Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global: uma estratégia didática

Dissertação de mestrado

Visualizar PDF

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos de representações. Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram apresentados a partir de transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora. Os dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual qualitativa. Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente. Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual. As relações estruturais, organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos estudantes. Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito central a posteriori. Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir dos multimodos de representação. Mediante os relatos anteriores, considera-se que a estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisa.