Noções de professores de matemática em formação inicial a respeito de questões de gênero

Diante das desigualdades de gênero construídas em nossa sociedade, as mulheres nem sempre tiveram e têm o mesmo direito ao acesso à educação dos homens, devido à uma crença de um papel feminino predeterminado para cuidado do lar, esposo e filhos. Além disso, há uma naturalização que as estudantes são consideradas inaptas a fazerem Ciência e Matemática, sendo o raciocínio lógico matemático considerado masculino. Tais ideias, mesmo que de forma não explícita, trazem ainda consequências atualmente em que muitas meninas/mulheres não são tão incentivadas quanto os meninos/homens a estudarem/seguirem carreira na Matemática. A partir dessas constatações e pesquisas relacionadas à docência em Matemática e se ações de professoras e professores contribuem para a desigualdade de gênero na área da Matemática, este trabalho teve como objetivo conhecer as noções de estudantes de Licenciatura em Matemática a respeito de questões de gênero e desigualdade de gênero na Matemática em uma Universidade Estadual do Paraná. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico na busca de artigos em revistas de Qualis (2016) A1 e A2, em Anais de eventos de Educação/Ensino de Matemática (e/ou Ciências), além de Teses e Dissertações no catálogo da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a fim de encontrar trabalhos relevantes para esta dissertação que relacionassem os assuntos: gênero, Matemática e docência. Para coletar informações a respeito de noções de futuros professores de Matemática acerca das questões de gênero e Matemática, foi elaborado um questionário no Google Forms e disponibilizado aos respondentes que aceitaram participar desta pesquisa. Buscamos, para responder ao questionário, estudantes dos últimos dois anos de Licenciatura em Matemática da Universidade pública do Paraná. Ao todo obtivemos 11 questionários efetivamente respondidos. Para análise das informações obtidas foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). Com base na análise realizada, percebe-se, pelas respostas dos estudantes no questionário, que o que eles sabem/conhecem/entendem a respeito das desigualdades de gênero na Matemática não é aprofundado e que não há, a partir das respostas, uma ideia clara do que seria o conceito de gênero, e as/os estudantes apresentam a ideia binária de feminino e masculino. Em relação às influências que docentes de Matemática podem ter nas desigualdades de gênero, as/os estudantes ficam divididos em “se as ações, crenças, falas de docentes influenciam” ou “se não influenciam” na perpetuação dessas desigualdades, além de ficarem divididos, também, em relação se é importante ou não para docentes de Matemática conhecerem a respeito de questões de gênero. Por fim, considera-se que as questões de gênero na Matemática ainda são pouco trabalhadas por não serem autoevidentes. Considera-se a evidência da realização de mais estudos que abordem essa temática, além da relevância em levar tais debates para a formação da/do docente de Matemática.