Teses e Dissertações
Palavra-chave: vê epistemológico
Tendências Norteadoras: Uma Leitura do Conceito de Affordance Voltada ao Ensino de Física
Dhymmi Samuel Vergennes, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 20/02/2020
Apesar de profícuos - nacional e internacionalmente - os resultados de pesquisas
acadêmicas brasileiras, relacionados ao Ensino de Física e ao Ensino de Ciências,
não estão impactando positivamente no processo de ensino e aprendizagem no
Ensino Básico. Almejamos que a presente pesquisa acadêmica tenha conexões com
a complexa realidade escolar brasileira contemporânea, de modo que, ambientando
a investigação e conferindo consistência à leitura proposta acerca do conceito de
affordance, abordamos brevemente três problemáticas evidentes: o nomeado
fracasso escolar, o baixo desempenho dos aprendizes brasileiros no PISA e a atual
crise da Educação Científica. A experiência em sala de aula, como docente no
Ensino Médio, contribuiu para tal leitura. Neste cenário, evidenciamos as tendências
de emprego do conceito de affordance em artigos científicos publicados em
periódicos nacionais, classificados na área de avaliação Ensino; propusemos uma
leitura do conceito de affordance - norteada pelas categorias de análise (tendências
norteadoras) - voltada ao Ensino de Física por experimentação, podendo ser
estendida ao Ensino de Ciências; e ainda, propusemos um instrumento epistêmico-
analítico para a análise de produções científicas. Compreendemos o processo de
aprendizagem nos termos da teoria da aprendizagem significativa, incluindo-se nas
argumentações um instrumento potencialmente significativo: o vê epistemológico. O
conceito de affordance representa um importante recorte de uma teoria mais geral,
nomeada a teoria das affordances. Abordamos, e relacionamos seus principais
aspectos ao Ensino de Física por experimentação. Desenvolvemos o processo
analítico do corpus a partir da combinação de dois instrumentos de base: a análise
temática e o vê epistemológico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa,
de procedimento bibliográfico, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. As
tendências identificadas destacam parte dos aspectos que sinalizam o impacto que
o conceito de affordance imprime na literatura científica veiculada por periódicos
brasileiros, pertinente a área de avaliação Ensino, representando um referencial
norteador para a construção da leitura proposta, mantendo-se assim, a
compatibilidade entre ambas. Considera-se que uma percepção teoricamente
orientada possa auxiliar docentes no desenvolvimento de suas atribuições, de modo
que a leitura proposta contribua para este avanço. Quanto ao instrumento
epistêmico-analítico (potencialmente significativo), considera-se que o seu emprego
contribua para a imersão do pesquisador (principalmente o iniciante) no âmbito da
investigação acadêmica envolvendo produções científicas, devido as condições
propícias que se estabelecem para o desenvolvimento de uma aprendizagem
significativa de conceitos, procedimentos e atitudes coerentes com o trabalho
científico.