Teses e Dissertações
Palavra-chave: vê de Gowin
Uma abordagem histórico-epistemológica para aprendizagem potencialmente significativa de termodinâmica química no Ensino Superior
Wanter Aníbal Rammazzina Filho, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/12/2017
Ensinar e aprender Termodinâmica de maneira significativa no Ensino Superior não
é tarefa simples. Existem diferentes obstáculos de aprendizagem decorrentes de
noções alternativas que os estudantes trazem incorporados de sua formação básica.
O objetivo foi de investigar, por meio de uma abordagem de ensino com base na
História e na Epistemologia da Ciência e nas Ilhas Interdisciplinares de
Racionalidade (IIR), as noções de Natureza da Ciência e a construção de conceitos
e de Leis da Termodinâmica Química de futuros engenheiros mecânicos da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio. O
desenvolvimento metodólogico ocorreu com a articulação da Teoria da
Aprendizagem Significativa, da História e Filosofia da Ciência, da Natureza da
Ciência e da interdisciplinaridade. A construção da unidade didática foi baseada nas
etapas das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Utilizou-se da análise
qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções
dos futuros engenheiros a respeito dos conceitos propostos. Os resultados dos
questionários prévios e posterior à abordagem didática desenvolvida, além dos
registros das entrevistas estruturadas realizadas após um período de tempo, foram
analisados à luz da análise de conteúdo para unitarizar o conhecimento dos futuros
engenheiros. Os diagramas Vê de Gowin foram utilizados como instrumentos de
organização do conhecimento (a partir da leitura de textos históricos produzidos) e
de obtenção de dados, sendo investigados indícios de aprendizagem pela análise
qualitativa e interpretativa. A partir da triangulação dos diferentes instrumentos
utilizados (questionários prévio e posterior, diagramas Vê e entrevista estrutrada),
pode-se inferir que houve indícios de adequação de noções alternativas
relacionadas tanto à Natureza da Ciência quanto à Termodinâmica. Além disso, é
possível inferir que houve indícios de aprendizagem significativa, contempladas em
três etapas: a ancoragem seletiva do material às ideias relevantes na estrutura
cognitiva, a interação entre as ideias recém-introduzidas e as ideias ancoradas, e a
ligação dos novos conhecimentos com as ideias ancoradas no intervalo de memória.
Outros indícios de aprendizagem puderam ser inferidos a partir da diferenciação
progressiva e reconciliação integrativa. Com base nos resultados obtidos, é possivel
concluir que a abordagem interdisciplinar construída, com elementos da História e
Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência, é potencial para promover a
aprendizagem significativa de conceitos e de Leis da Termodinâmica.
O uso da História da Ciência e do Vê de Gowin: uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fundamental
Eliana Guidetti do Nascimento, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 22/02/2008
Esta investigação, de caráter qualitativo, tem como objeto de estudo uma proposta
de formação inicial de professores pedagogos, no trabalho com a disciplina de
ciências, em séries iniciais do ensino fundamental. A partir dos referenciais
utilizados, identificamos uma necessidade da Alfabetização Científica neste nível de
ensino; adotamos a Aprendizagem Significativa buscando a utilização de propostas
inovadoras para a o disciplina de Ciências, em especial o uso dos facilitadores desta
aprendizagem. A proposta produzida origina-se em uma abordagem didático-
metodológica que inclui o uso da história da ciência, associado às atividades
experimentais e que apresenta como forma de estruturação das atividades
(execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. O exemplar conceitual
escolhido para este trabalho foi a da germinação das sementes, sobre o qual se
elaborou uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários à
compreensão deste fenômeno. Com esses elementos teórico-metodológicos
articulados, criamos e aplicamos uma sequência de atividades, em turmas de último
ano do curso de Pedagogia. O acompanhamento das atividades, bem como os
resultados de aprendizagem, deu-se por meio da análise dos Diagramas Vês
construídos pelos alunos, ao longo dessa sequência. Os resultados da pesquisa
permitem- nos inferir que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada,
pode tornar-se mais um importante instrumento na formação dos professores das
séries iniciais.