ao seu entendimento, situar
novas formas de pensar, criando condições para refletir sobre uma epistemologia
política nos termos de Bruno Latour. Proponho, para discussão, o entendimento de que
a epistemologia política, nos termos tradicionais, por razões políticas, impede que ela
possa agir politicamente. A partir dessa constatação, apresento que uma série de
procedimentos precisam ser ressignificados para que a epistemologia política possa
proceder como tal. As reflexões produzidas ao longo do texto e as discussões das cenas
elegidas permitiram observar que tudo é construído ao mesmo tempo, sendo efeito de
processos de negociação. Desta maneira, no presente trabalho, por meio das
observações de campo e argumentações teóricas, foi possível problematizar as formas
de entendimento que afirmam a existência de naturezas a priori. Também se pode
reconhecer que estas formas de pensar são criadas por meio dos desvios das teorias do
conhecimento que não respeitam os procedimentos de coordenação das ações,
estabelecendo um tipo de epistemologia que não pode agir politicamente. Trazer esta
última problematização para um primeiro plano proporciona condições de estabelecer
um olhar provocativo que problematiza as bases epistemológicas que constituem a
formação de grande parte dos educadores e pesquisadores da área do Ensino de
Ciências, sendo um passo importante para pensar os processos de ensino de ciências,
uma vez que reflete diretamente no entendimento de que as situações que acontecem no
espaço escolar não seriam um modo de pensar as diferentes realidades, mas uma
maneira de intervir e construi-las, além do que desnaturaliza o entendimento de que a
aprendizagem seria um fenômeno exclusivamente mentalista, permitindo passos iniciais
para pensar o processo educativo como um movimento além das ações de quaisquer
domínios específicos determinados a priori.
Agência Profissional de Professores que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática
Laís Maria Costa Pires de Oliveira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 21/03/2019
Um número crescente de estudos tem problematizado a constituição da identidade profissional
(IP) de professores em diferentes contextos formativos. Dentre os elementos que constituem
essa identidade, poucas discussões tem como foco agência profissional, elemento que, ao ser
explorado, implica na análise de contextos formativos, especificamente de suas possibilidades
e restrições e da influência que experiências ali vivenciadas pelos professores podem exercer
em sua IP no futuro, particularmente em sua agência. Ao levar em conta esses apontamentos o
presente estudo busca responder à questão geral de pesquisa: Que aspectos da prática da
Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática (CoP-PAEM)
apoiaram o desenvolvimento da agência profissional de professoras em processo de formação
continuada?. Para tanto, a investigação é sustentada em três elementos basilares presentes em
uma Comunidade de Prática (CoP) de professores que ensinam Matemática (PEM) (e nas
relações que decorrem da interação entre eles): o professor em processo de formação (o
participante da CoP); o grupo que interage no processo de formação (a comunidade) e o
formador de professores (coordenador da CoP). Foi realizada uma investigação qualitativa de
cunho interpretativo, na perspectiva da pesquisa–intervenção, da trajetória da CoP-PAEM no
empreendimento Estudo dos Conjuntos Numéricos. Os dados coletados consistiram de
anotações do diário de campo da pesquisadora e de transcrições de falas das participantes da
comunidade, audiogravadas em momentos de interação durante o referido empreendimento.
Os resultados evidenciam que o tempo de convivência e a frequência de interações entre os
membros da CoP; o compartilhamento e o confronto de conhecimentos profissionais; as
práticas centradas nos professores; a diversidade de experiências formativas; a disponibilidade
para interagir; a abertura para vivenciar desafios; a autonomia para negociar o quê e como
trabalhar; a valorização do fazer matemático; o compartilhamento de experiências e reflexões;
a dinamicidade da expertise; a proposição e negociação de trabalhos de natureza teórica e
prática; e a legitimação de diferentes formas de participação, aspectos emergentes da prática
dessa CoP, apoiaram o desenvolvimento da agência profissional das professoras participantes.
Assim, concluímos que a existência e a integração entre esses aspectos mostraram-se
potenciais para promover experiências estruturadoras da IP de PEM capazes de fomentar e
fortalacer a agência profissional das professoras contemplando o caráter relacional, dinâmico,
temporal, complexo e contínuo desse elemento de suas IP.
