Teses e Dissertações
Palavra-chave: teoria da atividade
O Sentido Atribuído a Atividade de Estudo em um Programa de Formação Continuada por uma Professora de Matemática
Anágela Cristina Morete Felix, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 04/07/2019
Ancorada em pressupostos teóricos da Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983;
2012) e da Teoria Histórico-Cultural, a presente pesquisa investigou o sentido da
atividade de estudo, para uma professora de matemática, ao participar de um
programa de formação continuada. A pesquisa foi realizada no contexto da formação
continuada oferecida pelo Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, pela
interação da univesidade e escola pública do estado do Paraná. O sujeito da
investigação foi uma professora de matemática que atuava na Educação de Jovens e
Adulto – EJA e participante do referido programa. Nesse movimento de formação
entende-se que o sentido pessoal atribuído a essa atividade deve estar em
consonância com a significação social de tal atividade de formação. Para tanto, é
preciso compreender os motivos que os sujeitos participantes desse processo
atribuem a essa formação. De acordo com os pressupostos teóricos adotados nessa
pesquisa, o objeto de trabaho do professor é o ensino. Dessa forma, em uma proposta
de formação que se estruture na atividade, os modos de organização de ensino são
fundamentais. Por isso, a atividade de estudo realizada pelo professor no processo
de formação continuada torna-se imprescindível, ou seja, existe uma relação entre as
ações organizadas durante o processo de formação e a significação da atividade de
ensino do professor. Para coleta de dados partiu-se das ações realizadas, em
conjunto, durante o movimento para elaboração dos materiais propostos no programa
PDE. Na análise dos dados buscou-se evidências que revelassem colaboração na
atividade pedagógica da professora. Os resultados da pesquisa destacam que, no
decorrer da atividade de formação, a professora atribuiu novos motivos a sua prática
pedagógica, fazendo com que novos sentidos surgissem e coincidissem com a
significação social da atividade de formação. Ressalta-se que ações planejadas de
forma orientada objetivando as ações de estudo de professores durante a formação
continuada podem contribuir com a formação do pensamento teórico dos mesmos,
dado pela articulação entre a teoria e a prática. Assim, para que a apendizagem
escolar se efetive, as ações de estudo dos professores, em formação continuada,
devem ter um sentido pessoal que corresponda aos motivos e aos significados sociais
da ativadade de estudo, no sentido da promoção do desenvolvimento humano.
Aprendizagem consciente: o relatório de reflexão dos erros (RRE) como alternativa pedagógica
André Gustavo Oliveira Silva, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 17/12/2013
Esta pesquisa representa uma busca por compreensão e respostas a
inquietações e questionamentos surgidos na concretude do dia a dia em sala
de aula, na intenção de legitimar a prática por meio de referenciais teóricos que
lhe confiram sustentação. Tem seu início a partir da tentativa de explorar o
potencial inerente ao erro oportunizando ao estudante revisar sua produção
individual na a fim de contribuir para o avanço cognitivo. Pretende investigar e
descrever situações de aprendizagens a partir do erro cometido em provas
escritas de matemática quando o estudante se compromete a realizar a
atividade de preenchimento de um relatório de reflexão dos erros (RRE), o qual
sugere ações e operações que viabilizarão interações e mediações com intuito
de promover a aprendizagem consciente. Os dados apresentados referem-se
ao ano de 2012 e foram obtidos por meio de análise dos relatórios, provas e
questionários, de conversas informais e por meio da técnica de grupo focal com
estudantes de três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Por pretender
investigar múltiplas realidades e valorizar o processo como fonte de
informações, visando expandir a compreensão do tema, a pesquisa é de cunho
qualitativo, com interpretação subsidiada pelos recursos da Análise de
Conteúdo. O processo investigativo contemplou (1) a caracterização do erro
enquanto ente pedagógico no âmbito da Educação Matemática, (2) o
aproveitamento pedagógico do erro, (3) a caracterização do RRE como uma
atividade, conforme os pressupostos da teoria da atividade, e (4) a apropriação
de significados a partir da reflexão do erro com base na perspectiva
vygotyskiana. Cada etapa revelou seu caráter arborescente com surgimento de
novas conexões e interações que contribuíram para a materialização da tese
resultante de um processo gradativo de amadurecimento no qual erro,
atividade, reflexão dos erros, negociação de significados, apropriação de
significados e aprendizagem consciente, se evidenciavam na medida em que
os estudantes interagiam com o relatório de reflexão dos erros. Os resultados
destacam o grande potencial inerente ao erro, sugerem o relatório de reflexão
dos erros como uma atividade adequada para promover o aprendizado
consciente e os ganhos advindos do processo de ensino e aprendizagem
provenientes da inserção do erro ao processo enquanto recurso pedagógico.