Teses e Dissertações
Palavra-chave: tradução/translação
A Rede Sociotécnica de um Laboratório de Química do Ensino Médio
Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 29/03/2010
A presente dissertação tem como objetivo principal descrever a rede sociotécnica de
um laboratório de Química do Ensino Médio a partir dos processos de
tradução/translação. Possui como campo de estudo os laboratórios de Química do
Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, no
município de Londrina-PR, onde a pesquisa foi realizada no período de setembro a
dezembro de 2008 e de fevereiro a abril de 2009. A opção teórico-metodológica
esteve vinculada à experiência etnográfica, na qual a pesquisadora acompanhou
alguns momentos em que um embrião de laboratório de Química lutava para tornar-se
um acontecimento com o intuito de tomar notas, analisar, escrever, revisar, para
posteriormente, descrever aquilo que foi vivido e sentido naqueles espaços. Os dados
de observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em
diário de campo, seguindo os procedimentos de coleta e análise e adotando como
marca e recorte as perspectivas dos Estudos de Laboratório e, em especial, da Teoria
Ator-Rede ou Rede sociotécnica, defendidos por Bruno Latour. De acordo com esta
perspectiva, o laboratório é entendido como uma imbricada rede composta por
diversos elementos, instâncias, interesses, parcerias, procedimentos e saberes,
produzidos por entidades humanas e não-humanas que constituem os objetos e os
significados que conhecemos como ciências ou práticas científicas. Além disso, o
conceito de tradução/translação, conceito chave deste corpo teórico, auxiliou na
compreensão do conjunto heterogêneo de elementos que foram mobilizados pelos
seus atores com o objetivo de tornar o laboratório uma organização reconhecida e
consolidada. A observação e a descrição do material apontam para como a rede faz
do laboratório estudado algo completamente “dependente” e producente da rede que
atua, ou seja, como o processo de materialização do laboratório é dependente de uma
série de associações, negociações, alinhamentos e estratégias realizadas pelos
atuantes, que interligam o maior número de elementos a fim de dar viabilidade à
construção deste espaço. No entanto, pelo que pôde ser observado, sua permanência
e, conseqüentemente, seu sucesso não são garantidos haja vista que todos este
processo de mobilização coletiva está sempre prestes a romper ou a se desfazer em
algum ponto.