Teses e Dissertações
Palavra-chave: translação
Tecendo Redes na Formação Inicial Docente em Química: Por uma Identificação Fe(i)tichizada
Gustavo Pricinotto, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 17/02/2017
Neste trabalho, ao problematizarmos as possibilidades de produção de
identidades docentes fixas e inertes nos cursos de Licenciatura em Química,
questionamos os alicerces difusionistas fundamentados nos Estudos de
Laboratório de Bruno Latour, buscando compreender o processo de formação
de uma rede dentro destes cursos de formação inicial, na relação do par
estagiário-professores. Buscamos na metodologia aberta da etnografia pós-
moderna acompanhar durante um ano os atuantes do curso de Licenciatura em
Química da Universidade Estadual de Maringá, na disciplina de Prática de
Ensino e Estágio Supervisionado. As reflexões diante das observações,
entrevistas, questionários e gravações das aulas, nos mostram como ocorre o
processo de fortalecimento de determinados discursos em meio aos
questionamentos que são feitos a identidade tradicional nos cursos. O
processo de formação que visa levar os estudantes a se distanciarem de uma
perspectiva tradicional e buscar ser “diferente” não “surge”, portanto, em sua
oposição entre estes binários (fato-fe(i)tiche), mas da conexão e produção de
uma rede com os mais diversos atuantes no processo de produção de
identificações, móveis e instáveis. Neste sentido, acreditamos que a ideia de
uma identidade de fato deva ser questionada, pois notamos que no curso
proliferam-se identidades heterogêneas e híbridas, ou identificações
fe(i)tichizadas, que ultrapassam o discurso biniarista/saltacionista: de um lado,
tradicional, de outro, diferente. Neste sentido, se a formação é uma produção
instável e passível de modificações ao longo do percurso, não seria mais de
nosso interesse questionarmos os produtos destes curso de formação, mas de
pensa-los enquanto produção, enquanto translações e controvérsias, e assim
pensarmos a formação enquanto fe(i)tiche, enquanto constante identificação.