Interações entre Congnição e Afetividade na Aprendizagem da Matemática
DANIELE PERES DA SILVA MARTELOZZO, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 27/02/2019
Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, teórica e com inspiração na
perspectiva especulativa. Partindo do quadro teórico de David Tall, denominado de
“Três Mundos da Matemática”, trazemos discussões dessa perspectiva teórica,
sobretudo de um conceito central, intitulado “já-encontrado”, por ser esse conceito
referente às experiências anteriores dos indivíduos na aprendizagem da Matemática,
bem como aos efeitos dessas experiências na aprendizagem atual e/ou futura. Com
esse estudo, surgiu a possibilidade de uma discussão sobre possíveis interações
entre elementos cognitivos e elementos afetivos no processo de aprendizagem da
Matemática, assim como aos “já-encontrados” atrelados ao domínio afetivo. Nesse
caminho, nosso interesse voltou-se para a discussão de possibilidades de interações
entre elementos cognitivos e elementos afetivos na aprendizagem da Matemática e
em caracterizar elementos que constituem essa relação mútua: este, o objetivo desta
tese. Para tanto, realizamos dois levantamentos bibliográficos no que se refere à
Educação Matemática: um sobre pesquisas que envolvem o quadro dos Três Mundos
da Matemática e outro com pesquisas que envolvem o domínio afetivo. Para discutir
elementos do domínio afetivo, os autores Valerie DeBellis e Gerald Goldin, sustentam
nossas discussões, apresentando a afetividade como um sistema interno com função
representacional, especialmente, referente ao conceito denominado de meta-afeto.
Como primeira produção, uma extensão ao conceito de “já-encontrado”, trazemos o
termo “já-encontrado afetivo”. Num segundo momento, construímos uma
caracterização para uma possibilidade de relação mútua entre elementos dos
domínios cognitivo e afetivo na aprendizagem da Matemática. Finalizando, trazemos
um contexto hipotético na aprendizagem da Matemática, a fim de evidenciar essa
relação e possibilitar maiores entendimentos a respeito de interações desses
elementos na aprendizagem da Matemática. Partindo dessas discussões e
construções, com esse estudo, enfatizamos a presença ativa e a influência de
elementos cognitivos e de elementos afetivos na aprendizagem da Matemática, bem
como a necessidade de avançar em pesquisas que problematizem relações entre
esses elementos, permitindo a abertura de possibilidades que gerem frutos quanto ao
desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes. Faz-se necessário que
haja investigações envolvendo também aspectos do domínio afetivo a fim de trazer
indicativos pertinentes para o processo de aprendizagem da Matemática dos
indivíduos, proporcionando avanços para a Educação Matemática.
Um instrumento para nálise qualitativa do discurso dos docentesa respeito da avaliação
Arthur William de Brito Bergold, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 18/02/2019
Fala-se muito (mal) de avaliação. Mas é um assunto pouco estudado, com raras descrições
fenomenológicas. Propôs-se um instrumento para análise textual discursiva das falas dos
docentes a respeito da avaliação. A partir dos dados coletados para a calibração do ins-
trumento foi possível determinar a necessidade de estender a análise para três contextos
diferentes: didático, institucional e da capacitação em avaliação. As 27 categorias propos-
tas descrevem o discurso dos docentes participantes da pesquisa, possibilitando a análise
de relações com o saber sob a abordagem epistêmica, pessoal e social entre o professor, os
saberes, os estudantes, a noosfera e o capacitador em avaliação, entre outras. As narra-
tivas originais e as reconstruídas após a análise apresentam fenômenos já esperados, mas
permitem destacar alguns detalhes e relações que expandem e aprofundam a compreen-
são das ações, tensões e contradições envolvidas no processo de avaliação escolar. Faz-se
uma comparação entre os resultados obtidos e os saberes propostos por pesquisadores da
área de avaliação. Os resultados propiciam material para reflexão e revisão das estratégias
utilizadas e dos conteúdos abordados na formação em avaliação. O instrumento mostrou-
se adequado para investigar todo o espectro observado de falas relacionadas à avaliação,
abrindo possibilidades de futuras investigações na área.
