Teses e Dissertações
Palavra-chave: "V" epistemológico
Uma intervenção pedagógica na educação básica com potencial de ampliar a visibilidade da produção científica feminina
Maria Lúcia Corrêa, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 29/03/2016
Uma das metas do Plano Nacional de Educação (2014) a ser atingida até o ano
de 2024 é estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação
stricto sensu, em particular aqueles ligados às áreas de Engenharia,
Matemática, Física, Química, Informática e outros no Campo das Ciências. No
entanto, tendo em vista que o conhecimento científico proporcionado na
Educação Básica traz em sua essência um potencial produtivo quase que
exclusivamente masculino, ocorre que poucas mulheres cientistas e suas
contribuições criativas são apresentadas às alunas e aos alunos nessa etapa
de estudos. Esse fato pode levar as meninas a pensarem que a Ciência não é
um campo propício para as mulheres, causando desestímulos quanto a
seguirem a carreira científica e mesmo dar a entender que a Ciência pode ser
um campo hostil para elas. Sendo assim, buscamos em dissertações, artigos e
livros da área, discussões a respeito do tema Ciência e gênero e elencamos
alguns elementos que consideramos relevantes para problematizar uma
Ciência androcêntrica, não com o intuito de apresentar às alunas e aos alunos
uma Ciência mais feminina, mas sim uma Ciência mais abrangente às
mulheres. Encontrados esses elementos, construímos uma Sequência Didática
cuja aplicação pode nos fornecer subsídios para analisarmos se tais elementos
possibilitariam a visibilidade da produção científica feminina em uma atividade
escolar aplicada ao nono ano do Ensino Fundamental. Essa intervenção
didática foi fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa. O
instrumento heurístico “V” Epistemológico de Gowin foi utilizado durante o
processo na condição de facilitador da aprendizagem e na coleta de dados.
Com a articulação metodológica desses referenciais, este trabalho encontrou
evidências de que a apropriação desses aspectos citados em uma Sequência
Didática aplicada à Educação Básica pode possibilitar a visibilidade da
produção científica feminina. As análises qualitativas dos dados coletados
apresentaram indícios de aprendizagem significativa, considerando que
observamos uma ampliação da visibilidade da produção científica feminina em
atividades escolares.