Saberes docentes e valores: uma investigação no ensino de evolução
DEBORA RAQUEL SARMENTO LIMA, Profa Dra Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 27/09/2013
Diversos trabalhos abordam o ensino de evolução e os diferentes problemas que o envolvem. Entretanto, o aspecto pessoal do professor é pouco evidente em pesquisas científicas, por isso, buscou-se nessa investigação abordar os valores pessoais e sociais dos docentes relacionados à prática docente, os saberes legitimados ou desenvolvidos no contexto do ensino de evolução biológica. Na busca por identificar os valores e os saberes, e traçar possíveis relações, iniciou-se uma pesquisa qualitativa, cujas principais etapas são: discussão dos valores e das brechas na atividade científica, formação e saberes docentes e análise a partir de entrevistas de professoras de Biologia do Ensino Básico da rede pública, segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo.
Educação Sexual e Valores Para a Cidadania: Reflexões Sobre a Prática de uma Professora de Ciências
Paula da Costa Vandal, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2017
O presente trabalho tem como principal objetivo a investigação da construção da prática docente de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental II dentro do tema de Reprodução Humana e Educação Sexual e como as aulas desta professora proporcionam uma construção de valores. Utilizamos como procedimento de coleta de informações a autoscopia trifásica, a qual é constituída pelas seguintes fases: pré-ativa, a qual aborda o planejamento da prática docente; a fase interativa, na qual gravamos as aulas sobre o tema em questão; e a fase pós-ativa, na qual, com o auxílio dos vídeos gerados na fase anterior proporcionamos um momento de reflexão sobre a ação e para a ação. Sendo assim, analisamos as reflexões feitas pela professora com base nos referenciais teóricos de Schön (2000) e de Araújo (2000;2014) com os seguintes objetivos: a) Compreender como o professor de Ciências seleciona, organiza, sequencia e ordena os conteúdos que serão trabalhados em sala de aula; b) analisar os tipos de conteúdos que estão presentes no momento do planejamento da aula e qual interferência de valores sociais, éticomorais inseridos nos conteúdos planejados; c) relacionar os conteúdos – reprodução humana/educação sexual – a serem ensinados (planejados) com os ensinados durante as aulas; d) identificar os momentos do processo de ensino em que a construção de valores é possibilitada. As informações foram sistematizadas e organizadas para que os resultados fossem analisados de acordo com a correlação entre o referencial teórico e as transcrições das entrevistas. Observamos então que há uma ruptura entre a aula preparada e a aula ministrada e que podem existir diversos fatores que ocasionam tal reação, sendo que um deles são valores da própria docente. Além disso, a metodologia da aula e a abordagem que a professora faz do conteúdo, a qual ocorre de maneira mais transmissiva, não possibilita a construção de valores relacionados com a formação cidadã, como, por exemplo, a autonomia, o autoconhecimento. Com este trabalho a professora pode refletir, reestruturar e visualizar a sua prática de uma maneira diferente, podendo então ter uma maior pluralidade metodológica e que proporcione maior construção de valores relacionados a atitudes na sociedade.
Aprendendo matemática à distância: a circulação do conhecimento em um curso de formação de professores das séries iniciais
Maria Antonia Leite Monteiro Chiarato, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 09/05/2005
Este trabalho trata da construção e circulação do conhecimento, a interação entre aluno/professor, quando este último está distante fisicamente. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso, que foi a observação detalhada de um contexto escolar de aprendizagem, na modalidade EaD. Ela foi realizada durante o módulo de matemática do Curso, que teve duração de aproximadamente seis semanas. Os dados obtidos incluem transcrições de entrevistas, notas de campo e filmes de vídeo. O contexto de aprendizagem era um curso para professores que atuavam nas séries iniciais, sem formação em nível de terceiro grau. O curso, Normal Superior, contava com o uso de aparatos tecnológicos que permitia a sua oferta simultânea a várias turmas diferentes, em vários municípios, com os alunos interagindo em tempo real com seus professores distantes. No contexto da pesquisa, as interações alunos/professor ocorriam em quatro ambientes diferentes. Desses ambientes, somente na sala de aula no ambiente de tutoria é que as interações aconteciam com a presença física de apenas um professor, que era o mesmo para todos módulos do Curso, e sem a mediação dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional. Na sala de aula no ambiente de videoconferência as interações se davam entre os alunos e diferentes professores distantes fisicamente. E, além de contar com o uso dos meios tecnológicos de comunicação bidirecional, contava também com a mediação do tutor. Nas salas de aulas nos ambientes de learning space e de chat, não havia a mediação dos tutores e as interações ocorriam com outros diferentes professores distantes fisicamente, através do uso das mídias interativas. Durante a pesquisa, realizada com duas turmas diferentes, foi notada uma grande diferença entre elas. As diferenças diziam respeito às relações dos alunos com o conhecimento. Para analisar tal situação naquele contexto da pesquisa, foi levantada a hipótese daquela ser uma situação característica da pós-modernidade. Para abordar a questão, o referencial teórico adotado, situou como características fundamentais da pós-modernidade, a sedução exacerbada ao consumo que a tudo transforma em mercadoria, inclusive o conhecimento; a ausência ou transformação radical nos valores e/ou ausência ou transformação radical nos projetos, tanto pessoais quanto coletivos; além da intensificação do uso dos aparatos tecnológicos no contexto educativo. Ao analisar os dados obtidos, nas duas turmas diferentes, à luz desse referencial, foi feita uma reflexão acerca do valor do conhecimento no contexto escolar e do papel do tutor no desenvolvimento de um projeto como esse.