Teses e Dissertações
Palavra-chave: treinamento
Um olhar sobre o fazer Modelagem Matemática à luz da filosofia de Wittgenstein
Henrique Cristiano Thomas de Souza, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 24/07/2018
Nessa pesquisa investigamos como se dá o seguir regras no fazer Modelagem Matemática no
desenvolvimento de atividades de modelagem matemática que utilizam recursos das tecnologias
digitais. Para realizar essa investigação nos embasamos na filosofia madura de Ludwig
Wittgenstein, principalmente no que se refere à ideia de seguir regras. No caminho de
construção dos aspectos teóricos da Modelagem Matemática e da filosofia wittgensteiniana,
determinamos as ações ligadas ao seguir regras no fazer Modelagem Matemática. Os dados
empíricos, coletados no contexto de um curso de Licenciatura em Matemática de uma
universidade pública, são divididos em dois grupos: as atividades do 1° e 2° momentos de
familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, em que descrevemos as
ações de treinamento da regra; e, as atividades do 3° momento de familiarização dos alunos
com atividades de modelagem matemática, que são objeto da análise específica, em que
realizamos uma descrição interpretativa das ações dos alunos que podem indicar o seguir regras
e dos usos que fazem dos recursos das tecnologias digitais. Como resultados da análise global,
inferimos que: i) as ações dos alunos que convergem para o seguir regras identificadas na
análise específica são contempladas nos treinamentos das regras; ii) nas ações que divergem no
seguir regras os alunos não participaram integralmente dos treinamentos da regra; iii) o uso
dos recursos das tecnologias digitais, em todas suas funções, esteve presente em diferentes fases
de desenvolvimento das atividades de modelagem matemática, auxiliando nas ações de
treinamento da regra e nas ações do seguir regras. Como uma reflexão final identificamos que
o seguir regras se dá numa dinâmica em torno da regra: treinamento da regra-hábito de seguir
regras-seguir a regra.