A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de Transformação Química em um curso de Ciências Biológicas

Tese de doutorado

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Resumo

A presente pesquisa partiu de indagações pessoais com o intuito de identificar de que forma os educandos do curso de Ciências Biológicas contextualizam o conceito de transformação química da matéria. Dessa forma, visou analisar a possibilidade de ampliação das noções dos educandos na integração e na contextualização desse conceito químico, mediante uma proposta interdisciplinar, pautada na aprendizagem significativa. Utilizou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções dos educandos a respeito do conceito proposto. Na abordagem metodológica, os resultados da aplicação da sequência didática desenvolvida foram analisados à luz da análise de conteúdo para categorizar o conhecimento dos educandos e mapear o seu perfil conceitual. Desta forma foi possível contextualizar o conceito químico na área da Biologia, a fim de articular as teorizações da aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, formação docente e perfil conceitual, teorizações estas utilizadas nessa pesquisa. Essa articulação teve como finalidade observar de que forma os graduandos do curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do norte do Paraná, identificam o conceito químico em sua área de formação. Assim, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos envolvidos uma eventual organização das noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, diário de bordo e atividades que proporcionaram a identificação de que os conceitos dos participantes não estavam de acordo com a literatura, visto que, alguns conceitos eram apresentados por estes educandos equivocadamente. Constatou-se ainda que, por meio da sequência didática proposta, houve indícios de aprendizagem significativa e ampliação do perfil conceitual dos graduandos envolvidos.