Reestruturação do Modelo de Redescrição Representacional para a Categorização de Níveis de Explicitação de Conhecimentos Construídos por Estudantes em Aprendizagem de Composição Vetorial de Forças
Keila Tatiana boni, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 04/02/2019
Esta tese, de natureza qualitativa, está inserida no contexto de aprendizagem de
conceitos científicos, cujo núcleo de investigações abrange premissas da ciência
semiótica. Nesse contexto, é realizada uma investigação com o objetivo de
categorizar, em níveis de explicitação, conhecimentos acerca de composição vetorial
de forças que estudantes do Ensino Médio apresentam por meio de produção, de
tratamento e de transformações de diversificadas representações relativas a esse
conceito. Para tanto, foi elaborado um instrumento analítico a partir da
reestruturação do modelo de Redescrição Representacional, proposto por Karmiloff-
Smith para a área da Linguística, integrando a ele perspectivas teóricas
convergentes, provenientes da Teoria dos Campos Conceituais e de referenciais da
Diversidade Representacional. Essa integração permitiu adaptar o modelo original
de Redescrição Representacional com o intuito de atender às especificidades
representacionais da aprendizagem em Física do Ensino Médio. A aplicação do
instrumento analítico foi realizada sobre registros escritos e transcrições de
entrevistas coletados de nove estudantes, os quais participaram de todos os
momentos de intervenção propostos pela pesquisadora, durante aulas de Física
ministradas na perspectiva da Diversidade Representacional. Nos procedimentos
analíticos, efetivados à luz da Análise Textual Discursiva, a identificação de
invariantes operatórios e de atividades cognitivas representacionais, a partir das
produções dos estudantes em resposta às questões propostas em uma prova
escrita, subsidiaram a categorização de diferentes níveis de explicitação de
conhecimentos dos estudantes, que variaram conforme características de cada
questão. Foi evidenciado que níveis inferiores de explicitação são comumente
identificados em questões que exigem procedimentos matemáticos, para as quais
são mobilizadas regras-de-ação ou teoremas-em-ação falsos, e que níveis
superiores de explicitação estão atrelados à verbalização e à coordenação de
diversificadas representações de um mesmo conceito. Perante o exposto,
almejamos que o instrumento analítico proposto neste trabalho contribua para a
análise de aprendizagens construídas por estudantes, a partir da evidenciação de
conceitos subjacentes às suas produções e códigos com que significam as
diferentes representações e suas inter-relações, bem como apresenta potencial para
ser aplicado nas demais Ciências Naturais e na Matemática.
Experimentos Históricos em Ambiente Virtual: Uma Abordagem Histórico-Didática a Respeito da Teoria Eletrofraca para o Estudo de Física de Partículas no Ensino Superior
Márcia da Costa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 25/01/2019
Esta pesquisa investigou as potencialidades e delimitações de uma abordagem
histórico-didática a respeito da unificação eletrofraca, baseada em simulações
computacionais de experimentos históricos e em aspectos da Aprendizagem
Significativa, bem como etapas no processo colaborativo entre uma equipe
multidisciplinar que podem ser seguidas na elaboração de simulações
computacionais de experimentos históricos. Pesquisas evidenciam que a História e
Filosofia da Ciência, da mesma maneira que o estudo de tópicos de Física Moderna
e Contemporânea, aliados a recursos didáticos diversificados, podem promover um
ensino contextualizado e atrativo, facilitando a Aprendizagem Significativa de
conceitos científicos e uma compreensão adequada da natureza do conhecimento
científico. Com base nesses argumentos, foram elaboradas simulações
computacionais de experimentos históricos que contribuíram no processo de
unificação das interações fracas e eletromagnéticas e elas foram inseridas em uma
Abordagem Didática que contemplou o estudo da Teoria Eletrofraca. Essa proposta
didática foi aplicada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade
Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Foram observados indícios de
alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e
de conteúdos científicos específicos, bem como o processo de elaboração das
simulações computacionais. Foram utilizados os seguintes instrumentos para
obtenção de dados: a Abordagem Didática, questionários, Diagramas de Gowin e
anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da
Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa
caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas
foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração
da Composição Histórica, das simulações computacionais e da Abordagem Didática,
aplicação da proposta didática, obtenção e análise de dados. Com base nos
resultados obtidos, evidenciou-se que a proposta didática contribuiu para a
aprendizagem de conteúdos relacionados à Física de Partículas e para a construção
de noções científicas e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência. Além disso,
foi possível obter-se como resultado a sugestão de etapas para a elaboração de
simulações computacionais de experimentos históricos, que contribuem como
alternativas para o aprimoramento do Ensino de Física.
