A Lousa Digital e a Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática

Dissertação de mestrado

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Resumo

Esta dissertação apresenta uma proposta para a análise da aprendizagem do professor pesquisador, na formação continuada, por meio de um instrumento de análise que produzimos por um processo de analogia que realizamos para a proposição dos Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador (FAPP), tendo como inspirações: os focos da aprendizagem científica (FAC) proposto por Arruda, Passos, Piza e Felix (2013); os focos da aprendizagem docente (FAD) criado por Arruda, Passos e Fregolente (2012); os focos da aprendizagem para a pesquisa (FAP) elaborado por Teixeira, Passos e Arruda (2015). O objetivo desta dissertação foi identificar que evidências de aprendizagem científica/tecnológica, docente e da pesquisa podem ser percebidas quando um professor pesquisador faz uso da lousa digital e está envolvido em entendê-la e utilizá-la no ensino e na aprendizagem de matemática. A principal questão que norteou esta investigação foi: quais as evidências de aprendizagem científica/tecnológica, docente e da pesquisa podem ser percebidas quando um professor utiliza a lousa digital? Os procedimentos metodológicos se basearam na análise de conteúdo, a partir da qual se desenvolveu uma análise de cunho qualitativo, com a utilização do estudo de caso e da observação participante. As aulas foram planejadas pelo professor pesquisador, sujeito da pesquisa, e implementadas a um grupo de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, mas como não realizamos a análise das ações deles, os mesmos foram considerados como sujeitos existentes responsáveis pela deflagração de todo o movimento de estudo do professor pesquisador investigado. Os dados referentes ao professor foram analisados por meio do instrumento de análise aqui proposto nominado como Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador (FAPP), definidos como um novo conjunto de categorias que representam diferentes dimensões da aprendizagem do professor pesquisador. Nos FAPP a aprendizagem do professor pesquisador está estruturada em cinco eixos: (i) interesse; (ii) conhecimento; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. Ressaltamos que esta investigação vem ao encontro da necessidade de produção científica nacional em relação a utilização da lousa digital como recurso para o ensino e para a aprendizagem de matemática, evidenciando relações e caracterizando aspectos próprios da ação do professor pesquisador que faz uso de recursos tecnológicos. Percebemos que o professor pesquisador é um triplo aprendiz, ou seja, ele é um sujeito que integrou três tipos de aprendizagem: a aprendizagem científica/tecnológica; a aprendizagem docente; a aprendizagem da pesquisa; que ocorreram simultaneamente. Por fim, afirmamos que essas constatações elucidam a questão de pesquisa desta investigação.