Teses e Dissertações
Palavra-chave: web 2.0
O Youtube como uma configuração para o ensino e aprendizagem de Ciências
Khalil Oliveira Portugal, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 12/12/2014
Esta pesquisa apresenta uma caracterização do site da internet YouTube
(http://www.youtube.com) como uma configuração para o ensino e a aprendizagem
de ciências. Este site é um repositório de vídeos criado no começo de 2005 em que
os usuários podem hospedar e assistir vídeos, além de poderem interagir com outros
usuários por meio de comentários, avaliações dos vídeos alheios e
compartilhamentos em outras redes sociais. Uma parcela expressiva de usuários
tem utilizado tempo de navegação por este site para assistir vídeos potencialmente
educativos, e as motivações de por que assistem estes vídeos e o que leva alguns
usuários a produzi-los foram investigadas. Entrevistas com três produtores de vídeos
educacionais para o YouTube foram realizadas, transcritas e analizadas. Nestas
entrevistas foram reveladas quatro categorias (focos) relevantes para a análise:
Interesse, Aspectos do ensino no YouTube, Fonte de informação e Comunidade. A
partir desses focos foi possível observar que os usuários responsáveis pela
produção destes vídeos tem livre-escolha para decidir o que ensinar, em oposição
ao professor da escola ou universidade que possui um currículo específico para
ministrar. Este produtor, que pode ser denominado um “professor que ensina por
livre-escolha” possui menos restrição sobre o que ensinar, o que estabelece uma
relação diferente com seus aprendizes, baseada majoritariamente no interesse. Foi
possível criar então uma analogia ao sistema didático apresentado por Chevallard
(1991), que tenta exemplificar as relações entre o “professor que ensina por livre-
escolha”, o “aluno informal” e o “saber”, além dos entornos que influenciam nessas
relações. Esta nova ideia deve ser posta a prova a partir de outras investigações, e
em outras situações, para se mostrar válida.