2019
Prof. Convidado: Dr. Jorge Luiz Vargas Prudêncio de Barros Pires, co-ministrando 2MAT075.
2015
Participação em disciplina:
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS FOUCAULTIANOS
Prof. Convidado: Alfredo José da Veiga-Neto – UFRGS
Prof. Responsável pela disciplina: Moisés Alves de Oliveira
2013
Foram realizadas palestras ou reuniões de trabalho com os seguintes pesquisadores:
– Hélia Margaria de Oliveira (Universidade de Lisboa – Portugal);
– Ângela M. Freire de Lima e Souza (UFBA).
2012
Foram realizadas palestras ou reuniões de trabalho com os seguintes pesquisadores:
– Patrícia Sândalo Pereira (UFMS);
– Dario Fiorentini (Unicamp);
– José Mariano Amabis (USP);
– Nélio Bizzo (USP);
– Andréia Maria Pereira de Oliveira (UEFS);
– Maria Tereza Carneiro Soares (UFPR);
– Helena Noronha Cury (UNIFRA-RS);
– Antonio Vicente Marafioti Garnica (UNESP/Bauru);
– Maria Teresa Menezes Freitas (UFU);
– Eleni Bisognin (UNIFRA-RS).
2011
Foram realizadas palestras ou reuniões de trabalho com os seguintes pesquisadores:
– Silvia Nogueira Chaves (Universidade Federal do Pará)
– Marcelo de Carvalho Borba (UNESP/RC);
– Nadia Geisa Silveira de Souza (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
– Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA);
– Helena Noronha Cury (UNIFRA);
– Antonio Vicente Marafioti Garnica (UNESP/Bauru)
2010
Foram realizadas palestras ou reuniões de trabalho com os seguintes pesquisadores:
– Dario Fiorentini (Unicamp);
– Marcelo de Carvalho Borba (UNESP/RC);
– Hugh Lacey;
– Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA);
– Roque Moraes (FURG);
– Helena Noronha Cury (UNIFRA);
– Antonio Vicente Marafioti Garnica (UNESP/Bauru)
– Charbel Niño El-Hani (UFBA)
2009
Palestra: Das disciplinas à indisciplina: caminho inverso para alfabetização
científica
PROFESSOR: Prof. Dr. Áttico Inácio Chassot
INSTITUIÇÃO: UFRGS
DATA: 24 de novembro de 2009
Palestra: A pesquisa em Modelagem Matemática
PROFESSOR: Profa. Dra. Jussara de Loiola Araujo
INSTITUIÇÃO: UFMG
DATA: 13 de novembro de 2009
Palestra: Análise Textual Discursiva
PROFESSOR: Prof. Dr. Roque Moraes
INSTITUIÇÃO: FURG
DATA: 08 de outubro de 2009
Palestra: Discurso e aprendizagem nas salas de aula de ciências
PROFESSOR: Prof. Dr. Eduardo Fleury Mortimer
INSTITUIÇÃO: UFMG
DATA: 23 de abril de 2009
Palestra: Aula Inaugural
PROFESSOR: Profa. Dra. Sônia Barbosa Camargo Igliori
INSTITUIÇÃO: PUC-SP
DATA: 05 de março de 2009
2007
Palestra: “Formação de professores”.
PROFESSOR: Prof. Dr. Dario Fiorentini
INSTITUIÇÃO: UNICAMP
DATA: 22 de março de 2007
2006
Palestra: “Educação e as tecnologias digitais”.
PROFESSOR: Prof. Dr. José Armando Valente
INSTITUIÇÃO: UNICAMP
DATA: 22 de setembro 2006
Palestra:: Sobre Currículos de Matemática
PROFESSOR: Célia Carolino Pires
INSTITUIÇÃO: Puc – São Paulo
DATA: 29 de abril de 2006
Palestra: A área de Ensino de Ciências e Matemática: em busca de qualidade e identidade
PROFESSOR: Marco Antonio Moreira
INSTITUIÇÃO: UFRGS – Porto Alegre
DATA: 15 de março de 2006
2005
Palestra: Arqueoastronomia Indígena.
PROFESSOR: Germano Bruno Afonso
INSTITUIÇÃO: UFPR- Curitiba
DATA: 11 de novembro de 2005
Palestra: Ensino de Física e Psicanálise: um olhar sobre as vicissitudes da sala de aula
PROFESSOR: Elizabeth Barolli
INSTITUIÇÃO: UNICAMP
DATA: 09 de novembro de 2005
Palestra: O Planejamento museológico de um museu de ciências: desafios e realizações do SUM-SEC-MG
PROFESSOR: Silvania Sousa de Nascimento,
INSTITUIÇÃO: – UFMG,
DATA: 14 de outubro de 2005
Palestra:O Modelo Teórico dos Campos Semânticos
PROFESSOR: Romulo Campos Lins
INSTITUIÇÃO: – UNESP- Rio Claro
DATA: 07 de outubro de 2005
Palestra: Discursos do professor e aprendizagem dos alunos
PROFESSOR: Alberto Villani,
INSTITUIÇÃO: IFUSP.
DATA: 28 de setembro de 2005
Palestra:: Sobre a Avaliação Escolar
PROFESSOR: Maria do Socorro Taurino
INSTITUIÇÃO: Universidade São Marcos
DATA: 08 de setembro de 2005
Palestra:: Sobre os Erros em Matemática
PROFESSOR: Helena Noronha Cury
INSTITUIÇÃO: Puc – Porto Alegre
DATA: 25 de agosto de 2005
Palestra: A pesquisa –ação na formação de professores
ROFESSOR: Lucie DeBlois
INSTITUIÇÃO: Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Laval – Canadá – Departamento de Estudos sobre o Ensino e Aprendizagem
DATA: 28 de maio de 2005