A Analogia entre a Seleção Artificial e a Seleção Natural de Darwin nos Livros Didáticos de Biologia Aprovados pelo PNLD/2015
Etiane Ortiz, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 23/01/2019
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi
examinar a presença e o modo de apresentação da analogia entre seleção artificial e seleção
natural de Darwin nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2015. O texto de
cada obra também foi analisado com o intuito de investigar se (quando presente) a narrativa
histórica da analogia em questão evidenciava a produção científica realizada pelo naturalista,
além de ressaltar quando a visão dessa produção foi representada ou quando foi distorcida ou
negligenciada. As questões que nortearam essa investigação foram: os livros didáticos de
Biologia aprovados pelo PNLD/2015 abordam a analogia darwiniana entre seleção artificial e
seleção natural? De que maneira essa analogia é descrita? Quando presente, a narrativa
histórica apresentada pode evidenciar a produção científica realizada por Darwin? Foram
examinados 9 livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2015. As narrativas
históricas selecionadas foram analisadas e categorizadas de acordo com a Análise Textual
Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Por meio dessa metodologia, foi possível observar
que dos 9 exemplares pesquisados, 4 deles apresentaram em seus textos menção à analogia
darwiniana entre seleção artificial e seleção natural de forma explícita, 1 abordou de forma
implícita, 2 contemplaram o conceito de seleção artificial e seleção natural em seções
separadas sem mencionar a relação entre esses dois processos e Darwin e 2 discorreram
apenas a respeito do conceito de seleção natural. Os resultados desta pesquisa evidenciaram
que, embora alguns textos didáticos tenham abordado elementos históricos com possibilidades
para a descrição de uma narrativa histórica mais próxima em relação à produção científica
realizada por Darwin, consideramos que as obras que apresentaram em seus textos a analogia
darwiniana entre seleção artificial e seleção natural (ou pelo menos quando descreveram esses
dois conceitos) destacaram-se por trazer elementos em suas narrativas (como palavras, frases,
termos) que poderiam vir a suscitar interpretações problemáticas e conduções a visões
equivocadas a respeito da produção científica de Darwin aqui analisada e, por consequência,
visões deformadas de como o conhecimento científico é produzido. A partir desses resultados,
elaboramos e apresentamos uma proposta de narrativa histórica referente à apresentação da
analogia darwiniana entre seleção artificial e seleção natural buscando preencher a lacuna
teórica encontrada nos textos dos livros didáticos analisados.
O Novo Princípio de Euler e a Emergência da segunda Lei de Newton na Forma F=MA
Camila Maria Sitko, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 22/01/2019
Esta tese apresenta o desenvolvimento da segunda lei do movimento (hoje
conhecida como segunda lei de Newton) entre 1687, ano de publicação dos
Principia, e 1752-1776, ano da elaboração de um novo princípio e posterior
aperfeiçoamento deste, por Euler. A partir da reconstrução desse episódio histórico,
chegamos à conclusão de que a segunda lei de Newton não é o que hoje
conhecemos por , a qual foi escrita em 1752, por Euler. Entretanto, este foi
omitido da história. Dessa forma, elencamos quatro hipóteses explicativas principais,
do ponto de vista histórico, pelas quais, mesmo após a comprovação do grande
trabalho e contribuição de nomes como Euler na área, a lei permanece sendo
conceituada como trabalho unicamente de Newton. Na sequência, apresentamos
uma estrutura filosófica a partir da concepção de Thomas Kuhn, que nos permite
explicar o porquê dessa omissão histórica, revelando que a contribuição de Newton
é de um tipo diferente da contribuição de Euler: Newton está apresentando um
paradigma, enquanto Euler está fortalecendo este paradigma newtoniano. Em
seguida, utilizamos outra estrutura, desta vez histórico-filosófica, a de Bruno Latour,
a fim de explicar e iluminar o episódio a partir de outro ponto de vista, mostrando
que a elaboração da segunda lei contou com um coletivo de atores no processo. Por
fim, mostramos que seja qual for o ponto de vista filosófico utilizado, Euler sempre é
parte relevante do processo de elaboração da lei.
