O Youtube como uma configuração para o ensino e aprendizagem de Ciências

Dissertação de mestrado

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Resumo

Esta pesquisa apresenta uma caracterização do site da internet YouTube (http://www.youtube.com) como uma configuração para o ensino e a aprendizagem de ciências. Este site é um repositório de vídeos criado no começo de 2005 em que os usuários podem hospedar e assistir vídeos, além de poderem interagir com outros usuários por meio de comentários, avaliações dos vídeos alheios e compartilhamentos em outras redes sociais. Uma parcela expressiva de usuários tem utilizado tempo de navegação por este site para assistir vídeos potencialmente educativos, e as motivações de por que assistem estes vídeos e o que leva alguns usuários a produzi-los foram investigadas. Entrevistas com três produtores de vídeos educacionais para o YouTube foram realizadas, transcritas e analizadas. Nestas entrevistas foram reveladas quatro categorias (focos) relevantes para a análise: Interesse, Aspectos do ensino no YouTube, Fonte de informação e Comunidade. A partir desses focos foi possível observar que os usuários responsáveis pela produção destes vídeos tem livre-escolha para decidir o que ensinar, em oposição ao professor da escola ou universidade que possui um currículo específico para ministrar. Este produtor, que pode ser denominado um “professor que ensina por livre-escolha” possui menos restrição sobre o que ensinar, o que estabelece uma relação diferente com seus aprendizes, baseada majoritariamente no interesse. Foi possível criar então uma analogia ao sistema didático apresentado por Chevallard (1991), que tenta exemplificar as relações entre o “professor que ensina por livre- escolha”, o “aluno informal” e o “saber”, além dos entornos que influenciam nessas relações. Esta nova ideia deve ser posta a prova a partir de outras investigações, e em outras situações, para se mostrar válida.