Teses e Dissertações
Palavra-chave: transformações lineares
Pensamento Matemático avançado em tarefas envolvendo transformações lineares
Alessandra Senes Marins, Profª. Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 24/02/2014
Esta pesquisa tem por objetivo Identificar e discutir que indícios/características de
processos do Pensamento Matemático Avançado estudantes do curso de
Matemática manifestam ao lidarem com tarefas referentes ao conteúdo de
transformações lineares. Para isso, realizou-se um estudo a respeito do Pensamento
Matemático Avançado (PMA) segundo Dreyfus (2002), Tall (1995) e Resnick (1987),
a fim de obter características comuns aos autores, o qual serviu de base para
análise dos registros escritos dos estudantes. Além disso, foi aplicado um
instrumento contendo nove tarefas relacionadas ao conceito de transformações
lineares a treze estudantes do segundo ano do curso de Bacharelado em
Matemática da Universidade Estadual de Londrina. A metodologia escolhida para a
análise das informações foi a de Análise de conteúdo segundo Bardin (2004), a qual
possibilitou a inferência de indícios/características dos processos do PMA nas
resoluções dos estudantes. Da utilização dessa metodologia, emergiram
agrupamentos (unidades de registro) e subagrupamentos que descrevem elementos
comuns aos conceitos de transformações lineares juntamente com indícios dos
processos de representação e abstração do PMA. Em um processo de
desconstrução e (re)construção desses agrupamentos emergiram quatro categorias
em relação aos processos de representação: simbólica, mental, visualização,
mudança de representações e alternância entre elas, e modelação; e de abstração:
generalização e a sintetização, manifestados nos registros escritos dos estudantes
referente ao conceito de transformações lineares. Seis dos treze estudantes
manifestaram os processos de representação desse tipo de pensamento, e desses,
três manifestaram os processos de abstração. Dos sete processos presentes do
PMA, sendo cinco de representação e dois de abstração, dois estudantes
manifestaram indícios de apenas um processo, o de representação simbólica, e
somente dois manifestaram características de todos os processos. As categorias
confirmam que estudantes do curso de graduação podem manifestar características
dos processos do PMA durante a graduação, porém, a maioria dos estudantes não
evidenciaram indícios desses processos. Para os autores, esses processos não ocorrem por si mesmos e, se acontecem, não são conscientes por parte do estudante. Desse modo, é preciso que o professor propicie o desenvolvimento de atividades as quais possibilitem a sua manifestação.