Teses e Dissertações
Palavra-chave: triângulo didático pedagógico
Permanência e Evasão no Curso de Licenciatura em Química: Um Estudo a Luz da Matriz do Estudante
Alex Stefano Lopes, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 27/02/2019
Este trabalho apresenta um estudo acerca dos fenômenos da evasão e da
permanência em um curso de Licenciatura em Química, norteada pela seguinte
questão de pesquisa: Quais são os elementos caracterizadores da evasão e da
permanência no curso de Licenciatura em Química da UEL? Os dados foram
coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com evadidos e formados,
ingressantes dos anos de 2010 a 2014. As entrevistas foram transcritas para a
formação do corpus, que consistiu no objeto de análise. Fez-se uso dos
pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo (AC) e de um instrumento
analítico denominado Matriz do Estudante M(E), que tornou possível a compreensão
dos fenômenos por meio de uma interpretação qualitativa. Quando as falas dos
sujeitos não apresentavam relação com o sistema didático, foram categorizadas
como contexto externo. Mediante as análises, constatamos que, para o grupo de
evadidos, há majoritariamente falas que abordam um viés epistêmico em relação à
aprendizagem dos estudantes, ou seja, os elementos motivadores da evasão estão
associados às dificuldades com as disciplinas e/ou conteúdos. Quanto aos
depoimentos que transcendem aspectos específicos do sistema didático,
considerados como contexto externo, destacam-se: distância da família; interesse
por outro curso; apoio institucional; estrutura física da instituição; mercado de
trabalho. Para o grupo dos formados, houve maior incidência de falas relacionadas
aos sentidos que os estudantes atribuíam a sua própria aprendizagem, ou seja, falas
que remetem a sentimentos, sentidos a respeito do ensino e/ou aprendizagem. Os
fatores externos mencionados foram: apreço por ensinar; programas institucionais
de apoio à formação; perspectiva futura.
O Whatsapp como ambiente de aprendizagem em Ciências e Matemática
Luciana Paula Vieira de Castro, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 25/05/2018
Atualmente, muito tem sido discutido sobre o uso de novas tecnologias
eletrônicas no ensino escolar. Há, entretanto, dificuldades na implementação
dessas tecnologias, na prática pedagógica cotidiana. Diante desse quadro, a
pesquisa buscou responder a seguinte questão: “a participação em grupos de
WhatsApp possibilita aprendizagem em Ciências e Matemática?”. Objetivou-se
descrever quais categorias de ação os participantes realizaram, ao participar
desses grupos. Buscou-se, ainda, investigar as possibilidades de
aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo
WhatsApp Messenger. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa qualitativa,
com criação de grupos de alunos nas disciplinas de Ciências, Física,
Matemática e Química, assim como acompanhamento da utilização do
aplicativo, juntamente a cinco professores, durante o período compreendido
entre outubro de 2015 e junho de 2016. Foram analisados os diálogos
estabelecidos via grupos, realizando análise em espiral com uso de notas de
campo da pesquisadora, audiogravações das aulas e entrevistas, efetivadas
com os professores. Dentre os cinco professores, apenas dois realizaram uma
implementação efetiva do aplicativo. Esses professores fizeram intensa
utilização, veiculação de conteúdos e menções sobre o aplicativo durante as
aulas, além de terem veiculado informações sobre sistematização de
compromissos, dentre outras postagens que estimulavam a participação dos
alunos, de forma a permitir uma aplicação do triângulo didático-pedagógico no
WhatsApp, estabelecendo relações que ultrapassavam os limites físicos
intraescolares. Houve, ainda, veiculação de conteúdo entre um professor e
alunos, no modo privado do aplicativo. Pelo exposto, é possível afirmar que,
diante do envolvimento do professor e do aluno na utilização do WhatsApp, é
possível veicular discussões de conteúdo, estabelecendo relações tais como as
que ocorrem em sala de aula, entre saber, conteúdo e professor. Foi possível
constatar que participando desses grupos, as categorias de ação realizadas
são: fazer pergunta, responder, enviar fotos, aúdios e vídeos, comentar, pedir,
explicar. Por meio dessas categorias de ação são estabelecidas as interações
entre os participantes, veiculando conteúdos e informações sobre
compromissos escolares. Desta forma conclui-se que é possível ocorrer
aprendizagem em Ciências e Matemática por meio da utilização do aplicativo
WhatsApp Messenger por meio da veiculação de discussões de conteúdo que
podem ser estabelecidas em tal contexto
A Formação da Identidade Docente no Contexto do PIBID: Um Estudo à Luz das Relações com o Saber
Roberta Negrão de Araújo, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 21/03/2017
A temática identidade docente passou a ser objeto de estudo no momento em que
foi intensificada a discussão em torno da formação inicial do professor, sobretudo na
década de 1990. Ao considerar tal discussão diante da formação docente, a
presente pesquisa teve como norte o problema: Quais aspectos influenciam a
formação da identidade do futuro professor no contexto do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)? Compreender a formação da identidade
docente (ID) constituiu-se, portanto, o objetivo geral dessa. Inicialmente, é abordado
o contexto da pesquisa: o PIBID. O programa é apresentado no âmbito federal, além
dos estudos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática
(EDUCIM) – vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e
Educação Matemática (PECEM), ofertado pela Universidade Estadual de Londrina
(UEL) – que o têm como objeto de estudo desde 2012, bem como a proposta de três
subprojetos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Na sequência,
tendo como referência as teses produzidas acerca dessa temática desde a década
de 1990, bem como seu fundamento teórico – Dubar (1997), Tardif (2002), Baumam
(2005), Nóvoa (2007), Pimenta (1996, 1997) e Libâneo (2005), dentre outros –
investigou-se a formação da identidade do licenciando. No que diz respeito ao
referencial teórico-metodológico, são apresentadas a Matriz do Professor (ARRUDA;
LIMA; PASSOS, 2001) e a Matriz do Estudante (ARRUDA; BENÍCIO; PASSOS,
2016) que subsidiaram a elaboração da Matriz Mista (MM)-Matriz 3x4. A partir
desses fundamentos foram coletados dados, por meio de entrevistas
semiestruturadas, junto aos licenciandos que atuaram como bolsistas, mais
especificamente em três cursos que compõem o Centro de Ciência Humanas e da
Educação (CCHE) do campus Cornélio Procópio: Ciências Biológicas, Geografia e
Matemática. Foram selecionados quatro estudantes de cada uma das licenciaturas.
Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva, tendo os setores da
Matriz Mista – um instrumento teórico-metodológico que investiga as relações com o
saber a partir dos pressupostos de Charlot (2000) e do Triângulo Didático
Pedagógico (ARRUDA; PASSOS, 2015) – como categorias a priori. Pode-se
evidenciar que é em relação ao outro que o sujeito se constitui e se reconhece como
sujeito, e é nesse contínuo que se constrói a identidade profissional, neste caso, a
docente. Assim, considerando que o PIBID oportuniza inúmeras relações que
possibilitam a aquisição dos saberes docentes, o referido programa tem contribuído,
no caso dos subprojetos investigados, para a formação da identidade do futuro
professor.