Apropriação de Conceitos Referentes à Polinização a partir de Representações Imagéticas de Estudantes do Ensino Médio
Juliana Benassi Marinho, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 25/03/2019
A linguagem visual representa uma ferramenta didática no ensino. Na Biologia, ela
ancora os conteúdos permitindo a aproximação do ensinado. O objetivo desta
pesquisa foi investigar a apropriação de conceitos referentes à polinização por meio
das representações encontradas nos desenhos de estudantes do Ensino Médio em
situações de aprendizagem. Para tal, as ações pedagógicas que se seguiram no
decorrer da pesquisa foram planejadas nos moldes das múltiplas representações,
visando explorar o conceito de polinização de diversas maneiras, com o objetivo de
melhor atender aos estudantes em sua pluralidade de conhecimentos e disponibilizar
objetos e contextualizações para ocorrer o processo de conceitualização. Ao final da
atividade, foi entregue aos estudantes um papel contendo um texto elaborado pela
professora-pesquisadora. Cada estudante produziu um desenho relacionado ao texto.
Para fins de análise metodológica da pesquisa, foram estabelecidos critérios para
observar os elementos contidos nos desenhos produzidos, inspirados no instrumento
analítico de Klein (2011). O instrumento estabelece três domínios, sendo eles domínio
descritivo, domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo, cada
qual com dois níveis de significação. Os trabalhos, em sua maioria, encaixam-se em
uma tentativa de resolução do exercício proposto. O domínio interpretativo científico
envolve uma maior complexidade de processos cognitivos para ser associado ou
representado, sendo uma contextualização do conceito de polinização. A maioria dos
estudantes atingiu este nível, indicando que a estratégia de múltiplas representações,
utilizada durante o percurso metodológico, contribui para a contextualização do
conceito. Os elementos constituintes nas imagens produzidas pelas estudantes na
atividade sobre síndromes de polinização foram traduzidos na forma de um novo
conjunto de elementos, mais complexos e com linguagem científica na rede semântica
das mesmas, processo considerado como conceito por Giordan e Vecchi (1996). Com
isso, são estabelecidas novas aprendizagens que, segundo Ausubel (2000), são um
importante aspecto para a criação de significados e resolução de problemas.
Análise das Interações Discursivas na Elaboração de Conceitos de Divisão Celular
Regina Sayuri Ogawa, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 18/03/2019
O presente estudo propôs analisar as interações discursivas em aulas de
Ciências, com o intuito de avaliar como as interações podem contribuir para a
elaboração social do conhecimento científico, a partir da utilização de perguntas
sobre Divisão Celular em sala de aula, tendo o professor como o mediador do
conhecimento. É neste contexto que nos embasamos na teoria
sociointeracionista de Vygotsky para a realização desta pesquisa, almejando
responder às seguintes questões: como o professor pode conduzir as interações
discursivas, por meio de perguntas, para facilitar a aprendizagem e provocar um
conflito cognitivo nos alunos? Que tipos de perguntas o professor faz durante as
interações discursivas para a elaboração e construção do conhecimento? Para
responder tais indagações, foram realizadas análises das interações discursivas
e dos tipos de perguntas feitas pela professora sobre Divisão Celular, mais
especificamente da interfase, a mitose e a meiose, relacionando com eventos
que ocorrem nos seres vivos, como crescimento e o câncer, ocorridas em uma
turma de 8º ano do Ensino Fundamental, em um colégio da rede estadual de
ensino da cidade de Londrina, Paraná. Foram utilizadas sequências de imagens
da Divisão Celular para que as interações ocorressem. Para a análise das
interações discursivas foram utilizadas a ferramenta analítica de Mortimer e Scott
(2002) e a classificação de perguntas baseada no trabalho de Lorencini Jr
(1995). Ao final da análise foi possível evidenciar o padrão discursivo, como o
uso predominante da abordagem comunicativa interativo/de autoridade, bem
como a ocorrência de Zona de Desenvolvimento Proximal e conflitos cognitivos,
além do uso constante de perguntas classificadas como de explicação.