História E Filosofia Da Ciência Nos Livros Didáticos De Biologia Do Ensino Médio: Análise Do Conteúdo Sobre O Episódio Da Transformação Bacteriana E A Sua Relação Com A Descoberta Do DNA Como Material Genético

Dissertação de mestrado

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Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a História da Ciência que está sendo apresentada nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. A proposta da inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no princípio que o livro didático é fundamental para o processo de ensino aprendizado, pois é um instrumento pelo qual os alunos são introduzidos na aprendizagem de uma disciplina científica. Portanto, devido a sua ampla utilização e elemento fundamental pedagógico, o livro didático necessita ser bem estruturado. Desse modo, a nossa investigação parte do seguinte questionamento: Que tipo de história esta sendo apresentada nos livros didáticos, já que ela é um excelente recurso pedagógico? Para responder essa questão, o presente estudo buscou subsídio nas historiografias de Robert Olby, nos tipos de histórias de Ernst Mayr que privilegia a história de problemas e nas idéias do filósofo da ciência Thomas Kuhn. Com esses três referenciais teóricos foi possível realizar um estudo de caso sobre a História da Ciência nos livros didáticos. Para a realização deste estudo, analisamos nove livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e uma apostila. O assunto escolhido para a análise desta pesquisa foi o episódio da transformação bacteriana, pois este se encontra na maioria dos livros didáticos e está relacionado ao paradigma da genética molecular. A partir dos resultados obtidos procuramos mapear as formas pelas quais a História e a Filosofia da Ciência se encontram presentes nos livros didáticos, bem como o modo de sua estruturação.