Teses e Dissertações
Palavra-chave: vê epistemológico
Tendências Norteadoras: Uma Leitura do Conceito de Affordance Voltada ao Ensino de Física
Dhymmi Samuel Vergennes, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 20/02/2020
Apesar de profícuos - nacional e internacionalmente - os resultados de pesquisas
acadêmicas brasileiras, relacionados ao Ensino de Física e ao Ensino de Ciências,
não estão impactando positivamente no processo de ensino e aprendizagem no
Ensino Básico. Almejamos que a presente pesquisa acadêmica tenha conexões com
a complexa realidade escolar brasileira contemporânea, de modo que, ambientando
a investigação e conferindo consistência à leitura proposta acerca do conceito de
affordance, abordamos brevemente três problemáticas evidentes: o nomeado
fracasso escolar, o baixo desempenho dos aprendizes brasileiros no PISA e a atual
crise da Educação Científica. A experiência em sala de aula, como docente no
Ensino Médio, contribuiu para tal leitura. Neste cenário, evidenciamos as tendências
de emprego do conceito de affordance em artigos científicos publicados em
periódicos nacionais, classificados na área de avaliação Ensino; propusemos uma
leitura do conceito de affordance - norteada pelas categorias de análise (tendências
norteadoras) - voltada ao Ensino de Física por experimentação, podendo ser
estendida ao Ensino de Ciências; e ainda, propusemos um instrumento epistêmico-
analítico para a análise de produções científicas. Compreendemos o processo de
aprendizagem nos termos da teoria da aprendizagem significativa, incluindo-se nas
argumentações um instrumento potencialmente significativo: o vê epistemológico. O
conceito de affordance representa um importante recorte de uma teoria mais geral,
nomeada a teoria das affordances. Abordamos, e relacionamos seus principais
aspectos ao Ensino de Física por experimentação. Desenvolvemos o processo
analítico do corpus a partir da combinação de dois instrumentos de base: a análise
temática e o vê epistemológico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa,
de procedimento bibliográfico, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. As
tendências identificadas destacam parte dos aspectos que sinalizam o impacto que
o conceito de affordance imprime na literatura científica veiculada por periódicos
brasileiros, pertinente a área de avaliação Ensino, representando um referencial
norteador para a construção da leitura proposta, mantendo-se assim, a
compatibilidade entre ambas. Considera-se que uma percepção teoricamente
orientada possa auxiliar docentes no desenvolvimento de suas atribuições, de modo
que a leitura proposta contribua para este avanço. Quanto ao instrumento
epistêmico-analítico (potencialmente significativo), considera-se que o seu emprego
contribua para a imersão do pesquisador (principalmente o iniciante) no âmbito da
investigação acadêmica envolvendo produções científicas, devido as condições
propícias que se estabelecem para o desenvolvimento de uma aprendizagem
significativa de conceitos, procedimentos e atitudes coerentes com o trabalho
científico.
Aprendizagem significativa em atividades de Modelagem Matemática
Cíntia da Silva, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 27/02/2018
Resultados de pesquisas têm apontado problemas de aprendizagem dos conceitos
matemáticos nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral em alunos de cursos de
nível superior, o que tem ocasionado alto índice de reprovação nestas disciplinas e
até mesmo desistência nos cursos de graduação. No entanto, já se tem na literatura
propostas de abordagem para o ensino de Cálculo que visam facilitar a aprendizagem
dos alunos. Dentre essas propostas há relatos sobre o uso da Modelagem Matemática
como alternativa pedagógica para o ensino e aprendizagem de Matemática.
Considerando a Aprendizagem Significativa como um produto final desejável para os
alunos que cursam Cálculo, esta pesquisa investigou a ocorrência de Aprendizagem
Significativa em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em aulas de
Cálculo Diferencial e Integral I. Para isso, desenvolvemos atividades de modelagem
com alunos de um curso de Licenciatura em Química. As produções dos alunos
durante as atividades foram analisadas segundo indicações da análise textual
discursiva. Ao final das atividades os alunos construíram vês epistemológicos, os
quais foram também submetidos à análise. Os resultados demonstram que
características específicas da Aprendizagem Significativa estão presentes em cada
uma fases da modelagem, como a presença de subsunçores, o uso de material
potencialmente significativo e a predisposição dos alunos para aprender.
Identificamos diferentes tipos de Aprendizagem Significativa que ocorrem durante
uma atividade de modelagem (representacional, conceitual e proposicional), bem
como ampliamos o entendimento sobre a aquisição de significados conotativos e
denotativos pelos alunos. O diálogo com o referencial teórico juntamente com a
análise dos dados levou à inclusão de dois elementos às condições essenciais para a
ocorrência de Aprendizagem Significativa: as situações significantes (contexto) e a
negociação de significados. O vê epistemológico mostrou-se um potencial instrumento
para a verificação da Aprendizagem Significativa em atividades de modelagem.